
«Chama-se “Tuk-Tuk” e será uma espécie de prenda que a OdaBarca dará, no Dia da Cidade, a Coimbra, uma vez que, a partir de 4 de Julho, irá começar a circular pelos principais espaços turísticos da cidade, transportando turistas e outras pessoas que queiram experimentar aquele que é um dos veículos mais famosos do mundo oriental, especialmente da Tailândia, mas também já utilizado em alguns países da América Latina.
Este veículo, uma espécie de táxi “arejado” com três rodas e com capacidade para sete pessoas, foi adquirido no início do ano pela empresa que também explora o barco Basófias e deverá chegar a Coimbra lá para o mês de Junho, vindo da Tailândia, para depois “passear” pela cidade, ou através percurso pré-definido (que chega aos espaços mais emblemáticos) numa viagem que dura cerca de 45 minutos, ou em passeios personalizados.
Para já a Odarbarca apenas adquiriu um veículo, num investimento que ronda os 10 mil euros, mas se o projecto vingar e o “Tuk-Tuk” agradar a turistas e conimbricenses, há a intenção de encomendar mais duas viaturas do género, conforme confirmou ao Diário de Coimbra João Madeira, presidente do Conselho de Administração da Odabarca, que acredita no sucesso desta aposta e no seu crescimento já no próximo ano de 2011.
«É um risco controlado, por isso, preferimos apenas encomendar um veículo», explicou o responsável, admitindo antecipar a aquisição de outros “Tuk-Tuk” se os passeios turísticos vierem a ter aceitação. Para já, a expectativa é grande, até porque, como garantiu João Madeira, «muitas agências de viagens nos perguntam onde podem levar mais o turista de Coimbra, para além do Basófias».
O responsável prefere, para já, não falar em tarifários, mas adianta que poderá vir a haver descontos para quem adquire, em simultâneo, o bilhete do “Basófias” e do “Tuk-Tuk”. Este veículo, que partirá da Portagem e se prevê que circule por espaços como a Baixa e a Alta de Coimbra, o Jardim Botânico e o Penedo da Saudade e que terá paragem no miradouro de Santa Clara e no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, promete, para além de ser mais um atractivo turístico para Coimbra, dar à cidade um toque oriental.»
diariocoimbra
Tá giro



