Antes de mais queria dar os meus parábens pelo fórum, de facto aprende-se bastante neste tipo de fóruns.
Também, tive a oportunidade de constatar que se trata de um fórum muito requisitado, pelo que venho colocar, deste modo, as minhas dúvidas.
Eu vou em princípio para Coimbra este ano (em Setembro) e portanto, vai ser o meu primeiro ano (ano caloiro). Como funciona 'o ser caloiro'?[/b]Outra dúvida é, o que é ser candeeiro e esses nomes assim?
Também não percebi qual a relação entre o cartão estudante com a CGD... ??
Obrigado.
p.s: gostei da ideia de o pessoal se encontrar durante a inscrição na Universidade. Assim, é vantajoso, pelo menos para mim, que vou de Santa Maria da Feira para Coimbra sem conhecer ninguem e nada.
ano caloiro
-
izinh4
- Regular

- Registado: terça-feira, 17 fevereiro 2009 13:24
-
agnes
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46
Nao percebi bem o que queres saber com esta pergunta, mas, ser caloiro é sinonimo de que estás pela primeira vez a matricular-te na universidade, vais ser praxada, e vais conhecer muitas pessoas do teu curso que te vao dar a conhecer a cidade e tudo o que precisas de saber sobre o curso, etc.Como funciona 'o ser caloiro'?
Quanto ás hierarquias da praxe, aconselho-te a veres o codigo da praxe que explica-te la tudo o que precisas de saber.Outra dúvida é, o que é ser candeeiro e esses nomes assim?
Esse codigo encontra-se aqui no forum.
http://www.forumcoimbra.com/codigopraxe2007.pdf
a universidade tem uma parceria com a caixa geral de depositos, e tu em vez de andares com dois cartoes, o cartao multibanco e o cartao de estudante, andas so com um!Também não percebi qual a relação entre o cartão estudante com a CGD... ??
-
Jimmy
- Experiente

- Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
AO que a Agnes disse muito acertadamente só vou acrescentar isto.
Muita gente vai-te dizer que ser caloiro e ter nenhuns direitos e todos os deveres. Vão-te ainda frisar que 'O Caloiro tem o direito de não ter direitos', provavelmente algumas pessoas vão apalermar contigo a achar que isso é que é a Praxe. NADA MAIS ERRADO.
O Caloiro é um ser humano, simplesmente um ser humano menos inteligente
(por ser novo na Academia claro está) E é nesse sentido (e em muitos outros mais) que existe a Praxe. Quando bem feita facilita bastante a integração, não digo que sem ela não te integrasses (integras-te sempre de uma maneira ou de outra), mas claro está depende muito da atitude de quem te praxa a ti e de ti mesmo. A Praxe não depende só do doutor, depende também da atitude do caloiro.
Recomendo-te aquilo que a Agnes já disse, uma leitura do Código da Praxe
Esclarece muitas coisas relacionadas com o grau hierárquico praxístico que irás ter mas também te permite defender de abusos de gente ignorante que acha que por vestir Capa e Batina é Deus no Céu e eles na terra. É uma óptima maneira de te adaptares à tradição Académica desta bela cidade.
A semana de recepção ao caloiro é óptima mesmo pelo que disseste, permite que os caloiros sejam ajudados pelo pessoal mais velho, facilita mesmo bastante.
Qualquer coisa tens sempre aqui o fórum com a malta que te responde a tudo mais cedo ou mais tarde
Tudo de bom, volta sempre que és bem vindo e boa sorte nesse futuro ingresso.
PS: Já agora, posso perguntar que curso tens em mente?
Muita gente vai-te dizer que ser caloiro e ter nenhuns direitos e todos os deveres. Vão-te ainda frisar que 'O Caloiro tem o direito de não ter direitos', provavelmente algumas pessoas vão apalermar contigo a achar que isso é que é a Praxe. NADA MAIS ERRADO.
O Caloiro é um ser humano, simplesmente um ser humano menos inteligente
Recomendo-te aquilo que a Agnes já disse, uma leitura do Código da Praxe
A semana de recepção ao caloiro é óptima mesmo pelo que disseste, permite que os caloiros sejam ajudados pelo pessoal mais velho, facilita mesmo bastante.
Qualquer coisa tens sempre aqui o fórum com a malta que te responde a tudo mais cedo ou mais tarde
Tudo de bom, volta sempre que és bem vindo e boa sorte nesse futuro ingresso.
PS: Já agora, posso perguntar que curso tens em mente?
-
andypt
- Estreante

- Registado: domingo, 09 maio 2010 2:22
-
Byssa
- Experiente

- Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44
Querendo apenas fazer um reparo na questão do caloiro, só é caloiro quem tem, neste caso, uma matricula na universidade de coimbra e se sujeita á PRAXE. Caso contrário é um simples aluno do 1º ano.
Ah e a pareceria com a CGD para o ano que vai já vai á vida
Agora será BPI ou BPN...qualquer coisa assim.
Ah e a pareceria com a CGD para o ano que vai já vai á vida
-
Jimmy
- Experiente

-
Minnie
- Regular

- Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05
-
yELLOW
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28
a CGD inda vai fazer uma proposta melhor que o BPI ou BPN e vai superar tudo...Byssa Escreveu: Ah e a pareceria com a CGD para o ano que vai já vai á vida![]()
só a trabalheira que daria pra mudar TUDO....e aliás já desde à uns anitos que tem sido a CGD portanto n sei não....tenho as minhas dúvidas....
por exemplo a CGD do pólo 2 iria ter uma aderência de menos sei lá 70%
-
Jimmy
- Experiente