Polícia Municipal

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Leia Escreveu:Apreciar as situações como assim? Podias dar um exemplo?

Atenção, não estou a picar ou a querer contrariar!
Eu dou-te um exemplo.

Há cerca de 2 anos fui multado na rua onde morava por estar em 2ª fila (e estava dentro do carro). Estava à espera que alguém saísse para poder estacionar e quase metade da rua estava ocupada por carros sem bilhete de parquímetro. Não valeu a pena argumentar e mostrar o cartão de morador... fui multado e calei-me porque a razão, no fundo estava do lado deles. Poucos dias depois, num sábado e manhã, esses senhores voltaram à rua, multaram o que tinhama multar e acabaram hum carro de um senhor comerciante que tem o seu popó no local de carga e descarga de manhã à noite. Apalparam o capot (um procedimento estúpido, quanto a mim), e iam começar a multar, pois o carro estava frio e eles já lá andavam há bastante tempo. Aparece o dito senhor e, depois de muito paleio, a multa ficou em águas de bacalhau. Saí da varanda, corri escada abaixo e fui ter com o senhor multador perguntando-lhe porque não tinha multado aquele veículo apesar da infracção. Ele respondeu-me que a PM não servia só para multar mas para sensibilizar. Confrontei-o com a aplicação da lei e que tinha sido multado dias antes mas a sua resposta foi virar costas e começar a andar.
Concluí que para não ser multado ou se deve ter uma capacidade de argumentação muito forte ou naquele caso passou-se algo obscuro que me passou despercebido.

Houve uma outra situação no mesmo ano da criação da PM. Estava estacionado na minha antiga rua e um carro estacionou atrás do meu em cima da passadeira encostando tanto que o pára choques dele ficou encavalitado no meu, ou seja, ficou a bater no meu. Chamei a PM e apareceu aquela pickup de reboque. Fui ter com eles e mostrei-lhes a situação. Eles (eram 2) pegaram no carro em causa e tentaram em peso arrastá-lo para trás. Conseguiram e deixaram-no ainda mais em cima da passadeira. Perquntei se não iam fazer nada em relação a isso e eles disseram que não, Entraram na pickup e forma embora...

Além disto tudo como é se pode respeitar uma PM quando eles param em cima do passeio na Rua da Sofia para irem à papelaria ao lado da Império comprar uma revista ou pôr o euromilhões ou lá o que é? se fosse eu comia logo uma multa.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Por acaso um dia que estava aqui a policia municipal na minha rua perguntei-lhes se eles costumam multar logo. Isto porque ao fim de semana quando volto, costumo colocar o carro um pouco em cima do passeio com os 4 piscas ligados apenas o tempo de entrar e pousar as malas... E confesso que já pensei que um dia destes seria multada. (É a única infracção de estacionamento que cometo).

O que a senhora gentilmente me disse é que numa situação dessas não multam e costumam esperar um tempo antes de multar, mas que ao fim de 5/10 minutos multam quer apareça alguém ou não. Ela deu-me como justificação o facto das pessoas se darem conta que eles ali estão e por isso tiram o carro.

Eu achei a explicação da senhora justa.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Ruizito Escreveu:Não existe essa questão de "apreciar as situações". Até porque se for assim, ainda mais anarquia se cria, já que não há regras, cada um "aprecia" como quer. O que há é infracções, e essas devem ser punidas. Até porque as desculpas são sempre as mesmas: "só estacionei durante 5 minutos", "não estou a estorvar ninguém", "estou com muita pressa" etc. É isto que deve ser apreciado?
Claro que não, tal como quem comete um crime tem a pena máxima prevista e nem se fala mais no assunto, nem sei para que existem tribunais e juizes e afins. Destinava-se um numero de anos de prisão por cada crime e seria de aplicação automática.
...

Haja bom senso que faz muuuiita falta.
As regras existem e têm de ser cumpridas, mas tem de haver o bom senso na aplicação da punição.

E a polícia avalia as situações, sim, mas segundo o critério que mais lhes convém no momento (exemplos do micromys).

