Espírito Natalício já chegou a Coimbra...

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

que se reformasse..
{mineirinha} Escreveu:Eu não acho que o fórum por fora esteja exagerado..
está igual aos outros anos.. também não me parece exagerado.. até acho que há alguns enfeites que poderia ficar o ano todo, em determinados locais.. por exemplo, desde Maio que passo todas as semanas na EN234(?) em Cantanhede e só na semana passada é que reparei que havia ali um modelo, porque vi as iluminações :P
daniel322 Escreveu:já vi centenas de vezes actuações
ok.. exagerei.. :)

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

ya,tá o mesmo..
eu até acho giro. lol

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

No ano passado puseram um Pai Natal gigante na Baixa, não foi?

Este ano como está a zona?

É impressionante como os comerciantes são inertes! Não consigo perceber porque não se juntam para fazer uma coisa decente....

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Eu acho piada ao fórum por fora. E curto a árvore em que os miúdos estão lá dentro a brincar. Na Baixa não se faz muito...
Podem sempre ir a este blog http://questoesnacionais.blogspot.com/ dar sugestões, pois ele contacta directamente os comerciantes, conhece as lojas, fala da Baixa, pode ser que diga e faça alguma coisa! :)

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

{mineirinha} Escreveu:Eu não acho que o fórum por fora esteja exagerado..
Para mim está muito bem..
Concordo.
Lino Escreveu:Podem sempre ir a este blog http://questoesnacionais.blogspot.com/ dar sugestões, pois ele contacta directamente os comerciantes, conhece as lojas, fala da Baixa, pode ser que diga e faça alguma coisa! :)
De vez em quando visito esse blog e parece-me que quem lá escreve é um típico comerciante que cruza os braços à espera que a câmara faça tudo.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

É o que eu vos digo. O problema da baixa não é a Câmara, não são as ruas estreitas, não é o facto de ser ao ar livre. O grande problema da baixa são os comerciantes... A Agência de Promoção da Baixa fez exactamente o quê? Pouca coisa... Muito pouca coisa! E o que se vive hoje na baixa é o reflexo de uma associação de comerciantes inerte. Mais uma loja dos chineses ao pé do Minipreço? Opa... Tenham paciência, mas isto não pode ser!

Ricky147
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 04 setembro 2006 11:53

Mensagem por Ricky147 »

bru_nex Escreveu:É o que eu vos digo. O problema da baixa não é a Câmara, não são as ruas estreitas, não é o facto de ser ao ar livre. O grande problema da baixa são os comerciantes... A Agência de Promoção da Baixa fez exactamente o quê? Pouca coisa... Muito pouca coisa! E o que se vive hoje na baixa é o reflexo de uma associação de comerciantes inerte. Mais uma loja dos chineses ao pé do Minipreço? Opa... Tenham paciência, mas isto não pode ser!
:clap: Só eles (comerciantes) é que não vêem que a culpa é deles!

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Há lojas interessantes, agora há umas outras com má mercadoria e más montras, e um atendimento que Deus meu... :roll:

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Lino Escreveu:Há lojas interessantes, agora há umas outras com má mercadoria e más montras, e um atendimento que Deus meu... :roll:
Se bem que, por exemplo, tenha visto melhores sapatos na Baixa, por exemplo, que nalgumas lojas do Fórum... e mais baratos...

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

A baixa tem de apostar em:

COMERCIANTES:
- formação do pessoal das lojas

- formação de vitrinistas e re-decoração dos espaços

- devem aparecer mais lojas alternativas (como as lojas do Feito Conceito ou do Mercado Negro de Aveiro, por exemplo

- associação de comerciantes deve juntar-se para criação de políticas comuns

- deve ser feita uma recolha de fundos entre os comerciantes com base numa percentagem dos lucros

- deve ser investido o dinheiro em animação de rua na baixa (magustos ao ar livre, artistas em cada esquina (música, magia, palhaços)

- comerciantes devem ser sensibilizados para a importância de manterem a loja bem iluminada e limpa

- criação (talvez com apoio camarário) de estacionamento subterrâneo na baixa. Estacionamento pago pelos utilizadores normais. Estacionamento gratuito para clientes da baixa que façam compras superiores a x €.

- permuta de espaços: duas lojas que estão em dificuldade podem vender mais se trocarem de espaço com outra loja, mais bem localizada para a implantação daquele ramo de negócio.

- criação de uma zona temporária onde os pais podem deixar os filhos enquanto passeiam na baixa, como existe em alguns centros comerciais.

- criação de dias de desconto, cartão de fidelização para clientes da baixa...

