Quem forma? Nós ou a televisão?

O geral das generalidades... para discutir tudo!
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Quem forma? Nós ou a televisão?

Mensagem por {mineirinha} »

Fala-se cada vez mais de que a televisão está pior e que não ensina nada de nada.
Que tem muita violência e que os programas não são adequados para que se possa aprender alguma coisa.
Mas a culpa é só da televisão ou temos a nossa parcela?
E televisão, digo desde publicidade até aos telejornais.
Então de quem é a culpa? ( se existir?) Nossa que vimos e gostamos, ou da "TV" que precisa das audiências?

Acho que o que vemos hoje na televisão é produto do tipo de pessoa que existe no país. Não tou a dizer que é um mau tipo,mas é um tipo que se acomoda muito e não está sempre informado do que é bom e necessário.
Claro que nem todas as pessoas são assim.
Corrijam-me se estiver errada.

ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano
Registado: domingo, 21 novembro 2004 16:35

Mensagem por ShichiAkaAkuma »

Ainda há uns anos um miúdo matou-se, porque pensava que no dia seguinte voltava como o Kenny. Bem, os pais queixaram-se do South Park, mas....... A culpa é do South Park ou dos pais? :roll:

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Estamos aqui para discutir isto.
Sinceramente dos dois. Os pais que talvez pudesse ensinar melhor como é ver uma televisão,sim porque eu acho que é preciso. E do programa em si que tem q ter em conta a quantidade de pessoas que o vê e que são de várias idades e mentalidades.
Umas mais burras que outras.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Tb já ouvi uma história desse género, em k um puto morreu axo k a tentar fazer uma brincadeira como nos Teletubbies...

ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano

duffy Escreveu:Tb já ouvi uma história desse género, em k um puto morreu axo k a tentar fazer uma brincadeira como nos Teletubbies...
O quê? Ser paneleiro? Até eu o enchia de porrada!

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Re: Quem forma? Nós ou a televisão?

Mensagem por Pedro »

{mineirinha} Escreveu:Então de quem é a culpa? ( se existir?) Nossa que vimos e gostamos, ou da "TV" que precisa das audiências?
Fala por ti... eu praticamente não vejo televisão, tirando um filme ocasional ou alguns dos programas da 2. Dificilmente estou no grupo dos que "vêem e gostam"... :?

{mineirinha}
Lendário
Lendário

Tipo eu gosto de ver tv
mas sou selectiva. Não ando a ver programas que são uma perda de tempo e que nao instruem. Gosto sim de ver o historia e odisseia e telejornal. Há coisas que gosto e que me entretem.
Isso acho que não há mal.
Por isso fiz a pergunta,porque acho que tem que se haver uma educaçao para a televisao.
so isso. :wink:

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Eu acho que a culpa é quer da sociedade que ao dar audiencia torna esses programas rentáveis quer das as Tv's tb deviam ter ética e respeitar horarios consoante o tipo de programa, e preocupar-se em ter bons programas em vez de programas sensacionalistas.

Os pais devem preocupar-se com o que os filhos vêem, se bem que com a quantidade de canais é complicado...

ShichiAkaAkuma
Veterano
Veterano

O Canal História é simplesmente O canal!

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

A maior parte da culpa recai sobre a Sociedade, em seguida os pais e depois os Media

A Televisão já existe à muito tempo, e nem por isso, e nem por isso os nossos pais e alguns de nós cresceram com níveis de estupidez muito elevados. A evolução (pessoalmente acho que é mais regressão) da Sociedade originou que os pais deixassem de ter tempo para os filhos, as crianças deixaram de poder andar livremente nas ruas, de brincar, de poderem correr e saltar por aí à vontade.

Com o aumento de insegurança nas ruas, a falta de alternativas viáveis (a todos os níveis) para as crianças crescerem verdadeiramente leva-as a ficarem presas em casa, dentor de quatro paredes, e tendo como objecto de distracção uma televisão, ou em casas mais abonadas, computador, Internet e/ou Playstation. Esses passaram a ser os amigos inseparáveis das crianças de hoje em dia.

A televisão não pode de maneira alguma saber a determinado momento se o programa é adequado ao telespectador ou não. Se os pais têm receio que os filhos vejam algo na televisão para o qual certamente não têm idade, bloqueiam a televisão para esse canal, a minha televisão é de 1988 e já tinha essa função disponível.

