Coimbra é um caixão?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
luisistico
Banido
Mensagens: 136
Registado: quinta-feira, 08 junho 2006 9:49

Coimbra é um caixão?

Mensagem por luisistico »

Ao fazer pesquisa no google por uma determinado tema, acabei por encontrar algumas palavras fortes e muito negativas sobre Coimbra, que resolvi deixar aqui, para que sejam debatidas. Serão demasiado exageradas? Terão algum pingo de verdade? Independentemente do contexto, e do tempo que têm (Nov 2008), as palavras estão aí e é difícil ficar indiferente...

«Coimbra tem mais encanto na hora da despedida (...) Coimbra é um caixão!» cantavam os Enapá 2000 num concerto qualquer nos anos 90. Realmente se há cidade deprimente em Portugal é Coimbra - até Peniche ou Vila Nova de Famalicão parecem sítios optimistas. E Coina sempre tem um nome mais simpático! (…) cidade (…) onde a hipocrisia é alta mas as bebidas brancas são baratas (…) onde todas as noites gajos de batinas choram e vomitam quase ao mesmo tempo, onde a cultura não é um valor necessário (…) cuidado com os coimbrões! São arrogantes, preguiçosos e saloios (…)
Coimbra é um caixão! Mal enterrado..



:shock:

Avatar do Utilizador
duffy
Lendário
Lendário
Mensagens: 3475
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Não deixa de ter alguma verdade no meio dessas palavras, mas são um bocado fortes, e sim, Coimbra era bastante feia, monotona e cinzenta até ter o parque verde e a beira rio arranjadas, deram um novo ar à cidade, assim como o restauro de habitações na encosta até à universidade, já é possivel ver-se alguma cor.

Hal9000
Veterano
Veterano
Mensagens: 744
Registado: sexta-feira, 10 novembro 2006 16:12

Mensagem por Hal9000 »

Feia, feia é a guarda...aquilo é cada aberração urbanística. Até um prédio no meio de uma rotunda foram espetar :twisted:

Avatar do Utilizador
Megane
Veterano
Veterano
Mensagens: 618
Registado: quarta-feira, 19 setembro 2007 13:22

Mensagem por Megane »

Não digam mal da minha cidade....principalmente do forum á noite........a cidade é demais!!!

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Re: Coimbra é um caixão?

Mensagem por daniel322 »

luisistico Escreveu:até Peniche ou Vila Nova de Famalicão parecem sítios optimistas. E Coina sempre tem um nome mais simpático! (…) cidade (…)
deve ser algum tipo ressabiado que não tem mais nada que fazer.. enfim, a resposta é apenas a evidência:

Rankings de Qualidade de Vida


José Mendes/Diário de Notícias, Onde Viver em Portugal - 1999
1 - Coimbra
2 - Guarda
?

Guia Habitação Expresso - 2003
1 - Évora
2 - Lisboa
3 - Figueira da Foz
4 - Bragança
5 - Cascais
6 - Aveiro
7 - Chaves
8 - Coimbra
9 - Porto
10 - Beja
...
13 - Viseu

Deco / Proteste - 2007
1 - Viseu
2 - Castelo Branco
3 - Aveiro
4 - Bragança
5 - Viana do Castelo
6 - Braga
7 - Coimbra
8 - Évora
9 - Beja
10 - Vila Real

Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social UBI - 2008
1º Lisboa
2º Albufeira
3º São João da Madeira
4º Porto
5º Sintra
6º Lagos
7º Cascais 7
8º Lagoa
9º Vila Franca de Xira
10º Aveiro
...
15º Coimbra

Ideias & Negócios / U.Minho - Qualidade de Vida por distrito
1 - Castelo Branco
2 - Coimbra
?
6 - Santarém
7 - Aveiro
8 - Leiria



onde é que estão Peniche e Famalicão?.. pois..

jps_seq
Estreante
Estreante
Mensagens: 17
Registado: sexta-feira, 11 janeiro 2008 22:47

Mensagem por jps_seq »

é obvio que as palavras sao fortes e ate em alguns pontos injustas.


mas coimbra é uma cidade perdida no tempo, que vive à sombra dos hospitais e da universidade. è uma cidade que não evoluiu e onde não existe nenhuma industria....

