Praxe criativa
-
izinh4
- Regular

- Registado: terça-feira, 17 fevereiro 2009 13:24
Na minha escola é diferente.. nunca vi pessoas a dizerem 'Eu quero ser anti-praxe' Na esec, na 1ª semana fazem uma recepção ao caloiro, quem não quiser ser praxado nem aparece à escola. Mas não têm o titulo de anti-praxe. É diferente. E eu ia com uma ideia de praxe, cheguei à esec, e fiquei a pensar 'Mas .. é só isto??'. As pessoas as vezes têm uma ideia bastante errada da praxe, acham que as praxes são aquelas partes que aparecem na televisão que ainda por cima são as que assustam mais. Só assustam, porque de mal não têm nada, e de dia para dia as praxes têm sido mais leves por causa das acusaçoes que têm sido feitas.
-
{mineirinha}
- Lendário

- Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Eu não disse que há quem diga "eu quero ser anti-praxe"
eu disse que mesmo com recepção ao caloiro ou reuniões ou explicando o que se vai fazer há quem diga que sim que aceita a praxe,mas depois não vai querer ser praxado...e depois se alguém insiste com ele para ser (já que aceitou a praxe devia aceitar ser praxado) simplesmente é o mau da fita.
Isto tem acontecido cada vez mais..
Continuo na ideia de que os caloiros têm que deixar de ser frescos e coitadinhos.
Realmente é verdade que a praxe não faz mal a ninguém e se houver exagero está lá muita gente para parar isso.
Só que mesmo assim,há quem se arme com o rei na barriga.
É neste momento a ideia mais original...
Não é ir com falinhas mansas nem "ahh so fazes se queres,ta bem?" tipo...isso é tretas...
Aceitou a praxe,é praxado...
Senão fazem como dizes na ESEC....nem aparecem na primeira semana.
eu disse que mesmo com recepção ao caloiro ou reuniões ou explicando o que se vai fazer há quem diga que sim que aceita a praxe,mas depois não vai querer ser praxado...e depois se alguém insiste com ele para ser (já que aceitou a praxe devia aceitar ser praxado) simplesmente é o mau da fita.
Isto tem acontecido cada vez mais..
Continuo na ideia de que os caloiros têm que deixar de ser frescos e coitadinhos.
Realmente é verdade que a praxe não faz mal a ninguém e se houver exagero está lá muita gente para parar isso.
Só que mesmo assim,há quem se arme com o rei na barriga.
É neste momento a ideia mais original...
Não é ir com falinhas mansas nem "ahh so fazes se queres,ta bem?" tipo...isso é tretas...
Aceitou a praxe,é praxado...
Senão fazem como dizes na ESEC....nem aparecem na primeira semana.
-
kurtkobain
- Estreante

- Registado: sábado, 08 agosto 2009 1:05
Quem não aparecer nas semanas da praxe não é praxado?
Desculpem meter-me na conversa
, eu sei que não tenho experiencia no caso etc, mas por vezes é com conversas como esta que se iludem os caloiros mal, se a praxe é tão porreira como dizem porque é que falam para aqui como se fosse quase serviço militar
cumps
Desculpem meter-me na conversa
cumps
-
{mineirinha}
- Lendário