Na questão da Internet aí a coisa já chia mais fino, pois filtrar conteúdos não funciona e eles ficam sujeito a tudo o que lhes aparece à frente. Como não há ninguém ao pé deles para lhes explicar certas coisas, eles acabam por perceber que o a Internet/Televisão diz é Lei, e o resultado depois é o que se vê.

Na minha opinião os Media são os últimos da lista a serem os culpados.

SilentNoise
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 05 fevereiro 2005 1:13

Mensagem por SilentNoise »

ShichiAkaAkuma Escreveu:O Canal História é simplesmente O canal!
Nem penses... RTP Memória é muito melhor. Apesar de não ter grelha fixa, ainda vai dando umas repetições de jogos... :dance:

Agora pondo as brincadeiras de lado, acho que a televisão deixou há muito de ser um veículo de cultura, se é que alguma vez o foi. A caixinha mágica sempre foi vista como um passatempo familiar, isto é, simplesmente como meio de entretenimento.
Sempre vi a Cultura como uma coisa que nunca vem ter connosco. Somos nós que temos de a alcançar, ou seja, que temos de conseguir com um certo esforço. A televisão, ao facilitar demasiado o acesso à novidade e ao sensacionalismo, peca por omitir o que alguns de nós procuramos: programas com algum conteúdo.
E claro, o desenvolvimento do Marketing deu o seu enorme contributo ao empobrecimento da tv. Nada funciona se não houver um investimento de uma marca para divulgar um qualquer produto.
A televisão não passa de um manipulador de mentalidades.

bluestrattos
Lendário
Lendário

SilentNoise Escreveu: A televisão não passa de um manipulador de mentalidades.
A televisão é feita por pessoas para pessoas. Agora cabe a cada um de nós julgar/criticar o que vê. Como se costuma dizer, "diz-me o que vês na TV, dir-te-ei quem és". Acho que o facto de "Big Brother" e derivados estar nos tops é um forte indicativo do estado a que está a chegar (ou já chegou) a nossa sociedade.

A nossa mentalidade, os nossos julgamentos, a nossa formação como pessoas não devia passar somente por TV. Se nos resignarmos à televisão tornamo-nos seres amorfos e vegetativos. E as consequências são.... acho que não preciso de dizer :roll:

É a televisão que manda em nós ou vice-versa ?

SilentNoise
Lendário
Lendário

Eu acho que não é uma questão de saber quem manda em quem, mas sim até que ponto uma pessoa pode depender da televisão.
Reparei agora numa coisa que me vai contradizer: a televisão até pode ser um meio de melhorar relações inter-pessoais.
Quando não estão à frente dela, geralmente, os primeiros assuntos tratados por duas pessoas numa conversa foram divulgados pela televisão. :wink:

bluestrattos
Lendário
Lendário

SilentNoise Escreveu:Eu acho que não é uma questão de saber quem manda em quem, mas sim até que ponto uma pessoa pode depender da televisão.
Isso é semântica. Se uma pessoa depende da televisão é porque é a TV que a controla.
SilentNoise Escreveu: Reparei agora numa coisa que me vai contradizer: a televisão até pode ser um meio de melhorar relações inter-pessoais.
Quando não estão à frente dela, geralmente, os primeiros assuntos tratados por duas pessoas numa conversa foram divulgados pela televisão. :wink:
Sim é um dos aspectos positivos, desde que assunto não seja
E viste ontem a Quinta das Celebridades? Viste-me aquele cromo ? E aquelas duas a cochichar... e Júlia Pinheiro e tal....

ou telenovelas ou qualquer outro programa da TVI :roll: ainda assim, é positivo...:roll: , independentemente do tópico da conversa, pelo menos naquele momento estão dois seres humanos (serão mesmo) à conversa e não estão agarrados à TV.

SilentNoise
Lendário
Lendário

bluestrattos Escreveu:
SilentNoise Escreveu:Eu acho que não é uma questão de saber quem manda em quem, mas sim até que ponto uma pessoa pode depender da televisão.
Isso é semântica. Se uma pessoa depende da televisão é porque é a TV que a controla.
Eu estou tão trocado que nem sei o que escrevo... :doh: