Autarca corta acesso ao Facebook nos computadores da câmara

O geral das generalidades... para discutir tudo!
dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

A questão aqui não é se a funcionária passou 5 minutos ou 50 minutos.
A questão é que se tal tivesse acontecido quem deveria ser punido era a funcionária em questão... Para que servem afinal os processos disciplinares?!

Honestamente o que eu acho é que na realidade a maioria dos serviços administrativos nem precisam de net, precisam de email e pouco mais, talvez uma ou outra consulta a sites com legislação. Por isso se é para ser drástico que se corte a net na totalidade... Em vez de se cortar site X ou Y cortem tudo e permitam só os site que são utilizados para trabalho.
Agora também acho que ninguém duvida que na realidade as pessoas vão encontrar outras coisas para passar o tempo, quanto mais n seja passam o tempo a arranjar formas de furarem o sistema para terem acesso a tudo... Se não tiverem conhecimentos para tal, jogam solitaire, se o solitaire não estiver instalado, instalam... Se não puderem instalar levam um jogo flash na pen... Se não puderem executar aplicações não permitidas, instalam um segundo sistema operativo na pen... Se a bios dos pcs não permitir arranque pela pen... etc etc ...
Acho que dá para ver onde quero chegar...

Dêem-lhes mas é maquinas de escrever que assim já n navegam para lado nenhum... Ou melhor dêem-lhes papel e caneta porque com a máquina de escrever ainda podem fazer ritmos e isso não faz parte das especificações do trabalho... Epá, mas com papel e caneta também podem fazer desenhos... O melhor é ninguém ter nada para além da secretária e a pessoa responsável pelos cortes anota tudo em ditado...
Mas se têm secretária e cadeira estão sentados ali como lords, o melhor é nem isso terem...

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

dryden Escreveu:[...] Por isso se é para ser drástico que se corte a net na totalidade... Em vez de se cortar site X ou Y cortem tudo e permitam só os site que são utilizados para trabalho.[...]
Conheci uma empresa na Irlanda que tinha essa política, os funcionários não tinham acesso a nada que não a meia dúzia de sites dos fornecedores e ao email da empresa.

athena
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 14 abril 2010 19:20

Mensagem por athena »

Vou "deitar mais lenha para a fogueira": qual é a Instituição Pública (enorme) aqui da terrinha onde ao quererem suprimir o acesso aos bologues e jogos, descobriram que alguns Adm. tb utilizavam (nas horas de serviço! :shock: )?Sei, mas não posso dizer... :wink:
Na m/ opinião, uma ou outra espreitadela rápida ao que "vai no mundo" não tem grd impacto no objectivos laborais, sp que as pessoas sejam responsáveis e cumpridoras. Agora jogar Farmville e similares, actualizar blogs pessoais, etc - durante as horas de trabalho?! :x Por favor! Grande C. Encarnação que teve a coragem de decidir e assumir! Estas pessoas e equipa/ são pagos por todos nós,certo? Façam-no em casa, como tantos outros...

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:Mas que questão de principio? Quem é que paga o ordenado? És tu que pagas à empresa para ires para lá ler os emails, ligares à tia ou jogares farmville? Se sim, tudo bem.. Se não, a entidade que te paga o ordenado tem o direito de definir a que sites de lazer os funcionários podem aceder..

Se todos cumprissem os seus objectivos, isto passava a ser uma questão irrelevante. Mas como não é isso que passa, a questão deixou de ser irrelevante e, como em muitas coisas na vida, por uns pagam outros..
A questão de principio é que parece que consideraram o tempo que se perde no facebook, como sendo pior do que o tempo que se perde noutra coisa qualquer que não o trabalho. Atrás do facebook, pode ser bloqueado qualquer outro site, depois podem vir as restrições a ir à casa de banho, depois a conversar com o colega do lado, depois a atender o telemóvel etc etc. Se achas que é transformando a câmara ou outra empresa qualquer numa espécie de "big brother" que se aumenta a produtividade, eu acho precisamente o contrário. Quem não quiser trabalhar arranja sempre forma de o fazer, por mais restrições que lhe imponham.
Aliás todas as mais modernas teorias de gestão de recursos humanos apontam precisamente o caminho inversos desse "proibir, proibir, proibir".

