Ecopontos

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

RuiSantos Escreveu:Nós por cá, continuamos sem inovar :roll:
à boa moda coimbrinha, há que criticar primeiro e só depois verificar se existem ou não..

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Ora encontrei aqui um link com os ecopontos de portimão que falei, e tem também uma do sistema de recolha, que dá para ver que se faz da mesma maneira, e afinal já existe desde 2003, há mais tempo do que eu tinha dito.

Kika2
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

duffy Escreveu:Ora encontrei aqui um link com os ecopontos de portimão que falei, e tem também uma do sistema de recolha, que dá para ver que se faz da mesma maneira, e afinal já existe desde 2003, há mais tempo do que eu tinha dito.
Tem e dão um ar mais higiénico à cidade!

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

São muito bonitos! Gosto dos de Portimão, sim sr.!

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

daniel322 Escreveu:
RuiSantos Escreveu:Nós por cá, continuamos sem inovar :roll:
à boa moda coimbrinha, há que criticar primeiro e só depois verificar se existem ou não..
Enganas-te. Sei muito bem que existem alguns, mas são muito poucos e existem há pouco tempo. Enquanto que em Braga já vi há 3 anos, em Viseu há pelo menos um ano toda a zona histórica está equipada, tanto para ecopontos como para lixo indiferenciado, em Coimbra só agora se começa a ver, muito lentamente.

Já agora, quando falo em inovação, também me refiro a outros aspectos que, por exemplo, encontro em Viseu e por cá ainda não. Tais como, contagem decrescente de segundos nos semáforos (tanto para condutores, como para peões); indicação prévia do número de lugares disponíveis num parque subterrâneo (Palácio do Gelo); existência de um transporte gratuito disponível a todos os utentes para a zona histórica, denominado Funicular; entre outros. Mas isto já ultrapassa o tema do tópico :wink:

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

RuiSantos Escreveu: Já agora, quando falo em inovação, também me refiro a outros aspectos que, por exemplo, encontro em Viseu e por cá ainda não. Tais como, contagem decrescente de segundos nos semáforos (tanto para condutores, como para peões); indicação prévia do número de lugares disponíveis num parque subterrâneo (Palácio do Gelo); existência de um transporte gratuito disponível a todos os utentes para a zona histórica, denominado Funicular; entre outros. Mas isto já ultrapassa o tema do tópico :wink:
Mas também tens que ver que metade de Viseu é da Visabeira, e em Coimbra ainda não, é so o NB :P As pessoas que conheço de Viseu dizem que a Visabeira é que dinamiza aquilo, que se não fosse a empresa continuavam esquecidos, mas claro, isso já é o "diz que disse", não sei se é a realidade.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

duffy Escreveu:
RuiSantos Escreveu: Já agora, quando falo em inovação, também me refiro a outros aspectos que, por exemplo, encontro em Viseu e por cá ainda não. Tais como, contagem decrescente de segundos nos semáforos (tanto para condutores, como para peões); indicação prévia do número de lugares disponíveis num parque subterrâneo (Palácio do Gelo); existência de um transporte gratuito disponível a todos os utentes para a zona histórica, denominado Funicular; entre outros. Mas isto já ultrapassa o tema do tópico :wink:
Mas também tens que ver que metade de Viseu é da Visabeira, e em Coimbra ainda não, é so o NB :P As pessoas que conheço de Viseu dizem que a Visabeira é que dinamiza aquilo, que se não fosse a empresa continuavam esquecidos, mas claro, isso já é o "diz que disse", não sei se é a realidade.
Costuma-se dizer que em Viseu na manda a Câmara mas sim a Visabeira...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

O Funicular é gratuito por enquanto.. o Elevador do Mercado julgo que também foi gratuito durante o período pós-abertura..

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

RuiSantos Escreveu:Já agora, quando falo em inovação, também me refiro a outros aspectos que, por exemplo, encontro em Viseu e por cá ainda não. Tais como, contagem decrescente de segundos nos semáforos (tanto para condutores, como para peões); indicação prévia do número de lugares disponíveis num parque subterrâneo (Palácio do Gelo); existência de um transporte gratuito disponível a todos os utentes para a zona histórica, denominado Funicular; entre outros. Mas isto já ultrapassa o tema do tópico :wink:
Viseu tem essas coisas todas, mas não tem ligações ferroviárias que permitam o transporte rápido e eficaz para outras cidades, que na minha opinião é muito mais importante para o desenvolvimento de uma cidade.

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

duffy Escreveu:Mas também tens que ver que metade de Viseu é da Visabeira, e em Coimbra ainda não, é so o NB :P As pessoas que conheço de Viseu dizem que a Visabeira é que dinamiza aquilo, que se não fosse a empresa continuavam esquecidos, mas claro, isso já é o "diz que disse", não sei se é a realidade.
A visabeira é uma referência da zona, daí a associar a influência da mesma ao desenvolvimento da cidade, poderá ser uma hipótese mas não retira mérito ao crescimento da cidade!
daniel322 Escreveu:O Funicular é gratuito por enquanto.. o Elevador do Mercado julgo que também foi gratuito durante o período pós-abertura..
É gratuito desde Setembro, com a duração de um ano. Quanto ao nosso elevador, desconheço.
DaniFR Escreveu:Viseu tem essas coisas todas, mas não tem ligações ferroviárias que permitam o transporte rápido e eficaz para outras cidades, que na minha opinião é muito mais importante para o desenvolvimento de uma cidade.
Sem dúvida que é uma grande falha, contudo, as inovações que me referia, passam por pequenas medidas que visem melhorar a qualidade de vida da população, é nesse sentido que as políticas devem incidir, pois a partir daí também se contribui para o desenvolvimento da cidade.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Viseu está, de facto, com um desenvolvimento brutal. No entanto não nos podemos esquecer de uma coisa:

