Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
nunorfa
Regular
Regular
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

Subbuteiro Escreveu:Corrigi-me se estou enganado, mas o triângulo no chão não me obriga a dar prioridade a quem se atravessa para a minha faixa. Para isso deveria haver uma lista perpendicular à faixa, a fim de dar cedência de passagem.

O triângulo serve para alertar da existência de uma nova faixa à esquerda, e que, caso pretenda mudar de faixa, têm de dar prioridade a quem lá vai, como é óbvio...

Mas esta é a minha opinião...
Apartir do momento em que tu na tua faixa de rodagem vindo da lateral/ debaixo da ponte tens um sinal destes

Imagem

e se vieres da ponte não tens qualquer sinal conclui-se que quem vem da ponte pode virar há direita sem qualquer problema,
quem vem de baixo tem que ceder a passagem, não esta muito bem mas é a sinalização que esta no local.

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Quem vem da ponte têm prioridade para virar à direita.
Aquilo é um perigo. Não percebo como inventam uma coisa daquelas.

jonhnyboy
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 08 junho 2010 15:09

Mensagem por jonhnyboy »

Aquilo até pode estar bem sinalizado, não deixa de ser uma medida que vai contra as expectativas do condutor e dessa forma coloca em risco a segurança não só da pessoa que não respeita as prioridades mas também do condutor que se encontra a fazer uma manobra 'legal'.
É minha opinião que cortar ali à direita, para quem vem da ponte, deveria ser proibido. Os veículos que quiserem seguir para o pinhal de marrocos deveriam ser obrigados a sair na primeira saída (até pareço o GPS a falar =) ), no sentido da quinta da boavista, dar a volta na rotunda e então seguir o seu caminho.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Estradas: IC2 condicionada até final do Setembro

Estradas de Portugal anunciou alterações do trânsito no IC2 entre o Nó da A1 em Condeixa e Coimbra e na EN349-1

A Estradas de Portugal anunciou que, no âmbito da execução da empreitada de beneficiação do IC2 entre o Nó da A1 em Condeixa e Coimbra, o trânsito será desviado, a partir das 10 horas de 2ª feira, dia 12 de Julho, prevendo-se a sua manutenção até final de Setembro.

O desvio será feito através da antiga EN 1 e funcionará unicamente no sentido Norte/Sul do IC2 (Coimbra-Condeixa), com início no Nó de Antanhol e fim no Nó de Cernache, apresentando uma extensão de 3km. Os trabalhos estarão devidamente sinalizados indica a Estradas de Portugal.

Também a EN349-1, no âmbito dos trabalhos de substituição da Ponte do Sobral (km 10,368) e da Ponte da Encarnada (km 11,038), estará cortada nos dois sentidos, entre os km 10 e 12, a partir do próximo dia 12 de Julho de 2010, por um período previsto de 3 meses.

autoportal

Subbuteiro
Regular
Regular
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

A mim revoltou-me situações como as que vivi na passada quinta-feira à noite, no dia da procissão, em que uma série de artérias que davam acesso ao local onde resido estavam cortadas, sem que tivesse havido qualquer informação nos dois diários regionais acerca do mesmo.

Nem a CMC, nem o Governo Civil, nem a PSP, nem a Comissão Organizadora das Festas, fizeram qualquer comunicado à população.

Com isto, perdi de duas horas dessa noite, véspera de exame... :evil:

siman
Iniciado
Iniciado
Registado: terça-feira, 12 fevereiro 2008 23:11

Mensagem por siman »

Subbuteiro Escreveu:A mim revoltou-me situações como as que vivi na passada quinta-feira à noite, no dia da procissão, em que uma série de artérias que davam acesso ao local onde resido estavam cortadas, sem que tivesse havido qualquer informação nos dois diários regionais acerca do mesmo.
No Diário de Coimbra vinha informação de corte de vias, agora se as que te interessavam lá eram mencionadas, só vendo...

Ainda que concorde plenamente contigo com a falta de informação em quantidade e qualidade dos eventos e restrições que vão ocorrendo em Coimbra.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

Subbuteiro Escreveu:A mim revoltou-me situações como as que vivi na passada quinta-feira à noite, no dia da procissão, em que uma série de artérias que davam acesso ao local onde resido estavam cortadas, sem que tivesse havido qualquer informação nos dois diários regionais acerca do mesmo.