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

athena Escreveu: Grande C. Encarnação que teve a coragem de decidir e assumir! Estas pessoas e equipa/ são pagos por todos nós,certo? Façam-no em casa, como tantos outros...
Podia ter tido coragem e poupar mas é nas dezenas de pessoas que nomeou para lhe dar assessoria, também pagas por todos nós. Isso sim era uma mais valia para a CMC.

athena
Experiente
Experiente

Mensagem por athena »

Ruizito Escreveu:Podia ter tido coragem e poupar mas é nas dezenas de pessoas que nomeou para lhe dar assessoria, também pagas por todos nós. Isso sim era uma mais valia para a CMC.
OK, tens razão certamente, mas não é esse o assunto deste tópico.
Não sei como vocês podem defender este tipo de abordagem ao mercado de trabalho! Só consigo justificar essa filosofia pela juventude e inexperiência, e mesmo assim com dificuldade. Se e quando tiverem uma activ. por conta própria ou forem responsáveis pela produtividade de uma equipa duvido que mantenham estas opiniões. Venho de um meio onde as pausas laborais são permitidas e cada um encorajado a gerir o seu tempo, mas atenção - os abusos são punidos exemplarmente e pior, o impacto negativo de atitudes irresponsáveis (por ex desse género) prejudicam e afectam toda a equipa. Se eu fosse apanhada a jogar computador e por m/ culpa toda a gente ficasse s/ net, não sei como teria coragem de encarar os m/ colegas, pt não o faço!

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

athena Escreveu:
Ruizito Escreveu:Podia ter tido coragem e poupar mas é nas dezenas de pessoas que nomeou para lhe dar assessoria, também pagas por todos nós. Isso sim era uma mais valia para a CMC.
OK, tens razão certamente, mas não é esse o assunto deste tópico.
Não sei como vocês podem defender este tipo de abordagem ao mercado de trabalho! Só consigo justificar essa filosofia pela juventude e inexperiência, e mesmo assim com dificuldade. Se e quando tiverem uma activ. por conta própria ou forem responsáveis pela produtividade de uma equipa duvido que mantenham estas opiniões. Venho de um meio onde as pausas laborais são permitidas e cada um encorajado a gerir o seu tempo, mas atenção - os abusos são punidos exemplarmente e pior, o impacto negativo de atitudes irresponsáveis (por ex desse género) prejudicam e afectam toda a equipa. Se eu fosse apanhada a jogar computador e por m/ culpa toda a gente ficasse s/ net, não sei como teria coragem de encarar os m/ colegas, pt não o faço!
Olha que se calhar eu até sou mais velho do que tu! Por isso não fala a juventude, mas sim alguém que trabalha num local onde este tipo de atitudes também já aconteceu. Por causa de abusos de alguns, todos foram prejudicados, porque é sempre mais fácil proibir, do que consciencializar. E continuo a dizer que não é por cortarem o acesso a certas coisas que a produtividade aumenta, se calhar até diminui. Se se cria um clima de má vontade nas pessoas então é que não se vai a lado nenhum.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Eu continuo a dizer que a Sra devia ser enviada uma semana para o horto municipal e mais uma semana para o canil, assim já tratava das culturas e dos animais em tempo real :lol:

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

duffy Escreveu:Eu continuo a dizer que a Sra devia ser enviada uma semana para o horto municipal e mais uma semana para o canil, assim já tratava das culturas e dos animais em tempo real :lol:
Imagem

Imagem

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

:lol: Isso mesmo!

athena
Experiente
Experiente

Mensagem por athena »

Ruizito Escreveu:[Olha que se calhar eu até sou mais velho do que tu! Por isso não fala a juventude, mas sim alguém que trabalha num local onde este tipo de atitudes também já aconteceu. Por causa de abusos de alguns, todos foram prejudicados, porque é sempre mais fácil proibir, do que consciencializar. E continuo a dizer que não é por cortarem o acesso a certas coisas que a produtividade aumenta, se calhar até diminui. Se se cria um clima de má vontade nas pessoas então é que não se vai a lado nenhum.
Bem, pois as nossas provectas idades impelem-nos a respeitar todas as opiniões, certo? Mas isso não implica concordar. Continuo a não ver o que queres "conscencializar" neste tipo de pessoas...é verdade que pode não haver uma relação directa produtividade/acesso à net, mas como já aqui foi dito "não tomar nenhuma atitude" seria, do m/ ponto de vista impensável! Há que "educar" p/ a cidadania responsável, senão é 1 rebaldaria total. Que incentivo têm os outros p/ se esforçar se exemplos destes ficarem impunes? Nem toda a gente tem a sorte de nascer com a dita "consciência" ou ter pais, professores, etc que lhes expliquem que há ética no trabalho e noutros aspectos da vida...Enfim, este assunto já vai longo, c/ tanto protagonismo a fulana ainda acaba a dar entrevistas aos media (como o outro da Austrália a berrar contra as cinzas) :lol:

