TGV - Coimbra

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userN
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Mensagem por userN »

Pombal!?

Este mundo tá louco!!!!

Por tudo e mais um par de botas, Coimbra faz muito mais sentido :!:

Portanto a nova estação intermodal é para 2017/2018 :roll:

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

Mas donde veio essa história de Pombal?
Sempre esteve prevista uma estação em Coimbra, incluindo na AIA que há uns dois meses foi tornada pública, como é que agora vem essa questão de que era Pombal?

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

Eu acho que não é bem isso que está em causa. O que isto significa é que o TGV vai ser dividido em troços. Lisboa - Pombal e Pombal - Porto. O que vai acontecer é que o troço vai ser Lisboa - Coimbra e Coimbra - Porto. Acho que é simplesmente isto.

daniel322
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Mensagem por daniel322 »

bru_nex Escreveu:O que isto significa é que o TGV vai ser dividido em troços. Lisboa - Pombal e Pombal - Porto. O que vai acontecer é que o troço vai ser Lisboa - Coimbra e Coimbra - Porto.
Exactamente.. também me enganei quando li a notícia pela 1ª vez, pois a mesma está errada..
A notícia está factualmente errada (fala em estações...) e muito confusa embora vagamente se perceba o que quer dizer.

Para efeitos das PPP a linha Lisboa-Porto está dividida em dois troços: Lisboa-Pombal e Pombal-Porto. O que esta notícia vem dizer é que deixa de ser dividida desta forma e passa a ser dividida em Lisboa-Coimbra e Coimbra-Porto, havendo uma PPP para cada um. Nada tem a ver com as estações do troço esta divisão, apenas com as PPP a lançar.

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

No entanto, não deixam de ser boas notícias para Coimbra já que a estação nova fica assim incluída logo no primeiro troço.

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userN
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Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:No entanto, não deixam de ser boas notícias para Coimbra já que a estação nova fica assim incluída logo no primeiro troço.
Tu ainda sonhas com o TGV para que ano mesmo!?

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Ruizito
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Mensagem por Ruizito »

... a prova de que uma notícia mal escrita pode armar muita confusão... l

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

userN Escreveu:
bru_nex Escreveu:No entanto, não deixam de ser boas notícias para Coimbra já que a estação nova fica assim incluída logo no primeiro troço.
Tu ainda sonhas com o TGV para que ano mesmo!?
Aonde é que eu disse que a estação ia ficar feita este ano?


Deves ter feito ai alguma confusão.

No máximo, estar incluída no primeiro troço significa que será iniciada a sua construção em 2013, já que o projecto foi atrasado 2 anos. Mas eu nunca disse nada disso.

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userN
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Mensagem por userN »

bru_nex Escreveu:
userN Escreveu:
bru_nex Escreveu:No entanto, não deixam de ser boas notícias para Coimbra já que a estação nova fica assim incluída logo no primeiro troço.
Tu ainda sonhas com o TGV para que ano mesmo!?
Aonde é que eu disse que a estação ia ficar feita este ano?


Deves ter feito ai alguma confusão.

No máximo, estar incluída no primeiro troço significa que será iniciada a sua construção em 2013, já que o projecto foi atrasado 2 anos. Mas eu nunca disse nada disso.
Até lá continuamos com uma estação podre quando a maioria das estações foram entretanto renovadas.

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

O problema, volto a dizer, é de planeamento. Porque se estivesse tudo planeado, a estação já se podia começar a construir. Está a atrasar-se não só a estação como o arranjo de toda a área entre a Portegem e o Loreto.

Não acho que seja preciso se começar a construir o TGV para se poder começar a construir a estação.
De qualquer forma, acho que é melhor esperar para ter uma verdadeira Gare Intermodal do que depois ter duas estações de comboios (uma convencional, outra de TGV).

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:Até lá continuamos com uma estação podre quando a maioria das estações foram entretanto renovadas.
Preferes ter a estação de Coimbra-B remodelada agora, ou esperar uns anos e teres uma estação nova. Se escolheres a primeira, a segunda deixa de ser possível, é que o dinheiro só vem uma vez. Isto não é lisboa, em que há sempre dinheiro para tudo.
bru_nex Escreveu:De qualquer forma, acho que é melhor esperar para ter uma verdadeira Gare Intermodal do que depois ter duas estações de comboios (uma convencional, outra de TGV).
Concordo.

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userN
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Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
userN Escreveu:Até lá continuamos com uma estação podre quando a maioria das estações foram entretanto renovadas.
Preferes ter a estação de Coimbra-B remodelada agora, ou esperar uns anos e teres uma estação nova. Se escolheres a primeira, a segunda deixa de ser possível, é que o dinheiro só vem uma vez. Isto não é lisboa, em que há sempre dinheiro para tudo.
bru_nex Escreveu:De qualquer forma, acho que é melhor esperar para ter uma verdadeira Gare Intermodal do que depois ter duas estações de comboios (uma convencional, outra de TGV).
Concordo.
Prefiro que como em todo lado a estação tivesse sido remodelada a tempo e horas como 90% das estações de referência e agora não estar dependente dos humores e de outras coisas do sr. sócrates para saber ou não se nos próximos 10 anos teremos uma estação decente.

