Adaptação do código a Bolonha

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Kurioso
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 01 junho 2007 16:44
Localização: Coimbra

Adaptação do código a Bolonha

Mensagem por Kurioso »

Olá. Perdoe-me a ingenuidade, mas como vais ser agora praticada na Universidade a imposição de insígnias com as licenciaturas de 3 anos?

joaovrb
Regular
Regular
Mensagens: 145
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 11:36

Mensagem por joaovrb »

É uma boa pergunta.. isso tem dado origem a alguma discussão... O pessoal ainda não sabe bem que decisões vão ser tomadas em relação a isso, e tendo em conta que já há cursos totalmente em bolonha (como o de Eng. Informática), há gente que neste momento não sabe ainda se pode ir no carro para o ano.

Eu (in)felizmente já estou a acabar esta boa vida, já não me vai afectar muito esta questão!

Avatar do Utilizador
OpSiS
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 85
Registado: segunda-feira, 10 janeiro 2005 19:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por OpSiS »

Parece que vai deixar de haver vida académica!

Queima nunca mais :(
Imagem

Kurioso
Estreante
Estreante
Mensagens: 5
Registado: sexta-feira, 01 junho 2007 16:44
Localização: Coimbra

Mensagem por Kurioso »

Pois, a confusão está instalada. Acho que o código da praxe também precisa de ser "adequado a Bolonha", tal como os cursos. :?

Avatar do Utilizador
dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Mensagens: 1417
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

o código está a ser re-escrito pelo mcv

Avatar do Utilizador
DrUnKFiSh
Experiente
Experiente
Mensagens: 247
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:54
Contacto:

Mensagem por DrUnKFiSh »

pois até o programa da queima vai ser afectado por bolonha :lol:

HintrY
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: quarta-feira, 27 setembro 2006 11:34

Mensagem por HintrY »

vai ser interessante a hierarquia da praxe...
Há cursos de 3 anos e cursos de 6 anos... em termos de numero de matriculas é uma grande diferença!

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Deixa de haver aquele ano de interregno, que é o 2º ano em que o pessoal não tinha nada... agora sendo 4 anos, basta adequar as insígnias ao que se faz no Politécnico e privados...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Leia
Lendário
Lendário
Mensagens: 1519
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O meu curso com bolonha fica igualzinho.. logo, nao há nada dessas trapalhadas :)

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Cortejo da Queima das Fitas vai ser ao domingo

O novo Código da Praxe entra em vigor no dia 7. Além das alterações nas hierarquias, o cortejo da Queima vai ser ao domingo e a Bênção das Pastas 15 dias depois da festa.

Com o Processo de Bolonha a reduzir a duração dos cursos, o Cortejo da Queima das Fitas passa a realizar-se, já a partir de 2008, a um domingo. Se até agora os alunos fitados adquiriam o grau no ano lectivo anterior - logo era indiferente o dia em que se realizava o cortejo -, com a alteração do número de anos do curso, os alunos passam a ir no carro apenas no último ano do 1.º ciclo. Também a Bênção das Pastas passa realizar-se no final da festa académica mas... 15 dias depois. As alterações relativas às actividades tradicionais da Queima das Fitas ainda estão a ser analisadas pelo Conselho de Veteranos. Até ao mês de Outubro haverá mais novidades.

Entretanto, é já na próxima sexta-feira que entra em vigor o novo Código da Praxe. As mudanças vão verificar-se, sobretudo, ao nível das hierarquias. Caloiros e veteranos são os títulos que se mantêm, sendo certo que este último grau só se vai aplicar aos alunos que frequentam o 2.º ciclo. É que, em termos de praxe, ambos os ciclos passam ser vistos como um todo.

Durante o período de discussão do novo código, o Conselho de Veteranos regeu-se por dois princípios: “Quisemos recuperar graus hierárquicos antigos e, por outro lado, manter o espírito irreverente da praxe”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS João Luís Jesus, dux veteranorum da Universidade de Coimbra (UC).

“Parequedista, caloiro (nacional e estrangeiro), semi- -putos e puto” são os títulos que se mantêm. Nos “pastranos” há “questões de pormenor que alteram a hierarquia com a retirada de alguns direitos”, referiu.

Os estudantes do 1º ciclo de cursos de três ou quatro anos, que tenham o mesmo número de matrículas, passam ser “candeeiros” (grelados ou fitados). “Trata-se de um termo hierárquico do século XIX que quisemos recuperar”, esclareceu o dux. O novato será aquele que vem para a Universidade de Coimbra frequentar apenas o 2.º ciclo. “Está sujeito aos mesmos direitos e deveres que os caloiros estrangeiros durante o primeiro período da praxe”, frisou.

