Ola pessoal,
sou brasileiro e programador Objective-C Pleno.
Uma empresa aqui esta a me oferecer um emprego em Lisboa.
O cargo: Programador Objective-C pleno, apra desenvolver aplicações para iPhone. Ja tenho mais de 2 anos de experiência nisso.
Mas a empresa pediu minha pretensão salarial.
Só que não sei a média de salario para esse cargo em Portugal, e nem o custo de vida em Portugal.
Aqui, ganho o equivalente a 1500 euros
Por favor, se alguém puder me ajudar....
A minha duvida é: qual o salário para se viver relativamente bem em Portugal? Aqui sou classe media (equivalente a 20 mil euros ano, mais ou menos)
Obrigado
Custo de vida e salários em Portugal. Ajuda, por favor.
-
thiago_rariz
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 11 fevereiro 2010 19:29
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
userN
- Lendário

- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
lontra99
- Advertido

- Registado: quarta-feira, 28 março 2007 16:15
1500 euros no brasil é bastante bom, dá uns 4000 reais e nao há comparação com o custo de vida ca , ainda mais em Lisboa.
Penso que para manteres o nivel de vida com os 1500 do brasil, terias que ganhar aqui uns 2500 euros
Não estou a falar de cor pois tenho familia em sao paulo e ainda la estive este ano mais uma vez ( saudades) e sei bem como são as coisas lá.
Pode é valer pela experiencia e valorização de se trabalhar no estrangeiro e se é isso que procuras entao a historia é outra e só depende da tua vontade.
De qq das maneiras boa sorte
Penso que para manteres o nivel de vida com os 1500 do brasil, terias que ganhar aqui uns 2500 euros
Não estou a falar de cor pois tenho familia em sao paulo e ainda la estive este ano mais uma vez ( saudades) e sei bem como são as coisas lá.
Pode é valer pela experiencia e valorização de se trabalhar no estrangeiro e se é isso que procuras entao a historia é outra e só depende da tua vontade.
-
thiago_rariz
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 11 fevereiro 2010 19:29
lontra99 Escreveu:1500 euros no brasil é bastante bom, dá uns 4000 reais e nao há comparação com o custo de vida ca , ainda mais em Lisboa.
agradeço a todos pela ajuda...
com relação ao Brasil e tal, vc sabe como as coisas são aqui: nada funciona, o governo é extremamente corrupto, pagamos um monte de impostos e o retorno em serviços é inexistente, o que nos obriga a comprar os mesmos serviços novamente, da iniciativa privada..
embora eu tenha um bom salário aqui, não se pode dizer q se vive bem. Alias, nem eu, nem quem ganha muito mais q eu vive bem no Brasil......
essa é uma das questões (viver em um país melhor administrado).....a outra seria colocar a experiência do estrangeiro no curriculum, o que poderia ser mto valorizado aqui, qdo retornasse...
-
nfh
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Bem, se vens para Portugal na expectativa de te livrares disso, acho que vens enganado... a classe política em Portugal anda pelas horas da morte e todos os dias temos polémicas atrás de polémicas. Não só tendem para o lado corrupto (ainda que muito bem mascarados), são na generalidade de uma incompetência atroz (pelo menos os que têm lugares de destaque).thiago_rariz Escreveu:[...]
com relação ao Brasil e tal, vc sabe como as coisas são aqui: nada funciona, o governo é extremamente corrupto, pagamos um monte de impostos e o retorno em serviços é inexistente, o que nos obriga a comprar os mesmos serviços novamente, da iniciativa privada..
[...]
E impostos também há por cá com fartura...
Bem, isso já é diferente. Em todo o caso eu ponderaria outra hipótese, porque Portugal não é, definitivamente, um bom destino para quem quer mudar de vida para melhor. Por algum motivo a taxa de imigração está neste momento ao nível do que estava nos anos 60.thiago_rariz Escreveu:[...]essa é uma das questões (viver em um país melhor administrado).....a outra seria colocar a experiência do estrangeiro no curriculum, o que poderia ser mto valorizado aqui, qdo retornasse...
-
SilverBullet
- Novato

- Registado: sexta-feira, 20 março 2009 22:21
Desculpa, mas não concordo contigo. este é o típico pensamento tuga de que os outros é que são bons e nós somo uma valente "porcaria".nfh Escreveu:Bem, se vens para Portugal na expectativa de te livrares disso, acho que vens enganado... a classe política em Portugal anda pelas horas da morte e todos os dias temos polémicas atrás de polémicas. Não só tendem para o lado corrupto (ainda que muito bem mascarados), são na generalidade de uma incompetência atroz (pelo menos os que têm lugares de destaque).thiago_rariz Escreveu:[...]
