Fica aqui o aviso, não façam compras na Nomática e, se precisarem de assistência a um produto lá comprado, tentem recorrer à marca primeiro. A notícia surpreendeu-me um bocado, sempre pensei que era uma empresa que estava a dar lucro...Sites falidos deixam consumidores lesados
A Nomatica, uma popular empresa de venda ‘on-line’ de material fotográfico e de informática (sedeada em França) está à beira da falência e há vários consumidores portugueses que podem ficar sem os pagamentos já efectuados.
Hugo Castanho é um dos cibernautas que encomendou em Outubro uma Sony PSP e um cartão de memória MSX-M1GS, no valor total de 292,13 euros. Pagou com cartão de crédito, mas não receberá nada na volta do correio: nem material, nem dinheiro.
Como a encomenda demorou a chegar, decidiu anulá-la. Recebeu um ‘e-mail’ a 22 de Novembro dizendo que o reembolso chegaria no prazo de 30 dias. No entanto, há uma semana recebeu outro ‘e-mail’: a empresa atravessa dificuldades financeiras e “todos os reembolsos serão honrados logo que chegue um investidor”. “Vou apresentar queixa à Deco e à Judiciária, é o que posso fazer”, diz o cibernauta indignado.
Segundo alguns clientes da empresa, apenas o material encomendado e que exista em ‘stock’ é que está a ser enviado, havendo consumidores que propõem a troca das encomendas por produtos de igual valor.
No início do mês, o Tribunal Comercial de Toulouse, em França, fixou em seis meses o período de recuperação da empresa. As vendas da Nomatica atingiram os 71 milhões de euros no ano de 2004/05 e, em média, o ‘site’ é visitado por 60 mil pessoas diariamente. No entanto, não há qualquer informação sobre a situação de falência em www.nomatica.pt. O CM contactou a empresa via fax, mas nunca chegou qualquer resposta.
Jonas Batista é outro cibernauta com um caso idêntico, embora com uma empresa diferente. Ainda hoje está à espera da devolução dos 200 euros que deu como entrada para a compra de uma Canon EOS 20D. Em Setembro de 2004, fez a encomenda no ‘site’ NY Camera. Depois de vários contactos, ficou a saber que a mesma tinha falido dois meses após a encomenda.
Alerta para pagamentos adiantados
Desde Janeiro a Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) recebeu apenas oito queixas relativas ao comércio electrónico. Equipamentos informáticos e audiovisuais e bilhetes para futebol foram os bens sobre os quais foram apresentadas queixas. A Deco aconselha os consumidores a evitar pagamentos antecipados nas compras via internet. “O pagamento contra a entrega do bem é a melhor coisa a fazer”, explica Luís Pisco, jurista da Associação. No caso de empresas em processo de falência será difícil reaver os valores já pagos. “Mesmo em Portugal, seria complicado, pois o comprador seria um credor num processo judicial e o que gasta acaba por não compensar a dívida reclamada”.
Fonte: Correio da Manhã
Nomática em processo de falência
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Nomática em processo de falência
-
bluestrattos
- Lendário

- Mensagens: 2164
- Registado: domingo, 06 março 2005 22:49
Re: Nomática em processo de falência
Eu por acaso também tinha essa ideia, se bem que já fazia algum tempo que só ouvia falar na Pixmania, e pouca gente referia a Nomática.Pedro Escreveu: A notícia surpreendeu-me um bocado, sempre pensei que era uma empresa que estava a dar lucro...
Não sei como raio eles foram deixar aquilo ir à falência, praticavam bons preços e até tinham um bom serviço.
-
Pedro
- Administrador

- Mensagens: 12067
- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
-
duffy
- Lendário

- Mensagens: 3475
- Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54
-
Chong Li
- Lendário

- Mensagens: 2236
- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
Dracula
- Experiente

- Mensagens: 273
- Registado: segunda-feira, 28 março 2005 12:17
Desde que conheço a Nomatica que sempre ouvi falar de histórias esquesitas, como produtos que não estavaqm em stock ou que esgotavam mal alguem fazia uma encomenda dele, até séculos para voltarem a aparecer...
Por isso tudo não me estranha que estejam em falência...Alguem resolveu por o dinheiro ao bolso
eu cá tenho sempre comprado em www.technikdirekt.de . Super confiança, sempre prestaveis e bons preços.
Por isso tudo não me estranha que estejam em falência...Alguem resolveu por o dinheiro ao bolso
eu cá tenho sempre comprado em www.technikdirekt.de . Super confiança, sempre prestaveis e bons preços.
-
Lino
- Mítico

- Mensagens: 8082
- Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54
-
JulesS
- Lendário

- Mensagens: 1217
- Registado: terça-feira, 04 janeiro 2005 22:46