Girasolum - caso de vida ou morte?

O geral das generalidades... para discutir tudo!

O vosso centro comercial "preferido"

Girasolum
3
6%
Avenida
1
2%
Atrium Solum
2
4%
Dolce Vita
17
34%
Golden
0
Sem votos
Mayflower
0
Sem votos
Forum
27
54%

Total de votos: 50

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

EDIT: ah.. E também vai ter uma ciclovia. Só falta também dar para atracar navios... eheh :) Quem me dera que já estivesse tudo a funcionar!

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

userN Escreveu:O que é o cinemacity, onde vai abrir, etc. sff :P
Imagem

“Os terrenos da antiga Fábrica Triunfo vão acolher dois novos conceitos de salas de cinema, o Cinemax e o Cinema Dynamique, num projecto mais amplo intitulado Cinemacity e que está a cargo da SIMO - Sociedade Imobiliária de Cinemas S.A….Localizado junto à Estação Nova, à beira–rio, o projecto imobiliário Cinemacity, já aprovado pela autarquia, vai começar a ser construído em breve… A SIMO afirma que “pretende criar um espaço caracterizado pela inovação dos serviços de animação e diversão, onde fique patente a complementaridade entre as salas de cinema o comércio dominantemente cultural (livrarias, discográficas, promoção turística, videotecas e comércio multimédia), áreas de divulgação gastronómica e espaços de espectáculos ao ar livre”, bem como estacionamento público.”
AS BEIRAS- MAIO-2005

T3.coimbra
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

DaniFR Escreveu:
AS BEIRAS- MAIO-2005
:?

Alexrd
Regular
Regular
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

T3.coimbra Escreveu:
DaniFR Escreveu:
AS BEIRAS- MAIO-2005
:?
Realmente... Estava a ler com tanto entusiasmo quando reparo no fim do post... :? Acho que esta zona desde a Estação B até Eiras, passando pela Pedrulha nunca vai ser reabilitada...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Ainda sou do tempo.........LOL............ que ia passear ao Golden e aquilo estava à pinha! Também não havia mais nenhum! É difícil de imaginar, não é?! Tinha uma loja brutal no piso 0, de jogos de computador! Eu delirava com aquilo! No 1º piso havia uma pastelaria que havia filas de "Kms" para o pão.

O Gira também já foi assim. Hoje tirando o piso 0, está ao abandono. Dá uma certa nostalgia, ver como eram e como são agora.

O meu preferido é sem dúvida o Forum.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Alexrd Escreveu:Realmente... Estava a ler com tanto entusiasmo quando reparo no fim do post... :? Acho que esta zona desde a Estação B até Eiras, passando pela Pedrulha nunca vai ser reabilitada...
A esperança reside no metro, que poderá melhorar muito aquela zona da beira rio até à nova estação intermodal de Coimbra.

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

DaniFR Escreveu:
Imagem

“Os terrenos da antiga Fábrica Triunfo vão acolher dois novos conceitos de salas de cinema, o Cinemax e o Cinema Dynamique, num projecto mais amplo intitulado Cinemacity e que está a cargo da SIMO - Sociedade Imobiliária de Cinemas S.A….Localizado junto à Estação Nova, à beira–rio, o projecto imobiliário Cinemacity, já aprovado pela autarquia, vai começar a ser construído em breve… A SIMO afirma que “pretende criar um espaço caracterizado pela inovação dos serviços de animação e diversão, onde fique patente a complementaridade entre as salas de cinema o comércio dominantemente cultural (livrarias, discográficas, promoção turística, videotecas e comércio multimédia), áreas de divulgação gastronómica e espaços de espectáculos ao ar livre”, bem como estacionamento público.”
AS BEIRAS- MAIO-2005
A edição de hoje do Diário As Beiras, refere que a SIMO vai desistir do projecto Cinemacity.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Ricky147 Escreveu:
DaniFR Escreveu:
Imagem

AS BEIRAS- MAIO-2005
A edição de hoje do Diário As Beiras, refere que a SIMO vai desistir do projecto Cinemacity.
Tudo dito :?