não é um serviço militar...
que exagero...o que eu quero dizer é que a praxe já não é como antes...
quando eu entrei há quase 5 anos,eu via muito mais praxe e menos reclamações do que vejo agora.
o que se passa hoje é que um caloiro quando entra já entra com uma cabecinha de "mete-nojo", ou seja: " a mim ninguém faz nada ".
sei lá...isso para mim é uma atitude que estraga a tradição praxista da academia.
quem entra precisa decidir duas coisas: ou aceita a praxe e não faz cu doce (e não me venham com as cenas de exageros ou obrigações ou humilhações,pois isso quando acontece há mais uns quantos a ver e garanto que alguém há-de dizer algo...e só mesmo sendo estúpido para se deixar humilhar) ou declara-se anti-praxe e não veste o traje.
aceitar a praxe significa não ter medo do que possam fazer (ninguém vai violar,matar ninguém) e nem ter medo de abrir a boca e muito menos achar que a praxe é treta,mas gosta da tradição.
é certo que na tradição não envolvem abusos (mas eu não estou a falar disso) e nem envolvem pessoas a serem obrigadas,mas conta-se com o bom senso dos que desejam praxar. Bom senso e boa leitura do código da praxe, porque há "doutores" que nunca leram o código e fiam-se no que vão ouvindo...e isso para mim é ainda pior que fazer cu doce e ter medo de ser praxado.
há quem diga também que ser praxado é igual a não pensar...para mim será sempre uma forma de integração,divertimento e bem-estar.
aos caloiros:
leiam o código antes de entrar
que exagero...o que eu quero dizer é que a praxe já não é como antes...
quando eu entrei há quase 5 anos,eu via muito mais praxe e menos reclamações do que vejo agora.
o que se passa hoje é que um caloiro quando entra já entra com uma cabecinha de "mete-nojo", ou seja: " a mim ninguém faz nada ".
sei lá...isso para mim é uma atitude que estraga a tradição praxista da academia.
quem entra precisa decidir duas coisas: ou aceita a praxe e não faz cu doce (e não me venham com as cenas de exageros ou obrigações ou humilhações,pois isso quando acontece há mais uns quantos a ver e garanto que alguém há-de dizer algo...e só mesmo sendo estúpido para se deixar humilhar) ou declara-se anti-praxe e não veste o traje.
aceitar a praxe significa não ter medo do que possam fazer (ninguém vai violar,matar ninguém) e nem ter medo de abrir a boca e muito menos achar que a praxe é treta,mas gosta da tradição.
é certo que na tradição não envolvem abusos (mas eu não estou a falar disso) e nem envolvem pessoas a serem obrigadas,mas conta-se com o bom senso dos que desejam praxar. Bom senso e boa leitura do código da praxe, porque há "doutores" que nunca leram o código e fiam-se no que vão ouvindo...e isso para mim é ainda pior que fazer cu doce e ter medo de ser praxado.
há quem diga também que ser praxado é igual a não pensar...para mim será sempre uma forma de integração,divertimento e bem-estar.
aos caloiros:
leiam o código antes de entrar
-
{mineirinha}
- Lendário

outra coisa:
praxe na UC é diferente de praxe no IPC.
algumas escolas têm até códigos diferentes, o que significa permissões diferentes, tradições diferentes, etc...
uma delas é que o homem pode ter afilhadas e a mulher pode ter afilhados...
na UC isto não acontece.
tudo que falo é referente ao código da praxe da UC.
praxe na UC é diferente de praxe no IPC.
algumas escolas têm até códigos diferentes, o que significa permissões diferentes, tradições diferentes, etc...
uma delas é que o homem pode ter afilhadas e a mulher pode ter afilhados...
na UC isto não acontece.
tudo que falo é referente ao código da praxe da UC.
-
izinh4
- Regular

-
Veder
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 02 julho 2009 21:49
-
izinh4
- Regular

-
Veder
- Estreante

- Registado: quinta-feira, 02 julho 2009 21:49
-
scsj6
- Novato

- Registado: terça-feira, 18 março 2008 18:15
A praxe para muitos caloiros que chegam pode ser algo temível, mas só porque desconhecem o que é, ou ouviram falar mau ou estão mal informados (notícias sensacionalistas).
O meu ano de caloiro foi muito bom, com praxes muito divertidas (apesar de poucas), mas que serviu sobretudo pra integrar e divertir.
Lembro-me da ultima vez em que fomos mobilizados, já a poucos dias da Queima, nem todos os caloiros estavam presentes... No meio da tarde já tinham mais caloiros do que no inicio... Grande parte dos colegas foram ter à praxe. Um doutor na altura até comentou dizendo que a praxe era tão boa que os caloiros vinham ter à ela mesmo sem serem mobilizaods. Isso só prova que de violenta e humilhante esta não tem nada...
Mas isso pode variar de curso pra curso como é obvio, e de autotitulado "Doutor" para Doutor!
Este ano lectivo (2008/2009) tinha duas matriculas assim como meus colegas de ano e, estavamos tão empolgados para praxar que, nos primeiros dias de mobilização, demo-nos conta que pouco ou quase nada sabiamos para tal... Ficavamos a maioria das vezes a assistir os veteranos. No fim, acho que foi o melhor, porque agora podemos ter melhor atitude para com os caloiros e sobretudo para com a praxe. Saber horar a Capa e Batina.
Porque não só os caloiros, com vocês dizem e têm razão, têm a mania, mas também, o que acaba ppor ser pior, porque tem o "poder" nas mão, os Doutores têm pior mania ainda. A vaidade e ego de serem superior a determinado curso toma-lhes a cabeça. É por isso e só isso que isso anda de tal forma....
Boa, acho que impolgei-me um pouco...lol.
O meu ano de caloiro foi muito bom, com praxes muito divertidas (apesar de poucas), mas que serviu sobretudo pra integrar e divertir.
Lembro-me da ultima vez em que fomos mobilizados, já a poucos dias da Queima, nem todos os caloiros estavam presentes... No meio da tarde já tinham mais caloiros do que no inicio... Grande parte dos colegas foram ter à praxe. Um doutor na altura até comentou dizendo que a praxe era tão boa que os caloiros vinham ter à ela mesmo sem serem mobilizaods. Isso só prova que de violenta e humilhante esta não tem nada...
Mas isso pode variar de curso pra curso como é obvio, e de autotitulado "Doutor" para Doutor!
Este ano lectivo (2008/2009) tinha duas matriculas assim como meus colegas de ano e, estavamos tão empolgados para praxar que, nos primeiros dias de mobilização, demo-nos conta que pouco ou quase nada sabiamos para tal... Ficavamos a maioria das vezes a assistir os veteranos. No fim, acho que foi o melhor, porque agora podemos ter melhor atitude para com os caloiros e sobretudo para com a praxe. Saber horar a Capa e Batina.
Porque não só os caloiros, com vocês dizem e têm razão, têm a mania, mas também, o que acaba ppor ser pior, porque tem o "poder" nas mão, os Doutores têm pior mania ainda. A vaidade e ego de serem superior a determinado curso toma-lhes a cabeça. É por isso e só isso que isso anda de tal forma....
Boa, acho que impolgei-me um pouco...lol.
-
Marianafduc
- Iniciado

