Praxe criativa

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Briooosa
Banido
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

duffy Escreveu:
Eu nunca fui praxado :D pura e simplesmente porque não me apetecia, nunca tive de me declarar anti-praxe e obviamente que não o sou, e quando vejo abusos tento acabar com eles, e além disso, hoje em dia quem anda a praxar são aqueles que se apanham com um traje e confundem o simbolismo do traje com poder para mandar nos caloiros, mas pronto, ao menos uma vez na vida essas pessoas podem-se sentir uns "homens".
nunca foste praxado,mas quando ves abusos tentas acabar com eles.
como é que distingues o que é abuso ou nao?nao é de certeza por esperiencia.
para mim alguem que nunca participou de praxe nenhuma(ainda por cima porque nao lhe apetecia),nao tem autoridade nenhuma pra reconhecer e muitos menos para acabar com abusos.

Briooosa
Banido

Mensagem por Briooosa »

{mineirinha} Escreveu:Uma vez não querer não é ser anti-praxe.
Disse Às minhas caloiras que se elas não queriam certa praxe simplesmente diziam não.
Falta de respeito são doutores que insistem e quase que obrigam.
Isso não.
Há que ter bom senso. São humanos e não umas bestas quaisquer.
Praxe é para divertir e se há quem não queira naquele momento, que na proxima vez esteja mais disposto.
Só isso
pelo que sei os caloiros tem pouco de humano,designam-se animais,certo.
praxe é para quem é mobilizado e há sempre casos de animais com desculpas,claro que alguns sao dispensados,mas um simples nao,nao é desculpa.e se vier mal disposto ainda melhor,nao há nada melhor que um animal de trombas.
os que acabam por nao ir sao eles que perdem,e os que vao de trombas só provam que os caloiros sao burros,se estiver normal como os outros passa despercebido,senao esta sempre á pega.
para caloiros de trombas nao há nada melhor que fazer um pudim danone na sereia...

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Briooosa Escreveu:
duffy Escreveu:
Eu nunca fui praxado :D pura e simplesmente porque não me apetecia, nunca tive de me declarar anti-praxe e obviamente que não o sou, e quando vejo abusos tento acabar com eles, e além disso, hoje em dia quem anda a praxar são aqueles que se apanham com um traje e confundem o simbolismo do traje com poder para mandar nos caloiros, mas pronto, ao menos uma vez na vida essas pessoas podem-se sentir uns "homens".
para mim alguem que nunca participou de praxe nenhuma(ainda por cima porque nao lhe apetecia),nao tem autoridade nenhuma pra reconhecer e muitos menos para acabar com abusos.
:lol: és cómico.... acho que toda a gente com dois olhos na cara sabe distinguir alguns abusos que se cometem, além disso não sabes se tenho experiência ou não na praxe!

dawn_to_dusk_
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 21 janeiro 2005 0:32

Mensagem por dawn_to_dusk_ »

duffy Escreveu:
Briooosa Escreveu:
duffy Escreveu:

:lol: és cómico.... acho que toda a gente com dois olhos na cara sabe distinguir alguns abusos que se cometem, além disso não sabes se tenho experiência ou não na praxe!
achas mesmo? poh... :lol:

Briooosa
Banido

Mensagem por Briooosa »

duffy Escreveu:
Briooosa Escreveu:
duffy Escreveu:
eu é que sou comico?!?
quem ja passou pela praxe,sabe que o que pode ser considerado um abuso ou humilhaçao para alguns para outros nao o é.por isso é que se arranjam alternativas aos caloiros,quando se recusam a fazer algumas coisas.
para mim a diferença entre alguem que nao é praxado porque nao lhe apetece e um anti praxe,é que o anti-praxe teve a coragem de se declarar,de optar.
mas isto é a minha opiniao,apesar de te poder parecer cómica.
aliás posso te garantir que nunca participaria numa praxe com alguem que eu soubesse que nao tinha sido praxado,simplesmente porque nao a viveu...cómico nao é?

