Arrancadas árvores no Penedo da Saudade

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Nosca
Regular
Regular
Registado: sábado, 26 julho 2008 18:18

Arrancadas árvores no Penedo da Saudade

Mensagem por Nosca »

Escrito por Diário de Coimbra
em mau estado

Arrancadas árvores
no Penedo da Saudade

Várias árvores, de grande porte, foram ontem arrancadas no jardim junto ao Penedo da Saudade, em Coimbra. «Estavam em muito mau estado», justificou ao Diário de Coimbra o vereador do Ambiente da autarquia.

Luís Providência explicou que, «após uma avaliação dos serviços da câmara, mas também de uma empresa externa, a indicação que nos foi dada foi que a medida mais indicada era o abate das árvores».

Depois de identificadas, foram retiradas pela raiz, deixando o jardim descaracterizado, mas Luís Providência garante que a situação é temporária. O responsável assegura que «as árvores vão ser substituídas» por outras, nos mesmos locais.
Estou pra ver... Aqui há uns dois anos foi na Solum... era o bicho. :winky:

Árvores, algumas centenárias, deitadas abaixo.. :(

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Eu não sou entendida em árvores,mas se estavam em mau estado porque deixar ali?
Eu também sou contra arrancar árvores assim atoa..alias, o ideal é evitar sempre pois elas são precisas...
Mas não são eternas...
Exemplo estúpido que vou dar, mas durante anos...décadas...tive um limoeiro,só que ficou doente e não havia como recuperar...teve que ser abatido..naturalmente não tivemos gosto nenhum disso,mas deixa-lo apodrecer quando podia ainda ser útil....
Se as árvores do Penedo da Saudade não estavam bem,o melhor foi arrancar.

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

Se estavam em mau estado fizeram bem em arrancá-las.
Ainda à pouco tempo abateram 8 árvores e podaram as outras todas da avenida Emídio Navarro e a avenida ficou muito melhor.

T3.coimbra
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

Quando no inverno alguma árvore cair em cima de um carro também vêm para aqui dizer que já deviam ter abatido as árvores há mais tempo e que deviam ter tomado atenção a isso.

Mas não se pode fazer nada?
Se podam as árvores é porque as podam.
Se as arrancam, é porque as arrancam.
Se as plantam é porque as plantam (sim, tb já ouvi criticas, pois a malta fica sem 1 lugar de estacionamento ou sem vistas ou com sombra).

Vá, sejamos ponderados. Se pessoas que sabem, disseram que deviam ser arrancadas, então força. E pelo que percebi, os buracos ainda lá estão para serem plantadas outras de imediato.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Se estavam doentes, que fossem abaixo. Estou é para ver se põem aqueles cepos que demoram décadas a crescer no lugar delas...

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

T3.coimbra Escreveu:Mas não se pode fazer nada?
Se podam as árvores é porque as podam.
Se as arrancam, é porque as arrancam.
Se as plantam é porque as plantam (sim, tb já ouvi criticas, pois a malta fica sem 1 lugar de estacionamento ou sem vistas ou com sombra).
Mas isto é típico, não há volta a dar. Em circunstância alguma, toda a gente fica satisfeita. Há sempre alguém descontente.

Se as árvores estavam doentes e se, mais dia menos dia, elas iam acabar por morrer e cair, então que se avance com a intervenção, antes que ela caia em cima de alguém e aconteça uma tragédia. A mim preocupa-me é se elas são arrancadas só porque apetece e, em substituição, não plantam nada. Isso sim, é preocupante. Como não é o caso, até porque os buracos ficaram abertos para plantar outras árvores, não vejo onde é que está o drama! Não plantem é daquelas árvores pequenas que, por mais anos que passem, teimam em não crescer. "Arbustos" já há muitos...

Nosca
Regular
Regular

Re: Arrancadas árvores no Penedo da Saudade

Mensagem por Nosca »

Nosca Escreveu:

Sim, sim. Tendes razão. A questão é quando há outros interesses por trás do assunto.

Sempre me pergunto se, em vez do arranque ser a «solução final», o tratamento atempado não teria sido um investimento na preservação.

