2ª Matricula - Praxes outra vez?

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
msdigitalis
Novato
Novato
Registado: sábado, 27 setembro 2008 21:27

2ª Matricula - Praxes outra vez?

Mensagem por msdigitalis »

Boas,

È uma duvida que tenho para comigo e gostava que alguem me conseguisse ser claro nisto.
Estava na ESAC no ano passado e este ano vou entrar na FDUC, já passei por todos os processos de praxes na ESAC e não me apetece minimamente repetir pois quero dedicar 100% de mim ao estudo este ano.

Sendo 2ª matricula serei "tratado" como "caloiro" ou poderei ignorar esse facto e continuar a trajar e a usar pasta?

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

és caloiro estrangeiro. és um caloiro normal até à serenata do caloiro e aí já serás semi-puto ou ainda podes pedir para te nacionalizarem as matriculas no conselho de veteranos :)

TaniaVargas
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11

Mensagem por TaniaVargas »

dawn_to_dusk_ Escreveu:és caloiro estrangeiro. és um caloiro normal até à serenata do caloiro e aí já serás semi-puto ou ainda podes pedir para te nacionalizarem as matriculas no conselho de veteranos :)
Para ser semi-puto logo nessa altura tem de obrigatoriamente nacionalizar as matriculas...

msdigitalis
Novato
Novato
Registado: sábado, 27 setembro 2008 21:27

Mensagem por msdigitalis »

ou seja, tenho de passar por todo o processo AGAIN certo? lol

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

TaniaVargas Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:és caloiro estrangeiro. és um caloiro normal até à serenata do caloiro e aí já serás semi-puto ou ainda podes pedir para te nacionalizarem as matriculas no conselho de veteranos :)
Para ser semi-puto logo nessa altura tem de obrigatoriamente nacionalizar as matriculas...
é capaz! Já não me lembro bem do código :)

TaniaVargas
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 30 julho 2008 19:11

Mensagem por TaniaVargas »

msdigitalis Escreveu:ou seja, tenho de passar por todo o processo AGAIN certo? lol
Sim, provavelmente, mas o melhor é mesmo ires ao conselho de veteranos, eles lá informam-te melhor ;)
dawn_to_dusk_ Escreveu:é capaz! Já não me lembro bem do código :)
eu penso q seja assim, conheci de perto um caso e foi assim q foi tratado, mas tbm posso estar em erro ;)

Byssa
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

Para seres caloiro estrangeiro tens que nacionalizar as matriculas. Ao nacionalizares no CV (conselho de veteranos). Diga-se que esta condição não te trás vantagem nenhuma, para além de que a hierarquia máxima que podes atingir em Praxe é a de Marquez, nunca a de Veterano.
Mas olha, a Praxe na UC, inclusive a de Direito, não tem nada a ver com a da ESAC. Experimenta. se achares que não vale a pena podes sempre desistir de ir.

luisec
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 21 setembro 2009 14:34

Mensagem por luisec »

Boas.. eu também estou a pensar mudar de curso, mas dentro do IPC onde já estou inserido (mas não dentro do mesmo instituto)... só que não sei o código da praxe da ISCAC.

PS: Também tenho FEUC como opção, mas aí já sei como funciona o processo...pois está disponível, tal como o do meu instituto na net (código da praxe) :)

Byssa
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

A praxe em cada instituto do IPC é independente. Arrisco até em dizer que cada escola tem o seu código.
Ao mudares de curso, mesmo que seja dentro do IPC, continuas a ser caloiro. A diferença está em ser estrangeiro ou nacional: para seres caloiro estrangeiro tens que nacionalizar a matricula, caso contrário és nacional, como os outros todos.

luisec
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 21 setembro 2009 14:34

Mensagem por luisec »

Byssa Escreveu:A praxe em cada instituto do IPC é independente. Arrisco até em dizer que cada escola tem o seu código.
Ao mudares de curso, mesmo que seja dentro do IPC, continuas a ser caloiro. A diferença está em ser estrangeiro ou nacional: para seres caloiro estrangeiro tens que nacionalizar a matricula, caso contrário és nacional, como os outros todos.
Pois, se for como no meu instituto, qualquer pessoa que venha de 'fora' é caloiro estrangeiro (à priori) e o mesmo deve acontecer nos outros institutos...

Já dentro da UC, é diferente. :)