A requalificação da beira rio não está garantida mesmo com o avanço do metro. Existem várias entidades envolvidas, todas a tentar empurrar umas para as outras. É quase certo que a Metro-Mondego não irá intervir na avenida Aeminium, limitando-se ao espaço da linha actual pouco mais. Quanto às Águas do Mondego, que em parceria com a metro irão instalar infra-estruturas nessa avenida, também estão a ver se se livram da requalificação da mesma. Resta a ARH, responsável pelo muro actual (bastante degradado), mas se depender dessa entidade nada será feito. O problema é que ninguém vai querer assumir a execução de um novo muro e arranjo da avenida numa extensão tão grande.bru_nex Escreveu: Em suma, num eventual cenário de adiamento da construção da Linha Amarela, só não me importarei se:
a) o programa de requalificação da Baixa e da Beira-Rio prosseguir;
Metro Mondego
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
DaniFR
- Lendário

- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Notícias Metro Mondego:
LANÇADO CONCURSO DE EMPREITADA ENTRE COIMBRA-B E PORTAGEM 19-04-2010
Foi já publicado em Diário da República o lançamento do concurso de empreitada de reabilitação das infra-estruturas do troço Coimbra-B - Portagem, referente à Linha Verde, integrada no âmbito das intervenções do Sistema de Mobilidade do Mondego. Este troço abrange uma extensão aproximada de 2239 metros.
Os trabalhos a realizar nesta empreitada consistem essencialmente numa nova plataforma de via, estabilização de taludes, obras de arte correntes, drenagem, caminho de cabos de sinalização e telecomunicações, alimentação de energia de tracção, sistema de alimentação a 750 V corrente contínua, assentamento de via Balastrada entre Coimbra B e a Estação de Padrão/Monte Formoso e assentamento de Via betonada entre Padrão/ Monte Formoso e Portagem.
A Via é dupla e a Norte de Coimbra B será construída uma zona de parqueamento com capacidade total para 11 veículos (5 linhas). Proceder-se-á também à execução das plataformas de passageiros, remodelação da zona envolvente das 5 Estações integradas neste troço (Aeminium/Loja do Cidadão, Arnado, Açude/Choupal, Padrão/Monte Formoso e Coimbra.
O contrato prevê um prazo de execução de 21 meses a partir da data da consignação. O prazo para apresentação de propostas termina a 21 de Junho de 2010.
JÁ É POSSÍVEL VER A IMAGEM QUE PROJECTA O METRO A PASSAR NA ENVOLVENTE AO HOTEL VILA GALÉ 14-04-2010
Encontram-se expostas numa montra do Espaço Metro, na Baixa de Coimbra, as imagens da estação Arnado, na zona envolvente à sede distrital da Segurança Social e dos hotéis Vila Galé e Dona Inês, junto à beira-rio, vislumbrando-se ao longe a Ponte do Açude. Algumas imagens estão também expostas no recém-inaugurado Hotel Vila Galé, dando a conhecer a requalificação urbana que vai suceder nesta zona.
-
userN
- Lendário

- Mensagens: 1264
- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Desde que metro não pare em Coimbra-B e daí siga para norte tantos kms como segue para Lousã tá tudo bem, é que já estou a ver que uns são filhos e outros enteados 
Temos uma excelente oportunidade de com o Metro finalmente ter uma Área Metropolitana de Coimbra, englobando desde Lousã, a Cantanhede, passando por outras localidades, claro que nada se faz de um dia para o outro, mas talvez seja oportuno desde já pensar no metro nesta perspectiva.
Temos uma excelente oportunidade de com o Metro finalmente ter uma Área Metropolitana de Coimbra, englobando desde Lousã, a Cantanhede, passando por outras localidades, claro que nada se faz de um dia para o outro, mas talvez seja oportuno desde já pensar no metro nesta perspectiva.
-
alforreca
- Novato

- Mensagens: 38
- Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 20:10
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Sim... Mas também não podemos confundir metro com linha suburbana. O metro nunca deveria ir até à Lousã. No entanto, compreendo isso em termos de comodidade. É a tal questão de não ser preciso sair do comboio para apanhar outro numa estação intermodal. Sim... Eu sei que em alguns casos isso vai acontecer. Mas vão continuar a haver comboios directos!userN Escreveu:Desde que metro não pare em Coimbra-B e daí siga para norte tantos kms como segue para Lousã tá tudo bem, é que já estou a ver que uns são filhos e outros enteados
Temos uma excelente oportunidade de com o Metro finalmente ter uma Área Metropolitana de Coimbra, englobando desde Lousã, a Cantanhede, passando por outras localidades, claro que nada se faz de um dia para o outro, mas talvez seja oportuno desde já pensar no metro nesta perspectiva.
-
userN
- Lendário

