Sabão caseiro para aproveitamento de óleo usado

O geral das generalidades... para discutir tudo!
micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Sabão caseiro para aproveitamento de óleo usado

Mensagem por micromys »

Então, a pedido de várias famílias, vou aqui descrever em traços largos como faço sabão a partir de óleos alimentares usados.

Normalmente vou colocando os óleos usados numa garrafa de óleo vazia. Quando fica cheia, filtro esse óleo com ajuda de um funil e papel de cozinha para um garrafão (pode ser um garrafão de óleo de 3 litros vazio). Há quem lave o óleo nomeadamente quem o utiliza para fazer biodiesel, mas acho que neste caso não há necessidade pois o trabalho não compensa.

O primeiro passo é fazer uma solução aquosa de soda cáustica. Mistura-se a soda com a água fria num recipiente resistente e mexe-se com uma colher de plástico ou um pau de madeira. Eu costumo usar uma balde daqueles grandes de pipocas que se vendem no retail de Taveiro e uma cana. Depois de adicionar a soda à água e mexer MUITO CUIDADOSAMENTE deixa-se repousar para que toda a soda se dissolva e a temperatura desça até valores normais. A temperatura tem alguma importância na preparação mas, uma vez que o sabão não vai ser usado para uso corporal, não é necessário ser muito preciso. Assim, deixar baixar a temperatura da solução até cerca de 35-40 graus centígrados.

Seguidamente aquece-se o óleo no micro-ondas ou no fogão até uma temperatura até 35-40 graus para que os dois ingredientes, este e a soda, fiquem a temperaturas parecidas. Normalmente utilizo cerca de 1,5 a 2 litros de óleo de cada vez que faço sabão para que todo o processo seja mais fácil.

Depois junta-se devagar o óleo aquecido à soda morna e mexe-se com... uma varinha mágica. Pode-se mexer com uma colher de pau, plástico ou uma cana mas iria demorar mais de meia hora a mexer SEM PAUSAS. Uma varinha mágica faz o mesmo trabalho num a fracção do tempo. Tenho uma varinha velhinha que costumo utilizar apenas para fazer sabão, é boa e tem o corpo em plástico (que a soda ataca menos do que se fosse metal).Logo que se começa a mexer forma-se uma substância acastanhada que começa a ficar mais espessa à medida que se mexe mais. A mistura está pronta quando se faz um traço na superfície e fica uma "estrada" aberta durante algum tempo.

Agora é só colocar nas formas que podem ser, por exemplo caixas de margarina e tapar com um pano. Deixar num sítio fresco e seco. Ao fim de 24 a 48 horas é só desenformar e deixar curar durante 30 a 40 dias.

A quantidade dos ingredientes depende do óleo que se vai usar e a quantidade de soda e água a usar é proporcional ao peso do óleo. A quantidade de soda depende ainda do tipo de óleo usado. Normalmente o óleo mais usado é o de girassol ou de soja mas como é óleo usado, tem restos de outras gorduras, por isso, eu calculo a soda a usar baseado no óelo de girassol. OS ingredientes devem ser pesados em gramas e não medidos em volume.

Então, para 1 kg de óleo usar 250 a 375 gramas de água e 125 a 129 gramas de soda cáustica. Usando 129 gramas de soda o sabão irá ficar um pouco mais cáustico, usando menos ficará com uma textura um pouco mais mole e gordurosa.

ADVERTÊNCIAS: este processo utiliza hidróxido de sódio (NaOH), uma base extremamente forte conhecida como soda cáustica. Devem utilizar-se luvas e mangas compridas e óculos de protecção. Eu costumo usar aqueles óculos de sol tipo moscardo que se vendem nos ciganos, tapam os olhos e metade da cara tendo uma excelente função de protecção. A soda é altamente corrosiva e o contacto com os olhos pode provocar cegueira, E o contacto com a pele pode provocar queimaduras sérias.
A soda reage com a água sendo a reacção fortemente exotérmica e a solução pode facilmente atingir temperaturas acima dos 100 graus Centígrados. Há quem faça a reacção num balde arrefecido a gelo.
Por último quando se junta soda com água deve adicionar-se SEMPRE a soda à água de maneira suave e pausada. NUNCA colocar água sobre a soda sob pena de poder haver uma reacção violenta, e ninguém quer levar salpicos de líquido com pH 14 na cara...
Se as regras de segurança que se devem seguir.

Não se acanhem de colocar qualquer dúvida que tenham, principalmente a nível de segurança :D

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Espectáculo, muito bom, já há muito tempo que não via um post tão porreiro aqui pelo fórum :clap:

Mesmo assim ainda dá bastante trabalho, só me escapou ali uma coisita, não metes nenhum aroma no sabão? Nas pesquisas que fiz havia quem fizesse uma espécie de chá com ervas de cheiros (alecrim ou outra) com essa água que se adiciona, para dar uma espécie de cheirinho :).

Só em género de desabafo, vamos lá ver se este post não origina discusões e crispação entre os utilizadores, o que ultimamente tem sido quase o prato do dia.

micromys
Experiente
Experiente

Mensagem por micromys »

duffy Escreveu:Espectáculo, muito bom, já há muito tempo que não via um post tão porreiro aqui pelo fórum :clap:

Mesmo assim ainda dá bastante trabalho, só me escapou ali uma coisita, não metes nenhum aroma no sabão? Nas pesquisas que fiz havia quem fizesse uma espécie de chá com ervas de cheiros (alecrim ou outra) com essa água que se adiciona, para dar uma espécie de cheirinho :).
Bom, poder aromatizar até se pode, até porque fica sempre um pequeno cheiro a óleo usado (vulgo cheiro a fritos). O problema é o preço dos óleos essenciais. São caros e para este sabão acho que não vale a pena. De qualquer maneira o óleo essencial pode ser adicionado logo que a mistura forme o traço.
Isto dos sabões e sabonetes artesanais é um mundo. Pode-se fazer com chá em vez de água, pode fazer-se com leite de cabra, etc.
Como dizia este sabão é o mais básico e fica quase de borla porque a soda é barata e o óleo é o que iria ser desperdiçado.
Sabões/sabonetes de qualidade são mais apurados, utilizam vários tipos de óleos de modo a que se obtenham determinadas características. Mas óleos exóticos e raros são caros, como o óleo de karité, de palma, manteiga de cacau, etc. Além disso, tem de ser feitos com muito mais precisão do que este que apresentei, pois o objectivo é utilizá-los na pele e não no chão da cozinha :lol:

duffy Escreveu:Só em género de desabafo, vamos lá ver se este post não origina discusões e crispação entre os utilizadores, o que ultimamente tem sido quase o prato do dia.
Pois também espero... mas acho que não, é um post didático e quem tiver alguma experiência no assunto também pode contribuir.

O sabonete de azeite (azeite virgem extra, daquele mais puro) é muito suave e deixa a pele muito macia. Também já experimentei sabonete de chocolate e é 5*.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Eu aconselho a comprar mesmo óculos de protecção. Não são caros e vedam impedindo que uma gota salpique e passe entre a armaçao e a cara.

micromys
Experiente
Experiente

Mensagem por micromys »

Leia Escreveu:Eu aconselho a comprar mesmo óculos de protecção. Não são caros e vedam impedindo que uma gota salpique e passe entre a armaçao e a cara.
Sim, tens razão, essa é a melhor protecção.