Entrei no ano passado em Ciências da Educação e, para além de todo o orgulho que tenho em frequentar o curso que frequento, o momento em que mais me senti orgulhosa foi quando pude, finalmente, usar o traje académico.
Li ontem a notícia que saiu no Diário das Beiras referente ao Novo Código da Praxe e para além dos pontos já conhecidos (como o Cortejo passar a ser a um domingo), fiquei completamente chocada ao ler que as mulheres não poderiam usar mais o colete do traje.
O ponto que quero referir é que essa decisão é ridícula visto que, para além da questão estética e mesmo de diferenciação [sem o colete parecemos umas empregadas de mesa! e sem o colete ficamos com o traje igual ao do Porto], acho uma questão sexista e discriminatória.
Duvido que as mulheres respeitem essa decisão. O colete faz parte do 'nosso' traje, mesmo sendo facultativo. Só soube que era facultativo depois de o ter comprado, porque mesmo no acto de compra, vendem o colete como sendo parte integrante do traje.
Eu continuarei a usar o colete académico. Nem que tenha que o tirar para praxar. Mas continuarei a usá-lo com orgulho e só o deixarei de usar quando me obrigarem.
Novo Código da Praxe
-
Catarina
- Novato

- Mensagens: 24
- Registado: segunda-feira, 03 setembro 2007 0:06
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
O novo código da praxe e a questão dos coletes já estão a ser discutidos noutro tópico, pelo que não vale a pena dividir informação e opiniões.