baptismo nocturno

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
sou
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

baptismo nocturno

Mensagem por sou »

no ano passado fez-se na minha faculdade o baptismo nocturno, foi um pouco antes da queima e basicamente cada padrinho que participou baptizou o seu caloiro com o que lhe apeteceu (houve quem apanhasse com vinho na cabeça, outros com mais sorte foi com flores, enfim houve de tudo). lembro-me de na altura terem dito (quem organizou) que era um costume de Coimbra que há muito se tinha perdido e que se estava a revitalizar. no entanto, não me lembro (acho que não explicaram esta parte mas também não juro) de terem explicado quais as raízes do ritual nem qual o seu propósito assim este ano (julgo que se vai repetir) não sei com que bases hei-de baptizar a minha caloirinha... help?

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Eu nunca ouvi falar sequer desse batismo noturno!
O unico batismo que conheço é no dia do cortejo da latada, mesmo no final, escolher um ponto do rio, dar um nome e batizar com o penico com agua do rio, a dita caloira/o dito caloiro.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

desconheço esse ritual.

passa pelo conselho de veteranos e fala com o dux.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Também nunca ouvi falar nisso, mas encontrei este blog que faz referência a isso mas é apenas no título de um post.
Isso não será uma "invenção" de um grupo de amigos?

JulesS
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46

Mensagem por JulesS »

Ou então uma importação de outras festas académicas, como em aveiro em que o "enterro" é a noite.

Alguém que veio de lá e começou a fazer esse ritual.

tintomaduro
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 04 outubro 2007 23:58

Re: baptismo nocturno

Mensagem por tintomaduro »

sou Escreveu:no ano passado fez-se na minha faculdade o baptismo nocturno, foi um pouco antes da queima e basicamente cada padrinho que participou baptizou o seu caloiro com o que lhe apeteceu (houve quem apanhasse com vinho na cabeça, outros com mais sorte foi com flores, enfim houve de tudo). lembro-me de na altura terem dito (quem organizou) que era um costume de Coimbra que há muito se tinha perdido e que se estava a revitalizar. no entanto, não me lembro (acho que não explicaram esta parte mas também não juro) de terem explicado quais as raízes do ritual nem qual o seu propósito assim este ano (julgo que se vai repetir) não sei com que bases hei-de baptizar a minha caloirinha... help?
parabens,nem todos sabem disto...
quando fui caloiro,fui baptizado no penedo da saudade,á noite com um ritual engraçado,e algo assustador para os caloiros o que achei brutal.
no fim do baptismo,comemos e bebemos,doutores e caloiros á vontade,e sem problemas digo de uma grande tertulia como é a nossa.
isto foi apenas á 5 anos,apesar de a tertulia ja ter 15 anos.

na minha opiniao,tenho pena de quem apenas conheçe os baptismos no rio,aquela banalização total de tradiçoes,mas é apenas a minha opiniao...como coimbra ja nao é o que era,nem vai voltar a ser,recordo com saudade dos tempos que passei...se conseguir ainda coloco umas fotos noturnas
Imagem[/url]
Última edição por tintomaduro em quarta-feira, 26 março 2008 23:05, editado 1 vez no total.

duffy
Lendário
Lendário

Re: baptismo nocturno

Mensagem por duffy »

tintomaduro Escreveu:... no fim do baptismo,comemos e bebemos doutores e caloiros á vontade,e sem problemas digo de uma grande tertulia como é a nossa...
Epá, isso é um ritual canival :P :lol:

sou
Iniciado
Iniciado

Mensagem por sou »

nós foi na sé velha, tivemos uma serenata só para nós foi brutal! estava tudo caladinho e a absorver cada momento não é como nas outras em que há barulho demais...

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

sou Escreveu:nós foi na sé velha, tivemos uma serenata só para nós foi brutal! estava tudo caladinho e a absorver cada momento não é como nas outras em que há barulho demais...
No blog que eu encontrei o post que faz referência a esse baptismo tem um video de uma serenata na sé, então deves estar por lá :P

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

No post do 'Baptismo Nocturno' dizem «Morte ao caloiro.. o caloiro vai morrer..» e há aqui um user que fala em baptismos com vinho..

Bem no meu baptismo em Aveiro cantavam isto e também nos baptizaram cada um com uma concha de sangria..

Não sei se foi inspirado em Aveiro, ou vice-versa.

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

carlacs Escreveu:No post do 'Baptismo Nocturno' dizem «Morte ao caloiro.. o caloiro vai morrer..» e há aqui um user que fala em baptismos com vinho..

Bem no meu baptismo em Aveiro cantavam isto e também nos baptizaram cada um com uma concha de sangria..

Não sei se foi inspirado em Aveiro, ou vice-versa.

cheira-me a praxe da independente da figueira. Eles é que fazem essa cantoria e um baptismo nocturno

duffy
Lendário
Lendário

Mensagem por duffy »

dawn_to_dusk_ Escreveu: cheira-me a praxe da independente da figueira. Eles é que fazem essa cantoria e um baptismo nocturno
Independente? É a Internacional! :lol:

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

A mim cantaram-me isso mas foi no tribunal da praxe da minha tertulia..

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário

duffy Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu: cheira-me a praxe da independente da figueira. Eles é que fazem essa cantoria e um baptismo nocturno
Independente? É a Internacional! :lol:
p mim é a mm coisa...

sou
Iniciado
Iniciado

Mensagem por sou »

duffy Escreveu:
sou Escreveu:nós foi na sé velha, tivemos uma serenata só para nós foi brutal! estava tudo caladinho e a absorver cada momento não é como nas outras em que há barulho demais...
No blog que eu encontrei o post que faz referência a esse baptismo tem um video de uma serenata na sé, então deves estar por lá :P
looool agora é que vi... pois é normal... é o meu blog looool eu não sabia que o meu parolas já andava assim tão widespread na net...