Sejam sensatos e não defendam segamente uma coisa porque está assim está escrito ou só porque nos dizem que sim.
E, mais uma vez, digo que não sou anarquista nem defendo a extinção da polícia ou das regras ou do que quer que seja.

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Seres contra as regras seria um pouco contrasenso para uma estudante de Direito :)

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Leia Escreveu:Seres contra as regras seria um pouco contrasenso para uma estudante de Direito :)
para se poder estar contra há que se estar informado primeiro lol
mas não, até sou pelas regras :p

Xaqueto
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:22

Mensagem por Xaqueto »

Carol Escreveu:
Ruizito Escreveu:Não existe essa questão de "apreciar as situações". Até porque se for assim, ainda mais anarquia se cria, já que não há regras, cada um "aprecia" como quer. O que há é infracções, e essas devem ser punidas. Até porque as desculpas são sempre as mesmas: "só estacionei durante 5 minutos", "não estou a estorvar ninguém", "estou com muita pressa" etc. É isto que deve ser apreciado?
Claro que não, tal como quem comete um crime tem a pena máxima prevista e nem se fala mais no assunto, nem sei para que existem tribunais e juizes e afins. Destinava-se um numero de anos de prisão por cada crime e seria de aplicação automática.
...

As regras existem e têm de ser cumpridas, mas tem de haver o bom senso na aplicação da punição.

E a polícia avalia as situações, sim, mas segundo o critério que mais lhes convém no momento (exemplos do micromys).

Sejam sensatos e não defendam segamente uma coisa porque está assim está escrito ou só porque nos dizem que sim.
E, mais uma vez, digo que não sou anarquista nem defendo a extinção da polícia ou das regras ou do que quer que seja.
Quem liderou a PMC durante os primeiros quatro anos, pouco ou senão mesmo nada sabia do Código da Estrada. Formando mal os agentes, "coagindo" os mesmos para perdoarem os "Tais" Drs. sob medidas disciplinares e dividido os mesmos para assim poder "reinar" sobre eles. "Obrigando" estes 13 agentes as autuações ao seu belo prazer, escusado será dizer que algumas autuações eram ilegais, instituindo a pratica de quantos mais bloqueios melhor era a nota do final de ano. Quem se opunha tinha a pior nota.
Contudo com a entrada de mais 35 elementos foi mais dificil seguir essa politica. Estes vinham mais bem preparados, tinham uma história profissional mais abrangente, no privado esta claro, vinham com uma ideia de mudança, talvez utópica, da mentalidade da Função Pública. Tal foi sendo conseguido, até à entrada em 2009 de um "pseudo" Dr. licenciado em, e somente, Direito. Sem qualquer experiência em comando de Homens,arrogante, do só eu é que sei de Leis e o resto é "trampa", atropelando direitos, deveres e garantias do cidadão, perseguindo sistematicamente agentes que não acatassem as suas ilegais ordens, enfim haveria muito mais a dizer sobre a materia.
A aplicação das regras com bom senso parte dos agentes e também, sobretudo, dos municipes que infrigem as regras. A questão dos cinco minutos parte daqueles que prevaricam e que já foram avisados centenas de vezes por nós e que por puro comodismo e muitas vezes com lugares de estacionamento vagos teimam em deixar a viatura em qualquer canto.
Ao se colocar a mão no capo da viatura para ver se esta quente ou não é uma forma de não sermos injustos para com os condutores,poderão ter chedado à pouquisimo tempo, os "tais" 5 minutos, alguma emergência depende de muitos factores.
Poderia contar algumas Histórias que já se passaram, uma delas foi a do individuo que parou numa, qualquer, paragem de autocarros para pagar o seguro da sua viatura, foi interpelado pelo agente da PM para retirar a viatura pois aquilo não era lugar de estacionamento, indicando que se encontrava estacionamento livre em determinado parque e como eram por ppouco tempo nem precisava de por a moeda. A resposta do individuo foi " ... o que é ele tinha a ver com aquilo, eu quero é pagar o meu seguro, se quiser multar, multe, seu F...da P..." Onde é que esta o tal bom senso, a educação, foi abordado com respeito.
A mais deste genero, a critica de que os agentes da PMC são mal educados,prepotentes e arrogantes, prendem-se com situações deste genero que acontecem com muita frequência. No nosso lugar o que TODOS os que criticam FARIAM?

