Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
nunorfa
Regular
Regular
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

DaniFR Escreveu:Dá-se prioridade aos acidentes na Ponte Rainha Santa Isabel

Para quem ali circula “salta à vista” que a sinalização do trânsito no final da Ponte Rainha Santa Isabel, no sentido Hotel D. Luís/CoimbraShopping, confunde os condutores. A dar razão à opinião generalizada surgem os sucessivos acidentes, o último dos quais mortal para um jovem motociclista de 19 anos.
O jovem seguia no acesso lateral à ponte para entrar na avenida Mendes Silva, quando surge, vindo da ponte, uma viatura pesada a cortar para a rua Pedro Hispano, em direcção ao Pinhal de Marrocos. Segundo testemunhas, o motociclista ainda se tentou desviar mas levou um “toque” do camião que o atirou para debaixo dos rodados da viatura pesada.
Pelo menos dois residentes nas imediações, um no bairro Fundação Salazar (que viu o acidente), e o outro na rua Carlos Seixas, garantiram ao DC que, naquela zona em concreto, os conflitos de trânsito são diários. Há muitos “toques” e despistes, como comprovam as marcas num poste de iluminação pública, mas os sustos «são frequentes».
Segundo os sinais de trânsito colocados no local, quem vem da ponte pode virar à direita, para a Rua Pedro Hispano, mal acaba o sinal contínuo, quase em cima da referida cortada para o Pinhal de Marrocos.
Já quem segue pela via lateral à ponte, como seguia o jovem que morreu, encontra dois sinais de aproximação de estrada com prioridade: um vertical, pouco evidente na opinião de condutores ouvidos logo após o acidente, e outro horizontal, já com pouca nitidez e localizado praticamente em cima da cortada para a Rua Pedro Hispano. Acrescem faixas brancas horizontais para redução de velocidade.
Todavia, nenhum destes sinais é coerente com o que os condutores se deparam. A sensação de quem vai nesta via lateral é a de que não há ali, onde surgem as viaturas da ponte, nenhuma intersecção de uma estrada com prioridade. Mais: a via lateral à ponte parece continuar, com faixa bem definida, bem para além da cortada para a Rua Pedro Hispano, podendo causar nos condutores a ideia de que a estrada com prioridade estará mais à frente. É uma via que segue paralela à faixa de rodagem de quem vem da ponte, não reflectindo, por isso, qualquer aproximação de estrada com prioridade.
«Tecnicamente é um entroncamento», analisa José Diogo, responsável da Escola de Condução Rainha Santa. Mas, acrescenta, «está mal feito» e origina «confusão».
Jorge Costa, Jorge Lucas e José António são taxistas em Coimbra e nenhum deles tem dúvidas de que «a sinalização é enganosa, aquilo é um perigo, talvez seja o local mais crítico da cidade». «Não devia ser permitido que quem vem da ponte pudesse virar à direita», argumenta Jorge Costa, secundado por Jorge Lucas, profissional de condução há mais de 20 anos. «As pessoas que vêm da via lateral não param porque não se apercebem da estrada com prioridade», observam, desejando que alguém mude a situação.
José António, também «com muitos anos» de estrada, já ali apanhou um grande susto. «Ia pela via lateral e de repente surgiu um Fiat Uno, vindo da ponte, conduzido por alguém que devia conhecer bem aquilo e se atravessou à minha frente», relata, ao recordar que não bateu por pouco. Para o taxista, o sinal de trânsito vertical está pouco visível e o horizontal pouco nítido, e, pior, «a configuração da via não deixa entender que surge uma estrada com prioridade».

Desvio abrupto
Este não é o único problema de trânsito naquela zona. Logo à frente, quem sai da ponte e vai em direcção ao Coimbra Shopping tem duas faixas de rodagem, mas uma delas encaminha as viaturas para uma inversão de sentido através de uma espécie de rotunda. Quando os condutores se apercebem do desvio, abrupto, voltam-se repentinamente para a outra faixa, a da direita, originando, não raras vezes, acidentes e despistes.

Diário de Coimbra
[/quote]

Na pagina anterior eu dei duas possíveis soluções para os problemas não sei se são boas ou mas, mas pode ser que alguem faça qualquer coisa no local...

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Coimbra: Cortado o acesso da Casa do Sal à ponte-açude

O acesso à ponte-açude de Coimbra a partir da rotunda da Casa do Sal foi cortado, esta manhã, verificou o “Campeão” no local.

Fonte da Câmara Municipal indicou que a medida foi recomendada pela Estradas de Portugal devido a cedência de um dos pilares de suporte da referida via.
O caminho interdito é utilizado pelos condutores que pretendem aceder ao sentido de Nascente para Poente do açude-ponte.

Campeão das Províncias
Isto vem reforçar a ideia de que é necessária a nova ponte rodoviária ao lado da ponte do açude apenas para o transito do IC2.

nomade
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07

Mensagem por nomade »

Não se pode entrar em Coimbra! É obras, é desvios, é estradas cortadas :?