Nem a CMC, nem o Governo Civil, nem a PSP, nem a Comissão Organizadora das Festas, fizeram qualquer comunicado à população.

Com isto, perdi de duas horas dessa noite, véspera de exame... :evil:
Mas se és residente numa zona com as artérias cortadas, bastavas teres explicado isso aos agentes, e eles teriam deixado passar-te.
Todavia concordo que houve pouca informação.
No entanto para quem é de Coimbra, há pouca desculpa, já que todos os anos os desvios são sempre os mesmos.

chabeli
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 20 fevereiro 2008 21:43

Mensagem por chabeli »

DaniFR Escreveu:Estradas: IC2 condicionada até final do Setembro

Estradas de Portugal anunciou alterações do trânsito no IC2 entre o Nó da A1 em Condeixa e Coimbra e na EN349-1

A Estradas de Portugal anunciou que, no âmbito da execução da empreitada de beneficiação do IC2 entre o Nó da A1 em Condeixa e Coimbra, o trânsito será desviado, a partir das 10 horas de 2ª feira, dia 12 de Julho, prevendo-se a sua manutenção até final de Setembro.

O desvio será feito através da antiga EN 1 e funcionará unicamente no sentido Norte/Sul do IC2 (Coimbra-Condeixa), com início no Nó de Antanhol e fim no Nó de Cernache, apresentando uma extensão de 3km. Os trabalhos estarão devidamente sinalizados indica a Estradas de Portugal.
...
Isto irrita-me profundamente, mesmo compreendendo que serão obras para (teoricamente) melhorar o trânsito até Condeixa, colocar o trânsito até Cernache não deixa de ser bastante limitativo ainda mais tendo uma duração de +/-3 meses :? :?
Até parece que "empurram" as pessoas a usar a A1 entre Condeixa e Coimbra...

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

chabeli Escreveu:Isto irrita-me profundamente, mesmo compreendendo que serão obras para (teoricamente) melhorar o trânsito até Condeixa, colocar o trânsito até Cernache não deixa de ser bastante limitativo ainda mais tendo uma duração de +/-3 meses :? :?
Qual seria a alternativa, então?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

E agora já não bastavam as filas para entrar naquela rotunda maravilha à entrada da ponte açude, ainda meteram lá uns pinos a cortar uma faixa de rodagem. Parece que estavam com inveja de Porto e Lisboa com filas intermináveis à entrada da cidade logo de manhã.

chabeli
Novato
Novato

Mensagem por chabeli »

banjix Escreveu:
chabeli Escreveu:Isto irrita-me profundamente, mesmo compreendendo que serão obras para (teoricamente) melhorar o trânsito até Condeixa, colocar o trânsito até Cernache não deixa de ser bastante limitativo ainda mais tendo uma duração de +/-3 meses :? :?
Qual seria a alternativa, então?
Sinceramente eu já ficava feliz se o IC2 ficasse como estava por algumas semanas após a conclusão da construção da ponte rainha santa ou do viaduto aos Carvalhais, mesmo com os buracos na zona do Antanhol...

Já agora, alguém sabe onde se pode ver a planta final das obras todas?

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Dá-se prioridade aos acidentes na Ponte Rainha Santa Isabel

