Alguém me sabe elucidar se a via rápida de Taveiro é oficialmente uma via rápida, ou é via rápida só de nome?...
Faço esta confusão porque, se bem que existem características visíveis que a considerariam uma via rápida, existem outras que nunca lhe dariam esse estatuto.
Das características que me parecem fazer dela uma via rápida posso assinalar:
- existência de sinalização vertical a indicar a proibição de circulação de veículos de marcha lenta (ciclomotores, tractores, veículos de tracção animal e velocípedes) e de pessoas;
- velocidade é permitida até 90 km/h;
- rede (toda degradada) a limitar lateralmente;
- duas vias em cada sentido com separador central
Ao circular, no entanto, todos os dias nesta movimentada artéria de acesso à cidade, vejo coisas completamente doidas...
A rede toda esburacada permite fácil acesso a quem quer fazer fazer atletismo a atravessar as 4 vias e saltar os separadores centrais. É muitíssimo frequente isso acontecer, e muitas das vezes são pessoas que querem ir para as paragens de autocarro do outro lado da estrada.
Por falar em paragens de autocarros, existem várias em todo o percurso da via rápida, algumas das quais sem um resguardo próprio, ou seja, os autocarros param nas "zebras". O próprio conceito de paragens na via rápida implica a descontinuidade da vedação e, pior, a presença de peões perigosamente perto da área de circulação (o que é proibido pela sinalização vertical). Além disso a maior parte dos motoristas de autocarro acha que quando saem da paragem basta fazer pisca para se tornarem reis da prioridade. Já testemunhei várias situações de potencial acidente (uma delas comigo) porque o senhor do autocarro resolve fazer pisca e arrancar sem querer saber dos veículos que circulam a 90 km/h ao lado da paragem.
Em relação aos veículos que circulam na via rápida, à parte das pessoas que estão nas paragens, tb vejo com alguma frequência pessoas a pé, já vi bicicletas, ciclomotores com menos de 50cm3 são mato, ontem ultrapassei uma escavadora na zona da saída para a Ribeira de Frades (sentido Taveiro-Coimbra), e também já cheguei a passar por um tractor agrícola. A melhor de todas foi no ano passado também na zona da Ribeira de Frades (sentido Coimbra-Taveiro) quando vi uma monstruosa ceifeira com dentes enormes à frente. Ainda pensei que tivesse algum tipo de acompanhamento mas não vi ninguém...
As vias de aceleração para quem entra são praticamente inexistentes e frequentemente vêem-se veículos a entrar na via e a acelerarem do lado direito do traço contínuo. Algumas entradas são até perigosas. Li hoje no jornal (26-8-09) que um veículo abalroou um motociclo na via rápida de Taveiro em contramão (acho que foi no DC). Pelo foto só pode ser no sentido Taveiro-Coimbra na zona da paragem de autocarro antes da cortada para a A1. Aí existe uma entrada sem qualquer via de aceleração. Os veículos que vêm de baixo têm uma proibição de cortar à direita para entrar na via rápida, mas a maneira como essa entrada está construída e a distância até à entrada seguinte tornam-na muito apetecível. Quem transgride e entra por aí tem de ter carros com uma brecagem fantástica, porque a maior parte quase que precisa das duas vias para dar a curva, além de que entram a velocidades próximas de 0 km/h com automóveis a cirtular a 90 (e mais) em zona de lomba e com o brinde da paragem.
Pergunto apenas que via rápida é esta...
Via rápida de Taveiro
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
-
T3.coimbra
- Regular

- Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12
Em teoria é uma via rápida.
Na prática é uma estrada nacional mais coisa menos coisa.
As autoridades preferem a caça à multa (excesso de velocidade de preferência) e noutras questões fecham os olhos e são brandos.
Olhem por exemplo para os peregrinos no IP3 e noutras vias que tal.
Mas se calhar era melhor desclassificar a estrada e baixar a mesma de categoria.
Na prática é uma estrada nacional mais coisa menos coisa.
As autoridades preferem a caça à multa (excesso de velocidade de preferência) e noutras questões fecham os olhos e são brandos.
Olhem por exemplo para os peregrinos no IP3 e noutras vias que tal.
Mas se calhar era melhor desclassificar a estrada e baixar a mesma de categoria.
-
Lopes
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11
-
Hal9000
- Veterano

- Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12
-
dryden
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
É uma via rápida sim. Há mas é partes onde é permitida a circulação de ciclomotores, mas isso também existe nas IPs...
É certo que há muitos que ultrapassam os limites onde é permitido circular, por exemplo quem entra na casa do sal e direcção a Taveiro, até à saída da escola agrária é permitido a ciclomotores, a partir daí é que já não...
Quanto aos autocarros acontece em muitas ICs, o que se passa é que na maioria das situações ou a via entronca para fora para uma zona menos movimentada onde ficam localizadas as paragens, ou em zonas de paragens aparece uma via extra exclusiva para autocarros.
É certo que há muitos que ultrapassam os limites onde é permitido circular, por exemplo quem entra na casa do sal e direcção a Taveiro, até à saída da escola agrária é permitido a ciclomotores, a partir daí é que já não...
Quanto aos autocarros acontece em muitas ICs, o que se passa é que na maioria das situações ou a via entronca para fora para uma zona menos movimentada onde ficam localizadas as paragens, ou em zonas de paragens aparece uma via extra exclusiva para autocarros.
-
micromys
- Experiente

- Registado: sexta-feira, 05 maio 2006 0:04
dryden Escreveu:É uma via rápida sim. Há mas é partes onde é permitida a circulação de ciclomotores, mas isso também existe nas IPs...
Sim, mas as alternativas à travessia da ponte do açude também são poucas, por isso é natural que seja aí permitido. Falo de tractores, ceifeiras, escavadoras na zona das entradas e saídas da A1...
Parece-me inadmissível coexistirem pessoas (nas paragens) quase lado a lado com veículos a passar a alta velocidade, e que os autocarros parem nas bermas da dita via rápida. Não há estruturas que permitam a
existência de paragens em segurança, para as pessoas, para os autocarros e para os veículos que circulam.
-
anaallo
- Experiente

- Registado: quarta-feira, 28 novembro 2007 20:09
Por acaso aqui há uns tempos aconteceu-me uma coisa engraçada...
Entrei vinda da casa do sal no sentido norte-sul e mal pude coloquei-me na faixa da esquerda para evitar a barafunda originada logo a seguir à ponte. Não é que me sai de repente, mesmo na curva um polícia a esbracejar porque uma das três tampas de esgoto localizada na faixa da esquerda tinha desaparecido e no seu lugar havia surgido um buraco?
Diga-se de passagem que aquelas três tampas são altamente inconvenientes por estarem tão desniveladas em relação ao pavimento. Eu já sabia onde elas estavam (uma mais à direita da faixa e as outras duas seguidas mais à esquerda na faixa) e desviava-me.
Entrei vinda da casa do sal no sentido norte-sul e mal pude coloquei-me na faixa da esquerda para evitar a barafunda originada logo a seguir à ponte. Não é que me sai de repente, mesmo na curva um polícia a esbracejar porque uma das três tampas de esgoto localizada na faixa da esquerda tinha desaparecido e no seu lugar havia surgido um buraco?
Diga-se de passagem que aquelas três tampas são altamente inconvenientes por estarem tão desniveladas em relação ao pavimento. Eu já sabia onde elas estavam (uma mais à direita da faixa e as outras duas seguidas mais à esquerda na faixa) e desviava-me.
-
Megane
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
-
dryden
- Veterano

Passo lá todos os dias e tb faço o mesmo para me afastar das tampas, sei onde elas estão e afasto-me sempre... Por acaso quase me espetei aí nesse dia que uma das tampas partiu ao meio, nem foi por meter lá o pneu, ia-me era espetando contra o carro que vinha à minha frente por causa da travagem brusca que ele teve de fazer para não levar o policia na frente...anaallo Escreveu:Por acaso aqui há uns tempos aconteceu-me uma coisa engraçada...
-
dryden
- Veterano

-
Subbuteiro
- Regular

- Registado: domingo, 13 fevereiro 2005 12:36
-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
-
Megane
- Veterano

- Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22
-
dryden
- Veterano

A definição de via rápida é uma via onde se pode andar acima do limite de velocidade para a zona. Por exemplo; normalmente numa localidade circula-se a 50Km/H se existe uma via onde é permitido circular a maior velocidade é uma via rápida.Megane Escreveu:eu creio que uma via rapida é uma via equiparada a auto-estrada e onde o limite é 100...o que nao acontece ali....