Espírito Natalício já chegou a Coimbra...

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Não disse que se deve ficar de braços cruzados. Aquilo que disse foi que para a tal mudança é necessário dinheiro, investimento. Nem a câmara, nem os comerciantes têm meios para isso. Basta ver a quantidade de lojas que continuamente fecham, não só na baixa como por todo o lado. E algumas das que já fecharam eram lojas antigas e até de referência na cidade. Ideas, planos, projectos podem ser muito bons mas sem financiamento não vão a lado nenhum. basta ver a quantidade de ideias que já foram dadas, algumas delas bem antigas e que nunca passaram das boas intenções.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Já ligaram as iluminações de Natal:
Cidade iluminada para celebrar o Natal

É inaugurada no próximo sábado, dia 28 de Novembro, pelas 17h40, na Praça 8 de Maio, a iluminação de Natal da cidade de Coimbra, facto que será assinalado com o concerto “Cordis & Convidados”. As Luzes de Natal iluminam este ano 55 diferentes espaços da cidade e a 25 igrejas matrizes fora do perímetro urbano. São utilizadas 5.400.000 microlâmpadas e 1.800.000 leds
A decorrer no Café Santa Cruz, o concerto "Cordis & Convidados", com Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra portuguesa), contará com as actuações de Inês Santos e Nuno Silva (voz), Quiné (bateria/percussões), João Gentil (acordeão) e Luís Oliveira (contrabaixo).

A iluminação alusiva à época natalícia chega a 18 ruas, 8 avenidas, 19 rotundas, 3 largos, entre muitos outros espaços, com destaque para a fachada do Convento de S. Francisco, Ponte de Santa Clara, Arco de Almedina, praças do Comércio e da República, e Parque Verde, junto ao Convento de Santa Clara-a-Velha e à alameda ribeirinha da Praça da Canção.

Pelo segundo ano consecutivo, são ainda iluminadas as 25 igrejas matrizes de todas as freguesias do Concelho de Coimbra, localizadas fora do perímetro urbano.

Mantém-se a preocupação com a poupança no consumo de energia (na ordem dos 70%), facto que resulta da maior aposta na utilização de LED’s (Lighting Emiting Diodes). Trata-se de um projecto que, além de proporcionar maior brilho e duração da iluminação, permite um baixo nível de consumo de energia e de calor, sendo um equipamento amigo do ambiente e de maior segurança para os transeuntes.

A iluminação de Natal funcionará até dia 7 de Janeiro de 2010.

fonte

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

parece-me excelente a aposta dos LEDS :D

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Só falta lasers... :dance:

alforreca
Novato
Novato
Registado: sexta-feira, 23 outubro 2009 20:10

Mensagem por alforreca »

o que acham das novAS decorações de natal?
eu por mim acho q continua a faltar uma grande árvore «, que ficaria espectacular ao centro da praça da república

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Vai sempre faltar algo...
Mas está muito bonito..gosto das estrelas espalhadas...ficam bem.
Gostaria era que colocassem a pista de gelo na praça da republica...para andar de patins no gelo,mas este ano não me parece.

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

alforreca Escreveu:o que acham das novAS decorações de natal?
Estão engraçadas, mas na minha opinião estão muito simples e pouco arrojadas. Destaco pela positiva o facto de terem colocado também iluminações na Av. Fernão de Magalhães, ao contrário do que aconteceu no ano passado.
Hoje ás 18h haviam algumas ruas da baixa que tinham as luzes apagadas, sendo a Av. Fernão Magalhães uma delas. :?

Já repararam que este ano ainda não montaram o tradicional presépio?
Segundo o blog Questões Nacionais este ano não vai haver presépio junto à câmara municipal. Será para evitar os roubos que costumam ocorrer? É pena que não construam o presépio por causa dos assaltos. :(

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

{mineirinha} Escreveu:Gostaria era que colocassem a pista de gelo na praça da republica...para andar de patins no gelo,mas este ano não me parece.
Era bom. No ano passado montaram uma pseudo-pista de gelo na Praça do Comercio, que diga-se de passagem nem gelo tinha, e de certeza que o sucesso não deve ter sido muito.
Se colocassem na baixa uma pista como a que esteve à dois anos junto ao estádio, é que faziam bem.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Pista de skate só uma tipo a do Palácio do Gelo e em permanência... isso é que seria um atractivo para a cidade! E sim, concordo com a árvore de Natal...

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Acho bem que não façam o presépio..sempre tinham uns palhaços que o destruíam...
Pode ser que assim aprendam..

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Eu acho que devem fazer e maior ainda, sendo um sinal de resiliência contra os amigos do alheio! E que ponham câmeras e mais vigilância na Baixa...

Há pouco queria dizer pista de ice skating ;)

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

{mineirinha} Escreveu:Acho bem que não façam o presépio..sempre tinham uns palhaços que o destruíam...
Pode ser que assim aprendam..
Não assaltam o presépio porque ele não está lá, mas vão assaltar estabelecimentos comerciais, por isso vai dar ao mesmo.
Eu acho que deviam fazer o presépio, nem que fosse dentro da câmara municipal.
Lino Escreveu:E que ponham câmeras e mais vigilância na Baixa...
Já estão montadas, mas ainda não estão em funcionamento.

