Coimbra, Capital Europeia da Cultura 2020

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Subbuteiro Escreveu:Mas também creio que desconheces o projecto do Conservatório que está em construção, pois parece-me a mim, demasiado grande para ser "para remediar", como dizes...
Como é que sabes que é demasiado grande?.. Conheces alguém ligado ao Conservatório que te avalie as necessidades da instituição?

já agora, esse "demasiado grande" conservatório é maior ou igual ao projecto inicial?
Subbuteiro Escreveu:Se o Conservatório de Coimbra sempre funcionou em casas emprestadas e com míseras condições, agora que finalmente vai ter um espaço só deles -e que funcionará, tal como o Ministério da Educação pretende, em simultâneo com o ensino secundário- venham dizer que é "para remediar"...
O que é que uma coisa tem a ver com outra? Se uma família de 5 pessoas mora num quarto emprestado e ao fim de um tempo obtêm um T2, será isso suficiente só porque é melhor que a situação anterior?

Um Conservatório não necessita estar dentro duma escola para funcionar em parceria com ela.

Subbuteiro
Regular
Regular
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Claro que conheço bem o Conservatório e só digo que têm as seguintes valências:

-Auditório para 380 pessoas
-Sala de Orquestra
-Sala de Dança
-Sala de Sopro
-Sala de Percussão
-Sala de Piano
-Sala de Cordas
-etc...

Todas elas devidamente isoladas acusticamente com materiais de excelência...

Coimbra, juntamente com Porto e Lisboa, vêm os seus Conservatórios integrados no Ensino Secundário, a fim de possibilitar a abertura de cursos de música até ao 12º ano, tal como o Min. Educação pretende, a fim de seguir exemplos europeus.

Por falar em Europa, a construção do Conservatório de Musica + remodelação da Escola Secundária custa 23 Milhões de Euros, sendo comparticipado por Fundos Comunitários em 14 Milhões.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Subbuteiro Escreveu:Claro que conheço bem o Conservatório e só digo que têm as seguintes valências:

-Auditório para 380 pessoas
-Sala de Orquestra
-Sala de Dança
-Sala de Sopro
-Sala de Percussão
-Sala de Piano
-Sala de Cordas
-etc...
Muito bem.. Eu não estou do contra.. Simplesmente sei que não deixa de ser uma 2a escolha.. e um espaço mais reduzido que inicialmente previsto..

"Hipótese 1 - Encontra-se concluído o Projecto de arquitectura resultante de concurso promovido pelo ME em colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra"
"Hipótese 2 - Construção do edifício do Conservatório no território da Escola Secundária da Quinta das Flores. No sentido de colaborar na materialização desta alternativa, o Conservatório reuniu, no passado dia 8 de Fevereiro, com o Conselho Executivo da referida Escola. Estudou-se a possibilidade da instalação provisória do Conservatório naquelas instalações"
Subbuteiro Escreveu:Todas elas devidamente isoladas acusticamente
Que, como deves saber, é obrigatório por Decreto Lei desde 2008, para todos os edifícios.

bru_nex
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52

Mensagem por bru_nex »

Se bem estou a perceber, a grande diferença entre o projecto inicial e o final é o design do edifício e o espaço. É isso?

Pessoalmente tenho muita pena se o projecto desenhado para o conservatório não for o que vá ser executado na Quinta das Flores. Acho que daria toda uma nova dinâmica ao espaço. É um edifício moderno, bonito e que atrairia turismo à zona.

Em relação ao espaço, um auditório para 380 pessoas não me parece grande coisa.

As salas para cada grupo de instrumentos parecem-me brutais.

Acho que é preciso ver isto com duas dimensões: primeiro: Coimbra precisa de um Conservatório; segundo: Coimbra não tem um Conservatório tão apinhado assim que precise de uma estrutura colossal! E olhem que eu até sou da opinião que devemos fazer estruturas sempre preparadas para acolher mais pessoas do que o necessário, como forma de acautelar o futuro. Acho que devemos ter bom senso aqui e pensar uma coisa: começamos a ter muitos espaços na cidade e estamos a correr o risco de desaproveitar muitos deles só porque queremos ter mais e melhor do que os outros.

Se o Conservatório não tiver espaço suficiente para fazer uma mostra, uma actuação ou o que quer que seja, pode sempre recorrer a outros espaços, como o Pavilhão Centro de Portugal que está, inclusivamente, a ser usado para actividades musicais.

Assim conseguimos ter dois espaços novos dinamizados. Agora não me parece de bom senso construir estruturas colossais que depois vão estar as moscas.

Alguém já viu imagens virtuais do novo Conservatório? Gostava de ver.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Penso que ninguém falou em design do edifício..