Segue-se a categoria de “Bacharel” para todos aqueles que não tenham terminado o 1.º ciclo nos anos previstos e que tenham usado insígnias pessoais. Os alunos matriculados pela primeira vez no 2º ciclo (ressalvando a condição de “Novato”) adquirem o título de “Bolognez”. Uma designação que, de certa forma, perpetua o processo de Bolonha. “Daqui a 20 anos ninguém se vai lembrar desta reforma, a não ser através praxe”, sustentou João Luís. O título que se segue pretende “homenagear uma grande reformador da Universidade de Coimbra: o Marquês de Pombal”, adiantou. Pertencem à categoria de “Marquez”: os estudantes que, por terem sido caloiros estrangeiros ou novatos, não podem passar à categoria de veteranos. Ou aqueles que, tendo duas matrículas no 2º ciclo, não estão em condições de terminar o curso.

Até agora, os veteranos eram todos aqueles que tivessem mais matrículas do que as agora, necessárias para terminar o curso. Agora, o aluno só ascende a esta categoria se estiver no último ano do 2.º ciclo (ou mais matrículas) e se já tiver usado as insígnias pessoais. Significa que só pode aceder a esta categoria o aluno que tiver sido estudante do 1.º ciclo na Universidade de Coimbra. Para além de todas estas mudanças, o código introduz mais alterações à praxe (ver caixa). “Isto não é uma revisão, é uma reestruturação porque vamos ter um código completamente novo, baseado nos princípios e na tradição que existe”, esclareceu João Luís Jesus.

“Não vamos alterar os princípios praxísticos subjacentes à tradição da Universidade de Coimbra mas vamos adaptá-los aos tempos modernos”, acrescentou.

Colete proibido para as mulheres

O novo Código da Praxe não permite que as raparigas usem o colete quando envergarem o traje académico. Na última revisão do código, o uso desta peça passou a ser facultativo para as mulheres, porém, o Conselho de Veteranos achou agora que devia proibi-lo. “Chegámos à conclusão que a uniformização pretendida não estava a funcionar. Havia mulheres que o usavam e outras não. Por isso, decidimos proibir o seu uso”, esclareceu o dux veteranorum.

Na formação das trupes também passa a haver novidades. A partir da próxima sexta-feira, haverá uma maior regulamentação em termos de funcionamento das trupes. “Foi, para tal, criado um novo mecanismo de controlo. Agora, as trupes, ao sancionar alguém, são obrigadas a entregar um documento, dizendo quem foi sancionado e quem aplicou a sanção. Sem esse documento, que só pode ser obtido no Conselho de Veteranos, as trupes são ilegais”, frisou João Luís Jesus.

Também nos julgamentos de praxe passa a ser obrigatória a presença de uma pessoa nomeada pelo CV exclusivamente para o efeito.

Fonte: As Beiras
Finalmente foram anunciadas as mudanças no código da praxe para Bolonha. E sim, é verdade, o cortejo passa para um Domingo. :?

A tentativa de maior regulamentação das trupes parece-me positiva... vamos lá ver se resulta.

Avatar do Utilizador
Lino
Mítico
Mítico
Mensagens: 8082
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por Lino »

Que estupidez... o cortejo bem poderia continuar à terça... e o colete proibido? Prefiro ver as mulheres com o colete, mas pronto...
Coimbra tem mais encanto... terá?
Imagem

Avatar do Utilizador
{mineirinha}
Lendário
Lendário
Mensagens: 2443
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33
Localização: Far,Far away

Mensagem por {mineirinha} »

Gostei!
Claro q isso do colete.... bem....aborreceu-me e nem todas vão cumprir isso....
e pensar q o colete era o q eu gostava mais...mas tb é menos uma peça a vestir, fixe!
Venha o codigo, tou ansiosa
:wink:
Love hurts

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Com o cortejo ao domingo é capaz de haver uma redução significativa de bebedeiras, assim há mais papás no cortejo a verem os filhotes, e estes já não bebem para não fazer má figuras a frente dos papás :lol:

Acho que não tem grande lógica o cortejo ser ao domingo, nem mesmo ao fim de semana, só me faz lembrar os locais onde não há tradição académica e que no domigo da benção das pastas também aproveitam para fazer um pequeno cortejo. A regulamentação das trupes acho muito bem, o colete das raparigas, é indiferente, sempre é menos uma peça para tirar :lol:

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

{mineirinha} Escreveu:Gostei!
Claro q isso do colete.... bem....aborreceu-me e nem todas vão cumprir isso....
e pensar q o colete era o q eu gostava mais...mas tb é menos uma peça a vestir, fixe!
Venha o codigo, tou ansiosa
:wink:
Eu tambem adorava o colete....Estou a imaginar-me andar so com aquela camisa horrivel.... :(

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Mensagens: 383
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Lembrei-me agora de uma coisa....Se o cortejo é ao domingo, quando será a garraiada?

Responder