TGV - Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:
bru_nex Escreveu:Acho que não. O que acho que acontece e que o traçado português vai ter uma velocidade inferior ao traçado transiberico.

Quanto a estação nova, acabei de sair da CMC e posso dizer que gostei muito do que vi. Há ali poenores que estão altamente. Outros que não sei como funcionarao depois, mas a ver vamos. De qqr forma, a maqueta que esta na CMC e uma maqueta geral da cidade. Isto quer dizer que estão marcadas as ruas a pedonalizar, a intervenção das ruas com o Metro Mondego, a cnstrucao de edifícios na baixa e toda a envolvente a nova gare (linhas, urbanizações, túnel TGV, hotel, arena, etc.). Esta também representada a nova ponte pedonal e a nova ponte dedicada ao IC2. Estou no telemóvel pelo que não posso disponibilizar as fotos que estão na máquina fotográfica mas assim que chegar a casa trato disso.

De qualquer forma, recomendo que passem por lá porque há milhentos pormenores que as fotos não mostrarao.
Eu estive 45m a olhar para a maqueta a ver tudo ao pormenor.

Nova casa do sal, novas construções, alterações na rede viária, metro, etc. Esta tudo lá.
Tenho de arranjar maneira de para a semana dar lá um pulo :)

Em relação ao tgv ser de velocidade inferior ao resto... Enfim... Já não vale a pena dizer nada, já vou tarde B)
Também tenho de lá ir ver. Agora fiquei curioso.

Steve
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 15 abril 2010 16:46

Mensagem por Steve »

Obrigado pelo esclarecimento. Parece que há muito mesmo a fazer. Soa a mais um projecto que a ser concluido, vai ser fora do prazo

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Quanto a prazos, a estação fica pronta em 2016. A restante envolvente vai demorar uns 10 anos a construir, segundo disse o presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
Para mim ficava feliz se em 2020 estivesse tudo pronto a tempo de Coimbra Capital Europeia da Cultura.

Steve
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Steve »

As obras são capazes de causar um bocado de transtorno, mas acho que vai valer a pena

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Repara que aqui há a junção de 4 entidades:
RAVE / REFER (no que toca a todo o processo relacionado com a estação nova)
METRO MONDEGO (linhas de metro)
CMC (arranjo urbano, construção de novas avenidas, etc.)
GOVERNO (construção na nova ponte e demolição do actual viaduto do IC2 sobre a Casa do Sal)

Isto vai atrasar o projecto, obviamente.
É uma obra de fundo que vai mudar a imagem de vários quilómetros e, por isso, concordo contigo... a espera valerá a pena!

Subbuteiro
Regular
Regular
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Bru_nex,

na foto 8 tens a indicação "Rua Nova", mas ela já existe e chama-se Travessa dos Oleiros ou Rua do Cais da Estação. Ela morre é no estacionamento traseiro dos CTT da Fernão Magalhães, mas de nova não tem nada...

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Boas fotos, parece em grande, a ver vamos!

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Peço desculpa por ir fazer um pouco de off-topic, mas não posso deixar de dizer que hoje tinha viagem marcada no alfa-pendular às 8h44m e saí de coimbra cerca das 9h20, resta dizer que cheguei a porto-campanha com 45min de atraso, tinha tudo planeado com um timming; acabou por não ser assim tão grave pois existiu compreensão por parte das pessoas com quem eu tinha compromissos marcados. Não existiu qualquer tipo de explicação pela parte da CP...

Steve
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Steve »

Bem....há quem ande na autoestrada mais rápido :)

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Steve Escreveu:Bem....há quem ande na autoestrada mais rápido :)
hmm :?:

Steve
Iniciado
Iniciado

Mensagem por Steve »

userN Escreveu:
Steve Escreveu:Bem....há quem ande na autoestrada mais rápido :)
hmm :?:
sitio errado da minha mensagem. enganei-me

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

userN Escreveu:Peço desculpa por ir fazer um pouco de off-topic, mas não posso deixar de dizer que hoje tinha viagem marcada no alfa-pendular às 8h44m e saí de coimbra cerca das 9h20, resta dizer que cheguei a porto-campanha com 45min de atraso, tinha tudo planeado com um timming; acabou por não ser assim tão grave pois existiu compreensão por parte das pessoas com quem eu tinha compromissos marcados. Não existiu qualquer tipo de explicação pela parte da CP...
Talvez o atraso esteja relacionado com o problema de não haver aviões e andarem a usar comboios como alternativa...

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Mias um offtopic: A CP pos hoje a circular um comboio internacional que tinha sido desactiva há uns meses. A CP actualizou o material circulante antigo (400 lugares) para um novo comboio com 160 lugares! Conclusão: graças à nuvem do vulcão islandês o comboio voltou à vida!

Eu só tenho pena é que a CP não tenha dado uma resposta mais pronta. Podia ter encaixado muito mais dinheiro do que vai encaixar. Era uma oportunidade de lucrar muito mais.

Também achei curiosa a opinião do presidente da Edisoft: 'Não acreditava que isto [encerramento do espaço aéreo europeu] fosse possível. Eu era contra e agora sou a favor do TGV'. Isto porque este senhor passou 20 horas num carro entre Praga e Barcelona.

Isto deixou-me a pensar numa coisa: muitas vezes, as pessoas que são a favor ou contra nem sequer sabem do que falam. Este senhor estava habituado a alapar o rabiosque no aviãozinho e agora percebeu que se tivesse TGV podia ter feito a viagem muito mais confortavelmente. Parece um argumento um bocado mesquinho e egoísta.
Atenção que eu não estou a discutir se o TGV se deve fazer ou não. Mas achei curioso: como ando sempre de avião, sou contra o TGV; como um dia os aviões não puderam sair do aeroporto e eu andei 20 horas num carro, já sou a favor do TGV!

userN
Lendário
Lendário

Mensagem por userN »

Brunex eu em Coimbra-B ontem estive a falar com um eng da CP que vinha de Amesterdão e era ele prórpio que já estava a tratar do tal novo comboio que ia ser com carruagens sem cama mas o o que interessava era haver comboio e pronto; lá me esteve a contar todas as peripécias pelas quais passou desde Amesterdão até Coimbra-b...

Em relação ao TGV, bem ias de Coimbra a Madrid e paravas nesse mesmo local salvo erro, para mim o TGV não é necessário no nosso país bastava que o alfa andasse à velocidade devida, que o sistema pendular funcionasse, etc.
Agora devia sim existir uma aposta na ferrovia como deve ser em ligação a Espanha...