T3.coimbra
Regular
Regular
Mensagens: 120
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

Hal9000 Escreveu:Feia, feia é a guarda...aquilo é cada aberração urbanística. Até um prédio no meio de uma rotunda foram espetar :twisted:
Serão gostos diferentes

Cada terriola tem os seus encantos

daniel322
Lendário
Lendário
Mensagens: 3525
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

jps_seq Escreveu:mas coimbra é uma cidade perdida no tempo, que vive à sombra dos hospitais e da universidade. è uma cidade que não evoluiu e onde não existe nenhuma industria....
claro que é.. deve ser por isso que estas manchetes são de Aveiro, Leiria, Braga, Setúbal, etc

Critical Software desenvolve tecnologia para NASA
A Crioestaminal - Saúde e Tecnologia, S.A., criada e instalada na Incubadora de Empresas do IPN desde 2003, foi hoje (03-05-2006) distinguida com o prémio "Coimbra Inovação e Excelência 2005"
Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde abre em Coimbra
Única Palinóloga Forense Portuguesa investiga na FCTUC e no INML
Uma delegação do FBI esteve ontem em Coimbra a instalar o sistema informático que vai dar corpo à primeira base de dados de ADN em Portugal
IPN-Incubadora considerada a segunda melhor do mundo
Museu de Ciência e Tecnologia de Coimbra galardoado com prémio de melhor museu europeu do ano
Prémio Europeu para recuperação da Via Latina
Universidade de Coimbra e Convento de Mafra entre os candidatos a património mundial
iParque: um exemplo de parque industrial, de ciência e tecnologia.
Ciência Viva de Coimbra aberto ao público a partir de amanhã
Coimbra, 22 Jan (Lusa) -- O Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, vai reabrir sexta-feira após dois anos de obras de remodelação e ampliação
Coimbra, 18 Abr (Lusa) - O primeiro-ministro, José Sócrates, disse hoje que a preservação e abertura ao público do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha "dignifica Coimbra no contexto das cidades em Portugal".
Metro Mondego lança concurso para metro de superfície entre Alto de S. João (Coimbra) e Miranda do Corvo
Novo Hospital Pediátrico de Coimbra abre até ao final do ano
Tribunal Universitário Judicial Europeu em Coimbra abre no final de 2010
Aprovado apoio de 17 milhões para Centro de Congressos no Convento de S. Francisco
Coimbra: Câmara aprova construção de nova estação central que junta redes de alta velocidade e normal

..completamente estagnada.. :roll:

Avatar do Utilizador
Patyxa
Estreante
Estreante
Mensagens: 19
Registado: sexta-feira, 19 dezembro 2008 15:50

Mensagem por Patyxa »

Eu não gostava nada de Coimbra quando vim para cá... :( mas com o tempo tenho vindo a gostar (aos poucos e poucos)...lol ... e tenho de admitir sim Coimbra deve ser uma das melhores cidades em Portugal para viver...

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Hal9000 Escreveu:Até um prédio no meio de uma rotunda foram espetar :twisted:
Nós não podemos gozar muito, que colocámos um complexo desportivo inteiro. :p

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32

Mensagem por SusanaP »

Viver à sombra de uma Universidade (local de formação, gerador de conhecimento, cultura, evolução, investigação) e dos Hospitais (por acaso Coimbra é a cidade no país com melhor cobertura na área da saúde), não me parece um ponto negativo, muito pelo contrário!!! :shock:

Prefiro uma cidade nesses moldes, do que uma cidade cheia de monos industriais (não é esse propriamente um sinal de modernização). Se a cidade cresce e se sustenta sem grande indústria, porque será este aspecto relevante no formato actual???

Sinal de modernidade é a capacidade de gerar emprego, a qualidade de vida, o nível de literacia, o conhecimento, a cultura e a capacidade de fixar pessoas, esta última apresentando-se com alguma debilidade durante imenso tempo, dezenas de anos até, mas que no momento se está a inverter.

Só os teimosos não vêm o crescimento da cidade nos últimos anos, ou então aqueles que só contactaram recentemente com Coimbra e pensam que ela tem esta demografia desde há muito tempo.

Mais uma coisa. Coimbra é uma cidade lindíssima, com um potencial fantástico. Tem muitas zonas que necessitam de intervenção de reabilitação urbana. Contudo, é uma cidade cheia de sol. Os materiais utilizados na reabilitação das ruas são claros, não se recorrendo a granitos que, apesar de darem um aspecto limpo e organizado, dão um ar frio, escuro (opinião pessoal). A Câmara necessita ter em conta que a calçada portuguesa necessita de grande manutenção.

Coimbra tem a Universidade e Hospitais e pouco mais??? Isso é pouco???? Vejam o tamanho da cidade e apreciem a dinâmica e impacto que esta tem em todos os sectores deste país, já que de lá saíram e saem figuras estruturantes da nossa sociedade. Isso é indiferente???

