Praxe criativa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
ppires
Estreante
Estreante
Registado: terça-feira, 21 julho 2009 11:28

Mensagem por ppires »

Carol Escreveu:
Mariana.Valquaresma Escreveu:Os doutores da UC podem praxar os caloiros do IPC?
E mesmo dentro da UC e do IPC qualquer doutor pode praxar os caloiros? Mesmo sendo de faculdades e cursos diferentes?
Sim, dentro da UC, qualquer doutor pode praxar qualquer caloiro.
Quanto a doutores da UC praxarem do IPC e vice-versa acho que já não, mas não tenho a certeza..
Só para te esclarecer: isso de os da UC praxarem os do IPC depende se o código da praxe de cada escola e instituto o permite. Por exemplo: sei que os alunos da Escola Superior de Educação e os da Escola Superior Agrária só podem ser praxados por alunos da respectiva escola, ou então com consentimento de um aluno da escola. E de não esquecer que a praxe é sempre dentro do limite das escolas.

Kinski
Novato
Novato
Registado: quinta-feira, 26 março 2009 19:43

Mensagem por Kinski »

duffy Escreveu:
Kinski Escreveu:Estudo biologiam, :)

@
Tambem vi muitas páginas e poucas coisas.. Gostaria de fazer uma espécie de vídeo de promoção de praxe ao final do ano, mas infelizmente a praxe não pode ser filmada...

Esta semana mete-mos caloiros a darem 10 voltas com a cabeça baixa, depois tinham de correr em direcção a uma garrafa e chuta-la... mas infelizmente um magoou-se.

Sim, mas vão dando ideias, tambem gostaria de aplicar :)

Podia-mos fazer um tópico de partilha de canções tambem que acham?
Só agora é que vi isto... e se em vez de andares a praxar, tivesses umas aulitas extra de português? :wink:
Peço perdão minha majestade, por partilhar ideias, e dizer tudo o que acho e penso sobre a praxe. Admito que não escrevi isto nas melhores, ou mesmo próprias condições, pois estava com pressa e só agora é que voltei a ter internet.

E tu em vez de te armares em carapau de corrida, porque é que não dás ideias?

Porquê? Porque nos tempos que correm eu vejo os caloiros de medicina a cantarem e a ficarem de quatro, isto não é excepção para os caloiros de direito, de letras, de farmácia, etc. Com tanta gente criativa que por aí anda e ninguém tem ideias, ninguém sabe fazer nada, são sempre as mesmas coisas, sempre as mesmas chochadas.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

sim, realmente correr de cabeça baixa é uma ideia super criativa e muito melhor do que por os caloiros a cantar!

Não ponho de quatro as minhas caloiras e não as ponho a fazer nada que seja humilhante.
Fazemos jogos tipo macaquinho do chines, matar formigas de forma especial, perguntas sobre coisas estupidas e afins.

e o duffy não estava a criticar a tua opinião, apenas apontou o erro, se a forma foi a mais correcta isso depende de cada um..

Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

Se querem meter os caloiros de cabeça para baixo armados em planeta terra no seu movimento de rotação ao menos que façam algo mais seguro, como Boling Humano... Ai pelo menos é mais fácil acertar e sempre tem os colegas para agarrarem nele...

birimbau1967
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 29 março 2010 20:33

Mensagem por birimbau1967 »

Vi ai nas primeiras pagínas do topico a falar da praxe da laranja, iogurte, ovo... Em que e que consistem? Sou doutor no Porto e gostava de saber novas ideias...

Minnie
Regular
Regular
Registado: sábado, 16 janeiro 2010 20:05

Mensagem por Minnie »

birimbau1967 Escreveu:Vi ai nas primeiras pagínas do topico a falar da praxe da laranja, iogurte, ovo... Em que e que consistem? Sou doutor no Porto e gostava de saber novas ideias...
No meu caso, por exemplo, da laranja nunca ouvi nada, mas maçãs e bananas já: consiste em depois do almoço, colocares dois caloiros frente a frente a comer uma maçã ou banana, até se tocarem (ou não) com as bocas... x) A do iogurte ou da musse de chocolate, é colocares uma venda nos dois caloiros e dares indicações a um deles para acertar com o iogurte ou musse na boca do outro, mas com indicações erradas... (se é que entendes).

The end :D

Byssa
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 abril 2010 17:44

Mensagem por Byssa »

Contar o que fazem ou deixam de fazer na praxe :roll:

E esclarecendo uma dúvida lá em cima sobre quem pode praxar quem: doutores na UC só praxam na UC. Doutores no IPC só praxam no IPC, mesmo que se guiem pelo codigo da UC.

Jimmy
Experiente
Experiente

Mensagem por Jimmy »

Byssa e mesmo dentro do IPC tantos são aqueles que dividem a 'praxe' pelos vários Institutos/Escolas. Não consideraria que o IPC tem um só código.

Com o devido respeito aquilo é a real confusão :?

Byssa
Experiente
Experiente

Mensagem por Byssa »

Claro que não. Estava só a esclarecer que IPC nunca pode ser praxado por UC e vice-versa. :wink:
Aliás, dentro do mesmo instituto deve haver quem só pode praxar caloiros do mesmo curso. Depois ha os códigos específicos de cada instituto, a Agrária é um exemplo. Já dentro da UC, pode e deve praxar caloiros de qualquer curso.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43

Mensagem por NunoRVicente »

Deviam era juntar tudo numa academia só. Quero eu dizer com isto, que tudo devia seguir o mesmo. Assim sim, faziam-se grandes praxes, grandes trupes, grandes festas, e menos intrigas...
Estas disputas começam a deitar um bocado a baixo a imagem da PRAXE de Coimbra.