Duas imagens das câmaras de video-vigilância: imagem 1 e imagem 2

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

Podiam faze-los em papel. Não seria a mesma coisa, mas sempre melhor que nada.

DaniFR
Lendário
Lendário

Mensagem por DaniFR »

Comércio da Baixa alarga horários

Com a abertura nos dois feriados - 1 e 8 Dezembro – e ao domingo, os comerciantes da Baixa de Coimbra tentam criar novos hábitos, respondendo às necessidades dos consumidores.

Os horários das lojas da Baixa de Coimbra foram alterados de acordo com a quadra natalícia. Assim, amanhã e no próximo dia 8, também feriado, é possível efectuar as tradicionais compras de Natal. Ao domingo as lojas estarão também abertas numa medida que visa criar uma nova dinâmica nesta zona comercial da cidade.
Recorde-se que em Maio deste ano, com o lema “Baixa de Coimbra: uma porta sempre aberta”, dois terços dos comerciantes decidiram abrir as lojas ao sábado, acompanhando a medida com descontos aos clientes entre 5 por cento e 50 por cento e estacionamento gratuito nos parques camarários, durante todo o dia.
Na ocasião os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SM TUC) mostraram, igualmente, “abertura” para, caso se justifique, manter os autocarros com os mesmos horários dos dias de semana.
Com a abertura nos dois feriados – 1 e 8 Dezembro – e ao domingo, os comerciantes da Baixa de Coimbra tentam criar novos hábitos, respondendo às necessidades dos consumidores.
Arménio Henriques, vice- -presidente da ACIC e responsável pelo sector comercial, enquadra os novos horários na estratégia seguida pela associação para dinamizar o comércio no coração da cidade, lembrando que a abertura das lojas ao sábado “ganhou força”, porque partiu dos comerciantes.
Porém, o esforço de revitalização não pode ficar unicamente pelos comerciantes, pelo que, defende Arménio Henriques, a Câmara Municipal de Coimbra deve avançar rapidamente com o processo de requalificação urbana, o que, acompanhado pelos projectos em carteira – construção do novo tribunal, instalação do Pólo I da Universidade no Colégio da Graça, reabilitação da fábrica da louça ou a possível construção de um hotel de charme na Praça Velha – dará uma “nova imagem” à zona nobre da cidade.

fonte
Finalmente os comerciantes das baixa estão a abrir os olhos para a realidade, mas se calhar já vai um pouco tarde de mais.
Se esta iniciativa tiver sucesso pode ser o horário alargado se mantenha ao longo de todo o ano.

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

DaniFR Escreveu:
Comércio da Baixa alarga horários

Com a abertura nos dois feriados - 1 e 8 Dezembro – e ao domingo, os comerciantes da Baixa de Coimbra tentam criar novos hábitos, respondendo às necessidades dos consumidores.

Os horários das lojas da Baixa de Coimbra foram alterados de acordo com a quadra natalícia. Assim, amanhã e no próximo dia 8, também feriado, é possível efectuar as tradicionais compras de Natal. Ao domingo as lojas estarão também abertas numa medida que visa criar uma nova dinâmica nesta zona comercial da cidade.
Recorde-se que em Maio deste ano, com o lema “Baixa de Coimbra: uma porta sempre aberta”, dois terços dos comerciantes decidiram abrir as lojas ao sábado, acompanhando a medida com descontos aos clientes entre 5 por cento e 50 por cento e estacionamento gratuito nos parques camarários, durante todo o dia.
Na ocasião os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SM TUC) mostraram, igualmente, “abertura” para, caso se justifique, manter os autocarros com os mesmos horários dos dias de semana.
Com a abertura nos dois feriados – 1 e 8 Dezembro – e ao domingo, os comerciantes da Baixa de Coimbra tentam criar novos hábitos, respondendo às necessidades dos consumidores.
Arménio Henriques, vice- -presidente da ACIC e responsável pelo sector comercial, enquadra os novos horários na estratégia seguida pela associação para dinamizar o comércio no coração da cidade, lembrando que a abertura das lojas ao sábado “ganhou força”, porque partiu dos comerciantes.
Porém, o esforço de revitalização não pode ficar unicamente pelos comerciantes, pelo que, defende Arménio Henriques, a Câmara Municipal de Coimbra deve avançar rapidamente com o processo de requalificação urbana, o que, acompanhado pelos projectos em carteira – construção do novo tribunal, instalação do Pólo I da Universidade no Colégio da Graça, reabilitação da fábrica da louça ou a possível construção de um hotel de charme na Praça Velha – dará uma “nova imagem” à zona nobre da cidade.

fonte
Finalmente os comerciantes das baixa estão a abrir os olhos para a realidade, mas se calhar já vai um pouco tarde de mais.
Se esta iniciativa tiver sucesso pode ser o horário alargado se mantenha ao longo de todo o ano.
Espera sentado... Aquela iniciativa das lojas estarem abertas sempre ao sábado à tarde é o que é, quanto mais ao Domingo... Eu pelo menos ainda fui inocente de ir umas duas ou três vezes à baixa à tarde no sábado para ver as lojas abertas, e viu-se...