Ainda bem que nenhum de vocês tem razão de queixa. Pois eu tenho: como referi, na Solum, muitas foram arrancadas e outras cortadas, ao que sei não tanto pelo bicho, mas mais por causa de alguém a quem as ditas constituiam problema... Alguém com conhecimentos q.b., if you know what I mean.

T3.coimbra
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

Nosca Escreveu:
Nosca Escreveu:

Sim, sim. Tendes razão. A questão é quando há outros interesses por trás do assunto.

Sempre me pergunto se, em vez do arranque ser a «solução final», o tratamento atempado não teria sido um investimento na preservação.

Ainda bem que nenhum de vocês tem razão de queixa. Pois eu tenho: como referi, na Solum, muitas foram arrancadas e outras cortadas, ao que sei não tanto pelo bicho, mas mais por causa de alguém a quem as ditas constituiam problema... Alguém com conhecimentos q.b., if you know what I mean.

Não constituíam problema para uma pessoa mas para muitas. Essas árvores eram aquelas que deitam aquele "algodão branco" e que provoca inúmeras alergias.

As árvores foram deitadas abaixo para diminuir a quantidade desse algodão no ar, basicamente por uma questão de saúde pública.

Por outro lado, algumas dessas árvores encontravam-se em terrenos privados, logo não sendo espécie protegida, não vejo onde está o problema

O mal foi não replantarem outras árvores de outra variedade nos referidos locais. Isso sim, está mal

Nosca
Regular
Regular

Mensagem por Nosca »

T3.coimbra Escreveu:(...)
Essas árvores eram aquelas que deitam aquele "algodão branco" e que provoca inúmeras alergias.

(...)
Por outro lado, algumas dessas árvores encontravam-se em terrenos privados, logo não sendo espécie protegida, não vejo onde está o problema

O mal foi não replantarem outras árvores de outra variedade nos referidos locais. Isso sim, está mal
Não sei se estaremos a falar das mesmas. Algumas das que vi serem cortadas pela raíz não deitavam esse algodão, do pouco que percebo neste ãmbito. E algumas - aquelas de que eu falava - não se encontravam em terrenos privados.

Quanto ao resto, concordo contigo: é pena não replantarem.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

As de algodão ainda bem que foram.
é um desastre para rinites

Alexrd
Regular
Regular
Registado: sábado, 21 março 2009 10:23

Mensagem por Alexrd »

Lino Escreveu:Se estavam doentes, que fossem abaixo. Estou é para ver se põem aqueles cepos que demoram décadas a crescer no lugar delas...
Tudo dito.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

{mineirinha} Escreveu:As de algodão ainda bem que foram.
São os choupos, a árvore que deu o nome a um dos ícones da cidade (Choupal). O problema é que não são árvores para estar no meio de zonas habitadas, com os problmeas respiratórios que provocam.

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

Ruizito Escreveu:
{mineirinha} Escreveu:As de algodão ainda bem que foram.
São os choupos, a árvore que deu o nome a um dos ícones da cidade (Choupal). O problema é que não são árvores para estar no meio de zonas habitadas, com os problmeas respiratórios que provocam.
Só uma espécie de choupo é que deita algodão. Julgo que é o choupo-americano. Aqui em Stª Apolónia são um problema. Mas a maioria das espécies de choupo não deita algodão.

Cumps

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

O problema é que as árvores quando são plantas são pequenas e depois, quando crescem, fazem um efeito diferente do suposto. Além do mais, não tem de ser mau cortar uma árvore, desde que o local seja compensado em termos de mancha verde. As árvores também têm um ciclo de vida...

No caso do Penedo da Saudade, parece-me bem. A vegetação é muito desorganizada e, muitas vezes, manter-se uma árvore pode representar perigo par a integridade das pessoas e das casas e mesmo para a saúde.

Não vejo inconveniente. Além disso, a Câmara tem feito um trabalho excelente no que toca à poda das árvores para prever situações de mau tempo, tradicionais no Inverno.

Alexrd
Regular
Regular

Mensagem por Alexrd »

bru_nex Escreveu:Além disso, a Câmara tem feito um trabalho excelente no que toca à poda das árvores para prever situações de mau tempo, tradicionais no Inverno.
Not in my neighbourhood... Apesar dos vários pedidos e queixas...