Byssa
Experiente
Experiente

Mensagem por Byssa »

Isso é um bocado difícil. Tinha-se que uniformizar muita coisa, nomeadamente o traje. É justo que haja a separação pela linha imaginaria IPC-UC, afinal de contas é só a eles que o código de PRAXE diz respeito. Para alem disso, ha mais tradição para além da da Universidade de Coimbra e ha também quem não queira abdicar disso.
Nós ainda não estamos muito mal, na UP, por exemplo, se não é um código para cada faculdade é quase isso... já para não dizer que dentro da mesma instituição só se pode praxar o próprio curso.

Jimmy
Experiente
Experiente

Mensagem por Jimmy »

A UP está uniformalizada na Associação de Estudantes. Não tenho a certeza mas até a Universidade pode praxar Politécnico e vice versa.
Deste ponto não tenho a certeza, mas que cada faculdade pode praxar qualquer outra isso posso-te garantir com toda a certeza. Eles possuem é as Comissões de Praxe, o que torna a praxe deles algo diferente da nossa. Pessoalmente concordo com CP's.

Juntar tudo IPC e UC seria muito problemático, então incluir a Agrária no lote seria ainda mais difícil. Nenhuma delas está disposta a ceder, a UC conta com a história do lado dela, é somente a Academia mais velha e prestigiada do país tendo, quanto muito, como rival a UP.

Pessoalmente não acredito muito que algum dia se junte.

Byssa posso estar em erro mas creio que salvo algumas excepções, todas as instituições de Ensino Superior em Coimbra têm como traje o Traje Nacional.

Byssa
Experiente
Experiente

Mensagem por Byssa »

Jimmy Escreveu:A UP está uniformalizada na Associação de Estudantes. Não tenho a certeza mas até a Universidade pode praxar Politécnico e vice versa.
Deste ponto não tenho a certeza, mas que cada faculdade pode praxar qualquer outra isso posso-te garantir com toda a certeza. Eles possuem é as Comissões de Praxe, o que torna a praxe deles algo diferente da nossa. Pessoalmente concordo com CP's.
UP a praxar IPP e vice-versa duvido, mas não tenho a certeza. Se no ISEP eles só podem praxar e ser praxados pelo próprio curso...
Se dentro da UP se podem praxar uns aos outros não sei, o que sei é que as regras dentro de cada faculdade são diferentes em todas elas - talvez porque não tenham um Código de PRAXE em papel e universal.
Ter CP tem vantagens e desvantagens. A vantagem é que há pessoas que se dedicam a organizar e a levar a cabo praxes organizadas para os caloiros, entre outras.
A desvantagem é que os da CP acabam por ser os únicos a praxar e o facto de existir uma "classe" dentro dos Doutores vai contra o código PRAXE - já existe uma hierarquia, não precisamos de mais.
Jimmy Escreveu: Byssa posso estar em erro mas creio que salvo algumas excepções, todas as instituições de Ensino Superior em Coimbra têm como traje o Traje Nacional.
Quando me referi ao traje era somente ao facto de nuns sítios se poder usar o colete feminino e noutros não. Acho que só a agrária tem traje diferente.
Se ja dentro da universidade é uma guerra por causa do colete, não fazia sentido fazermos todos parte da mesma académica e cada instituição ter regras próprias.

NunoRVicente
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 05 abril 2010 2:43

Mensagem por NunoRVicente »

Byssa, enganas-te e muito.

Em primeiro lugar, no porto não existe uma associação mas sim uma federação, a FAP. A FAP tem objectivos idênticos aos da AAC, com a diferença de que, sendo uma federação, engloba várias associações.

Em segundo lugar, só pertence à FAP quem assim a FAP considerar, nisto quero dizer que é preciso cumprir uma série de coisas, e uma delas é respeitar a PRAXE do Porto.

Em terceiro lugar, a PRAXE do Porto é igual em todos os institutos da UP e do IPP. A grande diferença que nos distingue, é que cada instituto tem uma comissão de PRAXE, cuja comissão é "liderada" por um DUX, o que atribui a essa comissão algum poder de praxe no instituto. Segundo o que eu sei (e digo isto porque tenho bastantes amigos que estudam no porto em diferentes institutos) é "politicamente correcto" pedir autorização a alguém da comissão de praxe de um instituto diferente para poder praxar lá.

Por fim, devido ao facto de todos os institutos terem um DUX, faz com que a praxe não seja por curso mas sim por instituto, embora haja (como é óbvio) aquela "disputa" entre cursos. Ao contrário do nosso conselho de Veteranos, onde qualquer veterano da UC tem o direito de participar, lá apenas existe um concelho cujos DUX's dos institutos participam e elegem um órgão máximo que, se não estou em erro, se chama REX. É ali que se discute a PRAXE do Porto e que se alteram leis etc..

Quando falei em uniformizar os institutos, de longe que quis dizer que isto teria de ficar igual ao Porto. Não fazia nenhum sentido e ia contra tudo aquilo que criamos ao longo de séculos. A única coisa que eu quis dizer com isto foi que há muitos institutos que "copiam" o que é nosso e deturpam, e que no fim querem participar em tudo de maneira igual aos estudantes da UC. Quem não quer seguir o nosso código pois também não é justo que queira participar em, Cortejos, etc etc.

Jimmy
Experiente
Experiente

Mensagem por Jimmy »

Ao unir as instituições se tal algum dia vier a acontecer, o que permite-me dizer duvido muito, vai haver muita confusão por uma simples razão a UC e a AAC terão 'obrigatoriamente' de ter uma posição de força nessa União ou simplesmente não irão ver vantagens nela.