Há uns dias, fiz uma coisa que há muito tempo não fazia. Fui comer uma francesinha ao Parque Verde tendo por companhia, a paz e a serenidade do Velho Mondego.
Enquanto saboreava tão calórico jantar, alguns pensamentos começaram a surgir, como se estivesse naturalmente a “conversar” com o rio que banha a cidade que me viu nascer, que amo apaixonadamente e que ano após ano vejo ser tão mal tratada por executivos camarários que se dizem Conimbricenses de alma e coração, mas que lá no fundo estão apenas agarrados que nem lapas a um cargo e a uma família política.
O meu primeiro pensamento foi mesmo para o Mondego. “Que belo rio temos!” Pensei. E tão mal aproveitado que está. Tirando a zona das “docas” que mais temos para oferecer aos turistas que por aqui passam? Porque não criar infra-estruturas para que mais zonas de restauração e lazer surjam nas margens do rio? Contra este pensamento surgiu na minha cabeça um outro. Neste momento temos um Presidente de Câmara que votou contra este espaço, e por isso é natural que não queira ter mais espaços como estes nesta cidade.
Depois começaram a surgir outros tipos de questões. Coimbra foi rapidamente ultrapassada a vários níveis por cidades vizinhas e algumas até de menor dimensão. Continuamos a viver à sombra do estatuto de uma universidade, que por ano trás milhares de estudantes a Coimbra, sem nunca ninguém ter reparado que a Universidade de Coimbra há muito que foi ultrapassada por outras Universidades, mais novas, com cursos de futuro e com infra-estruturas mais modernas e em melhor estado de conservação.
E ali continua o Velho Mondego na sua tranquilidade. Ele que foi fonte de inspiração para tantos estudantes que passaram por esta cidade.
Em termos culturais, há muito tempo que fomos ultrapassados por uma cidade que apenas ganha vida no verão, a Figueira da Foz. A Figueira, com um Centro de Artes e Espectáculos, com uma programação cultural de qualidade e diversificada, consegue colmatar uma lacuna que esta cidade, dita de Doutores e Engenheiros, não tem nem habilidade nem engenho para o fazer. E o que é que os nossos dirigentes fazem? Nada. O nosso vereador da cultura veio alegremente, à uns meses atrás, apresentar a Rota das Tabernas/Tascas, um circuito pedonal que passa pelas mais tradicionais e emblemáticas tascas da cidade. (Na minha opinião muito bem feito! Mas só!!!!). O ano passado foi ver o Dr. Carlos Encarnação anunciar o tão desejado CAE em Coimbra, um projecto que iria colocar Coimbra no mapa cultural. Ao ler a notícia, percebe-se que o investimento era privado (1.000.000,00€) e qual era a participação da CM Coimbra no meio disto tudo? Ceder um terreno junto ao terreno onde iria começar a ser construída tão importante obra (supostamente era em 2009, bem juntinho à Av. Dr. Elísio de Moura), onde poderia ser construído um parque de estacionamento onde caberiam10!? Carros.
Infelizmente, cada vez mais caminhamos para ser uma cidade de serviços.
A baixa morre a cada dia que passa, é um antro de droga e criminalidade. Conheço relatos de pessoas que, em dias de inverno e que saem dos seus trabalhos por volta das 19h, têm medo de se deslocar a pé pela R. Ferreira Borges e pela R. Visconde da luz. A baixa é cinzenta, suja e feia. Não temos a coragem de preservar aquilo que nos é mais tradicional.
Vejo empresas a fechar todos os dias, sem que ninguém faça nada para travar este problema. E quando alguém tem a coragem ou o empreendedorismo de abrir uma empresa em Coimbra, na Câmara Municipal só encontra dificuldades e obstáculos. Quando finalmente, e depois de muito esforço, conseguimos ter a nossa empresa a funcionar temos de levar, quase diariamente, com fiscais e policia municipal que vem sempre de caneta afiada e prontinhos a passar multas.
Temos um Iparque, que não é mais do que um rede de estradas e terrenos vazios, temos o parque de Eiras que só tem armazéns por ocupar e nada se faz para fixar empresas no concelho e todos os dias ouvimos casos de grandes grupos empresariais que foram para concelhos vizinhos.
Mas também não seria de esperar outra coisa, quando o nosso presidente de câmara tem a coragem de dizer em plenário que o problema do emprego no concelho nada tem a ver com o executivo camarário, mas sim com o governo. Entendo e compreendo que esta luta não é exclusivamente da Câmara, mas pelo menos nos impostos municipais a câmara tem o poder de alterar as condições e de tentar fixar grandes grupos industriais na cidade e no concelho.