exemplo: Portugal tem um dos melhores sistemas de cobrança de portagens do mundo. Portugal tem um dos melhores sistemas de Multibanco do mundo. Sabem porquê? Porque quando os outros países já tinham portagens e multibanco há anos, nós não. Como chegámos por último, fizemos melhor do que os outros.
Neste caso aplica-se a mesma coisa. Viseu era um verdadeiro zero. Não tinha nada! Quando de facto se começou a investir (há alguns anos atrás) foi possível fazer em Viseu coisas melhores do que no resto do país. Os contadores são um exemplo disso mesmo. Viseu deve ser a única cidade portuguesa a ter esses contadores, algo que se vê por toda a Europa (em algumas cidades, como Dublin, por exemplo). Isso muda muita coisa? Devíamos substituir todos os semáforos que temos por uns iguais àqueles só porque são mais bonitos? Não me parece!

A diferença é: quando tens uma cidade com poucos semáforos e queres fazer as coisas bem feitas, mas substituir todos por uns novos fantásticos... e vais, inclusivamente, pôr semáforos nopvos em sítios onde antigamente não havia.
Mas quando tens uma cidade que já está quase 100%& equipada em termos de semáforos, substitui-los só porque sim, é um investimento sem sentido.

Numa coisa há que reconhecer: no investimento no Centro histórico. Viseu beneficia do facto de não ser uma cidade muito grande. Tem poucos pólos de atracção e, por isso, consegue dinamizar o centro histórico muito mais facilmente do que Coimbra (uma cidade que tem muitos pólos de atracção, felizmente). A verdade é que o investimento que ali está feito, além de ter dado uma imagem limpa e bonita, é muito funcional. Temos de seguir um caminho nesse sentido... Conseguir aplicar cá o exemplo que vem de lá.

Quanto às diferenças de investimento entre Coimbra e Viseu, há mais uma coisa em que devemos pensar. Viseu não fez nenhum estádio para o Euro 2004!

E atenção que eu sou de acordo com o investimento que foi feito em Coimbra. Mas a verdade é que Viseu não paga a mesma factura que está a pagar a Câmara de Coimbra... Os piores casos são mesmo Leiria e Aveiro onde não há investimento praticamente nenhum porque as câmaras gastam 5 mil euros por dias à conta dos estádios! :S

Viseu beneficiou muito de não se ter metido nisso.

Quanto à linha de comboio, pode ser uma questão de tempo. Quando o Governo investir decentemente no transporte ferroviário, Viseu arrisca-se a estar no topo da lista de prioridades, dado se estar a transformar num grande centro populacional.

nunorfa
Regular
Regular
Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45

Mensagem por nunorfa »

bru_nex Escreveu: Os contadores são um exemplo disso mesmo. Viseu deve ser a única cidade portuguesa a ter esses contadores, algo que se vê por toda a Europa (em algumas cidades, como Dublin, por exemplo). Isso muda muita coisa? Devíamos substituir todos os semáforos que temos por uns iguais àqueles só porque são mais bonitos? Não me parece!

A diferença é: quando tens uma cidade com poucos semáforos e queres fazer as coisas bem feitas, mas substituir todos por uns novos fantásticos... e vais, inclusivamente, pôr semáforos nopvos em sítios onde antigamente não havia.
Mas quando tens uma cidade que já está quase 100%& equipada em termos de semáforos, substitui-los só porque sim, é um investimento sem sentido.
Substituir os antigos semáforos também não me parece que seja viável, mas podiam pelo menos nos novos semáforos que andam a instalar, usar esse tipo de semáforos. Estou a falar dos da guarda inglesa e do estádio que foram instalados recentemente(isto que eu tenha reparado), apesar de já serem mais modernos com leds e usaram um pequeno painel solar para captarem a energia(guarda inglesa) não têm o dito contador que se fala!!!

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Também não sei se ia gostar de ver semáforos diferente nesses sítios. Não sei... Assim está mais homogéneo.
No entanto, isso mostra uma coisa.. E, para os grandes defensores desses semáforos, é um problema: é que foram postos semáforos em alguns sítios da cidade e esses semáforos são iguais aos antigos. Isso mostra que não está nos planos da autarquia fazer a substituição. Para mim, no big deal...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

bru_nex Escreveu:Viseu deve ser a única cidade portuguesa a ter esses contadores, algo que se vê por toda a Europa
Tens, por exemplo, mesmo em frente à Gare do Oriente
nunorfa Escreveu:Estou a falar dos da guarda inglesa e do estádio que foram instalados recentemente(isto que eu tenha reparado), apesar de já serem mais modernos com leds e usaram um pequeno painel solar para captarem a energia(guarda inglesa) não têm o dito contador que se fala!!!
Acho bem mais importante o painel solar que qualquer painel com engenhocas..

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

daniel322 Escreveu:
bru_nex Escreveu:Viseu deve ser a única cidade portuguesa a ter esses contadores, algo que se vê por toda a Europa
Tens, por exemplo, mesmo em frente à Gare do Oriente
Pois é.. Nem me tinha lembrado disso, mas ainda assim... Estava a dizer cidade mesmo. Em Viseu é a cidade toda e não só uma rua!
nunorfa Escreveu:Estou a falar dos da guarda inglesa e do estádio que foram instalados recentemente(isto que eu tenha reparado), apesar de já serem mais modernos com leds e usaram um pequeno painel solar para captarem a energia(guarda inglesa) não têm o dito contador que se fala!!!
Acho bem mais importante o painel solar que qualquer painel com engenhocas..
Completamente de acordo!!