Autocarros
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
DaniFR
- Lendário

- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
Bons projectos.SMTUC definem estratégia para aproveitamento de mini-hídrica
Elementos do Instituto da Água vão estar hoje na Câmara Municipal de Coimbra para uma reunião que terá como tema principal o aproveitamento de uma mini-hídrica na ponte-açude, com vista à produção de energia para alimentar os troleicarros dos Serviços Municipalizados dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).
A barragem constitui um dos principais projectos do Project Modern – Programa Civitas Plus, que envolve, além de Coimbra, um consórcio de mais três cidades: Brescia (Itália), Vitória (Espanha) e Craiova (Roménia), a coordenadora do programa.
No encerramento da terceira reunião internacional, que decorreu durante três dias na Casa Municipal da Cultura, João Rebelo, vice-presidente da autarquia, frisou que, para já, a mini-hídrica está ainda em fase de projecto, preferindo não avançar com qualquer horizonte temporal acerca do início do funcionamento do equipamento. Até porque, frisou, trata-se de um projecto que deverá contar com o apoio da Administração Central, através do envolvimento dos ministérios do Ambiente e dos Transportes.
Já em Janeiro, na apresentação do Project Modern, cujos objectivos passam pela promoção de políticas de desenvolvimento sustentáveis, nomeadamente através da redução da poluição gerada pelos transportes, foi lançada a meta: a mini-hídrica poderá produzir quatro GWh por ano de energias renováveis. Sabendo-se que os SMTUC gastam 750 mil KWh/ano, o excedente servirá para carregamento dos mini-autocarros eléctricos e produção de hidrogénio. Ou seja, conforme explicou ontem Luís Santos, coordenador do projecto em Coimbra, o excedente produzido será introduzido na rede geral.
Aumentar o usodos transportes públicos entre 4 e 5%
No total, compete ao consórcio local em Coimbra desenvolver oito medidas, como a criação de um centro de formação com simulador de condução de viaturas pesadas dotado de cabine sensível aos movimentos simulados ou o incremento do biodiesel na frota dos Transportes Urbanos. No terreno está já o aumento dos painéis de informação ao público em tempo real nas paragens. Recentemente, começaram a funcionar mais 10, prevendo-se que, anualmente, sejam colocados mais 10.
Luís Santos anunciou que foi também lançado o concurso para um novo sistema de bilhética, que não necessita de contacto, prevendo-se que entre o final deste mês e o início de Junho comece a funcionar um novo centro de infomobilidade, com informação de todos os operadores de transportes públicos e não só dos SMTUC.
«Uma cidade, quando se envolve nestes projectos, não está mais do que a procurar dar passos nas suas obrigações de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida dos cidadãos», frisou João Rebelo.
O Modern prolonga-se até 2012, representando um investimento de três milhões de euros em Coimbra, com uma contrapartida da União Europeia de pouco mais do que um milhão.
Marco Mastretta, coordenador do projecto, reconhece que as quatro cidades europeias “têm em mãos” um programa «muito ambicioso», capaz de melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos. No entanto, reforçou, para alcançar o sucesso esperado, as acções «devem ter o suporte» dos agentes políticos.
Através do Modern, os SMTUC estimam aumentar o número de passageiros dos transportes públicos entre 4 e 5%, reduzir pelo menos em 5% a taxa de acidentes dos condutores de autocarros, reduzir em 3% o consumo de combustível da frota e aumentar em 100% a utilização do passe multimodal CP/SMTUC.
Durante três dias estiveram reunidos em Coimbra coordenadores gestores do projecto das quatro cidades envolvidas, além de responsáveis pela avaliação, que fizeram o balanço dos primeiros seis meses de trabalhos. Para Dezembro, em Vitória, está marcado novo encontro.
Diário de Coimbra
Alguém me sabe dizer quais foram os 10 painéis de informação que começaram a funcionar á pouco tempo, referidos na noticia?
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Bem, estou a ver as alterações às linhas do 27 e 28 e é uma vergonha!! Depois da mudança de percurso, já vergonhosa por demorar muito mais o percurso do Ingote e Monte Formoso à Praça da República, alteram o horário, e não é só horário de verão... os autocarros vão passar de meia em meia hora, o que é um abuso, e o 28 só passa de hora em hora...
E depois vejo três ou quatro 7 e 7T seguidos...
E depois vejo três ou quatro 7 e 7T seguidos...
-
serratiago
- Estreante

- Mensagens: 1
- Registado: quinta-feira, 23 julho 2009 0:10
SMTUC no Google (quase...)
Olá a todos,
um melhor serviço para todos é quase uma realidade
http://vimeo.com/5703026
assim que tiver mais novidades irão saber :1
cumprimentos,
Tiago Serra
SenseBloom
um melhor serviço para todos é quase uma realidade
http://vimeo.com/5703026
assim que tiver mais novidades irão saber :1
cumprimentos,
Tiago Serra
SenseBloom
-
agnes
- Experiente