O papel da Policia Municipal é o que me faz mais confusão. Recentemente, vieram-se gabar que tinham bloqueado dezenas de carros na Av. Dr. Elísio de Moura porque os carros estavam em cima do passeio. Bem sei que eles têm a lei do lado deles e até consigo compreender isso. O que eu não consigo compreender é porque é que apareceram na avenida às 7h da manhã? Bem, se calhar até consigo… Se eles tivessem chegado à avenida 1h ou 1:30h depois os carros bloqueados seriam muitos menos, porque as pessoas já teriam saído de casa para trabalhar ou levar os filhos às escolas. Teoria da Conspiração!? Talvez. Mas não é a câmara que manda na Polícia Municipal? As receitas dessas coimas não vão para os cofres da câmara, sendo posteriormente transferidos para os SMTUC? Quando questionado, o Dr. Carlos Encarnação, veio dizer que o problema da referida avenida é conhecido e que está a ser realizado um projecto para existir mais estacionamento, mas que a lei é para cumprir. Ora… Está-se mesmo a ver de quem partiu a ordem para ser feita aquela limpeza às primeiras horas da manhã, não está?
Já viste Mondego é assim que tratam os filhos que tu viste nascer nas margens desta cidade.
Mais recentemente andaram a colocar por algumas zonas da cidade um tapete novo nas estradas. Em ano de eleições é algo que não me espanta. Espanta-me sim, é das zonas onde foi realizado. Sou voluntário da Cruz Vermelha de Coimbra, condutor de ambulâncias e espanta-me que o alcatrão mais mal tratado da cidade seja o das estradas que dão acesso aos hospitais. Mas quando passamos na Auto-esttrada n.º1 é ver placas a dizer “Coimbra é capital da saúde”. Mais uma contradição.
Mais ainda me espanta, é que se dá mais importância a estes pequenos projectos, do que a outros que de certeza que poderiam trazer mais vantagens a Coimbra. Uma das muitas situações que eu gostava de que o Dr. Carlos Encarnação me explicasse é o porque de o projecto de transformar a velhinha estação de Coimbra-B numa Gare ficou congelado durante 8 anos? Será que é pelo facto de ser um projecto do anterior executivo PS? E outra situação que continuo à espera de ver resolvida é o que fazer com todas aquelas fábricas abandonadas, que apenas são antros de droga e abrigo de toxicodependentes, que se encontram entre a Av. Fernão de Magalhães e a estrada que passa colada ao rio? Pois, o anterior executivo PS também tinha um projecto muito giro para essa zona, mas também este foi abandonado, porque mais uma vez o que interessa não é o bem de Coimbra e dos conimbricenses, mas sim os interesses das famílias políticas que por aqui vão passando.
Já que falei na Av. Fernão de Magalhães, aqui fica mais uma das minhas muitas preocupações. (esta então já vem de há muitos anos atrás!) Porque é que ainda não houve um executivo camarário preocupado em resolver o trânsito nesta avenida?
Uma das últimas polémicas da cidade é o traçado do novo IC2 passar no meio do choupal. O IC2 é uma estrada nacional, e o Choupal também é uma mata nacional, portanto o estado só está a usar aquilo que é dele. Além disso, e a última vez que vi, já lá passa uma ponte ferroviária, certo? Na minha modesta opinião, acho que Coimbra não devia estar preocupada com uma ponte que vai passar no meio de uma mata que é utilizada pelos conimbricenses para as mais diversas práticas desportivas. Coimbra devia estar, isso sim, a exercer pressão sobre o governo para que, já que vai fazer obras na mata do Choupal, este fizesse uma limpeza na mata, que melhorasse as infra-estruturas desportivas, e até que criasse umas novas, uma vez que aquela mata é de vital importância para Coimbra e para as suas gentes. Mas mais uma vez, penso que aqui está a imperar a vontade da família política, uma vez que a associação que foi criada vai contestando o governo PS e não a coligação PSD/PP, que deveria estar a exercer pressão sobre o poder central deste país.
Mais recentemente, é já em pré-campanha eleitoral, é ver, mais uma vez, o candidato da coligação de direita á Câmara de Coimbra, vir criticar o traçado das linhas do Metro Mondego. Agora!? Depois de tantos anos, é que se lembraram e repararam que o metro poderá complicar o trânsito em algumas zonas da cidade? Ou será que não arranjaram outra maneira de criticar o candidato apoiado pelo PS? (É Presidente da Metro Mondego) Outra pergunta surge no meio destas todas. Será o executivo camarário uma contrariedade ao avanço de tão importante obra para a cidade, seus cidadãos e turistas?
Em jeito de resumo, ando cansado de ver a minha cidade mal tratada por interesses políticos. Sempre votei. E acredito na democracia, mas continuo à espera que um dia venha uma pessoa gerir esta cidade que ame Coimbra, que lute por ela e pelos seus cidadãos acima de qualquer outro interesse, cargo ou família!
E isto tudo se passa na tua cidade, velho Mondego!
quem ama, preocupa-se!
-
António Gaspar
- Estreante