- Registado: segunda-feira, 01 setembro 2008 1:15
Fui caloira neste ano q passou e gostei da praxe! Só fiz coisas divertidas e sempre tinha a desculpa q estava a ser praxada. Penso q é mais chato praxar, do que ser praxado.
Realmente, é muito chato ver alguém trajar, sabendo q a pessoa em questão fugia à praxe :-s para mim tem o mesmo significado de "anti-praxe"
Realmente, é muito chato ver alguém trajar, sabendo q a pessoa em questão fugia à praxe :-s para mim tem o mesmo significado de "anti-praxe"
-
kurtkobain
- Estreante

- Registado: sábado, 08 agosto 2009 1:05
Neste momento considero "ainda bem que entrei na discusão"
cinseramente cada vez entro mais no espirito academico a falar com o pessoal do forum
... axo que neste momento já vejo a praxe de outra forma, acreditando em voçes, considero que neste momento então a praxe já decorre sem os abusos anteriores que por vezes aconteciam.
Em relação a praxe ser tradição, tenho de deixar aqui uma frase que noutro dia ouvi: "é tradição, mas não quer dizer que tenha de levar com ela, afinal nem tive culpa de ela existir"
Em relação á PDM (uma das coisas que já aprendi por aqui) penso que a praxe tem uma coisa de errado, "serve para tirar o rei da barriga aos caloiros" mas muitos dos ex caloiros (sim porque todos os praxantes são) só porque já tem traje já se sentem donos e senhores de muitas coisas e isso sim estraga por vezes o bom ambiente.
cumps
Em relação a praxe ser tradição, tenho de deixar aqui uma frase que noutro dia ouvi: "é tradição, mas não quer dizer que tenha de levar com ela, afinal nem tive culpa de ela existir"
Em relação á PDM (uma das coisas que já aprendi por aqui) penso que a praxe tem uma coisa de errado, "serve para tirar o rei da barriga aos caloiros" mas muitos dos ex caloiros (sim porque todos os praxantes são) só porque já tem traje já se sentem donos e senhores de muitas coisas e isso sim estraga por vezes o bom ambiente.
cumps
-
{mineirinha}
- Lendário

-
izinh4
- Regular

Acreditem que para mim significou mesmo muito vestir o traje na noite da Serenata. Reflecti, e realmente passei pela praxe, entrei no espirito académico, graças às praxes conheci muita gente, tem muito mais valor assim. Se não entrarem no espirito académico, quando deixarem de ser caloiros, vão pensar 'mas porque é que eu nao quis ser praxado.. se eu soubesse...'. Vale mesmo a pena.
-
Joker
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 12 agosto 2009 14:52
Ola a todos
este topico já me ajudou a perceber algumas coisas, eu que vou ser caloiro estava um pouco "espectante" com as praxes, porque pensava "bem em coimbra deve ser a doer" mas plo que parece não é assim... Espero que corra tudo bem e que sirvam para aquilo que realmente existem
Tive a ler umas paginas do código mas há muitas coisas que não entendo... Penso que na altura será mais facil de entender
Venham elas
Tive a ler umas paginas do código mas há muitas coisas que não entendo... Penso que na altura será mais facil de entender
Venham elas