IVA a 21% e outras medidas incompreensíveis

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Yagami Escreveu:Tanto quanto sei não é bem assim. Há uma reforma vitalícia atribuída aos primeiro-ministros que o Sócrates já não vai receber.
Mas pelo que o representante do governo disse, o Sócrates prescindiu de parte dos seus direitos de livre vontade e não por "imposição" das novas leis que eles pretendem passar. Agora, o Sócrates é só um... não estou a ver todos os outros elementos do governo e deputados a fazerem o mesmo.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Pelo que sei, o IVA na Alemanha e Holanda é mais baixo que em Portugal. Estive na Alemanha até Fevereiro, e lá o IVA sobre produtos alimentares é 15%. Aqui em Portugal, os ricaços ganham bem e saem dos cargos com altas regalias (espero mmo k acabem com elas) e o pobre continua pobre!! Impostos sobre artigos de luxo, mais produção, melhores salários, emprego mais elevado e estável, e com boas regalias, estabilidade social e económica, mais produção agrícola, industrial e comercial, mais exportações, apostar em obras públicas, isso iria melhorar o país. Vejam o exemplo dos EUA na Grande Depressão de 1929!

usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

Mensagem por usaralho »

Lino Escreveu:Impostos sobre artigos de luxo
Um carro qualquer, por muito fraco que seja é considerado artigo de luxo, penso eu de q :? ora isto pa quem vive nas aldeias faz todo o sentido :roll:

Electris
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

oHmAiGoD Escreveu:Investir como? Não ha recursos... o Estado não tem dinheiro pá... tem que ir buscar a algum lado...
Só não sabe quem não está lá... Se achas que vem tudo de mão beijada estás muito enganado...
Toma mas é atenção ao que se passa e não comeces a postar coisas do que não sabes... :\
Não é com medidas destas que se aumentam as receitas. O aumento do iva para 21% só vai fazer aumentar a tendência para a fuga ao mesmo por parte dos empresários.
Argumentos como "aumentar aqui para suportar as SCUTS" não sei se dão vontade de rir se de chorar. Porque é que em tempo de contenção não pagam todos e o que é que o Algarve tem a menos em relação ao resto do país?
E porquê usar o pretexto da igualdade ao baixar o subsídio de doença de 100 para 65%? Se assim fosse porque é que vamos à escola? Era mais fácil não irmos todos, assim a justiça era maior... :roll:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Artigos de luxo como carros caros, tipo Ferrari, Porsche e isso, até pk alguns são de utilidade, outros são um exagero. Com limite de velocidade de 120km/h na Auto-estrada como raio vão autorizar carros que dão 300km/h?? Qker dia aparecem aí gajos com F1... :roll:
Outros artigos de luxo são relógios caros, roupa de estilistas e lojas caras, casacos de peles (isso devia ter IVA mais que o máximo!!), perfumes (como é que um frasquinho pode custar mais de 50€??), jóias, etc.

JeTBoy
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41

Mensagem por JeTBoy »

Infelizmente não me parece que seja este o caminho...
Basicamente concordo na totalidade com a posição do Pedro e respectivos pontos de vista sobre o assunto.
É escusado estar aqui a criar um texto que no fundo não mais seria uma repetição do que ele tem vindo a referir acerca do tema em questão.. :roll:

Lion
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Electris Escreveu:
Argumentos como "aumentar aqui para suportar as SCUTS" não sei se dão vontade de rir se de chorar. Porque é que em tempo de contenção não pagam todos e o que é que o Algarve tem a menos em relação ao resto do país?
Quanto á politica de SCUTS, concordo plenamente com o governo, só quem n conheçe as zonas em que as SCUTS estão instaladas pode estar contra. Posso dizer q sou da beira interior ( Fundão), e desde q a nova auto estrada abriu (SCUT) têm se vindo a verificar mais algum desenvolvimento naquela zona. Se pretendemos fixar as populações no interior, temos de dar condições ás empresas para lá se instalarem, de modo a gerarem mais emprego. Ora ponham se no lugar de um empresário...se tivessem q suportar custos de portagens para se instalarem no interior iam pensar duas vezes. Visto q qualquer empresa realiza trocas comerciais com o litoral, e neste momento a auto estrada é a unica alternativa. Acho q fazia bem ao pessoal percorrem o interior do país para ver uma realidade completamente diferente. O objectivo das Scuts não é como eu já ouvi dizer, facilitar aos jovens a mobilidade para o seu emprego no litoral lol

Quanto ao Algarve, pelo q percebi a Scut tem o objectivo de afastar o transito da EN125...e todos já sabem como é a EN125.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Jardim reformado
Presidente do Governo Regional da Madeira começa a receber pensão para além do ordenado.

