Autarca corta acesso ao Facebook nos computadores da câmara

O geral das generalidades... para discutir tudo!
duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Autarca corta acesso ao Facebook nos computadores da câmara

Mensagem por duffy »

Autarca corta acesso ao Facebook nos computadores da câmara de CoimbraPor Redacção

Uma funcionária da câmara de Coimbra foi apanhada a jogar Farmville durante o expediente. Como consequência, o presidente da autarquia decidiu cortar o acesso ao Facebook nos computadores da autarquia.

«É preciso explicar que as pessoas enquanto estão a aceder a um computador ou à Internet na câmara de Coimbra estão a aceder a um instrumento de trabalho. E não estão nem a divertir-se nem a tratar da sua vida», explicou, segundo a Renascença.

Carlos Encarnação não considera o Facebook um instrumento de trabalho, mas um «instrumento muito rico de troca de comunicações entre as pessoas». O Farmville é um jogo disponível naquela rede social, que passa por cuidar de uma quinta virtual. 10:29 - 20-04-2010
Fonte

Por causa de uma, ficaram os restantes sem o acesso ao facebook! Acho que a medida mais coerente era mandar a funcionária durante uma semana para o horto municipal :lol:

cereal86
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 28 janeiro 2008 20:35

Mensagem por cereal86 »

lol, FAIL!

izinh4
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 17 fevereiro 2009 13:24

Mensagem por izinh4 »

Segundo o que tenho acompanhado.. o facebook em Portugal evoluiu muito neste último ano, mas noutros países já era uma rede social bastante utilizada, ao ponto de que em quase todas as empresas que tivessem acesso à internet, o Facebook já estava bloqueado.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Isto é a censura básica de quem pensa que é assim que se aumenta a produtividade. Se a funcionaria não estivesse no Facebook, provavelmente estaria sem fazer o seu trabalho na mesma, entretida com outra coisa qualquer. Se as pessoas tiverem trabalho a fazer e sentido de responsabilidade, não deixam que os momentos de lazer interfiram no seu trabalho.
Mas há sempre quem ache que proibir é a melhor solução. Podem proibir o Facebook, as idas à casa de banho, as conversas com o colega do lado os telefonemas com mais de 2 minutos e por aí fora, mas não será isso que fará com que a produtividade aumente, isso é garantido.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43

Mensagem por NunoRVicente »

Ruizito Escreveu:Isto é a censura básica de quem pensa que é assim que se aumenta a produtividade. Se a funcionaria não estivesse no Facebook, provavelmente estaria sem fazer o seu trabalho na mesma, entretida com outra coisa qualquer. Se as pessoas tiverem trabalho a fazer e sentido de responsabilidade, não deixam que os momentos de lazer interfiram no seu trabalho.
Mas há sempre quem ache que proibir é a melhor solução. Podem proibir o Facebook, as idas à casa de banho, as conversas com o colega do lado os telefonemas com mais de 2 minutos e por aí fora, mas não será isso que fará com que a produtividade aumente, isso é garantido.
E por isso não se faz nada? Então se calhar acho que se deve levar um baralho de cartas e uma mesa de poker, já que não influencia em nada a produtividade, dispensa-se uma meia horita para mandar uma joga de vez em quando...

dryden
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Ruizito Escreveu:Isto é a censura básica de quem pensa que é assim que se aumenta a produtividade. Se a funcionaria não estivesse no Facebook, provavelmente estaria sem fazer o seu trabalho na mesma, entretida com outra coisa qualquer. Se as pessoas tiverem trabalho a fazer e sentido de responsabilidade, não deixam que os momentos de lazer interfiram no seu trabalho.
Concordo.
NunoRVicente Escreveu: E por isso não se faz nada? Então se calhar acho que se deve levar um baralho de cartas e uma mesa de poker, já que não influencia em nada a produtividade, dispensa-se uma meia horita para mandar uma joga de vez em quando...
Se isto fosse numa empresa normal e a funcionária não tivesse cumprido os seus objectivos, quem "levava nas orelhas" era só a a funcionária em questão em vez de ficarem todos sem facebook.

Não é possível passar todas as horas que se passa no trabalho a trabalhar e todos precisam de desanuviar a cabeça. Eu por exemplo estou neste momento no trabalho e antes que fique com a cabeça em água tirei 2mins para ver o que se passa aqui no fórum. E não, não sou funcionário público...
Se por acaso algum superior entrar agora aqui no meu gabinete e me vir aqui no fórum (quase) de certeza que não me vai chamar a atenção porque dentro dos possíveis cumpro sempre os meus objectivos de trabalho.