- Registado: terça-feira, 18 agosto 2009 15:37
-
Nosca
- Regular

- Registado: sábado, 26 julho 2008 18:18
Resumindo, para mim, que apenas vivo cá desde que aqui estudei na universidade, a imagem que muitos de fora têm da cidade, quando se refere o nome, é HUC, Uni e copos. Bem, talvez digam: "Ah e agora também têm o Fórum, não é?"
Concordo com António em praticamente tudo.
O investimento na cidade é pouco, tanto quanto sei, e peca, a meu ver, pelo investimento nulo ou fraco em trazer para viver cá as famílias. Não os estudantes, mas FAMÍLIAS. Que poderia atraí-las a viver nesta cidade?
Concordo com António em praticamente tudo.
O investimento na cidade é pouco, tanto quanto sei, e peca, a meu ver, pelo investimento nulo ou fraco em trazer para viver cá as famílias. Não os estudantes, mas FAMÍLIAS. Que poderia atraí-las a viver nesta cidade?
-
nunorfa
- Regular

- Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45
Bem que texto... digno de aparecer no Diario de Coimbra.
Concordo com tudo o que disseste, Coimbra acorda para a vida muito tarde, muito depois das outras cidades terem evoluido, vejamos os exemplos dos centros comerciais há coisa de 5/6 anos que é que havia? muito pouco... assim como nesse ponto teve um crescimento rapido, nomeadamente com a contrucao do dolcevita e do forum, acredito que daqui a algum tempo alguem tambem se vai aperceber de outras coisas necessarias, e esta cidade vai-se desenvolver. será tarde? logo veremos.. Em relacao ao metro digo sinceramente, um metro de supercifie ate pode ser viavel para agora e para alguns anos, mas futuramente vai complicar muito o transito na cidade, será que só eu tenho está opiniao? eu acho que se devia fazer um metro subtraneo, se nao ha verbas agora pra tudo, fazia-se uma parte e depois o restante, mas o que se fazia ficava bem feito.
Isto faz-me lembrar a contrucao de varios IP's no nosso pais nomeadamente IP3, IP4, IP5, em que alguns ja foram trasformados em auto estrada e outros serao, nao é isto perder dinheiro? se se fizesse o investimento necessario na altura nao se pupava muito, andou-se a gastar dinheiro por duas vezes no mesmo sitio. mas pronto é apenas o meu ponto de vista vale o que vale.
Esperemos que Coimbra acorde pro mundo a tempo.
Concordo com tudo o que disseste, Coimbra acorda para a vida muito tarde, muito depois das outras cidades terem evoluido, vejamos os exemplos dos centros comerciais há coisa de 5/6 anos que é que havia? muito pouco... assim como nesse ponto teve um crescimento rapido, nomeadamente com a contrucao do dolcevita e do forum, acredito que daqui a algum tempo alguem tambem se vai aperceber de outras coisas necessarias, e esta cidade vai-se desenvolver. será tarde? logo veremos.. Em relacao ao metro digo sinceramente, um metro de supercifie ate pode ser viavel para agora e para alguns anos, mas futuramente vai complicar muito o transito na cidade, será que só eu tenho está opiniao? eu acho que se devia fazer um metro subtraneo, se nao ha verbas agora pra tudo, fazia-se uma parte e depois o restante, mas o que se fazia ficava bem feito.