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Falta saber quanto tempo vai demorar o corte, porque aquela via é extremamente importante, além de que, brevemente também vão cortar aquela estrada que passa por baixo da ponte, que é neste momento a alternativa mais próxima.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Coimbra: viaduto da Ponte Açude encerrado

Estradas de Portugal tomou decisão devido a problemas num pilar

A interrupção do tráfego no viaduto de acesso para Sul à Ponte Açude de Coimbra está a provocar constrangimentos à circulação na cidade, embora reduzidos por ser período de férias escolares, informou a PSP, escreve a Lusa.

A Estradas de Portugal decidiu encerrar aquela via, na madrugada desta quinta-feira, por um período que espera «não ultrapasse 45 dias», pela «constatação da inesperada evolução de patologias do pilar PB4 do viaduto de acesso Norte/Sul à Ponte Açude».

O corte de circulação afecta essencialmente o trânsito local, que utiliza aquele acesso para entrar no IC2 para Sul, para circulação na cidade, ou deslocação para a Estrada da Beira, evitando a passagem pelo centro.

«Como não é época de aulas não tem havido grandes complicações», afirmou à Lusa uma fonte do Comando Distrital da PSP.

A Lusa verificou que o tráfego pela Avenida Fernão de Magalhães, a principal alternativa de passagem, estava esta tarde a processar-se com aparente normalidade, o mesmo não sucedendo no acesso ao tabuleiro inferior da Ponte Açude.

Os automobilistas estavam a utilizar essa via, por ser a mais curta, como alternativa ao viaduto encerrado, formando filas com centenas de metros e obrigando à presença de um agente da PSP para regularizar o tráfego no cruzamento com a via marginal.

Como o trânsito também se processa com normalidade nos dois sentidos no tabuleiro superior daquela ponte, não está a verificar-se qualquer constrangimento na circulação de passagem no IC2.

Em comunicado, a Estradas de Portugal aconselha os automobilistas a utilizarem como alternativa a saída para Norte pelo IC2, invertendo o sentido de tráfego para Sul no Nó da Pedrulha, ou a saída pela Avenida Fernão Magalhães e Ponte de Santa Clara.

Acrescenta que a decisão de interromper o tráfego naquele viaduto surge na sequência de «alertas e observações efectuadas», e que ainda hoje uma equipa de projetistas se deslocará ao local para se iniciar uma intervenção a curto prazo.

IOL

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

O Campeão das Províncias, tem lá umas imagens que dá para ver o estado dos pilares: link

Paulo Almeida
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 12 abril 2010 21:09

Mensagem por Paulo Almeida »

Passei lá como todos os dias ás 18 30 e estava uma confusão e filas interminaveis , tb em eiras antes da nova makro andam com obras e esta mais uma confusão.....

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Passei também por volta das 18:30 na guarda inglesa e aquilo estava complicado na passagem inferior da ponte açude.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

DaniFR Escreveu:Coimbra: viaduto da Ponte Açude encerrado

Estradas de Portugal tomou decisão devido a problemas num pilar

A interrupção do tráfego no viaduto de acesso para Sul à Ponte Açude de Coimbra está a provocar constrangimentos à circulação na cidade, embora reduzidos por ser período de férias escolares, informou a PSP, escreve a Lusa.

Reduzidos??? Nem quero imaginar quando não for reduzido!!! O trânsito naquela zona estava caótico.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

duffy Escreveu:Passei também por volta das 18:30 na guarda inglesa e aquilo estava complicado na passagem inferior da ponte açude.
Pois o pessoal todo a ir por aí... não sei se com aquele volume todo de trânsito aquilo se irá aguentar.... por via das dúvidas não passo por lá.

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Parece-me que isto só vem provar que é necessária outra travessia, ao contrário do que indica o pessoal da "plataforma do Choupal" (quem circula lá frequentemente já sabe isso, mas agora será quase impossível contrariar).

Não há alternativas decentes... prevejo muita complicação. Safa-se apenas o facto de as obras ainda irem apanhar Agosto. Se isto tem acontecido no Inverno ou Primavera, Coimbra ficaria intransitável.

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

Pois, hoje à hora de almoço "só" demorei meia hora da Fernão de Magalhães a S. Martinho...

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Quem tem andado por a zona qual será a alternativa mais rapida para S.Martinho?

Amanha tenho um exame ao inicio da tarde no ISCAC e não quero correr o risco de ficar parada no trânsito e chegar atrasada.

Já vi que demorar 30min da Fernão de Magalhaes para S.Martinho...Acho que vou ter de sair de casa 1h30 a 2h antes do exame :shock:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Raquel* Escreveu:Quem tem andado por a zona qual será a alternativa mais rapida para S.Martinho?

Amanha tenho um exame ao inicio da tarde no ISCAC e não quero correr o risco de ficar parada no trânsito e chegar atrasada.

Já vi que demorar 30min da Fernão de Magalhaes para S.Martinho...Acho que vou ter de sair de casa 1h30 a 2h antes do exame :shock:
Qual é o local de partida?

Raquel*
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 26 janeiro 2008 12:08

Mensagem por Raquel* »

Partida mesmo é de perto de Penacova...mas tanto posso ir ter a casa do sal como a ponte Rainha Santa, o que me parece ser a melhor alternativa mas não sei como está o transito na zona do forum. :?