A CÂMARA DEVE:

- criar um plano rápido de recuperação dos imóveis da baixa: demolição de uns, recuperação de outros, pintura de fachadas, etc. é possível usar os espaços de alguns imóveis para criar ruas mais largas, em alguns casos. Noutros, o espaço livre deixado pelos imóveis demolidos pode ser usado para espaço de descanso com bancos, parque infantil, etc.

- criação de linhas de crédito que permitam aos proprietários fazerem obras nos imóveis

- recuperação dos espaços com vista à utilização dos peões (criação de mais espaços de descanso, com bancos bonitos, até com algum espaço verde)

- recuperação do Terreiro da Erva

- limpeza das ruas (com água recuperada das chuvas, por exemplo) com frequência

- vistorias frequentes que assegurem o cumprimento de regras de higiene, segurança, etc. nomeadamente das lojas do chineses que tanto odeio!

- maior investimento em cultura ao ar livre nas ruas da baixa (Encontos Mágicos são um excelente exemplo)

- investimento em ideias criativas: por exemplo, dar um cheiro, por meio de ambientadores, a algumas ruas da baixa em certas alturas do ano.

A ideia é tornar a baixa num sítio dinâmico, diferente todos os dias. A baixa tem de ser um sítio onde se encontra o alternativo, o vulgar, o barato e o caro. Tem de ser um sítio agradável, humano. É preciso tornar a baixa num sítio onde é chique comprar. Tem de ser chique dizer aos amigos que comprou na baixa. Talvez nem fosse má ideia contratar-se uma empresa de publicidade para lançar uma campanha que relance a baixa. Mas esse não é o ponto principal. Pontos prioridade: recuperação dos imóveis, formação dos comerciantes, limpeza das ruas, criar uma associação de comerciantes que realmente faça alguma coisa pela dinamização da baixa da cidade.

Este assunto revolta-me um bocado. Não suporto pessoas que insistem em viver à sombra dos Governos. A Câmara tem sempre a culpa. A Câmara tem sempre de fazer tudo. Os senhores comerciantes têm de se juntar. Se não for assim, nunca vamos fazer nada da baixa. Parece-me ridículo que a APB seja tão inerte como é! Medidas conhecidas até hoje? Umas tendas na Praça Velha e um cartão de crédito para compras na baixa. Acho que também houve uma campanha qualquer de senhas de estacionamento? Talvez isto chegue para lhes aliviar a consciência. A mim não chega! Se eu fosse comerciante da Baixa, podiam ter a certeza que quem criava um plano era eu! Recuso-me... mas RECUSO-ME MESMO a ver Coimbra transformada numa China Town!

Já agora, deviam acabar os privilégios fiscais concedidos a esses senhores. São esses benefícios que estão a fazer proliferar as lojas dos chineses por todo o lado! Já agora, era bom que a população estivesse educada para não comprar coisas nas lojas dos chineses. Assim eles não se expandiam!

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

bru_nex Escreveu: A CÂMARA DEVE:

- criar um plano rápido de recuperação dos imóveis da baixa: demolição de uns, recuperação de outros, pintura de fachadas, etc. é possível usar os espaços de alguns imóveis para criar ruas mais largas, em alguns casos. Noutros, o espaço livre deixado pelos imóveis demolidos pode ser usado para espaço de descanso com bancos, parque infantil, etc.
http://www.coimbravivasru.pt/unidade_intervencao.php
- criação de linhas de crédito que permitam aos proprietários fazerem obras nos imóveis
http://www.cm-coimbra.pt/index.php?opti ... Itemid=448

- recuperação do Terreiro da Erva
http://i626.photobucket.com/albums/tt34 ... o_erva.jpg
http://www.coimbravivasru.pt/pdf/bases_ ... nidade.pdf

- vistorias frequentes que assegurem o cumprimento de regras de higiene, segurança, etc. nomeadamente das lojas do chineses que tanto odeio!
http://www.asae.pt/

- investimento em ideias criativas: por exemplo, dar um cheiro, por meio de ambientadores, a algumas ruas da baixa em certas alturas do ano.
?