Jimmy
Experiente
Experiente
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

Ricky147 Escreveu:
DaniFR Escreveu: AS BEIRAS- MAIO-2005
É cada uma...

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Parece que caiu por terra. Por haver duas ZONs em Coimbra já não se vai realizar esse projecto. No mesmo sítio vão existir lojas e apartamentos.

micromys
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

gunky Escreveu:Se agora viessem um dia alegre com 1 sol agradavel onde e que as pessoas iam?! Ao centro comercial, entao pois claro.
Curiosamente tenho exactamente essa perspectiva e reparo exactamente no mesmo. Tem acontecido algumas vezes, ter de fazer algumas compras num shopping, normalmente no Fórum (por conveniência) ou retail park, no meu caso, de Taveiro, (também por conveniência), e ver aquilo completamente atolado de gente por todo o lado. Comento muitas vezes o facto de estar um dia bonito, convidativo a passeios ao ar livre e outras actividades, e aquelas pessoas estarem ali literalmente a passear num sítio fechado ou com vontade de visitar as capelinhas (lojas) todas.
Na esmagadora maioria das vezes que entro num shopping é com um destino específico, 99% das vezes às lojas de alimentação. Chego, compro o que tenho a comprar, pago e vou embora.
A grande aflição costuma ser ao domingo, entrar no continente para comprar um frango assado para o piquenique e ver milhares de pessoas a fazerem... turismo mercantil :D

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Isso tem a ver com a nossa história. Basta considerar isto:
Portugal sempre foi um país muito pobre. Depois de 74, os meus pais criaram dois filhos com muito pouco dinheiro! Eu tive uma infância muito pobre (não tinha papel, por exemplo) embora não me possa queixar porque os meus pais sempre me deram tudo o que era preciso. Mas isto dá para perceber o contexto do nosso país. Há 10 anos atrás, as pessoas ainda eram muito pobres, não tinham dinheiro para grandez luxos, ou para comprar roupas novas todas as semanas. Felizmente, depois de a população ter sido educada e estar agora a trabalhar, hoje em dia o país está, economicamente, muito mais próspero. Por isso é natural que as pessoas comprem coisas que nunca puderam ter. Além disso há hoje uma oferta como nunca houve. Claro que não vai ser sempre assim. Aos poucos as pessoas vão perceber que comprar roupa todas as semanas, ou perder o domingo às compras e nas filas das caixas de supermercado não é assim tão importante... Nessa altura haverá mais gente nos parques, a passear, andar de bicicleta, ou, simplesmente, a aproveitar para estar numa esplanada com os amigos que não pode ver durante a semana.

Houve dizer há dias que, na Suiça, os centros comerciais estão fechados ao domingo. A mesma pessoa que disse isso criticou os portugueses por passarem o fim-de-semana no shopping. Mas não podemos comprar dois países com historias financeiras e políticas tão diferentes. Nós não somos menos porque fazemos mais compras. Temos é uma educação diferente. Eles estão mais à frente do que nós? Estão! Simplesmente porque um dia também compraram muito, também passaram fins-de-semana nos centros comerciais e, entretanto, perceberam que havia coisas mais importantes.

Acontece a mesma coisa quando queremos um telemóvel XPTO. Compramo-lo e, um tempo depois, olhamos para ele e pensamos: tu és realmente bom. Foste caro, mas eu gosto de ti! Mas já não és assim tão importante como eu achava que serias antes de te comprar!

É a mesma coisa.
A evolução vai levar ao fim desse turismo mercantil :P eheh
Talvez venham a ter futuro os centros comerciais que vendam qualidade de vida e bem-estar, i.é, que tenham espaços agradáveis para conviver, estar com os amigos, com a família, conhecer novas pessoas, para diversão, etc..