- Mensagens: 322
- Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46
Re: SMTUC no Google (quase...)
é bom saber disto....quando houver novidades agradeço saberserratiago Escreveu:Olá a todos,
um melhor serviço para todos é quase uma realidade
http://vimeo.com/5703026
assim que tiver mais novidades irão saber :1
cumprimentos,
Tiago Serra
SenseBloom
-
RuiSantos
- Lendário

- Mensagens: 1296
- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
SMTUC sempre a evoluirTelemóvel permite aceder aos horários dos SMTUC
Imagine-se num ponto qualquer da cidade, a precisar de apanhar um autocarro mas não sabe quando é que este passará. Pois agora não precisa de se preocupar. Basta ter um telemóvel para, com um simples “click”, saber todos os horários de todas as carreiras dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), de acordo com cada época do ano, e com horas de partida e de chegada às principais paragens.
Os SMTUC colocam hoje à disposição de todos os utentes o SMTUC Mobile, que mais não é do que uma aplicação para telemóvel – desenvolvida por um estudante do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra e oferecida à cidade – que será uma alternativa mais fácil, mais rápida e até mais ecológica aos famosos horários de papel que estão colocados nas respectivas paragens de autocarros um pouco por toda a cidade.
No trabalho, em casa, às compras ou nas aulas. Esteja onde estiver, já ninguém terá dificuldade em saber quando passa ou se está atrasado para o próximo autocarro. «Com este serviço não é preciso estar nas paragens para saber os horários», adiantou ao Diário de Coimbra Regina Ferrão, directora delegada dos SMTUC, confirmando que, embora esta seja uma resposta pensada «especialmente para os mais jovens», que são quem tem mais familiaridade com as novas tecnologias, o SMTUC Mobile «pode ser utilizado por todos quantos queiram ter acesso a ele».
Basta que aceda à página dos SMTUC na Internet – www.smtuc.pt - , que procure o símbolo do SMTUC Mobile e que faça o “download” do serviço – também é possível através do Bluetooth - completamente grátis para um telemóvel. A partir daí, os horários de cada uma das carreiras estarão sempre à disposição, assim como informações sobre particularidades de cada uma das carreiras.
«Todas as linhas estão disponíveis, basta escolher uma, encontrar a paragem mais próxima e é-lhe dada a última partida do autocarro e o horário da próxima», continuou a responsável.
Serviço inovador em Portugal
Para já, trata-se de «uma informação estática», ou seja, «exactamente a mesma que é dada num horário de papel», mas é objectivo dos SMTUC desenvolver o serviço para, no futuro, passar a dar informação sobre o tempo que falta para a chegada do próximo autocarro, tal como já acontece nos painéis electrónicos existentes em vários pontos da cidade (ver caixilho).
Seja como for, este é já um serviço completamente inovador em Portugal, de tal maneira que é intenção dos SMTUC fazerem o registo da patente da ideia, que, apesar de desenvolvida por um jovem estudante do ISEC, foi «aperfeiçoada pelos técnicos dos SMTUC», como explicou Manuel Oliveira, administrador-delegado da empresa.
As novidades não se ficam por aqui. Paralelamente ao lançamento do SMTUC Mobile, é também inaugurado hoje, às 10h30, o Centro de (Info)Mobilidade da empresa – localizado na Rua Manuel Rodrigues, nas traseiras do Palácio da Justiça – onde será possível obter informações, adquirir bilhetes, carregar passes, saber horários, entre outras coisas, sobre todos os serviços de transportes – públicos e privados – existentes na cidade.
«Tudo o que seja necessário para a mobilidade dentro do concelho está concentrado aqui», explicou ao Diário de Coimbra Manuel Oliveira, adiantando que, embora o espaço físico seja dos SMTUC, estão ali disponíveis todas as informações e todos os serviços da Joalto, da Moisés Correia de Oliveira, Transdev ou da CP.
O que significa que, por exemplo, quem precisar de um bilhete de comboio Alfa Pendular para Lisboa, já não terá de se deslocar a Coimbra-A ou B para o fazer, podendo adquiri-lo no Centro de (Info)Mobilidade, que está instalado «numa zona muito mais central da cidade».
«Queremos facilitar a vida às pessoas», continuou o responsável, adiantando que esta é uma ideia a ser desenvolvida pelos SMTUC há dois anos e que só agora teve condições de arrancar, «quando foi encontrado o local ideal». O Centro, onde estarão permanentemente dois operadores (nos finais do mês estarão três), funcionará todos os dias úteis das 7h30 às 19h30 e aos sábados até às 13h00.
Vêm aí painéis para invisuais e novo sistema de bilhética
OS SMTUC preparam-se para lançar em breve mais duas novidades para facilitar a vida aos utentes. Depois de ter alargado para outras zonas da cidade – o mais recente foi instalado junto ao Hospital dos Covões – a instalação dos painéis com informação sobre o tempo de espera para cada um dos autocarros, os serviços querem agora apresentar painéis sonoros, que permitam dar a mesma informação a pessoas invisuais.
Está também nos projectos dos SMTUC fazer uma alteração do sistema de bilhética, introduzindo algumas valências novas, nomeadamente uma que permite ao utente, a qualquer momento, carregar o seu bilhete, ou perceber se ainda tem disponíveis viagens. «Trata-se do nosso futuro sistema de bilhética, que está a ser preparado», adiantou Manuel Oliveira, sem especificar quando é que entrará em funcionamento.
Diário de Coimbra - 16/09/09
-
Kelav
- Iniciado