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

A diferença que coloquei em causa é a atitude recente desta cidade, talvez por via da inércia de investimentos a que tem sido sujeita, de aceitar tudo o que lhe é proposto com uma grande vontade de simplesmente ver feito, com grande pressa, sem olhar bem para as necessidades.. Existia, neste caso concreto, um projecto inicial de um edifício que fazia juz à instituição, com uma determinada área e ambição e acabou-se por optar por uma solução que era a "hipótese 2", em que aquela que há uns tempos seria algo provisório, agora com uns ajustes passa a definitiva.. e isto contextualiza-se com o resto, como por exemplo a auto-estrada Coimbra-Viseu que na realidade é Mealhada-Viseu, mas não interessa, tem é de ser feita, ou a insistência conimbricense de fazer o aeroporto da região centro em Leiria, pois tem de ser feito "para ontem" ao invés de fazer ao realmente a pensar no futuro.. entre outros pormenores.. mas se me disserem que realmente este projecto é tão bom quanto o anterior então de bom grado retiro as críticas que fiz.. o problema é que falando com as pessoas ligadas ao tema, elas não me deixam satisfeito..

É claro que Coimbra não precisa de um Conservatório colossal.. mas precisa de um adequado às necessidades da região, não da cidade.. é que tanto se fala em criar centralidades em Coimbra, para depois se fazerem coisas, aparentemente, a pensar só na cidade..

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Hum... Estou a ver.

Mas quais são os pontos negativos deste Conservatório que estão agora a construir?

Subbuteiro
Regular
Regular
Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36

Mensagem por Subbuteiro »

Eu apenas conheço o projecto que estava a ser desenvolvido no Vale das Flores, entre os Sapadores e o ISEC, e conheço muito bem o actual na Quinta das Flores.

O projecto inicial teve de ser ajustado, dado que o ME pretendia a integração do Conservatório no Ensino Secundário. O projectista é o mesmo, e as funcionalidades também...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Vamos esperar que realmente cumpra as necessidades. É que penso que esta frase do Manuel Rocha diz muito: “A passagem [do Conservatório] ao ensino integrado é uma hipótese que encaramos com algum agrado”.. é que depois de falarem numa "Casa da Música" em Coimbra, é normal que a expectativa baixe com o actual projecto..

http://www.cannatafernandes.com/eproj152.html

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

Desculpem insistir nisto, mas só um particular:
Subbuteiro Escreveu:Todas elas devidamente isoladas acusticamente com materiais de excelência...
Consegues-me obter a descrição das soluções técnicas do Projecto de Condicionamento Acústico, bem como o volume e utilização de cada sala? Eu sei que provavelmente é pedir muito, mas tenho bastante interesse nesta área e uma vez que estás aparentemente ligado à obra, é um favor que te peço :)

Se conseguires nem que seja uma descrição dos materiais, já agradecia.. Se for necessário faculto-te o meu email pessoal, para não estar a desviar este tópico do tema :wink:

Obrigado

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

daniel322 Escreveu:...é que depois de falarem numa "Casa da Música" em Coimbra, é normal que a expectativa baixe com o actual projecto..
Convem não esquecer que um Conservatório de música nada tem a ver com uma Casa da Música tipo a do Porto. Servem para coisas completamente diferentes.
A integração do Conservatório de Musica numa escola não me parece completamente descabida. Poderá permitir aos alunos uma maior facilidade de articulação de horários, até porque um dos problemas de muitos pais é andarem sempre a correr com os filhos de um lado para o outro porque têm actividades em locais diferentes.

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

O facto da Casa da Música no Porto ter determinadas funções não significa que todos os edifícios desse género cumpram exactamente as mesmas funções, nem sequer significa que o de Coimbra seria uma cópia do existente no Porto.. Até porque a ideia de construir tal edifício não foi minha neste tópico, foi da própria Direcção do Conservatório já quase há duas décadas..

A questão da localização não se põe pois ter o edifício ao lado dos Sapadores ou na Escola Quinta das Flores é praticamente a mesma coisa..

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Há aqui que dizer duas coisas:

1. O Conservatório pode ser, em termos arquitectónicos, parecido com a Casa da Música do Porto, mas não vai ter essas funções.

2. O edifício em Coimbra que tem as funções da Casa da Música é o Pavilhão Centro de Portugal cuja gestão está entregue à Orquestra Clássica do Centro. Há um ano que a gestão lhe está entregue e o projecto inicial era fazer ali todo o tipo de espectáculos que envolvessem música, de orquestras até ao hip hop.

bru_nex
Experiente
Experiente

Mensagem por bru_nex »

Como é que estão as obras do novo Conservatório?

Alguém tem fotos?

Vou tentar passar lá amanhã. A ver vamos...

DaniFR
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41

Mensagem por DaniFR »

bru_nex Escreveu:Como é que estão as obras do novo Conservatório?

Alguém tem fotos?

Vou tentar passar lá amanhã. A ver vamos...
As obras do conservatório estão a avançar bem. Já construíram o 1º andar do edifício.
Tenho curiosidade para ver o resultado final.