- Mensagens: 1264
- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Olha para o metro do porto, para mim é esse o caminho a seguir.bru_nex Escreveu:Sim... Mas também não podemos confundir metro com linha suburbana. O metro nunca deveria ir até à Lousã. No entanto, compreendo isso em termos de comodidade. É a tal questão de não ser preciso sair do comboio para apanhar outro numa estação intermodal. Sim... Eu sei que em alguns casos isso vai acontecer. Mas vão continuar a haver comboios directos!userN Escreveu:Desde que metro não pare em Coimbra-B e daí siga para norte tantos kms como segue para Lousã tá tudo bem, é que já estou a ver que uns são filhos e outros enteados
Temos uma excelente oportunidade de com o Metro finalmente ter uma Área Metropolitana de Coimbra, englobando desde Lousã, a Cantanhede, passando por outras localidades, claro que nada se faz de um dia para o outro, mas talvez seja oportuno desde já pensar no metro nesta perspectiva.
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
O metro do Porto anda em zonas, na maioria dos casos, urbanas. O metro do Porto nem é grande exemplo para este caso. Repara que o Porto tem uma rede de transportes suburbanos como Coimbra não tem! Ou seja, o metro complementa o trabalho dos suburbanos. Não podemos, em Coimbra, por falta de uma rede suburbana, transformar o metro numa ensalganhada de coisas que depois não dão em coisa nenhuma.
Metro em Coimbra (até à Adémia? Claro! Claro que sim!)
Suburbanos como os do Porto a fazer ligações FFoz - Coimbra; Aveiro - Coimbra; Pombal - Coimbra; etc. etc. Estas são linhas que já existem, é só alterar material circulante e criar a noção de rede. Ah, e os preços. Aveiro Coimbra a €5, não! O preço deve ser de €2,30 para haver justiça!Não podemos ter Aveiro - Porto a €2,15 e Aveiro - Coimbra a €5!
Metro em Coimbra (até à Adémia? Claro! Claro que sim!)
Suburbanos como os do Porto a fazer ligações FFoz - Coimbra; Aveiro - Coimbra; Pombal - Coimbra; etc. etc. Estas são linhas que já existem, é só alterar material circulante e criar a noção de rede. Ah, e os preços. Aveiro Coimbra a €5, não! O preço deve ser de €2,30 para haver justiça!Não podemos ter Aveiro - Porto a €2,15 e Aveiro - Coimbra a €5!
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
-
userN
- Lendário

- Mensagens: 1264
- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
Não vou ter esta discussão outra vez. Eu concordo com o metro. Embora possa admitir que a linha amarela seja adiada algum tempo, acho que a linha verde deve ficar a funcionar o mais rapidamente possível.
Sinceramente,. não vou ter esta discussão outra vez. Estamos a ter a mesma conversa que tivemos a algum tempo atrás.
A minha opinião quando à electrificação da linha e essas coisas todas está aqui:
viewtopic.php?t=191&postdays=0&postorder=asc&start=795
Sinceramente,. não vou ter esta discussão outra vez. Estamos a ter a mesma conversa que tivemos a algum tempo atrás.
A minha opinião quando à electrificação da linha e essas coisas todas está aqui:
viewtopic.php?t=191&postdays=0&postorder=asc&start=795
-
Ruizito
- Lendário

- Mensagens: 1035
- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
userN
- Lendário

- Mensagens: 1264
- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
Eu concordo.Ruizito Escreveu:Bem daqui a pouco vão dizer que o metro é um erro e que se devia era ter apostado na requalificação da linha da Lousã transformando-a numa suburbana como deve ser... onde é que eu já ouvi isto?
Ah é verdade, foi o que sempre defendi aqui neste fórum e com o qual parece que ninguém concordou...
O metro não é preciso, agora se o metro servir para o que referi no meu post anterior aí já tudo bem!
De resto...
-
daniel322
- Lendário

- Mensagens: 3525
- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25