- Mensagens: 72
- Registado: domingo, 26 outubro 2008 14:13
-
DaniFR
- Lendário

- Mensagens: 1427
- Registado: segunda-feira, 01 outubro 2007 21:41
ALTERAÇÕES NOS TRANSPORTES URBANOS
Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra tornam público que, de 6 a 9 de Outubro de
2009, prevendo-se uma Greve nas duas ultimas horas de cada jornada diária de trabalho, poderão verificar-se perturbações na prestação do Serviço de Transportes Urbanos.
Embora alheios ao facto, envidaremos todos os esforços no sentido de servir o melhor possível os estimados
utentes, com os meios disponíveis, apresentando antecipadamente desculpas pelos incómodos que eventualmente se
venham a verificar.
Mais uma greve, mas desta vez são 4 dias
-
Kika2
- Veterano

- Mensagens: 539
- Registado: quarta-feira, 28 setembro 2005 23:01
-
Carol
- Veterano

- Mensagens: 887
- Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28
Normalmente é esse o objectivo das greves..Kika2 Escreveu:4 dias de greve?
Mas isso vai transtornar a vida daquelas pessoas que utilizam o autocarro como meio de deslocação dentro da cidade!
Vai começar tudo a andar a pé?
Vai ser lindo vai...
Menos mal ser só nas duas ultimas horas de cada jornada diária de trabalho
-
RuiSantos
- Lendário

- Mensagens: 1296
- Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20
-
{mineirinha}
- Lendário

- Mensagens: 2443
- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
-
bru_nex
- Experiente

- Mensagens: 467
- Registado: sexta-feira, 03 abril 2009 10:52
A ideia de aproveitar a mini-hídrica para abastecer a rede eléctrica dos troleicarros parece-me excelente. Vai permitir aos SMTUC pouparem mais dinheiro.
Era interessante o metro fazer a mesma coisa, nomeadamente através de painéis solares. Sendo que o metro precisa de ainda mais energia, talvez fossem precisos uns 50 mil metros quadrados de paineis solares. Mas daria solidez ao projecto. Se não se tiver de gastar tanto dinheiro em electricidade há mais lucro e mais rapidamente se pagam os investimentos. Agora, em pleno século XXI, sabendo nós tudo o que se passa em termos ambientais, parece-me que já é hora de se fazer uma aposta nas emissões zero. Além do que me parece hipocrisia falar-se do metro ou dos troleicarros como meios não poluentes se não se criarem formas de geração própria de energia.
Era interessante o metro fazer a mesma coisa, nomeadamente através de painéis solares. Sendo que o metro precisa de ainda mais energia, talvez fossem precisos uns 50 mil metros quadrados de paineis solares. Mas daria solidez ao projecto. Se não se tiver de gastar tanto dinheiro em electricidade há mais lucro e mais rapidamente se pagam os investimentos. Agora, em pleno século XXI, sabendo nós tudo o que se passa em termos ambientais, parece-me que já é hora de se fazer uma aposta nas emissões zero. Além do que me parece hipocrisia falar-se do metro ou dos troleicarros como meios não poluentes se não se criarem formas de geração própria de energia.
-
Jimmy
- Experiente

- Mensagens: 418
- Registado: sábado, 10 janeiro 2009 13:47
O Metro para mim ainda é algo meio sebastianista, nunca percebi bem a utilidade dele, nem onde o vão meter (imagino-o a subir pelo meio da Av. da Liberdade e parto-me a rir) nem tão pouco quem o há-de usar.
Quanto ao uso para o abastecimento dos troleicarros acho muito boa ideia, se se tem a as coisas quase prontas há que dar-lhes uso.
Quanto ao uso para o abastecimento dos troleicarros acho muito boa ideia, se se tem a as coisas quase prontas há que dar-lhes uso.
-
userN
- Lendário

- Mensagens: 1264
- Registado: terça-feira, 05 fevereiro 2008 11:12