A partir de amanhã, Alberto João Jardim estará oficialmente reformado. O presidente do Governo Regional da Madeira vai continuar a receber o ordenado correspondente ao cargo que tem, acrescido de uma reforma de mais de quatro mil euros.

Pelo menos durante mais três anos e meio, o tempo que ainda tem de mandato, Alberto João Jardim vai receber a dobrar: da Caixa Geral de Aposentações e do Governo Regional da Madeira.

De acordo com o Diário da República, Alberto João Jardim, a partir do dia 1 de Junho é um reformado. Faz parte da lista dos trabalhadores da Função Pública que pediu a aposentação. O pedido foi aceite e o presidente do Governo Regional vai passar a receber mais 4124 euros de pensão.

Por estar oficialmente reformado, João Jardim não é obrigado a renunciar ao ordenado. Na prática, recebe a reforma por ter sido presidente e o ordenado por continuar a ser.

O líder do PSD da Madeira já venceu as eleições para o Governo Regional oito vezes consecutivas e há mais de 20 anos que está à frente dos destinos do arquipélago.

Fonte: SIC
E depois nós é que temos de pagar a crise. E este nem é o caso mais chocante que já ouvi esta semana... Fernando Gomes (sim, o incompetente que esteve na Câmara do Porto) vai ganhar 15 mil euros por mês para a administração da Galp. Pior ainda são os seus dois acessores, cada um a ganhar 30 mil euros. E depois ainda nos vêm dizer que têm de subir o IVA para aguentar a crise.

JeTBoy
Regular
Regular
Registado: sexta-feira, 18 março 2005 1:41

Mensagem por JeTBoy »

Fernando Gomes (sim, o incompetente que esteve na Câmara do Porto) vai ganhar 15 mil euros por mês para a administração da Galp.
Por acaso pensei que o administrador nomeado tinha sido o outro (incompetente), falo do Nuno Cardoso, que substituiu o Fernando Gomes na presidência. Imagem

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

JeTBoy Escreveu:Por acaso pensei que o administrador nomeado tinha sido o outro (incompetente), falo do Nuno Cardoso, que substituiu o Fernando Gomes na presidência.
Nope, foi o Fernando Gomes. O Nuno Cardoso ainda tem muito que evoluír na lista de boys do PS.

Electris
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 06 abril 2005 10:44

Mensagem por Electris »

Lion Escreveu:
Electris Escreveu:
Quanto á politica de SCUTS, concordo plenamente com o governo, só quem n conheçe as zonas em que as SCUTS estão instaladas pode estar contra. Posso dizer q sou da beira interior ( Fundão), e desde q a nova auto estrada abriu (SCUT) têm se vindo a verificar mais algum desenvolvimento naquela zona. Se pretendemos fixar as populações no interior, temos de dar condições ás empresas para lá se instalarem, de modo a gerarem mais emprego. Ora ponham se no lugar de um empresário...se tivessem q suportar custos de portagens para se instalarem no interior iam pensar duas vezes. Visto q qualquer empresa realiza trocas comerciais com o litoral, e neste momento a auto estrada é a unica alternativa. Acho q fazia bem ao pessoal percorrem o interior do país para ver uma realidade completamente diferente. O objectivo das Scuts não é como eu já ouvi dizer, facilitar aos jovens a mobilidade para o seu emprego no litoral lol

Quanto ao Algarve, pelo q percebi a Scut tem o objectivo de afastar o transito da EN125...e todos já sabem como é a EN125.
E porque não ser apenas gratuito para residentes? (embora mesmo neste aspecto seja discutível) Assim porque é que na A7 se continua a pagar? Se o argumento da EN125 fosse usado para todos já Bragança tinha auto-estrado até ao Porto. É que a IP4 não é menos pergiosa que a 125, com a tal vantagem de promover o interior.
Mas continuem todos a ter menos dinheiro enquanto políticos continuam a ganhar ordenados e reformas escandalosos. Tudo pelo bem da nação.

