Passadeiras mal colocadas

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 481
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Passadeiras mal colocadas

Mensagem por micromys »

As passadeiras, que deveriam ser um meio para que os peões atravessem as ruas/estradas em segurança, não o são, infelizmente. Não se pode dizer que a responsabilidade seja dos condutores ou dos peões individualmente. É de todos em conjunto, incluindo instituições e forças de segurança.

Temos de estar todos atentos, os peões com os condutores e estes com os peões, prestando especial atenção às crianças. Ainda ontem, ao cimo da Rua Virgílio Correia (Celas) não atropelei uma criança pequena que apareceu do nada a correr passadeira fora porque ia a menos de 20 km/h (ou não soubesse como funciona aquela rua). É carros estacionados em cima da passadeira, é carros antes da passadeira a tirar toda e qualquer visibilidade aos condutores, enfim... Apercebi-me depois que nesta situação o pai da criança estava do outro lado da estrada a chamá-la tendo-me acenado depois em pedido de desculpas. Se eu fosse mais depressa poderia ter havido ali consequências, mesmo que fosse à velocidade permitida dentro das localidades. Foi uma criança à solta com um pai irresponsável à mistura com carros estacionados a tapar a passadeira por completo, ou seja, falta de civismo por todo o lado!

Mas esta falta de civismo não é só de condutores e peões, passa também pelas entidades e quem as representa. Ainda gostava de saber quem, nesta Câmara Municipal, planeia e coloca as passadeiras de maneira competamente desarticulada com locais e infraestruturas.
Exemplos? Vários, conheço bem alguns na baixa como é o caso da passadeira em frente à Casa do Bacalhau na Rua João Machado, onde o meu pai foi atropelado no início deste ano. Essa passadeira depois do cruzamento onde acaba a Rua Dr. Rosa Falcão (atrás do Palácio da Justiça). Uma passadeira deve ser colocada antes dos cruzamento e não depois. Quem vem da Rua Dr. Rosa Falcão olha para os carros que vêm da Rua João Machado muitas vezes não se apercebendo que a cerca de 1 metro estão pessoas a atravessar a passadeira. Foi assim que o meu pai foi atropelado. Mas, claro, a passadeira não pode ser colocada antes porque coloca em causa as dezenas de metros que ocupam as paragens de autocarros e os motoristas que lá fazem horas. Na Rua Dr. Manuel Rodrigues a passadeira em frente ao Rei da Fruta e da Era fica logo a seguir à paragem do autocarro e, sempre que esta pára, impede os automóveis de verem se alguém vem na passadeira. Alguns condutores abrandam, outros param, outros nem uma nem outra, há peões que olham, outro nem por isso, e uma volta e duas alguem visita os HUC. A última vez que vi foi há pouco mais de 1 mês. Na entrada da mesma rua para quem vem da Avenida Fernão de Magalhães existe um semáforo para peões que está constantemente vermelho, sem qualquer botão para passar a verde. Mesmo que houvesse, não existe nenhum semáforo a avisar os automobilistas de que o semáforo está verde para os peões. Na Avenida Emídio Navarro em frente à antiga Zara é raro não ver uma autocarro a fazer horas atrás da passadeira, situação quase idêntica à da Rua Dr. Manuel Rodrigues.
Há uma desarticulação com as infraestrutura existentes e uma cegueira das autoridades quando essa desarticulação interfere com o Código da Estrada (neste caso em nome da modedinha que entra no parquímetro).
Quem conhece a Rua Dr Rosa Falcão e já lá estacionou (é a rua que passa atrás do Pingo Doce e segue por trás do Palácio da Justiça) sabe que tem de pagar para estacionar. Provavelmente o que nunca reparou é que o sinal que determina o final de estacionamento condicionado fica praticamente em cima das passadeiras, tanto na primeira como na segunda partes da rua. Isto quer dizer que é possível estacionar (pagando) até ao limite determinado pelo sinal, o que possibilita que os veículos possam estacionar a escassos centímetros das passadeiras. Quantos metros de distância se devem guardar quando se estaciona antes da passadeira? Quem planeou isto ou só se lembou das moedas a cair ou confundiu metros com centímetros.
Uma vez aproveite a presença de um multador municipal que por acaso estava com as suas ferramentas de trabalho na mão (caneta e bloco de multas) e interpelei-o sobre este problema e se não deveria multar um veículo a menos de 5 metros da passadeira mesmo com o talão de pagamento. Ele disse que não porque o sinal estava a li e tinha sido colocado pela Câmara e, portanto, podia estacionar-se naquele local desde que pagasse. Fiquei esclarecido a pensar como é possível tirar a visibilidade aos veículos e aos peõs em prol de 1 lugar de estacionamento e umas quantas moedas por dia. Também fique logo convencisíssimo que esse agente multador aponto a minha observação e a colocou no seu serviço logo que regressou à "base".

