TGV - Coimbra
-
bru_nex
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
-
userN
- Lendário

- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
Então também atiro uma pedra
pois continuo sem ver onde é que está o grande entrave.. a estação intermodal e o desvio da linha podem ambos ser construídos, e serão, sem colocar em causa as ligações que transitam na Linha do Norte, tal como aconteceu no Oriente, em Aveiro, em Espinho, etc.. Da mesma forma que hoje em dia se alarga uma A1 também se "alarga" uma linha férrea sem causar a sua paralisação, tudo isso é pensado e, do meu ponto de vista, não acho que tal seja sequer uma preocupação grave para os engenheiros da Refer..
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
A questão não é saber se é complicado fazer a obra ou não. Apenas levantei a questão porque estavam aqui a defender a construção de uma nova estação que servisse as duas linhas (a do Norte e a de alta velocidade) e eu só vim lembrar que não é assim tão simples como isso, não basta construir a estação e pronto, existem outras obras acessórias que têm de ser feitas.
PS: E não se trata de alargar a via férrea, mas sim de construir uma completamente nova, num corredor totalmente diferente, em cerca de 1.5 Km.
PS: E não se trata de alargar a via férrea, mas sim de construir uma completamente nova, num corredor totalmente diferente, em cerca de 1.5 Km.
-
daniel322
- Lendário

por isso é que coloquei as aspas.....
continuo a achar que é bastante simples e não vejo problemas de maior, mas aqui já estou a entrar no campo da opinião pessoal.. aliás, segundo o que tenho discutido com colegas especializados em ferrovia (que não é a minha área) até se torna mais simples a construção ao lado da linha do que as anteriores hipóteses: requalificação de Coimbra-B e construção no canal actual..
continuo a achar que é bastante simples e não vejo problemas de maior, mas aqui já estou a entrar no campo da opinião pessoal.. aliás, segundo o que tenho discutido com colegas especializados em ferrovia (que não é a minha área) até se torna mais simples a construção ao lado da linha do que as anteriores hipóteses: requalificação de Coimbra-B e construção no canal actual..
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
-
Ruizito
- Lendário

Não me parece que alguém tenha posto nenhum problema de ordem técnica (embora eles existam e são muitos). Estava-se aqui a discutir se valeria a pena remodelar Coimbra B ou construir a nova estação. Houve alguns foristas que defenderam a construção da nova estação (como se só por si fosse suficiente), eu apenas vim lembrar que isso só não chega, não estava a por problema nenhum.DaniFR Escreveu:Eu também não estou ver problema nenhum em desviarem a linha do norte para construírem a nova estação. Alguns de vocês estão a por problemas onde eles não existem.
Agora é bom não esquecer que esta construção da estação e o desvio da linha têm um custo considerável, e uma vez que o troço do TGV Lisboa-Porto provavelmente ficará em stand by por tempo indeterminado, não me parece que o governo esteja disposto a este investimento. Provavelmente irá achar que sem o TGV não vale a pena fazer obra nenhuma.
-
bru_nex
- Experiente

O meu comentário foi meramente relacionado com a questão financeira da obra. Como todos os problemas que sabem que o país está a ter, não sei se a construção deste desvio será tido em conta. E como o Governo está em Lisboa e não em Coimbra, tenho medo que a obra fique adiada à conta disso. Porque nada disso é um impedimento à construção da nova estação.
-
daniel322
- Lendário

Se bem me lembro estava-se, entre outras coisas, a discutir a compatibilidade entre a construção da nova estação conjuntamente com a utilização em pleno da estação actual. Ainda não vi quais os muitos problemas de ordem técnica, que sejam realmente relevantes..Ruizito Escreveu:Estava-se aqui a discutir se valeria a pena remodelar Coimbra B ou construir a nova estação.
Então aì as autoridades locais teriam de se mexer e reclamar pois essa obra, para além de por diversas vezes prometida, já foi feita em várias localidades (como por exemplo Lisboa, Porto, Aveiro, Espinho e Braga) e seria um tratamento desigual. É que convém relembrar que Coimbra está no século XXI com uma estação, sem exagero, de séc. XIX..Ruizito Escreveu:Provavelmente irá achar que sem o TGV não vale a pena fazer obra nenhuma.
-
Ruizito
- Lendário

Não estava não. Isso já foi um desenvolvimento à discussão inicial...daniel322 Escreveu:Se bem me lembro estava-se, entre outras coisas, a discutir a compatibilidade entre a construção da nova estação conjuntamente com a utilização em pleno da estação actual.
A questão não é essa, obviamente que isso é tudo verdade, mas o problema é outro. Nos custos do TGV estão incluídas muitas coisas, não é só a construção da linha de alta velocidade. Incluem-se todos os trabalhos acessórios onde se enquadra a construção da estação de Coimbra, o desvio da linha do Norte, as expropriações do novo canal a utilizar, a rede viária anexa e por aí fora. Por isso é que eu referi a questão do eventual desinteresse do governo. Se fosse só construir a estação era uma coisa, mas o investimento terá de ser muito superior por causa do tal desvio referido), e ficando o TGV em "stand by" não estou a ver o governo a gastar dinheiro com esses trabalhos todos para uma futura linha de alta velocidade que não se sabe se alguma vez chegará a ser feita.daniel322 Escreveu:Então aì as autoridades locais teriam de se mexer e reclamar pois essa obra, para além de por diversas vezes prometida, já foi feita em várias localidades (como por exemplo Lisboa, Porto, Aveiro, Espinho e Braga) e seria um tratamento desigual. É que convém relembrar que Coimbra está no século XXI com uma estação, sem exagero, de séc. XIX..
-
daniel322
- Lendário

