Praxe Académica da Universidade de Coimbra - Ask Jarod

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Gil
Estreante
Estreante
Registado: sábado, 03 novembro 2007 14:53

Mensagem por Gil »

Ja ouvi muito sobre as praxes daí... Pelo que ouço, em vez de se divertirem todos e fazerem alguma coisa, passam o tempo todo a olhar para o chão, com os doutores a berrar?

E praxe todos os dias até as 8 é dose :o

Sergey Rjabtzev
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 10 setembro 2008 2:43

Mensagem por Sergey Rjabtzev »

eu basicamente estou a aprender o que nunca vou fazer a um caloiro lol...ser ressabiado e frustrado é muito mau :?

Maia
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 02 janeiro 2005 19:37

Mensagem por Maia »

Sergey Rjabtzev Escreveu:eu basicamente estou a aprender o que nunca vou fazer a um caloiro lol...ser ressabiado e frustrado é muito mau :?
eh eh eh :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

estou ctg :) :D

Maia
Lendário
Lendário

Mensagem por Maia »

anateresa Escreveu:a rapariga é semi-puto, tal como eu. estamos no 2.º ano.

exacto! a Pasta é, de facto, vedada a caloiros e futricas. pelo menos está escrito no Código. neste caso, e sendo ela anti-praxe, será uma futrica, certo?

estou horrorizada porque acho incrivel a lata dela! se é anti-praxe deveria sê-lo! e isso aplica-se ao uso da Pasta.

Só não sei o que deva fazer. Mas sei que alguém tem de fazer alguma coisa! Respeito demasiado a Praxe para deixar que esta situação se arraste.
nem comentários tenho a fazer!

"Mas sei que alguém tem de fazer alguma coisa!"
???

estudar e acabar o curso nao??? :D

ownd
Estreante
Estreante
Registado: quarta-feira, 23 abril 2008 21:15

Mensagem por ownd »

dawn_to_dusk_ Escreveu:esse pessoal deveria ser chaamado à atençao ... no meu depto os semi-putos fazem questao de praxar com força e que se saiba nunca houve abusos
Desde quando é que um semi-puto pode praxar? Antigamente, só com a 3ª matrícula é que se podia praxar.

Depois admiram-se que certas Academias do País (como a do Porto) estejam "melhores" a nível de praxe :roll:

winger
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 08 dezembro 2004 17:56

Mensagem por winger »

ownd Escreveu:
dawn_to_dusk_ Escreveu:esse pessoal deveria ser chaamado à atençao ... no meu depto os semi-putos fazem questao de praxar com força e que se saiba nunca houve abusos
Desde quando é que um semi-puto pode praxar? Antigamente, só com a 3ª matrícula é que se podia praxar.

Depois admiram-se que certas Academias do País (como a do Porto) estejam "melhores" a nível de praxe :roll:
Hmm esse antigamente é muito antigo? Desde que me lembro os semi-puto podem praxar, embora tenham que manter a capa aos ombros and so on...

Por acaso começo a ficar curioso para saber se estes abusos que aqui vão relatando serão casos isolados ou se, hoje em dia, passou a ser regra. No meu tempo havia sempre um ou outro curso com Praxe mais dura ou, alguns doutores com "excesso de confiança" mas nesta situação havia alguém com mais matrículas que chamava a atenção.
Fico feliz por no meu curso a Praxe apenas ter servido para unir os alunos de diferentes anos e para divertir um bocado, fugindo à rotina das aulas :)

alucard
Iniciado
Iniciado
Registado: segunda-feira, 13 outubro 2008 21:16

Mensagem por alucard »

epa eu axo é que os caloiros já entram com medo e n vão com o espírito da brincadeira.....e depois os doutores fazem pressão psicológica minima e eles vão abaixo.....mas isso é pela geração morangos que vivemos n podem lhes tocar coitadinhos.....mas tb admito que á mt dotor e especialmente do 2º ano que n sabe praxar.....desde que vi malta a meter de quatro ppl que ainda estava na fila das matriculas antes de se matricular jah n digo nd.....eu andei la a ver quem estava la e a ajudar caloiros indiquei muitas veses a secretaria e etc ajudei malta que ia entrar em letras mas n passei disso....agora se á abusos e alguém n gosta é simples existe o tribunal de praxe por alguma coisa.....se n querem ir a estremos xamao á part a pessoa e avisam, de certeza se tiverem 2 dedos de testa a pessoa reconhece o erro e n volta a fazê-lo se insistir, das duas uma ou xama-se a atenção ao veterano e ele trata do caso como achar (sou apologista de mandar fazer o mesmo erro pa sentir na pele o que fez mas claro que sem caloiros a ver) ou então tribunal de praxe.....e a praxe é ate as 6H a partir dai os caloiros podem andar na rua ate á meia noite (se n estou em erro) depois arriscao-se a ser trupados.....esta é a minha opinião penso que n ta mt mal :P

Cump
Última edição por alucard em quarta-feira, 15 outubro 2008 14:06, editado 1 vez no total.