Este episódio fez-me lembrar um outro passado há uns anos na Rua Figueira da Foz quando ainda não se pagava para estacionar. Sempre me lembro que lá estarem estacionados carros desde a mercearia ao lado da tasca até ao fundo da rua. Já lá vão uns anos que alguém resolveu mandar inverter o sentido da rua sendo que se passou a poder ir directamente do fundo da Rua de Aveiro para o Palácio da Justiça pela Rua Figueira da Foz. Uma má decisão a meu ver que felizmente foi desfeita (foi engraçado ver uma vez um PSP entrar na rua na sua motoreta em sentido contrário e o pessoal a pôr-se todo no meio da estrada a mandá-lo parar e dar a volta... foi só rir). Entretanto uma alteração foi feita, que foi a existência de dois sentidos até à entrada do parque dos funcionários do tribunal (provavelmente se fosse um parque de bombeiros ou outra instituição não havia dois sentidos para ninguém, mas era para os funcionários do tribunal por isso tinha de ser, era o que eu ouvia dizer na rua). Assim, proibiram o estacionamento de veículos no início da Rua Figueira da Foz até à entrada desse parque, pois a largura da rua não dava para uma fila de carros estacionados e mais duas de circulação. Quando "parquimetraram" a rua passou a ser novamente possível estacionar naquele local como se os parquímetros tivessem a capacidade de alargar a rua. Só prqeunto, quanto rendem 3 lugares pagos das 8 às 19 ao fim do mês. Existiu ali alguma preocupação com segurança, uma vez que lá está uma passadeira à entrada da rua?

Abraço

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Por acaso a passadeira que referes onde o teu pai foi atropelado, está mesmo mal colocado. Já me aconteceu não atropelar lá uma pessoa pelas razões que falas. Nós estamos a olhar para a direita a ver se vem carros e queremos é entrar o mais rápido possível na rua e pimba..apanhamos logo com uma passadeira :twisted:

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 481
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Hal9000 Escreveu:Por acaso a passadeira que referes onde o teu pai foi atropelado, está mesmo mal colocado. Já me aconteceu não atropelar lá uma pessoa pelas razões que falas. Nós estamos a olhar para a direita a ver se vem carros e queremos é entrar o mais rápido possível na rua e pimba..apanhamos logo com uma passadeira :twisted:
É que nem se pode falar em negligência, seja da parte do condutor seja do peão, é simplesmente falta de planemento.

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Melhor são as passadeiras a atravessar as rotundas :) Por acaso acho que aqui em Coimbra não há nenhuma, mas na Figueira há umas quantas.

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

Então e as passadeiras à volta do Estádio? Aquela em frente ao Holmes Place... ou em frente ao Macdonald´s?
É com cada susto que já apanhei!!

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Kika2 Escreveu:Então e as passadeiras à volta do Estádio? Aquela em frente ao Holmes Place... ou em frente ao Macdonald´s?
É com cada susto que já apanhei!!
Pois em frente ao Mac é por causa das duas faixas, o verdadeiro tuga assim que vê duas faixas carrega logo no acelerador :lol:

Avatar do Utilizador
bru_nex
Experiente
Experiente
Mensagens: 467
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

É verdade. Então as passadeiras logo a seguir às rotundas são um perigo! Na rotunda das Lajes já apanhei muitos sustos. Como condutor e como peão!

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Para mim as piores são as que têm um semáforo com o peão a amarelo a piscar (como acontece para quem vira da Fernão de Magalhães para a Rua da Figueira da Foz). Honestamente nunca vi em mais nenhum sitio... Não tem lógica o semáforo para os veículos ficar verde e o da passadeira também, com um semáforo extra virado para os carros com um peão a amarelo... Desde quando os semáforos com um peão são para os carros?!
Tinha mais lógica o semáforo para os veículos ficar a amarelo ou então encurtarem o tempo do verde na passadeira ou manter-se vermelho para os carros até a passadeira ficar vermelha...

