Espírito Natalício já chegou a Coimbra...

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Há que ser optimista.. o discurso da "tanguinha" só serve para ainda afastar mais pessoas..

A verdade é que dia 24 de manhã a Baixa estava como há muito tempo não a via

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Dia 24 de tarde não tinha tanta gente assim, mas dia 23 a essa hora do dia estava à pinha...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Já é sabido que os comerciantes da Baixa de Coimbra são peritos em queixarem-se de tudo e mais alguma coisa. Mais uma queixa (partilhada com os comerciantes da Baixa de Aveiro, já que esta notícia também saiu no Diário de Aveiro, apaptada à cidade, obviamente):
ARRANQUE DE ÉPOCA DE SALDOS

“Centros comerciais estão
a dar cabo da Baixa”
Comerciantes criticam promoções nos centros comerciais
mas ainda há "réstea" de esperança nos saldos

«Vamos esperar que os saldos resultem», deseja Graça Azambuja, empregada no pronto-a-vestir “Abilini”, na Rua Visconde da Luz, em Coimbra, que o Diário de Coimbra ouviu no arranque da época oficial dos saldos.

«O tempo não nos ajuda», acrescentou, para explicar a fraca afluência de pessoas à Baixa de Coimbra.

Graça Azambuja explicou que a loja onde trabalha tem clientes fixos que ainda não tinham aparecido mas salvaguardou que vive também muito «das pessoas que passam».

De seguida sublinhou que «os centros comerciais estão quase a dar cabo da Baixa» referindo-se às promoções de algumas lojas daquelas superfícies que se anteciparam ao arranque oficial da época dos saldos.

Uma opinião partilhada pelo gerente da Loja das Meias – Coimbra, na Rua Ferreira Borges. «Furam um pouco as regras e antecipam as promoções», criticou Luís Carvalho, ainda que este estabelecimento só arranque com saldos no princípio do próximo ano. Isto por uma questão de orgânica interna, concretizou.

Já Liliana Horta, responsável pela loja Capicua 303, na Rua Ferreira Borges, considerou razoável a adesão das pessoas no início dos saldos. «Houve alguma adesão, apesar do tempo», observou, ao reparar que foram notórios os efeitos da greve dos motoristas dos Transportes Urbanos de Coimbra na época do Natal, o que se traduziu numa quebra das vendas.

O gerente da Loja das Meias – Coimbra concordou igualmente que se notou menos pessoas na Baixa por ocasião da paralisação dos transportes urbanos.

Redução de preço deve ser real
Celina Almeida ainda fazia algumas compras de Natal quando foi abordada pelo Diário de Coimbra para dar a sua opinião sobre os saldos. «Não é habitual esperar pelos saldos», respondeu.

Recorde-se que a venda em saldos apenas pode ser feita até 28 de Fevereiro e entre 15 de Julho e 15 de Setembro.

De acordo com uma nota da associação de defesa do consumidor DECO publicada na edição de anteontem do Diário de Coimbra, a redução de preço anunciado deve ser real, com referência ao preço mais baixo praticado no estabelecimento no período de 30 dias anterior aos saldos. «Incumbe ao comerciante fazer prova documental do preço anteriormente praticado, caso seja necessário». Por outro lado, os letreiros, etiquetas ou listas devem exibir, de forma muito clara e visível, o novo preço em saldos e o anterior ou a percentagem de redução.

O comerciante é igualmente obrigado a anunciar que o artigo em saldo se esgotou.

O consumidor pode requerer a troca do artigo adquirido em saldo, sem qualquer motivo aparente, desde que tenha feito um acordo prévio com o comerciante, o artigo se encontre em perfeito estado de conservação, apresente o comprovativo de compra e que a troca ocorra nos cinco primeiros dias úteis após a aquisição.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Onde é que anda a falta de dinheiro? O fórum agora à hora de almoço estava pior do que na véspera de Natal! A sorte é que as pessoas andam a comprar coisas do ano passado e de à 2 anos :lol:

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

No sábado fui ao fórum e foi um inferno... corri todos os estacionamentos e só consegui estacionar o bolinhas aí depois de 30-45 minutos a andar às voltas... e na FNAC eram filas de um lado ao outro da loja...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

O CoimbraShopping, que é a pasmaceira que se sabe, estava a pinha nos dias que antecederam o Natal! Por isso, já não digo nada...

Gastamos em compras de Natal 3% do PIB! eheh...

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Metro Mondego:
A NOVA BAIXA DE COIMBRA 30-12-2009

Exposição no Espaço Metro mostra a nova Baixa de Coimbra com a implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego no troço entre a Beira Rio e a Câmara.

O Espaço Metro, na Rua da Sofia, em Coimbra, inaugura a sua segunda exposição no próximo dia 04 de Janeiro de 2010, podendo esta ser visitada até ao final do mês.

A exposição, intitulada “A nova Baixa de Coimbra – implementação do SMM no troço entre a Beira Rio e a Câmara” pretende mostrar os vários aspectos que resultarão da intervenção do SMM nesta área.

alforreca
Novato
Novato
Mensagens: 38
Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 20:10

Mensagem por alforreca »

Tenho que ir ver! certamente, que a vinda do metro para a baixa vai renovar aquela zona, que bem precisa!