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Acontece que o pessoal por quem eu supostamente deveria ter sido praxado, têm uma mentalidade melhor que a tua, que pelos vistos gostas de dar nas vistas à custa da humilhação dos caloiros "de trombas" como tu dizes em frente a pessoas de fora!
E em vez de me andarem a praxar a mim e aos meus colegas a humilharem-nos levavam-nos com eles pra beber uns copos, passar a tarde numa esplanada qualquer a comer uns petiscos e acabar a noite com uma jantarada. Fui mobilizado, mas não posso considerar praxe!

Já agora os caloiros podem estar num grau hierarquico inferior ao teu, mas são pessoas e merecem ser tratados como tal!

Acho que também era bonito ver-te a ser praxado com o traje vestido em frente a toda a gente na sereia :lol:

Briooosa
Banido

Mensagem por Briooosa »

duffy Escreveu:Acontece que o pessoal por quem eu supostamente deveria ter sido praxado, têm uma mentalidade melhor que a tua, que pelos vistos gostas de dar nas vistas à custa da humilhação dos caloiros "de trombas" como tu dizes em frente a pessoas de fora!
E em vez de me andarem a praxar a mim e aos meus colegas a humilharem-nos levavam-nos com eles pra beber uns copos, passar a tarde numa esplanada qualquer a comer uns petiscos e acabar a noite com uma jantarada. Fui mobilizado, mas não posso considerar praxe!

Já agora os caloiros podem estar num grau hierarquico inferior ao teu, mas são pessoas e merecem ser tratados como tal!

Acho que também era bonito ver-te a ser praxado com o traje vestido em frente a toda a gente na sereia :lol:
sabes que nao é facil explicar a praxe,sobretudo a quem nao a viveu.

nao te posso dizer quantas vezes fui para os copos,comezainas,etc,com os caloiros,porque perdi a conta.antes depois e ate durante praxes...
mas eu nao considero isso praxe,nao preciso de ser mobilizado para ir pros copos ou algo do genero...
penso que nao estamos aqui para discutir mentalidades como referes em cima,mas sim praxe e tradiçoes.

nunca ninguem me disse que estava a ser humilhado durante a praxe,apenas que nao queria fazer algumas coisas,para isso é que se pede alguma imaginaçao aos doutores e arranjarem soluçoes.
de certeza que nem sempre ficaram contentes mas humilhados é outra coisa,e sei do que falo porque ja la passei.

nao me conheçes,nem a minha mentalidade,e como tal nao podes afirmar que gosto de humilhar seja quem for.

em relaçao a ser praxado de capa e batina,sem duvida que era bonito de se ver,só acho pouco provavel...

gunky
Veterano
Veterano
Registado: quinta-feira, 06 abril 2006 15:45

Mensagem por gunky »

Fizeram-me coisas e vi a fazerem dentro da praxe que acho que muita gente iria pensar que eram abusos e no entanto tão errados.... 1 Pessoa que nunca viveu dentro desse meio não devia intervir tanto sobre esse assunto porque a maioria das vezes tão a mandar opinioes erradas devido a ignorancia/inexperiencia sobre o assunto. É como as pessoas cometarem agora o naufragio dos pescadores na nazare devido apenas ao que ouvem apenas nos media, mas desconhecem factos relativos a ondulação, marés, ventos, temperatura da agua, pesca ilegal efectuada pelos pescadores naquela manha, etc. Para mim é um principio que se devia aplicar a todo e a qualquer aspecto da vida, o assunto da praxe inclusive. Se não se sabe aprende-se primeiro e aí poderás discutior sobre o assunto sem estar a mandar opinioes. Como e que querem poder discutir 1 assunto sobre praxe por exemplo com 1 bombeiro ou assim se o mesmo não passou por ela....