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Sim, o bom senso tem de partir de todos claramente e quanto a isto não me vou alongar mais.

Que é uma profisso por vezes ingrata também concordo e que há situações em que são muitas vezes "mal tratados" também concordo.
Na situação que referiste provavelmente teria multado porque todo o meu bom senso me teria abandonado com essa falta de educação. Mas não seria por isso que passaria a ser mal educada para o resto.

Como em tudo, há pessoas e pessoas. E devo ter tido azar, porque nas situações que tenho visto existe falta de respeito mais é por parte da PM. Não é por isso que vou generalizar..

Quanto à falta de qualificação de algumas pessoas para cargos e as barbaridades a que dão azo, também daria pano para mangas.
Posso dizer que o pessoal com direito deve estar em condições de assumir o cargo, pelo menos na parte teórica, quanto à parte prática não estou ao corrente. Mas são coisas que se podem aprender com o tempo.
Espero que não generalizes a opinião quanto ao resto do pessoal de direito ;)

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Carol Escreveu:
...

Carol, não sabia que eras estudante de Direito, mas sendo assim saberás melhor do que eu que quanto mais dúbia é a lei, quanto mais liberdade se dá a cada um para interpretar o que lá está escrito, maior é a probabilidade de haver problemas. É que o teu "bom senso" poderá ser diferente do meu. Podes "apreciar" uma situação de modo diferente da minha, e isso certamente irá dar lugar a confusões. Para mim o melhor é que a lei esteja sempre o mais clara possível de modo a que a sua aplicação não dê lugar a equívocos. O exemplo do Mycromis que citas vem nessa linha, de situações parecidas terem tido actuações diferentes gerando dúvidas ou desconfianças em quem as viveu.
Não seria melhor se fosse igual para todos? Estacionou em sitio proibido, foi multado. Não interessa se tinha pressa ou se foi por pouco tempo, até porque esse pouco tempo é o suficiente para provocar um acidente a terceiros como já quase me aconteceu uma vez.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Mas a lei é bastante clara.
O bom senso deve ser usado na avaliação das situações. E, penso que o bom senso é igual para todos aqueles que dispõem de capacidades básicas de pensamento.
Mas isto é uma questão de opinião.

Claro que a lei é igual para todos, mas por alguma coisa alguns saem dos tribunais com pena de prisão e outros, pelo mesmo crime, saem com pena suspensa ou pena de multa.

Xaqueto
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 21 outubro 2008 22:22

Mensagem por Xaqueto »

Carol Escreveu:Sim, o bom senso tem de partir de todos claramente e quanto a isto não me vou alongar mais.

Que é uma profisso por vezes ingrata também concordo e que há situações em que são muitas vezes "mal tratados" também concordo.
Na situação que referiste provavelmente teria multado porque todo o meu bom senso me teria abandonado com essa falta de educação. Mas não seria por isso que passaria a ser mal educada para o resto.

Como em tudo, há pessoas e pessoas. E devo ter tido azar, porque nas situações que tenho visto existe falta de respeito mais é por parte da PM. Não é por isso que vou generalizar..

Quanto à falta de qualificação de algumas pessoas para cargos e as barbaridades a que dão azo, também daria pano para mangas.
Posso dizer que o pessoal com direito deve estar em condições de assumir o cargo, pelo menos na parte teórica, quanto à parte prática não estou ao corrente. Mas são coisas que se podem aprender com o tempo.
Espero que não generalizes a opinião quanto ao resto do pessoal de direito ;)

Ao final de 3 horas de trabalho a ouvir aquilo que não queres a presenciar situações inauditas, a paciência e o nosso bom senso tendem a desaparecer. Os utentes da via publica são como os ovos Kinder nunca se sabe o que esta lá dentro.
Por experiência propria,e os comentarios de alguns colegas de profissão, é que quandomais explicações, justificações se der aos municipes para aquela autuação ou aquele procedimento vai sempre dar a conflitos por parte dos municipes, quer se queira ou não NINGUEM gosta de ser advertido, Autuado, especialmente pela PM.
Como deu hoje na TV, e li algures no Correio da Manha 90% dos advogados chumbaram na admissão à Ordem dos Advogados, este individuo de que falo hoje não teria entrado na Ordem.