Assim sendo reforço a minha ideia que caso a funcionária tivesse os objectivos cumpridos não vejo porque não podia passar 5mins a fazer o que fosse, caso os não tivesse deveria ser chamada à atenção disso e ser vigiada com mais atenção para se saber se é ou não uma pessoa competente.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43

Mensagem por NunoRVicente »

Pode-se desanuviar de muitas maneiras, isso não significa que se jogue PC. Epá, acho que é preciso seleccionar as coisas. Alguém que vai a facebooks e ogames e não sei que é porque aquilo já é um principio de um vicio. Sempre desanuviei mas tentava sempre seleccionar os conteúdos. Pode ter sido uma atitude um pouco extremista, mas o que é certo é que não é suposto fazer-se aquilo...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Ruizito Escreveu:Isto é a censura básica de quem pensa que é assim que se aumenta a produtividade.
Censura?.. Não estou a ver negado o acesso à informação e/ou liberdade de expressão.. é simplesmente um site que em nada contribui para o desenvolvimento do trabalho de uma câmara municipal.. se esse site fosse bloqueado na empresa onde trabalho achava perfeitamente natural..

sparkplug7
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 11 dezembro 2009 15:44

Mensagem por sparkplug7 »

Então diz lá onde trabalhas para eu falar com o departamento de informática ;)

Eu na minha não posso ir ao Travian... o que me aborreçe um pco, admito!

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

sparkplug7 Escreveu:Então diz lá onde trabalhas para eu falar com o departamento de informática ;)
Para quê? vais-lhes explicar o que é censura?..

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:
Ruizito Escreveu:Isto é a censura básica de quem pensa que é assim que se aumenta a produtividade.
Censura?.. Não estou a ver negado o acesso à informação e/ou liberdade de expressão.. é simplesmente um site que em nada contribui para o desenvolvimento do trabalho de uma câmara municipal.. se esse site fosse bloqueado na empresa onde trabalho achava perfeitamente natural..
Não se trata do Facebook, trata-se de uma questão de principio. Quem nunca utilizou o computador do trabalho para fins pessoais que atire a primeira pedra! Quem nunca utilizou o telefone do trabalho para chamadas pessoais que se acuse! Quem nunca foi à rua fumar o seu cigarrito, ao bar beber o seu café demorando mais do que devia, conversar com o colega no corredor, então que critique.
Como disse o dryden, se todos cumprissem os seus objectivos, isto passava a ser uma questão irrelevante.
Se no meu trabalho eu cumprir tudo o que tenho a fazer em menos uma hora do que o meu colega do lado, porque trabalho a um ritmo diferente do dele, porque raio não posso usar essa hora para desanuviar?
E já agora usar o Facebook é pior que ler os e-mails particulares, ler os jornais do dia ou ver o boletim meteorológico? Então toca a bloquear isso tudo, já agora acabar com a internet na CMC era o ideal...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Mas que questão de principio? Quem é que paga o ordenado? És tu que pagas à empresa para ires para lá ler os emails, ligares à tia ou jogares farmville? Se sim, tudo bem.. Se não, a entidade que te paga o ordenado tem o direito de definir a que sites de lazer os funcionários podem aceder..

Se todos cumprissem os seus objectivos, isto passava a ser uma questão irrelevante. Mas como não é isso que passa, a questão deixou de ser irrelevante e, como em muitas coisas na vida, por uns pagam outros..

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

Bem, eu estava a ser irónico quando disse que por causa de uma ficaram os outros sem facebook, até porque pessoalmente acho que também não se perde esse site estar bloqueado, não traz vantagem nenhuma para o trabalho, a não ser que seja um departamento de marketing e publicidade, já que é um bom meio para tal.
Acho que os argumentos que se estão a utilizar por causa de ser o momento de lazer da senhora não são de todo aceitáveis, porque provavelmente ela terá messenger também, por isso não precisa do facebook para falar com as amigas :)
Para acabar e em genero de resumo, este tipo de sites são uma mais valia dentro de alguns departamentos das empresas, mas noutros são autenticos queimadores de tempo e produtividade.