just my 2 cents

carlacs
Veterano
Veterano
Registado: sexta-feira, 30 setembro 2005 11:32

Mensagem por carlacs »

gunky Escreveu:Fizeram-me coisas e vi a fazerem dentro da praxe que acho que muita gente iria pensar que eram abusos e no entanto tão errados.... 1 Pessoa que nunca viveu dentro desse meio não devia intervir tanto sobre esse assunto porque a maioria das vezes tão a mandar opinioes erradas devido a ignorancia/inexperiencia sobre o assunto. É como as pessoas cometarem agora o naufragio dos pescadores na nazare devido apenas ao que ouvem apenas nos media, mas desconhecem factos relativos a ondulação, marés, ventos, temperatura da agua, pesca ilegal efectuada pelos pescadores naquela manha, etc. Para mim é um principio que se devia aplicar a todo e a qualquer aspecto da vida, o assunto da praxe inclusive. Se não se sabe aprende-se primeiro e aí poderás discutior sobre o assunto sem estar a mandar opinioes. Como e que querem poder discutir 1 assunto sobre praxe por exemplo com 1 bombeiro ou assim se o mesmo não passou por ela....
Epa sinceramente acho que a praxe não é propriamente uma ciência (se bem que pode ser o ponto fulcral da vida de muita gente..lol)

Esta discussão é entre estudantes por isso todos sabemos minimamente do que estamos a falar, quanto mais não seja por observação..já que a praxe se passa no nosso ambiente de trabalho :wink:

Acho que deviam relaxar mais, a praxe não é a tropa nem voces os militares (se bem que a alguns o 'poder' lhes tenha subido á cabeça) tanto nós como os caloiros andamos aqui pra nos divertir e pra praxar quando houver mais tempo livre, mas sempre sem abusos..

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Hora de revitalizar o tópico, neste início de ano lectivo!

Megane
Veterano
Veterano
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

Aki houve alguem k falou na praxe do isec...na do tijolo....eh pa, eu ando la, e nc ninguem tentou seker fazer isso a minha frente...se alguem o fez, azar, pk tinha de nao ter nada na cabeça...ou entao isso tinha k ter algum truk escondido e no fim funcionou mal...n tou pra aki a dizer k é um mito, atenção, agora nao vao pra aí dizer k é a praxe do isec, pk afinal so tao a denegrir a imagem de kem la praxa...
Infelizmente nem todos sabem praxar...É o k temos...e duvido k haja uma unica faculdade onde nao haja o seu cromo com a mania k é engraçado e sabe praxar....
Agora e mais uma vez...cuidado com as generalizações, eu nc fiz e recuso-me a fazer...e a minha frente eu garanto k ninguem o faz, pk se existe uma sap tambem é pra ser informada de assuntos deste nivel e para os resolver...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Megane Escreveu:ou entao isso tinha k ter algum truk escondido e no fim funcionou mal...
nada funcionou mal.. o fio estava cortado e ninguém se aleijou.. a praxe é que era estúpida e os intervenientes foram chamados à responsabilidade

{mineirinha}
Lendário
Lendário
Registado: segunda-feira, 03 janeiro 2005 20:33

Mensagem por {mineirinha} »

Ideias para a praxe:
Chupar um limão sem fazer careta,usar nariz de palhaço e fazer palhaçadas como se tivessem num circo, fazer perguntas embaraçosas as pessoas na rua, cumprimentar todos os "doutores" e "doutoras"....

Obturador
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 11 setembro 2007 0:05

Mensagem por Obturador »

Uma praxe que eu costumo fazer e recomendo:

Pegam num pau qualquer e escrevem nele "cucu", colocam o pau no chão e viram o nome do pau - "Cucu" -, para baixo, de modo a ficar escondido... Depois é mobilizar caloiros e: "Caloiro, apanhe o paucucu", é um farto-te de rir.... eles a tentarem apanhar o pau com as nalgas :D

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Estes últimos exemplos parecem-me mais maneiras de divertir o pessoal trajado e humilhar os caloiros do que propriamente algo que irá ajudar à sua integração (o que, embora muitos o esqueçam, deveria ser o verdadeiro objectivo da praxe).