Isto faz-me lembrar a contrucao de varios IP's no nosso pais nomeadamente IP3, IP4, IP5, em que alguns ja foram trasformados em auto estrada e outros serao, nao é isto perder dinheiro? se se fizesse o investimento necessario na altura nao se pupava muito, andou-se a gastar dinheiro por duas vezes no mesmo sitio. mas pronto é apenas o meu ponto de vista vale o que vale.
Esperemos que Coimbra acorde pro mundo a tempo.
-
Nosca
- Regular

- Registado: sábado, 26 julho 2008 18:18
A tempo? De quê?
Como disse, eu vivo cá desde que estudei na universidade e apesar de ver algumas diferenças para melhor, e apesar de trabalhar diariamente a cerca de 50 km, vejo a degradação em outros aspectos. Já lã vão 20 anos desde que entrei para a universidade. Imagino para quem nasceu cá e com consciência de adulto tem experienciado viver em Coimbra desde sempre!!
A Baixa é um belo exemplo disto. E encher a Baixa de fado e folclore, que respeito, para entusiasmar os turistas (se é que se entusiasmam), é insuficiente para colocar a cidade noutro patamar.
Há muitas pequenas grandes coisas que engrandecem uma cidade.
Em Coimbra, perde-se a motivação.
Como disse, eu vivo cá desde que estudei na universidade e apesar de ver algumas diferenças para melhor, e apesar de trabalhar diariamente a cerca de 50 km, vejo a degradação em outros aspectos. Já lã vão 20 anos desde que entrei para a universidade. Imagino para quem nasceu cá e com consciência de adulto tem experienciado viver em Coimbra desde sempre!!
A Baixa é um belo exemplo disto. E encher a Baixa de fado e folclore, que respeito, para entusiasmar os turistas (se é que se entusiasmam), é insuficiente para colocar a cidade noutro patamar.
Há muitas pequenas grandes coisas que engrandecem uma cidade.
Em Coimbra, perde-se a motivação.
-
nunorfa
- Regular

- Registado: sábado, 19 janeiro 2008 23:45
A tempo de conseguir-mos apanhar o comboio passo a expressão, ou sera que quando Coimbra evoluir mais alguma coisa ja as outras cidades estarao muito mais a frente? sera que vamos andar sempre atrazados.
Eu tambem só ca estou a viver desde que vim para a Universidade, ha apenas 4 anos, mas já conhecia a cidade, e vou-me apercebendo da realidade do que é Coimbra...
Eu tambem só ca estou a viver desde que vim para a Universidade, ha apenas 4 anos, mas já conhecia a cidade, e vou-me apercebendo da realidade do que é Coimbra...
-
António Gaspar
- Estreante

-
Ruizito
- Lendário

- Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36
O texto está excelente e praticamente tudo o que lá está corresponde de facto à realidade que temos. Mas este problema da "decrepitude" de Coimbra já vem de longe e é culpa das várias familias politicas que temos tido na cidade, sempre mais preocupadas com os seus interesses pessoais do que com os da região que representam. Querem exemplos?
Na actual lista do PS está em lugar elegivel por Coimbra para deputada, a filha do Almeida Santos, nada e criada em Lisboa e que de Coimbra deve conhecer aqueles postais que mostram a torre da universidade. Mas claro que sendo filha de quem é, os pacóvios cá da terra aceitaram-na para as listas em vez de pessoas realmente de Coimbra.
Quanto ao PSD não lhe fica atrás em interesseirismo. O nosso estimado presidente da câmara, tanta pressão fez para que o seu filho fosse nas listas para deputados em lugar elegivel (4.º) que aceitou em troca que o elemento que naturalmente ocuparia essa posição, o lider da JSD local, venha a integrar a sua equipa na câmara (se ganhar). Trata-se de um valoroso jovem recém licenciado (logo cheio de experiencia) que irá ficar responsavel pelo urbanismo da cidade (não é anedota é mesmo verdade!). E é a esta gente que a cidade está entregue....
Na actual lista do PS está em lugar elegivel por Coimbra para deputada, a filha do Almeida Santos, nada e criada em Lisboa e que de Coimbra deve conhecer aqueles postais que mostram a torre da universidade. Mas claro que sendo filha de quem é, os pacóvios cá da terra aceitaram-na para as listas em vez de pessoas realmente de Coimbra.
Quanto ao PSD não lhe fica atrás em interesseirismo. O nosso estimado presidente da câmara, tanta pressão fez para que o seu filho fosse nas listas para deputados em lugar elegivel (4.º) que aceitou em troca que o elemento que naturalmente ocuparia essa posição, o lider da JSD local, venha a integrar a sua equipa na câmara (se ganhar). Trata-se de um valoroso jovem recém licenciado (logo cheio de experiencia) que irá ficar responsavel pelo urbanismo da cidade (não é anedota é mesmo verdade!). E é a esta gente que a cidade está entregue....
-
foncas
- Estreante

- Registado: domingo, 17 maio 2009 21:26
-
duffy
- Lendário

- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
Muito bom texto, só tenho um reparo a fazer, é natural que o iparque ainda seja apenas jardins e arruamentos, mas já foram lançados concursos para a construção das infra-estruturas básicas de apoio e penso que uma ou duas empresas também já lançaram concurso para a construção das suas instalações. É uma questão de tempo e burocracia agora, porque já existem bastantes empresas que irão mudar as suas instalações para lá.
Também acho que seria um bom texto para o DC ou Beiras.
Também acho que seria um bom texto para o DC ou Beiras.
-
joaovrb
- Regular

- Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 11:36
-
Lino
- Mítico

- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
António, adorei o texto. Deve ser publicado no Calino, no Beiras, Campeão das Províncias e até no Público e outros títulos nacionais para os Conimbricenses e não só que estão por aí espalhados...
Coimbra dorme, não à sombra da palmeira, mas da Torre da Universidade que, diga-se a verdade, também merecia uma limpeza tal como a vizinha Via Latina...
Sou Conimbricense de gema pois nasci cá e por cá vivo, por enquanto. E penso que terei que abandoná-la pois o futuro, aqui, é curto. Coimbra dos doutores... mas que vão embora. Aqui temos tantos cérebros, mas não vejo ninguém a usá-los. O Encarnação que, devo dizer, fez um trabalho positivo nestes 8 anos pois Coimbra acordou mais um pouco da letargia Machadista, ainda não acordou para a realidade e conserva vícios de autarca ligado ao partido e outras influências da elite Coimbrã...
Eu vou votar nas eleições autárquicas, não sem ainda em quem, mas depois vejo... mas Coimbra precisa de um face lifting e uma desfibrilhação, já que falamos de saúde... e mesmo nesse campo o nosso IPO e outros serviços deixam um tanto a desejar... emprego... é melhor nem falar... Transportes e trânsito? Uma bela cagada, desculpem o termo. Coisa de amadores.
Turismo? Deixo para outro post que tenho que sair!
Parabéns pelo texto!
Coimbra dorme, não à sombra da palmeira, mas da Torre da Universidade que, diga-se a verdade, também merecia uma limpeza tal como a vizinha Via Latina...
Sou Conimbricense de gema pois nasci cá e por cá vivo, por enquanto. E penso que terei que abandoná-la pois o futuro, aqui, é curto. Coimbra dos doutores... mas que vão embora. Aqui temos tantos cérebros, mas não vejo ninguém a usá-los. O Encarnação que, devo dizer, fez um trabalho positivo nestes 8 anos pois Coimbra acordou mais um pouco da letargia Machadista, ainda não acordou para a realidade e conserva vícios de autarca ligado ao partido e outras influências da elite Coimbrã...
Eu vou votar nas eleições autárquicas, não sem ainda em quem, mas depois vejo... mas Coimbra precisa de um face lifting e uma desfibrilhação, já que falamos de saúde... e mesmo nesse campo o nosso IPO e outros serviços deixam um tanto a desejar... emprego... é melhor nem falar... Transportes e trânsito? Uma bela cagada, desculpem o termo. Coisa de amadores.
Turismo? Deixo para outro post que tenho que sair!
Parabéns pelo texto!
-
António Gaspar
- Estreante

Obrigado a todos pelos elogios!!!
Sou apenas um "filho" desta cidade que a ama, como qualquer filho ama a sua mãe... E que de ano para ano não a vejo sair da cepa torta, como se diz em bom português.
Com tanto incentivo, vou ver o que posso fazer para tentar publicar o texto nos jornais locais e nacionais...
Será que alguem me pode ajudar como é que isto se faz?
Mais uma vez obrigado!
Sou apenas um "filho" desta cidade que a ama, como qualquer filho ama a sua mãe... E que de ano para ano não a vejo sair da cepa torta, como se diz em bom português.
Com tanto incentivo, vou ver o que posso fazer para tentar publicar o texto nos jornais locais e nacionais...
Será que alguem me pode ajudar como é que isto se faz?
Mais uma vez obrigado!
-
dryden
- Veterano

- Registado: quinta-feira, 25 outubro 2007 13:01
-
plock
- Novato

- Registado: quarta-feira, 19 agosto 2009 18:42
-
keBas
- Experiente

- Registado: quinta-feira, 13 agosto 2009 19:33
tambem tenho a confessar que fiquei impressionado com o conteudo do texto, que ingloba bem os sucedidos perante nossa cidade.
é com pena que vejo Coimbra assim, mas nunca é tarde para poder mudar certas coisas, mas tambem se Coimbra está mal em alguns aspectos, é devido a cidadões menos exemplares, vimos muito vandalismo na cidade e nenhumas ineciativas para os combater, pena ver grandes monumentos arquitectónicos vandalizados e ate mesmo destruidos.
Bom Texto, Parabens.
é com pena que vejo Coimbra assim, mas nunca é tarde para poder mudar certas coisas, mas tambem se Coimbra está mal em alguns aspectos, é devido a cidadões menos exemplares, vimos muito vandalismo na cidade e nenhumas ineciativas para os combater, pena ver grandes monumentos arquitectónicos vandalizados e ate mesmo destruidos.
Bom Texto, Parabens.