Como disse, entre outras coisas...Ruizito Escreveu:Não estava não. Isso já foi um desenvolvimento à discussão inicial...
Já percebi onde vês o(s) problema(s).. Mas são coisas diferentes. A Refer tem vindo, pelo menos desde 2003, a contemplar nos seus objectivos e, como consequência disso, nos relatórios de contas, as melhorias necessárias à Linha do Norte, que a ela lhe compete efectuar. Nesse sentido, quando a Rave projecta uma linha em que num dos troços contempla alterações ao traçado, naturalmente que estas serão estudadas para que, ao contrário do que é costume, algo de realmente proveitoso seja feito.. O que eu quero dizer é que, o que surge no projecto para a linha de alta velocidade não é de exclusiva "responsabilidade" da Rave, até porque esta empresa até é propriedade da Refer e do Estado, não são por isso empresas diferentes..Ruizito Escreveu:A questão não é essa, obviamente que isso é tudo verdade, mas o problema é outro. Nos custos do TGV estão incluídas muitas coisas, não é só a construção da linha de alta velocidade. Incluem-se todos os trabalhos acessórios onde se enquadra a construção da estação de Coimbra, o desvio da linha do Norte, as expropriações do novo canal a utilizar, a rede viária anexa e por aí fora. Por isso é que eu referi a questão do eventual desinteresse do governo. Se fosse só construir a estação era uma coisa, mas o investimento terá de ser muito superior por causa do tal desvio referido), e ficando o TGV em "stand by" não estou a ver o governo a gastar dinheiro com esses trabalhos todos para uma futura linha de alta velocidade que não se sabe se alguma vez chegará a ser feita.
Se assim fosse, a Refer não poderia então efectuar, como tem vindo a fazer, obras como modernização da linha no subtroço Albergaria-Alfarelos, a construção de passagens desniveladas, substituição de pontes/viadutos, construção de passagens superiores, eliminação de passagens de nível, modernização de estações, reparação de túneis, substituição de vias e catenárias bem como de sinalização e até rebaixamento de via, aliás o projecto de remodelação da Estação de Coimbra-B se reparares surge no Relatório de Contas da Refer.. E o que a Rave tem a ver com isto? nada..
Além de que, inicialmente, a Estação de Coimbra-B tinha sido incluída no projecto "Estações com Vida" da Refer que, neste cidade, não foi avante, precisamente para esperar pela definição dos traçados da Metro Mondego e TGV..
Em relação à tua ultima frase, discordo completamente.. O Governo não pode mostrar desinteresse em construir uma Estação só porque o TGV pode não avançar, pela simples razão que esta estação não é somente para TGV, é para ferrovia convencional, rodoviária e metro ligeiro.. Para além de que está inserida num programa de requalificação de estações das principais cidades e que já foi avante, como já referi, em Lisboa, Porto, Guimarães, Braga, Espinho, Aveiro e está agora a arrancar em Setúbal.. seria como digo: tratamento desigual..
-
Ruizito
- Lendário

-
userN
- Lendário

- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
-
DaniFR
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Acho muito bem que Coimbra tenha a estação intermédia.Linha de TGV entre Lisboa e o Porto vai parar em Coimbra
Nuno Miguel Silva 02/04/10 11:44
Governo instruiu a RAVE para reformular o projecto de alta velocidade ferroviária, entre Lisboa e Porto.
O Governo, através do Ministério das Obras Públicas, pediu à RAVE, empresa responsável pelo projecto do TGV em Portugal, para reformular o projecto da linha de alta velocidade ferroviária entre Lisboa e o Porto. Uma das principais novidades em relação ao anterior plano, é a queda de Pombal como estação intermédia nos dois troços de TGV entre as duas principais cidades do País, estando neste momento a estudar-se a alternativa de Coimbra para esse efeito.
Esta nova opção começou a ser estudada a partir do momento em que a linha de TGV entre Lisboa e o Porto foi adiada, passando o início previsto de operação da mesma de 2015 para 2017.
"Na linha Lisboa-Porto, como foi aprovado o adiamento, estamos a equacionar mudar as secções da linha. Antes, estava previsto o Lisboa-Pombal e o Pombal-Porto. Agora, estamos a estudar a hipótese Lisboa-Coimbra e Coimbra-Porto", adiantou António Mendonça, ministro das Obras Públicas, ao Diário Económico.
Económico
-
bru_nex
- Experiente