[...]
E impostos também há por cá com fartura...
Bem, isso já é diferente. Em todo o caso eu ponderaria outra hipótese, porque Portugal não é, definitivamente, um bom destino para quem quer mudar de vida para melhor. Por algum motivo a taxa de imigração está neste momento ao nível do que estava nos anos 60.thiago_rariz Escreveu:[...]essa é uma das questões (viver em um país melhor administrado).....a outra seria colocar a experiência do estrangeiro no curriculum, o que poderia ser mto valorizado aqui, qdo retornasse...
Não se compara o nível de vida, a segurança, a corrupção, etc, de Portugal para o Brasil.
No Brasil o nível de insegurança é "300 vezes" maior que o nosso. Corrupção,, apesar de neste aspecto é verdade que tb não podemos falar muito, é bem pior no Brasil.
Não falando de outras coisas como instabilidade social, conflitos sociais, etc, pela grande disparidade de rendimentos de lá.
Aqui tens direito a saúde quase gratuita (apesar de cada vez menos) e educação que quase é acessível a toda a gente. Sabes quanto se paga de propinas no ensino superior brasileiro?
-
nfh
- Experiente

- Registado: segunda-feira, 11 julho 2005 0:49
Não me tomes pelo típico "tuga", porque não o sou.SilverBullet Escreveu:[...]
Desculpa, mas não concordo contigo. este é o típico pensamento tuga de que os outros é que são bons e nós somo uma valente "porcaria".
Não se compara o nível de vida, a segurança, a corrupção, etc, de Portugal para o Brasil.
No Brasil o nível de insegurança é "300 vezes" maior que o nosso. Corrupção,, apesar de neste aspecto é verdade que tb não podemos falar muito, é bem pior no Brasil.
Não falando de outras coisas como instabilidade social, conflitos sociais, etc, pela grande disparidade de rendimentos de lá.
Aqui tens direito a saúde quase gratuita (apesar de cada vez menos) e educação que quase é acessível a toda a gente. Sabes quanto se paga de propinas no ensino superior brasileiro?
É claro que não estou a comparar Portugal com o Brasil (e se leres a minha mensagem com atenção vais constatar isso). O que tentei fazer perceber é que Portugal, pelo menos no contexto europeu (com excepção para a Itália, talvez), tem políticos francamente maus e impostos muito elevados para o retorno que recebemos deles. Não fiz sequer referência a questões de violência ou insegurança.
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
evop
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 09 janeiro 2014 22:16
Re: Custo de vida e salários em Portugal. Ajuda, por favor.
Olá pessoal,
Primeiramente desculpas por "desenterrar o tópico", mas não achei outro parecido.
Sou Brasileiro, neto de Portugueses. Estou tirando cidadania Portuguesa e até o final de 2014 devo me mudar para Portugal, juntamente com minha filha de 5 anos e esposa. O principal motivo da mudança seria a questão da segurança. Pensei na região de Lisboa (Cascais/Estoril).
Estou fazendo um levantamento para saber com quantos euros (na média) seriam necessários para viver em Portugal.
A princípio, não irei vender imóveis aqui agora, para comprar em Portugal. Eu vou alugar dois apartamentos que possuo. Isso me daria uma renda de aproximadamente EUR 1.800,00. Como vou alugar uma casa/apartamento em Portugal, devo gastar em torno de 800-900. O restante eu iria tentar arrumar um emprego na área de TI, ou quem sabe investir em algum comércio (café/lanchonete/revistaria, etc).
Mas quanto eu gastaria aproximadamente com escola para minha filha de 5 anos ? E outros custos, como luz, internet, tv a cabo, supermercado, algumas idas a restaurantes, lazer, etc ??
Aqui no Brasil eu consigo em torno de EUR 3000 a 3500 por mês. Moro em São Paulo e o custo de vida aqui esta altíssimo.
Enfim, quanto eu precisaria para viver, em 3 pessoas, com algum conforto ?
Obrigado a quem puder ajudar,
Eduardo.
Primeiramente desculpas por "desenterrar o tópico", mas não achei outro parecido.
