Normalmente vou colocando os óleos usados numa garrafa de óleo vazia. Quando fica cheia, filtro esse óleo com ajuda de um funil e papel de cozinha para um garrafão (pode ser um garrafão de óleo de 3 litros vazio). Há quem lave o óleo nomeadamente quem o utiliza para fazer biodiesel, mas acho que neste caso não há necessidade pois o trabalho não compensa.
O primeiro passo é fazer uma solução aquosa de soda cáustica. Mistura-se a soda com a água fria num recipiente resistente e mexe-se com uma colher de plástico ou um pau de madeira. Eu costumo usar uma balde daqueles grandes de pipocas que se vendem no retail de Taveiro e uma cana. Depois de adicionar a soda à água e mexer MUITO CUIDADOSAMENTE deixa-se repousar para que toda a soda se dissolva e a temperatura desça até valores normais. A temperatura tem alguma importância na preparação mas, uma vez que o sabão não vai ser usado para uso corporal, não é necessário ser muito preciso. Assim, deixar baixar a temperatura da solução até cerca de 35-40 graus centígrados.
Seguidamente aquece-se o óleo no micro-ondas ou no fogão até uma temperatura até 35-40 graus para que os dois ingredientes, este e a soda, fiquem a temperaturas parecidas. Normalmente utilizo cerca de 1,5 a 2 litros de óleo de cada vez que faço sabão para que todo o processo seja mais fácil.
Depois junta-se devagar o óleo aquecido à soda morna e mexe-se com... uma varinha mágica. Pode-se mexer com uma colher de pau, plástico ou uma cana mas iria demorar mais de meia hora a mexer SEM PAUSAS. Uma varinha mágica faz o mesmo trabalho num a fracção do tempo. Tenho uma varinha velhinha que costumo utilizar apenas para fazer sabão, é boa e tem o corpo em plástico (que a soda ataca menos do que se fosse metal).Logo que se começa a mexer forma-se uma substância acastanhada que começa a ficar mais espessa à medida que se mexe mais. A mistura está pronta quando se faz um traço na superfície e fica uma "estrada" aberta durante algum tempo.
Agora é só colocar nas formas que podem ser, por exemplo caixas de margarina e tapar com um pano. Deixar num sítio fresco e seco. Ao fim de 24 a 48 horas é só desenformar e deixar curar durante 30 a 40 dias.
A quantidade dos ingredientes depende do óleo que se vai usar e a quantidade de soda e água a usar é proporcional ao peso do óleo. A quantidade de soda depende ainda do tipo de óleo usado. Normalmente o óleo mais usado é o de girassol ou de soja mas como é óleo usado, tem restos de outras gorduras, por isso, eu calculo a soda a usar baseado no óelo de girassol. OS ingredientes devem ser pesados em gramas e não medidos em volume.
Então, para 1 kg de óleo usar 250 a 375 gramas de água e 125 a 129 gramas de soda cáustica. Usando 129 gramas de soda o sabão irá ficar um pouco mais cáustico, usando menos ficará com uma textura um pouco mais mole e gordurosa.
ADVERTÊNCIAS: este processo utiliza hidróxido de sódio (NaOH), uma base extremamente forte conhecida como soda cáustica. Devem utilizar-se luvas e mangas compridas e óculos de protecção. Eu costumo usar aqueles óculos de sol tipo moscardo que se vendem nos ciganos, tapam os olhos e metade da cara tendo uma excelente função de protecção. A soda é altamente corrosiva e o contacto com os olhos pode provocar cegueira, E o contacto com a pele pode provocar queimaduras sérias.
A soda reage com a água sendo a reacção fortemente exotérmica e a solução pode facilmente atingir temperaturas acima dos 100 graus Centígrados. Há quem faça a reacção num balde arrefecido a gelo.
Por último quando se junta soda com água deve adicionar-se SEMPRE a soda à água de maneira suave e pausada. NUNCA colocar água sobre a soda sob pena de poder haver uma reacção violenta, e ninguém quer levar salpicos de líquido com pH 14 na cara...
Se as regras de segurança que se devem seguir.
Não se acanhem de colocar qualquer dúvida que tenham, principalmente a nível de segurança