Azulejos negligenciados

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Azulejos negligenciados

Mensagem por Lino »

Inicio este tópico com a vergonha em que estão os azulejos na Cruz de Celas, colocados ali aquando da construção do edifício amarelo onde se situa o banco.
Imagem

Incrível como deixam o painel, alusivo à história da zona (Mosteiro de Celas), deteriorar-se com a queda dos azulejos. Depois falam em UNESCO e tal... que hipocrisia... :evil:

Se conhecerem mais em mau estado ponham aqui!

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Infelizmente já não conheci, mas quando se fala em azulejos a minha família lamenta o desaparecimento dos que existiam na estação de comboio Coimbra-b há uns bons anos...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Re: Azulejos negligenciados

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Depois falam em UNESCO e tal... que hipocrisia... :evil:
Explica-me lá este raciocínio..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Não é difícil Daniel... uma cidade que fala em candidatar a sua Alta a Património da UNESCO e que faz obras, deixando os tesouros da cidade, mesmo que sejam modernos como este, que mostram a sua cultura, a sua herança, só pode ser hipócrita... deixar os azulejos cair assim e não fazer nada... é que cada vez que lá passo a situação está pior...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lino, vais fazer o seguinte:

1) Pegar num mapa da zona tampão à candidatura a Património da Unesco e analisar a área em causa.

2) Tentar descobrir quem se está a candidatar.. não quero ser prepotente, mas deixo aqui um link que julgo ser util..

3) Vais tentas apurar o actual proprietário do mural.

4) Tentar encontrar ligações entre Celas e a Alta no processo de candidatura

No final de tudo, quando souberes qual a área em causa, quem está a coordenar, quem e o quê se está a candidatar e como o processo funciona, volto a perguntar-te a mesma coisa: o que tem um mural de, provavelmente, um proprietário privado a ver com uma candidatura de uma universidade?

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Só para deixar a minha opinião, eu concordo contigo sobre a necessidade de preservação do painel de mosaicos de Celas.. acho que todos ou quase já lá passámos e reparámos no estado a que está a chegar.. pegaste foi no tema com outro tema que nada tem a ver.. é uma questão de processos, não de cultura ou mentalidade..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Eu sei que não tem nada a ver Dani... mas gaita, a CMC tem o dever de alertar, mesmo os privados, para que possam preservar o que têm no espaço público! É uma questão de respeito pela história da cidade no todo e não só daquela área da Alta+ Baixa... Celas, Olivais, Eiras, etc. têm património importante... e quando falo dos azulejos falo, por exemplo, do largo adjacente ao Mosteiro de Celas...
Património não é só Alta e Baixa, mas a cidade toda, cuidar dos espaços urbanos, do que faz fogo de vista, das pequenas coisas que estão ali para usufruto dos cidadãos....

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:Eu sei que não tem nada a ver Dani... mas gaita, a CMC tem o dever de alertar, mesmo os privados
Lino Escreveu:Património não é só Alta e Baixa, mas a cidade toda
era aqui que queria chegar.. a Candidatura à Unesco é completamente off-topic e não está sequer nas mãos da CMC bem como deixou de ser algo "da cidade".. já não vou insistir mais neste ponto, acho que já se percebeu onde quis chegar..

de resto até concordo ctg