Metro Mondego

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

daniel322 Escreveu:não percebo onde queres chegar.. dizes que o metro não é preciso se não tiver as ligações a Lousã e a Cantanhede.. e depois concordas com o Ruizito sobre a requalificação da linha para uso ferroviário convencional.. em que ficamos?..
Ora bem chegava perfeitamente a reabilitação das linhas cp existentes, mas uma vez que se avança com o metro há que aproveitar e alarga-lo aos mais diversos locais. É simples...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

hmm.. ok.. mas bastava requalificar a linha? As pessoas continuavam a sair na Estação do Parque? Ou essa requalificação incluía uma integração da linha na rede nacional? E, caso fosse essa a intenção, como seria feita a integração?

E como ligar a Cantanhede? Usando o canal da Linha do Norte? Ocupar um canal extremamente sobrecarregado até à Pampilhosa e depois ocupar uma linha que poderá ainda ter interesse como ligação do Porto da Figueira à futura Plataforma Logística?

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

daniel322 Escreveu:hmm.. ok.. mas bastava requalificar a linha? As pessoas continuavam a sair na Estação do Parque? Ou essa requalificação incluía uma integração da linha na rede nacional? E, caso fosse essa a intenção, como seria feita a integração?

E como ligar a Cantanhede? Usando o canal da Linha do Norte? Ocupar um canal extremamente sobrecarregado até à Pampilhosa e depois ocupar uma linha que poderá ainda ter interesse como ligação do Porto da Figueira à futura Plataforma Logística?
As pessoas podiam continuar muito bem a sair no parque ou nos locais onde saem com ligação através de autocarro a muitos locais, tal como hoje acontece, claro que autocarros melhorados é sempre positivo.

Não tenho de dar algumas dessas respostas porque simplesmente não sou nem pretendo ser ferroviário.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Eu também não sou nem pretendo ser ferroviário.. No entanto quando expresso a minha opinião procuro que a mesma tenha uma justificação que me pareça correcta.. Era apenas isso que pretendia da tua parte pois aparentemente apenas vejo contradições..

O ramal da Lousã enquanto linha de metro é perfeitamente discutível, mas é incomparável esta linha, que está na prática desligada da rede nacional, com outras linhas como para Cantanhede (salvo seja, de Coimbra até à Pampilhosa) e/ou Figueira, que têm já uma grande sobrecarga de tráfego nacional e regional..

Continuo a achar, e já expliquei o meu ponto de vista várias vezes, que este tipo de meio de transporte é mais vantajoso em meio urbano, com as ligações mais periféricas a serem efectuadas por uma rede de suburbanos.. o que tu argumentas é precisamente o contrário e era isso que queria ver justificado, até porque podes ter razão e por-me a pensar..

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Eu sou contra o metro pelo que tu acabaste de referir pois acho que a solução da Lousã seria resolvida facilmente... Basta pensar-se na solução que liga Aveiro ao Porto, sim usa a linha do norte, etc. Mas para mim era mais razoável dado que efectivamente a cidade de Coimbra não precisa de metro como de pão para a boca, electrificar a linha da Lousã e pronto. Problema resolvido.

Mas... Mas já que que se assumiu que o metro é para avançar e vai avançar ok, e sendo assim uma vez que se vai gastar dinheiro que se aproveite para fazer como no exemplo do metro do Porto, falei em Cantanhede pois é uma cidade que me diz algo, podia ter dito outra qualquer; mas não pensei tecnicamente no assunto.

Certo é que com o metro temos uma nova possibilidade de fazer com que a área metropolitana de Coimbra avance.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

A solução que liga Aveiro ao Porto é um comboio convencional de cariz urbano.. que é o que deveria existir para a Figueira e Cantanhede.. até aì concordo.. metro é que já não concordo.. mas são opiniões..

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:As pessoas podiam continuar muito bem a sair no parque ou nos locais onde saem com ligação através de autocarro a muitos locais, tal como hoje acontece, claro que autocarros melhorados é sempre positivo.
:wall:
userN Escreveu:Eu sou contra o metro pelo que tu acabaste de referir pois acho que a solução da Lousã seria resolvida facilmente... Basta pensar-se na solução que liga Aveiro ao Porto, sim usa a linha do norte, etc. Mas para mim era mais razoável dado que efectivamente a cidade de Coimbra não precisa de metro como de pão para a boca, electrificar a linha da Lousã e pronto. Problema resolvido.

Essa é a solução mais simples, mas como é óbvio é das piores.
O metro para além de melhorar a mobilidade, vai permitir requalificar muitas zonas e a linha vai ser integrada no meio urbano. Só por isto já vale a pena ter o metro.

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

daniel322 Escreveu:A solução que liga Aveiro ao Porto é um comboio convencional de cariz urbano.. que é o que deveria existir para a Figueira e Cantanhede.. até aì concordo.. metro é que já não concordo.. mas são opiniões..
Não me faço entender, eu penso o mesmo que tu, e para a Lousã aplicava o mesmo.

Só que uma vez que o metro avança, é aproveitar e explorar ao máximo esta possibilidade.