Se vocês acreditam que iremos ter uma estação nova sem TGV, se acreditam que neste momento a intermodal consegue ser independente deste projecto, é a vossa respeitável opinião; a minha é a contrária tão respeitável como a vossa.

Mas como sempre volto a referir, espero estar enganado :!:

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

coimbra

Nova Estação de comboios
a funcionar no final de 2015

O concurso para a parceria público-privada com vista à construção do troço do TGV Lisboa/Coimbra, que contempla a nova Estação Central, vai ser lançado no final deste ano, anunciou ontem António Laranjo, administrador da RAVE (Rede de Alta Velocidade), no final de uma reunião na Câmara Municipal de Coimbra.

De acordo com os prazos definidos pelo Governo, mesmo com adiamento da linha Lisboa/Porto anunciada pelo Governo, o Interface Modal, que substitui a Estação Velha (Coimbra-B), deverá estar a funcionar cinco anos depois do lançamento do concurso, ou seja, no final de 2015, integrado numa estratégia com um plano de urbanização, assinado pelo arquitecto espanhol Juan Busquets, que vai transformar a entrada poente da cidade.

A maqueta com as transformações previstas está montada no átrio dos Paços do Concelho para quem quiser ver de perto como vai ficar aquela que Busquets define como «a estação mais verde de Portugal», beneficiando da proximidade da Mata do Choupal e até do rio Mondego. «É funcional e muito bonita», explicou o arquitecto, certo que Coimbra tem potencialidades para ser uma espécie de Montpellier, uma referência nesta matéria.

A solução apresentada por Juan Busquets – autor do anterior projecto da gare intermodal e da requalificação da zona ribeirinha, no âmbito das “Estações com Vida” – prevê o atravessamento do rio Mondego em túnel, a hipótese preferida pela RAVE e pelo município de Coimbra, no entanto, é passível de transformação, não inviabilizando nada do que é sugerido. Recorde-se que estudo prévio indica também a possibilidade de construção de um viaduto, mas, segundo António Laranjo, só em Maio a Agência Portuguesa de Ambiente vai revelar o resultado do Estudo de Impacte Ambiental, indicando qual das possibilidades é para avançar.

No final da reunião com o arquitecto, o representante da RAVE e outros parceiros, João Paulo Barbosa de Melo, vice-presidente da autarquia, lembrou que a estação e o plano de urbanização envolvente são «projectos estruturantes» para Coimbra, que vão «mudar radicalmente a face da cidade», como tal, olhar a estação apenas como um espaço ferroviário «é demasiado limitador», completou António Laranjo.

Prevê-se que esta nova centralidade sirva, de igual modo, para desenvolver a actividade económica, como demonstra a construção de edifícios destinados a serviços, escritórios, um hotel e um pavilhão. Tudo isto poderá surgir em prédios de vários andares, com miradouro com vista sobre a cidade ou em edifícios com menos altura, adiantou Juan Busquets.

Na notícia ontem publicada no Diário de Coimbra, é mencionado o nome de Carlos Fernandes como o administrador da RAVE presente na Câmara Municipal, no entanto, António Laranjo foi o representante da Rede de Alta Velocidade nesta deslocação a Coimbra.


DIÁRIO DE COIMBRA

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bru_nex
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Mensagem por bru_nex »

PROJECTO - Concurso público deve ser lançado até ao final deste ano
Coimbra C será a estação mais verde de Portugal

A nova estação intermodal entrará em funcionamento cinco anos depois de lançado o concurso público da parceria público-privada para a linha TGV Lisboa-Coimbra.

A RAVE – empresa pública que coordena a implantação da rede ferroviária de alta velocidade no nosso país – não quis adiantar datas para que a cidade venha a dispor o que foi chamado da estação Coimbra C.
Localizada a 800 metros, a Norte, de Coimbra B, a nova estação foi desenhada pelo arquitecto Juan Busquets, a quem coube ainda a realização do Plano de Urbanização daquela zona. O projecto, em formato de maquete, já se encontra exposto no hall da Câmara Municipal, tendo o catalão participado ontem numa reunião com diversas entidades, onde deu a conhecer os contornos do projecto previsto para aquele vale junto ao Choupal.
A Mata Nacional foi um elemento fundamental nas escolhas de Busquets que, desta forma, pensou a nova estrutura de forma a que, depois de pronta, seja a “estação mais verde de Portugal”. Olhando para o desenho, é possível ver o cuidado que o arquitecto teve em que a nova estação estivesse em harmonia com o vale que dali se vai poder avistar. Como tal, e para além dos edifícios de apoio, está prevista a construção de quatro edifícios com o máximo de 12 pisos. Um deles, de acordo com o arquitecto, será usado para um hotel.
O vice-presidente da Câmara de Coimbra, João Paulo Barbosa de Melo referiu que aquele é um projecto “que vai mudar radicalmente a face da cidade” e que, acredita, a transfigurará “do ponto de vista económico”, como aconteceu noutras cidades europeias onde passou a existir a alta velocidade.
Busquets comparou mesmo Coimbra a Montpellier, onde a chegada do TGV permitiu criar um conjunto de empresas que beneficiaram deste meio de transpor

DIÁRIO AS BEIRAS

DaniFR
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Mensagem por DaniFR »

Vai valer a pena esperar para termos uma estação em condições e funcional.