A educação (ou falta dela)

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

dif88 Escreveu:Sim, concordo com tudo isso.

O que estou a tentar dizer é que há por aqui excesso de "moralismo", inclusive a criticar o uso de telemóveis. Ok, não é correcto, mas quantos de nós já não mandámos SMS nas aulas? Quantos de nós nunca levámos uma falta de material? Quantos de nós nunca fomos para a rua? Quantos de nós não passámos cábulas entre a turma durante os testes? Não venham com falsos moralismos em relação a isso...
* Também levanta o braço *

Bem, quanto muito já devo ter levado uma falta de material a Educação Visual. Agora, ir para a rua? Isso não porque sempre soube os limites que não se podem cruzar na sala de aula. Não digo que não falasse com colegas a meio da aula, ou que não me tenham chamado à atenção por isso, mas uma coisa é falar baixo durante 10 segundos, outra é incomodar as outras 30 pessoas ou andar à pancada com a professora. Isso é falta de consideração pelos outros ou simplesmente falta de educação.

Quanto às cábulas, no 11º ano metade da minha turma levava apontamentos ou mesmo o livro de Filosofia para os testes e fazia o teste a partir daí. Conclusão: tudo altas notas durante o ano, tipo de 16 para cima, e depois tudo mediano na prova global. É assim, se uma pessoa vai para a escola para aprender, ao menos que tente. Há muitos sítios neste mundo em que ser apanhado com cábulas significa expulsão. É puxado, mas talvez não seja assim tão injusto quanto isso.

dif88
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 09 fevereiro 2007 8:18

Mensagem por dif88 »

Eu já fui para a rua por me tirarem o estojo e por conversar.

Quanto às cábulas, nem todos as usámos mas todos (vá, o Pedro é excepção :lol: ) as fizemos, quanto mais não seja para nos sentirmos mais seguros!

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado
Registado: sexta-feira, 14 dezembro 2007 14:16

Mensagem por *estrelinha* »

Cábulas é o simples auxiliar de memória básico com as coisas essenciais...folhas de estudo eram folhas A4 onde se copiava a materia toda seguida que se tinha no caderno diário para se ir estudando em casa entendes? = ao caderno diário mas sem os ditos sumários e com a matéria por ordem...enquanto nas cábulas se escrevia em pequenos papéis as partes da materia essenciais que saiam e o pessoas não conseguia decorar.... cheguei a fazer muitas cábulas acabava por deixar na mochila pois acabava por decorar o que escrevia lá!fiz-me entender?? :lol:

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Pronto, estou a ver que sou a única rebelde aqui :lol: (ironia)

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

dif88 Escreveu:Quanto às cábulas, nem todos as usámos mas todos (vá, o Pedro é excepção :lol: ) as fizemos, quanto mais não seja para nos sentirmos mais seguros!
Eu preferia estar atento nas aulas e estudar, para me sentir mais seguro na matéria. Hás-de experimentar um dia destes. :p

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado

diga-se que até ao dito 9º ano sempre tive boas notas e não estudava o que fazia era pelo que ouvia nas aulas, tinha boa memória...o que deixou de acontecer depois do 10º porque como as minhas turmas eram muito bem comportadas cof cof os prosfs lixavam-se para aquilo, queres estar atento estas não estás não dou matéria estudem em casa (isto pelo menos a duas matérias) conclusão comecei aprender a estudar no 10º ano e os resultados já não eram tão bons...mas agora estamos noutros tempos

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Quando digo que já as fiz e que já as usei, não digo que seja prática recorrente! Mas por exemplo lembro-me que punha uns auxiliares na memória da calculadora para os testes de Físico-Quimica no 8º e 9º, com as fórmulas :lol: pequenas ajudas. Nunca fiz aqueles textos gigantes impressos em letra 5! Apenas pequenos auxiliares, uma ou outra fórmula, uma ou outra data, uma ou outra palavra!

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado

é assim dif88 tenho que ser solidária contigo lol...dessas cábulas também fiz aliás fez a turma toda num ano a matemática...porque a própria professora nos ilucidou a isso, disse para o fazermos pois não tinhamos que decorar certas formulas que tinhamos que usar ....

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

dif88 Escreveu:Pronto, estou a ver que sou a única rebelde aqui :lol: (ironia)
Ah ok, depois do post da *estrelinha* já não me sinto tão solitária :lol: ;)

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado

mas tem de ser as mulheres assumir lol.... sem querer ser má lol

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

Lol :P a única cena que quero mostrar é que nunca fui nenhuma santinha, mas também nunca fui mal educada. Tive as "rebeldias" próprias da idade, próprias dos estudantes, próprias do ambiente estudantil, tal como muitos de vocês ;)

*estrelinha*
Iniciado
Iniciado

sim chegaste a conclusão que eu queria exprimir...todos pisamos o risco ou de uma maneira ou outra mas nunca faltando ao respeito coisa que o pessoal agora não consegue fazer partem logo para a violência verbal ou física....

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

*estrelinha* Escreveu:sim chegaste a conclusão que eu queria exprimir...todos pisamos o risco ou de uma maneira ou outra mas nunca faltando ao respeito coisa que o pessoal agora não consegue fazer partem logo para a violência verbal ou física....
É isso mesmo. Todos (ou quase :P) fizemos uma ou outra asneira ao longo do nosso percurso escolar, mas sem agredir física ou verbalmente o professor. Apenas diabruras próprias da idade e do meio em que estamos inseridos.

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

*estrelinha* Escreveu:sim chegaste a conclusão que eu queria exprimir...todos pisamos o risco ou de uma maneira ou outra mas nunca faltando ao respeito coisa que o pessoal agora não consegue fazer partem logo para a violência verbal ou física....
o que tenho reparado é que hoje em dia o pessoal mais novo já nem pode perder a razão.. se estamos numa discussão e ficam sem argumentos, partem logo para o insulto e provocações.. (generalizando, claro)

dif88
Lendário
Lendário

Mensagem por dif88 »

daniel322 Escreveu:
o que tenho reparado é que hoje em dia o pessoal mais novo já nem pode perder a razão.. se estamos numa discussão e ficam sem argumentos, partem logo para o insulto e provocações.. (generalizando, claro)
Estão pouco habituados a serem contrariados, é a conclusão que tiro.