Para terminar, como é que uma Coimbra tão feia desperta tão grande paixão por quem lá passa??? Quando se olha para uma cidade, deve-se olhar para todo o seu conteúdo, para o seu universo cultural, simbólico e social, e este é um lugar cheio de poesia, que apaixona o mais resistente e apenas causa algum celeuma aos incapazes.

Coimbra permite-me uma coisa que nem todas as cidade o conseguem, que é fazer-me sentir bem em qualquer espaço, sentir que tudo é familiar, sentir grande proximidade das pessoas, ou seja, estar numa cidade suficientemente grande, mas experienciar grande parte das vezes vivências de grande proximidade como nas aldeias.

Isto para mim não é sinal de cidade parada no tempo, mas sim de cidade que evolui com uma identidade própria, que serve muito bem as necessidades das pessoas.

Já agora, um pequeno apontamento. Na minha terra e redondezas (por estas paragens cá do Norte), não se comemorou o dia dos vizinhos, dinâmica muito bem conseguida pelo segundo ano consecutivo em Coimbra.

Procura ser pois uma cidade orientada para os cidadãos, para a melhoria e estruturação de práticas relacionais, orientada para uma constante abertura de canais de comunicação, de bem-estar social e de saúde.

Querem maior indicador de evolução, sabedoria, conhecimento???

Bom, estou a alongar-me. Quanto ao respo, uma vista de olhos naquilo que o Daniel322 escreveu.



:idea: :idea:

SusanaP
Iniciado
Iniciado
Mensagens: 80
Registado: quarta-feira, 03 setembro 2008 15:32

Mensagem por SusanaP »

Tomando ainda por base a letra da música apresentada, como é que uma cidade tão "Deprimente" e pouco "Optimista", contagiou tanto durante tanto tempo os outros lugares deste país, a ponto das suas práticas ligadas à rotinas dos estudantes do ensino superior se assemelharem a Coimbra????

Dá que pensar!!! É importar, assimilar, acomodar e depois cuspir em cima e criticar lolololololol

Coimbra deve ser grande, mas com um ambiente íntimo, que é o que lhe confere graça e a torna inesquecível.

rocah
Banido
Mensagens: 177
Registado: terça-feira, 02 setembro 2008 18:06

Re: Coimbra é um caixão?

Mensagem por rocah »

luisistico Escreveu:onde todas as noites gajos de batinas choram e vomitam quase ao mesmo tempo
a isto se chama mandar uma papaia ao ar q nem vale a pena comentar.
Quem vive Coimbra e em Coimbra pode considerar estas e outras afirmaçoes um tanto ridiculas, se coimbra é um caixao, pq é q todos os anos tantos estudantes de fora escolhem vir para cá enterrar-se?

Avatar do Utilizador
Ruizito
Lendário
Lendário
Mensagens: 1035
Registado: terça-feira, 25 março 2008 14:36

Mensagem por Ruizito »

É evidente que quem escreveu o texto original deve estar insatisfeito com alguma coisa que lhe aconteceu em Coimbra e resolveu descarregar na cidade. O que não quer dizer que não haja algum fundo de verdade em algumas coisas que são referidas.
Durante muitos anos é verdade que a cidade viveu à sombra da universidade, que por sua vez estava virada para dentro de si própria, julgando-se a melhor do mundo enquanto era ultrapassada por outras mais jovens e dinâmicas. Felizmente que essa mentalidade já começou a esbater-se, a UC tornou-se mais aberta e a própria cidade também começou a procurar outros caminhos para se desenvolver. Se esse texto tivesse 15 a 20 anos estaria de acordo com ele, mas assim acho que está desfasado no tempo.

Avatar do Utilizador
yELLOW
Experiente
Experiente
Mensagens: 443
Registado: sexta-feira, 14 setembro 2007 17:28

Mensagem por yELLOW »

realmente essas palavras são um bocado fortes sim.....se bem talvez, em parte, tenham razão....se bem que tb concordo que coimbra "vive" da universidade ...mas pra mim Coimbra é uma cidade muito bonita....eu adoro....se me perguntassem entre viver em lisboa e coimbra...é óbvio k escolhia coimbra pk, tem tudo o que uma cidade tem, n é mt grande, o que dá pra xegar facilmente a todo o lado, n tem muita confusão....

pra mim é perfeita...e bastante agradável.....por alguma razão sempre k vou ao pólo I vejo sempre enormes grupos de turistas de nacionalidades variadíssimas....isso axo k conta pra algo não?

cumpS