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
userN Escreveu:As pessoas podiam continuar muito bem a sair no parque ou nos locais onde saem com ligação através de autocarro a muitos locais, tal como hoje acontece, claro que autocarros melhorados é sempre positivo.
:wall:
userN Escreveu:Eu sou contra o metro pelo que tu acabaste de referir pois acho que a solução da Lousã seria resolvida facilmente... Basta pensar-se na solução que liga Aveiro ao Porto, sim usa a linha do norte, etc. Mas para mim era mais razoável dado que efectivamente a cidade de Coimbra não precisa de metro como de pão para a boca, electrificar a linha da Lousã e pronto. Problema resolvido.

Essa é a solução mais simples, mas como é óbvio é das piores.
O metro para além de melhorar a mobilidade, vai permitir requalificar muitas zonas e a linha vai ser integrada no meio urbano. Só por isto já vale a pena ter o metro.
Pois, é a tua opinião, porque é que a Lousã tem de ser especial e os outros concelhos próximos não?

Com a 2ª parte do que dizes concordo e aliás já o referi.

De uma vez por todas:

Não concordo com o metro, mas uma vez que vai avançar obviamente me rendo (não faz sentido outra coisa) e acho que agora é tempo de tentar fazê-lo pelo melhor e mais abrangente possível com vista ao desenvolvimento da região. Que o metro sirva para unir os concelhos e avançar com a área metropolitana de Coimbra!

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

userN Escreveu:
De uma vez por todas:

Não concordo com o metro, mas uma vez que vai avançar obviamente me rendo (não faz sentido outra coisa) e acho que agora é tempo de tentar fazê-lo pelo melhor e mais abrangente possível com vista ao desenvolvimento da região. Que o metro sirva para unir os concelhos e avançar com a área metropolitana de Coimbra!
Já vi que nesta questão do metro somos uma espécie de "almas gémeas" incompreendidas! :D

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:Pois, é a tua opinião, porque é que a Lousã tem de ser especial e os outros concelhos próximos não?
A Lousã não é especial. O principal objectivo do metro é a requalificação e electrificação da linha da Lousã e foi esse o ponto de partida para a construção do metro.
Eu também gostava que o metro fosse até Condeixa, passando por Antanhol e pelo iParque, e que fosse também até Taveiro, ou até Montemor. Mas temos de ter calma a rede de metro não se faz toda de uma só vez. Quem sabe no futuro haverão outras linhas para outros concelhos.

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Ruizito Escreveu:
userN Escreveu:
De uma vez por todas:

Já vi que nesta questão do metro somos uma espécie de "almas gémeas" incompreendidas! :D
Parece que sim... :lol:

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
userN Escreveu:Pois, é a tua opinião, porque é que a Lousã tem de ser especial e os outros concelhos próximos não?
A Lousã não é especial. O principal objectivo do metro é a requalificação e electrificação da linha da Lousã e foi esse o ponto de partida para a construção do metro.
Eu também gostava que o metro fosse até Condeixa, passando por Antanhol e pelo iParque, e que fosse também até Taveiro, ou até Montemor. Mas temos de ter calma a rede de metro não se faz toda de uma só vez. Quem sabe no futuro haverão outras linhas para outros concelhos.
De uma vez não, mas tem de se começar a planear desde já e procurar soluções a pensar no amanhã :!:

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Eu defendo a mesma coisa! Acho que se deve acautelar desde já futuras expansões (mesmo subterrâneas). Uma das coisas que se poderia fazer era criar corredores BUS nos locais onde o metro pudesse vir a passar. Assim garantia-se que ninguém construía naquele local e, ao mesmo tempo, era uma forma de cuidar o espaço. Isto para evitar que a CMC simplesmente dissesse que aquele corredor era para o metro e o deixasse ao abandono. Como a criação de corredores BUS sempre era uma maneira de arranjar o espaço e de o deixar mais agradável até à construção das linhas daqui a 10, 15 ou 20 anos, o que seja.

Acho que a mobilidade vai mudar bastante em Coimbra com o metro e, mais até, com as restrições automóveis. No entanto, acho que a CMC devia encomendar um estudo de pedonalização da cidade. Não! Não estou a dizer para fechar a cidade aos carros.. lol... Estou a falar de se fazer um estudo para aperfeiçoar os passeios, as ligações pedonais na cidade, criar ciclovias urbanas eficientes e seguras! Desafio-vos a fazer este exercício: passear a pé, em Coimbra, cerca de 2km. Eu fiz esse exercício do Dolce Vita até à Makro. Pelo lado esquerdo da rua, foi horrível. Passeios esburacados, inexistentes por causa das garagens e estacionamentos, passadeiras muito deslocadas, etc.. Era importante fazer um trabalho neste campo. Não é só pedir às pessoas que andem a pé e de transportes públicos, é preciso criar estruturas de mobilidade eficientes.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

bru_nex Escreveu: Não é só pedir às pessoas que andem a pé e de transportes públicos, é preciso criar estruturas de mobilidade eficientes.
Aí estamos de acordo. A vida actualmente já é tão difícil para a maioria das pessoas que é normal que não estejam dispostas a abdicar de pequenos luxos como deslocar-se de carro. Agora se as alternativas forem de facto de boa qualidade, aos poucos se calhar chega-se lá.