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

athena Escreveu:
Ruizito Escreveu:[Olha que se calhar eu até sou mais velho do que tu! Por isso não fala a juventude, mas sim alguém que trabalha num local onde este tipo de atitudes também já aconteceu. Por causa de abusos de alguns, todos foram prejudicados, porque é sempre mais fácil proibir, do que consciencializar. E continuo a dizer que não é por cortarem o acesso a certas coisas que a produtividade aumenta, se calhar até diminui. Se se cria um clima de má vontade nas pessoas então é que não se vai a lado nenhum.
Bem, pois as nossas provectas idades impelem-nos a respeitar todas as opiniões, certo? Mas isso não implica concordar. Continuo a não ver o que queres "conscencializar" neste tipo de pessoas...é verdade que pode não haver uma relação directa produtividade/acesso à net, mas como já aqui foi dito "não tomar nenhuma atitude" seria, do m/ ponto de vista impensável! Há que "educar" p/ a cidadania responsável, senão é 1 rebaldaria total. Que incentivo têm os outros p/ se esforçar se exemplos destes ficarem impunes? Nem toda a gente tem a sorte de nascer com a dita "consciência" ou ter pais, professores, etc que lhes expliquem que há ética no trabalho e noutros aspectos da vida...Enfim, este assunto já vai longo, c/ tanto protagonismo a fulana ainda acaba a dar entrevistas aos media (como o outro da Austrália a berrar contra as cinzas) :lol:
Mas quem é que falou em ficarem impunes? Quem é que falou em não se fazer nada?
Vamos lá esclarecer uma coisa: Eu acho que a senhora e todos os outros que prevaricaram devem ser chamados à responsabilidade. O que eu não concordo, e que foi o motivo deste tópico, foi que a CMC tivesse punido TODOS, ao privá-los de aceder a um site (seja ele qual for) só porque alguém se excedeu. Não acho que diluir a culpa por todos resolva o assunto.
Agora uma comparação um bocado parva mas que serve para ilustrar o quero dizer: Se na minha rua um individuo de carro passar todos os dias em excesso de velocidade, deve mandar-se lá a policia para o multar, não se deve interditar a rua ao trânsito.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Ruizito Escreveu:Agora uma comparação um bocado parva mas que serve para ilustrar o quero dizer: Se na minha rua um individuo de carro passar todos os dias em excesso de velocidade, deve mandar-se lá a policia para o multar, não se deve interditar a rua ao trânsito.
Por acaso essa comparação não tem muita lógica... imagina que nos dias em que lá está a polícia, por algum motivo tu ou um outro vizinho até passaram mais rápido do que o normal e foram apanhados... levaram na mesma por causa do outro :lol:

Ruizito
Lendário
Lendário

Mensagem por Ruizito »

duffy Escreveu:
Ruizito Escreveu:Agora uma comparação um bocado parva mas que serve para ilustrar o quero dizer: Se na minha rua um individuo de carro passar todos os dias em excesso de velocidade, deve mandar-se lá a policia para o multar, não se deve interditar a rua ao trânsito.
Por acaso essa comparação não tem muita lógica... imagina que nos dias em que lá está a polícia, por algum motivo tu ou um outro vizinho até passaram mais rápido do que o normal e foram apanhados... levaram na mesma por causa do outro :lol:
A isso chama-se ter azar, mas não invalida o exemplo que dei, que eu próprio disse que era uma comparação parva, mas foi só para ilustrar o meu ponto de vista... :)

Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

Lá por fora despedem-se políticos e funcionários que joguem. Cá 'castigam-se': "Vou-te cortar a ligação ao facebook que é para aprenderes!"

Lá fora os trabalhadores são obrigados a seguir um estrito código de ética, cá parece que são miúdos num jardim de infância.

PS: Ninguém joga Farmville para desanuviar.