Alexrd
Regular
Regular
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

bru_nex Escreveu:É a mesma coisa.
A evolução vai levar ao fim desse turismo mercantil
Eu chamo a isso consumismo desenfreado. E já que Portugal se orgulha tanto em copiar medidas de outros países, ao menos que copiasse uma que ajuda a aumentar a qualidade de vida das pessoas. Mas cada um sabe de si.

micromys
Experiente
Experiente

Mensagem por micromys »

Chong Li Escreveu:Ainda sou do tempo.........LOL............ que ia passear ao Golden e aquilo estava à pinha! Também não havia mais nenhum! É difícil de imaginar, não é?! Tinha uma loja brutal no piso 0, de jogos de computador! Eu delirava com aquilo! No 1º piso havia uma pastelaria que havia filas de "Kms" para o pão.
Tens boa memória! Também me lembro dessa loja de jogos de computador, existiu nos tempos dourados do ZX Spectrum. Também te deves lembrar que foi no Golden que existiu a primeira loja da "Joaninha" em Coimbra, logo à entrada do lado esquerdo. Tempos mais tarde abriu na Baixa e acabou por fechar a do Golden.

micromys
Experiente
Experiente

Mensagem por micromys »

bluestrattos Escreveu:Acho que a essa lista ainda falta acrescentar o "Primavera" que a não ser que se tenham unido ao Mayflower, fica ao lado deste.
São 3 centros comerciais lado a lado, o mais antigo, o Mayflower, seguido do Primavera e depois o Tropical. Há algum tempo ouvi ou li algures que há um projecto para a união desses 3 centros comerciais.

Os outros pequenos centros, na minha opinião, foram condenados ao fracasso, o Visconde, o D. Dinis, o Arnado, o Sofia, as galerias Topázio... O Golden foi-se safando porque foi o primeiro em Coimbra e durante uns anos o único, só passados uns anitos veio o Mayflower. Naqueles em que se nota mais movimento, esse é feito nos pisos de passagem normalmente no rés-do-chão como é o caso do Sofia.

O Avenida é pena mas faltam atractivos para que as pessoas lá entrem. Os cinemas eram o grande foco de atracção mas com a saída deles a decadência instalou-se. De qualquer maneira sempre foram notórios pisos "fantasma" no Avenida e na minha opinião acho que é um problema arquitectónico. Pisos que não levam a lado nenhum em termos de saída/passagem sempre foram os menos visitados. A não ser que se vá especificamente passear a ver montras ninguém tem tendência para andar para a frente num piso sem saida. O Avenida tem espaços que podem ser convidativos, falta é serem aproveitados. Tem, por exemplo, o cine-teatro, que pode ser aproveitado para diversos eventos, teatro, concertos, reuniões, etc...

O Gira fica sempre me ficou um pouco fora de mão mas a ideia que me passou ao longo dos anos foi de um Gira como um centro comercial de elite com lojas muito apresentáveis para pessoas com um certo nível económico. Apercebi-me disso pelo que ouvia e pelo que via, pois tive um familiar a trabalhar lá alguns anos nos anos 80 e inicios de 90. O último piso foi sempre o menos popular, mas os outros eram bem movimentados, principalmente o rés-do-chão. O aparecimento do Dolce Vita e a saída dos cinemas foram machadadas muito fortes neste centro comercial. Mais uma vez podiam aproveitar o espaço que ficou vago com a saída do cinema para criar algo atractivo. Essa ideia da pista de bowling penso que seria boa. A meu ver foi mau terem aproveitado o espaço para uma seita religiosa pois as pessoas que lá vão têm como destino o culto e não passear. É bom para a administração que deve cobrar bem pelo condomínio, mau para os lojistas. A polémica levantada pela sex shop também não abonou nada em favor do centro comercial.

Tal como alguém dizia aqui e com quem partilho opinião, o comércio nestes centros comerciais tem tendência para desaparecer ou ser apenas residual. Estes espaços tenderão a ser pólos virados para serviços ou comércio mais específico. Escritórios, restauração, estéticas, cabeleireiros, etc.