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

E já agora, novo desenvolvimento :)
justificações diferentes Facebook cortado (para alguns) na Câmara Municipal de Coimbra
Escrito por Ana Margalho (com Lusa)
justificações diferentes

Facebook cortado
(para alguns) na Câmara
Municipal de Coimbra

A Câmara Municipal de Coimbra tem o acesso dos computadores da autarquia cortado ao Facebook, apenas permitindo a «alguns sectores» do município, «onde se justifica», navegarem nesta rede social, confirmou ao Diário de Coimbra Isabel Azevedo, directora municipal de Administração e Finanças, responsável pela área de Informática e de Recursos Humanos.
A directora justifica esta medida, que diz estar implementada «há mais de mês e meio», com a necessidade de «aumentar a velocidade da net». «Foram tiradas algumas funcionalidades que punham em causa a largura da banda», afirmou a responsável. Uma explicação bem mais branda do que a dada ontem, à agência Lusa, por Carlos Encarnação que deixou claro que os computadores são para trabalhar «e não para satisfazer os interesses ou desejos dos funcionários».
«Os computadores da Câmara Municipal de Coimbra estão ao serviço público que é exercido pelos funcionários enquanto estão a trabalhar», afirmou o autarca – que também tem um perfil com o seu nome no Facebook –, adiantando que estes «podem fazer o que quiserem para fazer os seus interesses ou desejos», mas «enquanto estão ao serviço da Câmara, os computadores são para trabalhar». Aliás, Encarnação recorda que «já há uns anos, a Câmara suprimiu a ligação aos blogues».
A Rádio Renascença noticiou que na base da decisão esteve uma funcionária que foi apanhada a jogar o FarmVille, um popular jogo do Facebook que incentiva os utilizadores a cuidar de uma quinta. Encarnação remeteu quaisquer esclarecimentos sobre esta questão para o Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos, nomeadamente para João Paulo Barbosa de Melo.

Turismo e Comunicação
com acesso livre
Perante a indisponibilidade do vice-presidente da autarquia, Isabel Azevedo, em declarações ao Diário de Coimbra, embora admita que pudesse haver funcionários a aceder a este jogo durante o horário de trabalho, garantiu não ter conhecimento de nenhum que tenha sido apanhado a “cuidar da sua quinta” nas instalações e com computadores da autarquia.
A responsável afiançou ainda que «não foi este o motivo do corte» e que, ao contrário das informações que circulam acerca desta decisão da autarquia, «também não há qualquer processo disciplinar, aplicado a nenhum funcionário, por este motivo», esclareceu. «Sou responsável pelos Recursos Humanos. Se existisse, saberia», acrescentou Isabel Azevedo.
Até porque, de acordo com a directora municipal, «para além do Facebook, foram cortadas outras funcionalidades, como a rádio e a TV on-line que também contribuíam para a lentidão da net». A situação ter-se-á transformado de tal forma num «drama» que muitos funcionários «se chegaram a queixar» de que não conseguiam aceder a funcionalidades necessárias para o trabalho do município, como é o caso das «candidaturas ou a contratação pública», adiantou a responsável.
Mesmo concordando com Encarnação, de que os computadores da Câmara Municipal «são para trabalhar», Isabel Azevedo esclareceu que o corte do Facebook nem sequer foi «generalizado», uma vez que, por exemplo, «o sector do Turismo e o Gabinete de Comunicação da autarquia» têm acesso livre àquela rede social, «porque ele é necessário por questões de trabalho». «O corte aconteceu sempre que essa funcionalidade não faz falta para o trabalho dos funcionários», continuou, deixando claro que, apesar desta medida, há na Câmara de Coimbra «uma grande aposta na utilização das TIC [Tecnologias de Informação e Comunicação]. Estamos em fase de crescimento», rematou Isabel Azevedo.
Fonte

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

eu não condeno a decisão, e enquanto todos atiram pedras à CMC, eu considero que não foi de certeza uns 5 minutinhos que a senhora esteve no Farmville, e qualquer jogador de Farmville sabe muito bem que com 5 minutinhos não dá para fazer muito (sim também já andei nesse meio, fiz as contas ao tempo que perdia e desapareci da quinta).

Acho que esta decisão, vem de um conjunto de situações e abusos, e não por um singelo momento no Farmville.

Como já se disse atrás e muito bem, os computadores pertencem à CMC, logo esta tem controlo sobre estes, tal como o acesso à Internet que também pago pela CMC. E muito liberal é a CMC, há universidades onde as restrições são muito mais severas, onde centenas de sites são bloqueados, aplicações não podem ser instaladas.

E então, qual é o problema ?