Para quem ali circula “salta à vista” que a sinalização do trânsito no final da Ponte Rainha Santa Isabel, no sentido Hotel D. Luís/CoimbraShopping, confunde os condutores. A dar razão à opinião generalizada surgem os sucessivos acidentes, o último dos quais mortal para um jovem motociclista de 19 anos.
O jovem seguia no acesso lateral à ponte para entrar na avenida Mendes Silva, quando surge, vindo da ponte, uma viatura pesada a cortar para a rua Pedro Hispano, em direcção ao Pinhal de Marrocos. Segundo testemunhas, o motociclista ainda se tentou desviar mas levou um “toque” do camião que o atirou para debaixo dos rodados da viatura pesada.
Pelo menos dois residentes nas imediações, um no bairro Fundação Salazar (que viu o acidente), e o outro na rua Carlos Seixas, garantiram ao DC que, naquela zona em concreto, os conflitos de trânsito são diários. Há muitos “toques” e despistes, como comprovam as marcas num poste de iluminação pública, mas os sustos «são frequentes».
Segundo os sinais de trânsito colocados no local, quem vem da ponte pode virar à direita, para a Rua Pedro Hispano, mal acaba o sinal contínuo, quase em cima da referida cortada para o Pinhal de Marrocos.
Já quem segue pela via lateral à ponte, como seguia o jovem que morreu, encontra dois sinais de aproximação de estrada com prioridade: um vertical, pouco evidente na opinião de condutores ouvidos logo após o acidente, e outro horizontal, já com pouca nitidez e localizado praticamente em cima da cortada para a Rua Pedro Hispano. Acrescem faixas brancas horizontais para redução de velocidade.
Todavia, nenhum destes sinais é coerente com o que os condutores se deparam. A sensação de quem vai nesta via lateral é a de que não há ali, onde surgem as viaturas da ponte, nenhuma intersecção de uma estrada com prioridade. Mais: a via lateral à ponte parece continuar, com faixa bem definida, bem para além da cortada para a Rua Pedro Hispano, podendo causar nos condutores a ideia de que a estrada com prioridade estará mais à frente. É uma via que segue paralela à faixa de rodagem de quem vem da ponte, não reflectindo, por isso, qualquer aproximação de estrada com prioridade.
«Tecnicamente é um entroncamento», analisa José Diogo, responsável da Escola de Condução Rainha Santa. Mas, acrescenta, «está mal feito» e origina «confusão».
Jorge Costa, Jorge Lucas e José António são taxistas em Coimbra e nenhum deles tem dúvidas de que «a sinalização é enganosa, aquilo é um perigo, talvez seja o local mais crítico da cidade». «Não devia ser permitido que quem vem da ponte pudesse virar à direita», argumenta Jorge Costa, secundado por Jorge Lucas, profissional de condução há mais de 20 anos. «As pessoas que vêm da via lateral não param porque não se apercebem da estrada com prioridade», observam, desejando que alguém mude a situação.
José António, também «com muitos anos» de estrada, já ali apanhou um grande susto. «Ia pela via lateral e de repente surgiu um Fiat Uno, vindo da ponte, conduzido por alguém que devia conhecer bem aquilo e se atravessou à minha frente», relata, ao recordar que não bateu por pouco. Para o taxista, o sinal de trânsito vertical está pouco visível e o horizontal pouco nítido, e, pior, «a configuração da via não deixa entender que surge uma estrada com prioridade».

Desvio abrupto
Este não é o único problema de trânsito naquela zona. Logo à frente, quem sai da ponte e vai em direcção ao Coimbra Shopping tem duas faixas de rodagem, mas uma delas encaminha as viaturas para uma inversão de sentido através de uma espécie de rotunda. Quando os condutores se apercebem do desvio, abrupto, voltam-se repentinamente para a outra faixa, a da direita, originando, não raras vezes, acidentes e despistes.

Diário de Coimbra[/quote]

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

chabeli Escreveu:Sinceramente eu já ficava feliz se o IC2 ficasse como estava por algumas semanas após a conclusão da construção da ponte rainha santa ou do viaduto aos Carvalhais, mesmo com os buracos na zona do Antanhol...
:?:
chabeli Escreveu:Já agora, alguém sabe onde se pode ver a planta final das obras todas?

A planta não sei. Mas no google maps já podes ver o traçado da Variante Sul do IC2.

Hal9000
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

chabeli Escreveu:
DaniFR Escreveu:Estradas: IC2 condicionada até final do Setembro

...
Isto irrita-me profundamente, mesmo compreendendo que serão obras para (teoricamente) melhorar o trânsito até Condeixa, colocar o trânsito até Cernache não deixa de ser bastante limitativo ainda mais tendo uma duração de +/-3 meses :? :?
Prefiro isso à porcaria dos buracos e à miséria que aquele piso esteve anos e anos :twisted:

chabeli
Novato
Novato

Mensagem por chabeli »

DaniFR Escreveu:
chabeli Escreveu:Sinceramente eu já ficava feliz se o IC2 ficasse como estava por algumas semanas após a conclusão da construção da ponte rainha santa ou do viaduto aos Carvalhais, mesmo com os buracos na zona do Antanhol...
:?: O intervalo de tempo que houve entre a conclusão da obra da ponte e o inicio da construção do viaduto dos Carvalhais (se não estou com os acontecimentos trocados)
chabeli Escreveu:Já agora, alguém sabe onde se pode ver a planta final das obras todas?

A planta não sei. Mas no google maps já podes ver o traçado da Variante Sul do IC2.
Obrigada!