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Reforma está dentro da legalidade

O ministro das Finanças reafirmou, esta sexta-feira, a plena legalidade da reforma que recebe pelas funções desempenhadas no Banco de Portugal (BP). O ministro recebe um total de cerca de 15 mil euros brutos mensais entre essa reforma e o salário de ministro.

O ministro das Finanças reafirmou, esta sexta-feira, a plena legalidade do benefício que recebe por ter desempenhado as funções de vice-governador do Banco de Portugal (BP).

De acordo com uma notícia divulgada quinta-feira pela TVI, o ministro das Finanças acumula uma reforma mensal de cerca de oito mil euros brutos, que obteve depois de seis anos consecutivos como vice-governador do Banco de Portugal, com o vencimento mensal como governante, o que dá um total de cerca de 15 mil euros brutos por mês.

A reforma do BP provém de um sub-sistema privado de Saúde, não é paga nem pela Caixa Geral de Aposentações nem pela Segurança Social, pelo que não tem impacto no défice.

Questionado pelos jornalistas, à margem de um seminário sobre boa governança, o ministro das Finanças foi parco nas palavras mas disse que «é tudo legal, legítimo, conhecido. Não tenho nada mais a declarar sobre o assunto».

Fonte: TSF
E eis mais um exemplo da terrível crise em que vivemos. E logo vindo do Ministro das Finanças. Muito sinceramente, isto começa a parecer-me cada vez mais ridículo... o governo já não tem qualquer credibilidade e ainda este ano foram para lá...

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Confirmei isto há dias, o IVA na Alemanha é 16% e lá comprar coisas como um carrito fica mais barato que em Portugal.

Lion
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 12 novembro 2004 13:21

Mensagem por Lion »

Cavaco Silva elogia ministro das Finanças

Cavaco Silva deixou pairar a ideia de que estaria de de acordo com as medidas de combate ao défice preconizadas pelo ministro das Finanças. Falando à margem da cerimónia de atribuição do Prémio Católica Xavier Pintado, que ontem teve lugar na Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica, em Lisboa, Cavaco Silva disse esperar" que o ministro das Finanças tenha a força política suficiente para aplicar as medidas que são necessárias a Portugal. Para isso, é necessário pôr ordem nas empresas públicas e restabelecer os equilíbrios macroeconómicos".
Depois de referir que o actual ministro das Finanças foi seu aluno, e um bom aluno na Universidade Católica, e depois seu colega, Cavaco Silva considerou que "o país precisa de um ministro das Finanças com força. E isso vem sempre de dentro do Governo. Por isso, espero que o primeiro-ministro lhe dê a força necessária ".
In JN
Parece mentira mas é verdade...até o cavaco concorda com as medidas...ele n foi um grande primeiro ministro, mas q é um grande economista é...

Pedro
Administrador
Administrador

Mensagem por Pedro »

Eu não vejo nada nesse texto que diga que ele concorda com as medidas. Aliás, ele até disse numa entrevista há uns tempos que é contra as medidas que estavam a ser anunciadas. Eis parte de um texto retirado do Diário Económico:
"Mais importante que olhar para o valor do défice, é olhar para as modificações que têm que ser feitas no total da despesa, na composição da despesa pública e nos impostos, olhar para o efeito que podem ter sobre a competitividade da economia portuguesa. Se não ganharmos competitividade no plano internacional, então penso que não conseguiremos resolver os nossos problemas", disse.

É que, alertou, se as empresas nacionais "não forem competitivas na cena internacional, vão à falência, fecham e aumenta o desemprego".

Neste contexto, Cavaco Silva defendeu que a subida de "alguns tipos de impostos" (não especificou quais) podem ter efeitos negativos na competitividade da economia, sendo por isso necessário "ter cuidado" com o seu agravamento.

"Qualquer aumento de impostos deve ser analisado nessa óptica: se prejudica ou não a competitividade das nossas empresas. Devemos ter em atenção que está em curso um movimento de redução de impostos em quase todos os países da UE e Portugal não pode ignorar essa tendência", observou.

Especificamente sobre a possibilidade de o aumento de receitas do Estado ser feito por via de um aumento do actual imposto sobre o consumo (IVA), o ex-primeiro-ministro aconselhou cautela porque a taxa máxima praticada em Portugal (19%) "é significativamente mais elevada que a taxa praticada em Espanha", apesar de não ser das mais elevadas na União.
Não me parece que ele seja um grande fã das medidas, por isso não vale a pena entrar por aí...