Tenho uma opinião própria acerca dos estudantes de Direito

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Não tenho culpa de outras pessoas serem mal educadas, quando alguém se me dirige exijo que seja com respeito e bons modos, a partir do momento que não o fizerem podem sofrer as consequencias.

Assim sendo, também os policias são como ovos Kinder, esse argumento não tem lógica nenhuma.
Por muito pouca (ou nenhuma) vontade que tenham de ser simpáticos, têm de pelo menos ser educados.

E não te fies pelo que diz o bastonário ou pelos resultados dos exames porque há muita coisa por trás que não aparece nas notícias nem o sr Marinho Pinto refere.

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Xaqueto Escreveu: Os utentes da via publica são como os ovos Kinder nunca se sabe o que esta lá dentro.
Caramba, ainda não se cansaram do tema?!"ovos kinder"? :doh: Por favor! O debate quer-se "elevado", se é que me faço entender...Deixem os ataques pessoais, vamos falar de outras coisas, :no: pessoal

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Xaqueto Escreveu:Ao final de 3 horas de trabalho a ouvir aquilo que não queres a presenciar situações inauditas, a paciência e o nosso bom senso tendem a desaparecer. Os utentes da via publica são como os ovos Kinder nunca se sabe o que esta lá dentro.
Por experiência propria,e os comentarios de alguns colegas de profissão, é que quandomais explicações, justificações se der aos municipes para aquela autuação ou aquele procedimento vai sempre dar a conflitos por parte dos municipes, quer se queira ou não NINGUEM gosta de ser advertido, Autuado, especialmente pela PM.
A polícia municipal criou, a si própria, uma imagem perante os "ovos kinder" que circulam na via pública.. agora para mudar essa imagem vai ser necessário um grande esforço que, pelo que tenho visto, não aparenta estar a acontecer.. não obstante a má educação ou arrogância de algumas pessoas visadas, prevejo que os "ovos kinder" continuem a existir, por culpa própria da policia municipal..

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Não me parece que tenha sido a policia municipal que criou essa imagem. Sendo assim, também a PSP, a PJ, a ASAE, o SEF, a GNR etc. a criaram. O que se passa é que a generalidade das pessoas não gosta da autoridade, acha sempre que punir a infracção do vizinho está bem mas a sua já não, logo seja lá o que for que se faça está sempre mal feito.
Basta ler este tópico e os mesmos foristas que acusam a policia de multar demais nuns sítios, também a acusam de multar de menos noutros locais. Já para não falar em que quando defendem que cada situação tem de ser avaliada de forma independente, depois estranham quando a policia não age da mesma forma em situações aparentemente iguais.
Pergunto: Qual é a atitude que a PM deve ter para agradar a todos?

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Ruizito Escreveu:Pergunto: Qual é a atitude que a PM deve ter para agradar a todos?
Agradar?!A Polícia não tem que agradar a ninguém, basta ser isenta, imparcial, justa, não é preciso mais nada! Não pode é haver 2 pesos e 2 medidas.Têm que apostar na formação dos agentes, premiar os mais competentes e passar os outros p/ a "secretaria" - eles devem ter algum departamento disciplinar, não?Uma espécie de "Internal Affairs", antes de irem a Tribunal...onde andam esses gajos? Não investigam nada? Se os media divulgam o nº de processos disciplinares levantados por outras actividades profissionais (médicos, advogados, tecnicos de contas, magistrados,etc), pq não nas forças policiais?Como já disse há bom e mau em todos os sectores. Uma vez vi 2 GNR irem a Tribun,al por roubarem 2 queijos (que estavam na alfândega à meses, semi-putrefactos), mas ao colega que roubou todo o carregamento de tabaco não aconteceu nada...