Ruizito
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

Eu sei que é off tópico mas não devia haver uma regra que obrigasse os membros deste forum a exprimirem-se num português minimamente decente? É que é confrangedor ler posts como este... para alem de que não se percebe metade...
Se calhar são efeitos de se passar tempo a mais nas praxes! :D

alucard
Iniciado
Iniciado

Mensagem por alucard »

Ruizito Escreveu:Eu sei que é off tópico mas não devia haver uma regra que obrigasse os membros deste forum a exprimirem-se num português minimamente decente? É que é confrangedor ler posts como este... para alem de que não se percebe metade...
Se calhar são efeitos de se passar tempo a mais nas praxes! :D
se tas a falar de min percebe-se perfeitamente.....escrevo quase tudo por extenso.....

Cump

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

alucard Escreveu:desde que vi malta a meter de quatro ppl que ainda estava na fila das matriculas antes de se matricular jah n digo nd
Fizeram-me isso!

Maia
Lendário
Lendário

Mensagem por Maia »

RuiSantos Escreveu:
alucard Escreveu:desde que vi malta a meter de quatro ppl que ainda estava na fila das matriculas antes de se matricular jah n digo nd
Fizeram-me isso!
são uns tristes :?

alucard
Iniciado
Iniciado

Mensagem por alucard »

realmente é triste...n o podem fazer....axo que o caloiro mal chega á univ devia ler o código da praxe....á caloiros que pergunto se ja leram o código da praxe, e dizem-me que jah ouviram falar, e o que sabem é só mitos :P o que realmente interessa para os proteger de praxes malucas n :P

Cump

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Isso é um espelho da sociedade actual, todos têm a mania que sabem mas na realidade ninguém se informou dos seus direitos e deveres. Eu acho que todos os universitários devem ler o Código da Praxe, para saberem o que podem ou não fazer e o que pode ou não ser mandado fazer. Acho que é uma questão de bom-senso, até porque na vida fora da universidade também devemos ser cidadãos informados e activos, com a consciência dos nossos direitos e deveres.

Também concordo que os caloiros já vão com medo. Basta ver o que sai cá para fora. Aquela reportagem da Sic é o espelho do que se mostra ao exterior: a parte má e abusadora da praxe, as frustrações de gente parva que dissimula a sua insegurança querendo mostrar que é mais que os outros. Mas, da mesma maneira que existem esses asnos, também existem pessoas porreiras, que sabem praxar, que sabem integrar, que sabem brincar. E é assim que se deve pensar, que a praxe é uma brincadeira (não esquecer que é importante sabermos rir de nós próprios) que integra os caloiros nesta nova fase da sua vida. E acho que a praxe ganha ainda especial importância para quem vai para uma nova cidade, onde não conhece nada nem ninguém. Um veterano ou um padrinho, se forem gajos porreiros, até podem ajudar a conhecer a cidade.

Acho que acima de tudo é importante todos conhecerem os limites. Os veteranos não podem fazer tudo o que lhes apetece e os caloiros também não podem ter mentalidade de morangos com açúcar (tipo florzinhas de estufa) que não sabem destinguir uma brincadeira de uma humilhação e de um abuso!

Respeitem-se mutuamente, praxem saudavelmente, sejam praxados saudavelmente e daqui a uns anos vão lembrar-se desta fase como a melhor das vossas vidas :)

alucard
Iniciado
Iniciado

Mensagem por alucard »

amigo dif88 disses-te tudo agora :)

Cump

RuiSantos
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 04 setembro 2007 16:20

Mensagem por RuiSantos »

Maia Escreveu:
RuiSantos Escreveu:
Fizeram-me isso!
são uns tristes :?
alucard Escreveu:n o podem fazer
Há tanta coisa que me/nos fazem que não podem fazer... Mas tenho duas hipóteses: ou deixo fazerem-me o que não podem, ou recuso e depois sofro a dobrar... :o
dif88 Escreveu:Destinguir
Distinguir!
alucard Escreveu:amigo dif88
Amiga!
:P