(já temos, no Outono cheira a castanhas, no verão cheira a estrume :P )

bru_nex Escreveu:A ideia é tornar a baixa num sítio dinâmico, diferente todos os dias. A baixa tem de ser um sítio onde se encontra o alternativo, o vulgar, o barato e o caro. Tem de ser um sítio agradável, humano. É preciso tornar a baixa num sítio onde é chique comprar. Tem de ser chique dizer aos amigos que comprou na baixa. Talvez nem fosse má ideia contratar-se uma empresa de publicidade para lançar uma campanha que relance a baixa. Mas esse não é o ponto principal. Pontos prioridade: recuperação dos imóveis, formação dos comerciantes, limpeza das ruas, criar uma associação de comerciantes que realmente faça alguma coisa pela dinamização da baixa da cidade.
http://www.baixadecoimbra.com/

(falta é a parte do "que realmente faça alguma coisa")

userN
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12

Mensagem por userN »

Ainda ontem há tarde estive na baixa e o desanimo era tal... Não cheirava a natal, só uns 20% das montras estavam já com o espírito natalício, as ruas ainda não estavam todas enfeitadas (muito menos a iluminação acesa), muitas lojas fechadas, etc.
A culpa não é só dos comerciantes mas é certo que têm a sua quota parte como é mais que óbvio...

Fala-se na ideia da cobrir a baixa para não chover, etc. pois há uns dias estive em Badajoz e digo-vos que eles já adoptaram essa solução e fica muito engraçado, mas não iria ser isso que faria a baixa revitalizar se o espírito dos comerciantes não mudar.

O ano passado sempre houve a pista de gelo, etc. Pelo que vejo este ano nem isso... Quem vai para a baixa num dia de inverno sem motivos que o atraiam? As lojas? Algumas, muito especificas. Os habitués onde me incluo, pois desde pequeno todos os sábados fazia um passeio à baixa tomar um café com a minha mãe ao nicola, deixei de o fazer entretanto pois já nem o nicola é o que era, está uma banalidade.

Muito mais haveria a dizer, fica a pergunta, há natal na baixa?

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Meu, o teu post é excelente.
Não tinha ainda visto a solução para o Terreiro da Erva e fiquei :O
ADOREI!

É mesmo esse o caminho, na minha opinião.

O teu post veio reforçar um bocado a ideia do meu. Eu quero mostrar que são os comerciantes que têm de fazer alguma coisa pela baixa, mais do que a própria Câmara. E é espantoso ver que, de tudo o que falta fazer, a parte que é da resposnabilidade da Câmara é a que está mais adiantada. Já tive esta discussão algumas vezes com alguns comerciantes da baixa. Os comerciantes têm ideias, sabes. Eles querem museus na Baixa para chamar gente, querem prédios recuperados e por aí a fora, mas não são capaz de se juntarem para criarem uma administração do tipo centro comercial. É tão simples como, cada comerciante contribui com 1% dos lucros e esse dinheiro é usado para dinamizar a baixa.

E é muito mau que seja a CMC a única instituição a fazer alguma coisa pela Baixa. E eu não sou nada fã do sr Carlos Encarnação. Daqui a uns anitos, com a renovação que o Metro Mondego vai trazer a uma zona da Baixa (vai fazer recuperação urbana e vai trazer pessoas à baixa) e com o novo Terreiro da Erva, já teremos uma baixa mais moderna. Se a par disso forem recuperados todos os imóveis, então fica a faltar muito pouco.

Era brutal se conseguíssemos fazer isso até 2020. Seria um orgulho mostrar a nova Coimbra ao país e à Europa no ano em que a cidade deve ser Capital Europeia da Cultura.
Brutal brtual

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

A câmara tem planos mas o problema de sempre é o dinheiro para que os mesmos passem à prática. Problema igual têm os comerciantes. Com as lojas a aguentarem-se na corda bamba, o dinheiro mal dá para os gastos, será dificil concretizar-se o que quer que seja, até coisas aparentemente simples como dar formação aos empregados. Porque a verdade é que com os salários de miséria que o comércio paga (e que provavelmente são os que pode pagar) estão à espera de quê?
Numa coisa concordo, falta inovação e arrojo nas lojas em geral. Chega de lojas de roupa aos montes, todas do mesmo género a abrir a a fechar periodicamente. Apostem noutros produtos e quem sabe se o sucesso não chega.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Ruizito, uma coisa! Se os comerciantes não têm dinheiro para investir na baixa ou se não têm dinheiro para formar os seus próprios recursos humanos, então nem vale a pena discutir o problema da baixa. Se não há dinheiro hoje para fazer melhor, então a situação vai afundar ainda mais e os comerciantes estão todos perdidos.
Que me digam que alguns comerciantes não têm lucros e que estão a trabalhar porque arranjam dinheiro só para as contas (que já não são muitas, visto muitos já serem donos dos edifícios onde estão instalados), tudo bem. Mas, no dia em que isso for um problema geral de todos os comerciantes da baixa, então não há nada a fazer. Eu sei que as coisas vão mal, mas não me parece que estejamos ainda nesse registo negro. Se ontem era mais fácil mudar, era. Mas não se mudou. Então que se mude hoje porque amanhã vai ser ainda mais complicado.