Avatar do Utilizador
Yagami
Lendário
Lendário
Mensagens: 1007
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

A que está no início da Paulo Quintela, perto do Sports Bar, também é muito má. É muito comprida, está quase em cima da curva e quem está a cortar para a esquerda vindo da Estrada da Beira tem que ter muita atenção não só aos carros que vêm da Rua do Brasil como aos peões que possam já estar a atravessar a rua. Se aquela passadeira estivesse uns 2 ou 3 metros mais para dentro, aí sim, estava bem.

A passadeira que puseram à saída da rotunda dos bombeiros ali ao pé do centro de saúde Norton de Matos também está num sítio complicado, mas pelo menos tem uma placa para peões no meio das duas vias.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

O problema é que se as passadeiras não estiverem nos cruzamentos, rotundas e por ai fora, que é onde as pessoas normalmente atravessam, ninguém as utiliza. A mim fazem-me mais confusão as passadeiras a seguir às curvas e lombas, essas sim verdadeiras armadilhas.

Avatar do Utilizador
Jimmy
Experiente
Experiente
Mensagens: 418
Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47

Mensagem por Jimmy »

Ruizito Escreveu:O problema é que se as passadeiras não estiverem nos cruzamentos, rotundas e por ai fora, que é onde as pessoas normalmente atravessam, ninguém as utiliza. A mim fazem-me mais confusão as passadeiras a seguir às curvas e lombas, essas sim verdadeiras armadilhas.
Está escrito no próprio Código que em cruzamentos não há necessidade de passadeiras. Peões têm prioridade na travessia (racional claro está) dessa 'saida/entrada' de cruzamento.

Claro que na prática: Metal > Carne e Osso

Avatar do Utilizador
Kika2
Veterano
Veterano
Mensagens: 539
Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01

Mensagem por Kika2 »

duffy Escreveu:
Kika2 Escreveu:Então e as passadeiras à volta do Estádio? Aquela em frente ao Holmes Place... ou em frente ao Macdonald´s?
É com cada susto que já apanhei!!
Pois em frente ao Mac é por causa das duas faixas, o verdadeiro tuga assim que vê duas faixas carrega logo no acelerador :lol:

É isso e os picanços que fazem à noite. Não deixam ninguém dormir

Avatar do Utilizador
micromys
Experiente
Experiente
Mensagens: 481
Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04

Mensagem por micromys »

Ruizito Escreveu:O problema é que se as passadeiras não estiverem nos cruzamentos, rotundas e por ai fora, que é onde as pessoas normalmente atravessam, ninguém as utiliza. A mim fazem-me mais confusão as passadeiras a seguir às curvas e lombas, essas sim verdadeiras armadilhas.
Concordo plenamente que as passadeiras possam estar nos cruzamentos, no entanto, deviam estar antes dos cruzamentos e não depois. O exemplo que dei do atropelamento do meu pai na rua João Machado é exemplo disso. Além de ser um perigo para os peões, porque a lata é mais dura que o osso, enquina o trânsito todo.

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

micromys Escreveu: Concordo plenamente que as passadeiras possam estar nos cruzamentos, no entanto, deviam estar antes dos cruzamentos e não depois. O exemplo que dei do atropelamento do meu pai na rua João Machado é exemplo disso. Além de ser um perigo para os peões, porque a lata é mais dura que o osso, enquina o trânsito todo.
Não te esqueças que o antes e depois de um cruzamento depende do lado de que se vem.

Avatar do Utilizador
dryden
Veterano
Veterano
Mensagens: 662
Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01

Mensagem por dryden »

Ruizito Escreveu:
micromys Escreveu: Concordo plenamente que as passadeiras possam estar nos cruzamentos, no entanto, deviam estar antes dos cruzamentos e não depois. O exemplo que dei do atropelamento do meu pai na rua João Machado é exemplo disso. Além de ser um perigo para os peões, porque a lata é mais dura que o osso, enquina o trânsito todo.
Não te esqueças que o antes e depois de um cruzamento depende do lado de que se vem.
No caso em questão não, porque é sentido único.

btw, ñ é um cruzamento é um entroncamento.