Sou Brasileiro, neto de Portugueses. Estou tirando cidadania Portuguesa e até o final de 2014 devo me mudar para Portugal, juntamente com minha filha de 5 anos e esposa. O principal motivo da mudança seria a questão da segurança. Pensei na região de Lisboa (Cascais/Estoril).
Estou fazendo um levantamento para saber com quantos euros (na média) seriam necessários para viver em Portugal.
A princípio, não irei vender imóveis aqui agora, para comprar em Portugal. Eu vou alugar dois apartamentos que possuo. Isso me daria uma renda de aproximadamente EUR 1.800,00. Como vou alugar uma casa/apartamento em Portugal, devo gastar em torno de 800-900. O restante eu iria tentar arrumar um emprego na área de TI, ou quem sabe investir em algum comércio (café/lanchonete/revistaria, etc).
Mas quanto eu gastaria aproximadamente com escola para minha filha de 5 anos ? E outros custos, como luz, internet, tv a cabo, supermercado, algumas idas a restaurantes, lazer, etc ??
Aqui no Brasil eu consigo em torno de EUR 3000 a 3500 por mês. Moro em São Paulo e o custo de vida aqui esta altíssimo.
Enfim, quanto eu precisaria para viver, em 3 pessoas, com algum conforto ?
Obrigado a quem puder ajudar,
Eduardo.
-
Tide
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 02 julho 2010 18:40
Depende de vários factores eu não conheço a vida em Lisboa em detalhe mas por exemplo, aqui em Coimbra podes consultar este site que tem um resumo das rendas praticadas nos apartamentos.
http://rendas.improvecoimbra.org/
Em Lisboa depende muito da tua disponibilidade para andares de transportes públicos mas sem pensar muito, diria que 1800€ dão para viver no Estoril/Cascais, tudo depende dos luxos que queres. Até diria que consegues arrendar uma casa boa por menos de 800€.
Conta para internet+telefone fixo+tv cabo uns 35€, água e electricidade uns 50-70.
Jantar em restaurantes, conta com pelo menos uns 15€ por pessoa.
http://rendas.improvecoimbra.org/
Em Lisboa depende muito da tua disponibilidade para andares de transportes públicos mas sem pensar muito, diria que 1800€ dão para viver no Estoril/Cascais, tudo depende dos luxos que queres. Até diria que consegues arrendar uma casa boa por menos de 800€.
Conta para internet+telefone fixo+tv cabo uns 35€, água e electricidade uns 50-70.
Jantar em restaurantes, conta com pelo menos uns 15€ por pessoa.
-
evop
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 09 janeiro 2014 22:16
Obrigado pelas informações.
Procuro coisas simples. Tipo uma casa simples, mas que tenha jardim e espaço para minha filha. Aqui no Brasil moro em apartamento. Meus gastos basicamente seriam os que citei acima, e uma ou outra viagem pela europa mesmo, de vez em quando. E ida para o Brasil, uma vez por ano (Não sei porque, mas o trecho PT-BR-PT, é metade do preço BR-PT-BR)
Pelo que andei vendo (e convertendo euros em reais), o custo de vida atualmente em Portugal esta mais barato que em cidades como São Paulo. Aqui para comer uma pizza em um restaurante, acaba custando mais de 30 euros com as bebidas (refrigerante ou suco). Sem contar os cerca de 6 euros somente para estacionar o carro.
Vou ver se consigo descobrir informações sobre escolas. Minha idéia é ir a região de Lisboa por volta de Maio, para visitar pessoalmente.
Procuro coisas simples. Tipo uma casa simples, mas que tenha jardim e espaço para minha filha. Aqui no Brasil moro em apartamento. Meus gastos basicamente seriam os que citei acima, e uma ou outra viagem pela europa mesmo, de vez em quando. E ida para o Brasil, uma vez por ano (Não sei porque, mas o trecho PT-BR-PT, é metade do preço BR-PT-BR)
Pelo que andei vendo (e convertendo euros em reais), o custo de vida atualmente em Portugal esta mais barato que em cidades como São Paulo. Aqui para comer uma pizza em um restaurante, acaba custando mais de 30 euros com as bebidas (refrigerante ou suco). Sem contar os cerca de 6 euros somente para estacionar o carro.
Vou ver se consigo descobrir informações sobre escolas. Minha idéia é ir a região de Lisboa por volta de Maio, para visitar pessoalmente.