Help! madrinha em apuros

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
sou
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Help! madrinha em apuros

Mensagem por sou »

gentes preciso de ajuda. acabei de passar a minha segunda festa das latas. sou uma orgulhosa semi-puto mas inexperiente também, e sou ainda MADRINHA, cargo que levo muito a sério. vai na volta decidi presentear a minha caloira com o código da praxe (considero importante que o conheça) e decidi acrescentar-lhe um toque pessoal, acrescentando algumas informações relativas às tradições coimbrãs relativas com a vida académica e assim surgiu a expressão viver coimbra, expressão que por várias vezes já usei mas que me dei conta não percebo completamente. Seriam portanto uns fofos se me ajudasse e dessem o vosso parecer quanto ao que é viver Coimbra e ser um capas negras ;)

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Viver Coimbra...
viver o espírito da cidade, absorver o espírito da cidade, respeitar a praxe, promover Coimbra. Lutar pelas condições e por uma cidade e uma academia melhor. Colocar Coimbra no mapa pelas melhores razões e ter sucesso na vida profissional.

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Ensina-lhe principalmente a respeitar o fato academico o que gira a volta deste-...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

.. já não se fabricam madrinhas destas.. Imagem

quanto à pergunta, é quase uma questão filosófica, de dificil resposta.. o que é viver coimbra?..

não te vou dar a resposta, apenas a minha opinião pois isto depende de cada pessoa :P

em medidas concretas deves tentar transmitir à tua caloira o "peso" que tem vestir o traje académico, pois cada vez menos se respeita aquele que é o símbolo máximo de Coimbra.
eu sugeria ainda que a ajudasses a conhecer os sítios mais interessantes da cidade, seja de dia ou de noite.. e que desses um jeitinho na faculdade (facultar apontamentos, etc) para que ela sinta que mais que uma madrinha és uma amiga com quem pode contar :wink:
É que a parte mais difícil para um/uma caloira são os primeiros tempos e para algumas pessoas ver-se sozinha numa cidade estranha não é fácil.

concordo que lhe tenhas dado a conhecer o código da praxe, é algo que deveria ser mais tradição do que algumas tradições oportunistas como pedir $$ na latada para pagar o jantar..

deves fazê-la entender que usar o traje, em termos praxisticos, não é ser superior a alguém, mas sim dar as boas vindas a Coimbra a esse alguém. Ou seja, a praxe não foi feita para humilhar mas sim para integrar. Imagem

Viver Coimbra é aproveitar ao máximo os 5 anos (?) que se passam em Coimbra mas sem se desviar do objectivo inicial.. o curso..

não sei se ajuda.. é que sentir é fácil, mas explicar...

sou
Iniciado
Iniciado
Registado: domingo, 04 novembro 2007 21:06

Mensagem por sou »

pois eu sei que é uma questão bem filosófica por isso é que preciso de opiniões para ver se construo assim uma ideia jeitosinha ;)

tadinha da miuda logo tinha de apanhar uma madrinha melga como eu :p

grossxl90
Novato
Novato
Registado: quarta-feira, 10 outubro 2007 14:18

Mensagem por grossxl90 »

Sorte da tua caloira por ter uma madrinha como tu, isso sim!
De resto, deixa-me concordar com as restantes opiniões que a deves ensinar a ter orgulho em ser estudante de Coimbra e honrar o traje académico que veste/vestirá. E aqui incluo evitar as tristes figuras que por aí se vêm fazer a estudantes trajados com (muitos) copos a mais.
Esses nãio dignificam de maneira nenhuma a Academia nem o seu espírito, antes pelo contrário...
Acima de tudo, tenta dar-lhe bons exemplos! Pelo que já disseste, deves estar no bom caminho... :)

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

daniel322 Escreveu: deves fazê-la entender que usar o traje, em termos praxisticos, não é ser superior a alguém, mas sim dar as boas vindas a Coimbra a esse alguém. Ou seja, a praxe não foi feita para humilhar mas sim para integrar.
O traje sinifica humildade e não serve para ser superior a alguém. Este foi feito para não mostrar riquezas, na verdade, antes até tinham materias que eram proibidos usar no traje(um deles era o cetim).

O traje é um pouco como farda de colégio!

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

A capa era uma peça usada pelos estudantes mais pobres para tapar as suas roupas rotas. Logo, diz-lhe para não forrar a capa com emblemas do tipo "Super Bock", Madrinha, Padrinho, Avós, as terras todas do país, o trevo da sorte, o signo, etc.
Se ela quiser alguns, que sejam só os principais.

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Ou que use so capa negra.

Atheist
Iniciado
Iniciado
Registado: quinta-feira, 22 fevereiro 2007 0:40

Mensagem por Atheist »

é bonito ver que ainda há quem se preocupe em fazer da praxe o que realmente ela significa.... tens o meu apareço :D
acho que uma palavra importante aqui é mesmo ajudar os putos: ajudar a conhecer isto, a nao se perderem em bebedeiras e cenas tristes, a nao lixarem a vida academica, etc. e fazer isto tudo com grande alegria e diversao (o que é o mais dificil :wink: )

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Lino Escreveu:diz-lhe para não forrar a capa com emblemas do tipo "Super Bock"
que, por sinal, até é proibido pelo código.. (se bem que na ESEC penso que não é)

Chanterella
Novato
Novato
Registado: sábado, 01 setembro 2007 22:03

Mensagem por Chanterella »

Diz-lhe que não bata palmas na Serenata e que faça silêncio porque é um momento solene.

... e que não é preciso viver tudo muito intensamente logo no primeiro ano, Coimbra é para se ir conhecendo e para nos irmos apaixonando um pouco mais todos os dias. :)

golo
Iniciado
Iniciado
Registado: quarta-feira, 31 outubro 2007 14:03

Mensagem por golo »

a serenata é um dos momentos mais solenes sem duvida e é importante saber ouvir a serenata...

e como é óbvio o fato académico e o que representa é um factor muito importante, senão o mais importante.

portem-se... B)

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

daniel322 Escreveu:
Lino Escreveu:diz-lhe para não forrar a capa com emblemas do tipo "Super Bock"
que, por sinal, até é proibido pelo código.. (se bem que na ESEC penso que não é)
Infelizmente, é cada coisa que lá vejo. E as pinturas na cara e praxes que me metem nojo... bah...

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Opiniao muito pessoal

Mensagem por Megane »

Eu acho que acima de tudo deves ensinar os principios fundamentais da praxe...e já agora ensinar o que é o traje, e como se veste, porque embora pareça brincadeira, traje academico e a bela da all star nao combinam e ha quem nao saiba disso...