mais um tópico sobre escolha de portátil

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
usaralho
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37

mais um tópico sobre escolha de portátil

Mensagem por usaralho »

Na minha procura por um portátil verdadeiramente portátil cheguei a uma conclusão: ibook 12"

Vejamos,
Tsunami - Traveller F10D custa mais de 1400€ e utiliza um pentium m ulv
Asus w5 custa mais de 1700€
O LG - LW20-44MP custa mais de 1800€ (deixei passar um no miau.pt em segunda mão por 1400€)
O Toshiba Portége R200 passa dos 2000€
E por ai fora. Vi um msi por 1000€ na ebay Alemã mas msi é um bocado de desconfiar e a bateria não dura muito.

Foi então que reparei no ibook 12", 1020€ no programa eU
Vantagens:
-Sistema operativo, talvez
-Mobilidade
-Autonomia
-Estetica
-Grafica melhor que outros portateis pequenos

Desvantagens:
-Adaptação ao s.o.
-Sem gravador dvds

O powerbook é mais à frente mas 1525€ ainda são muitos euros.
E agora? Que opinam, quem usa mac? Como é para programar, visto que o visual studio vai com os porcos...? E sql? Tantas duvidas :? Que outros portateis dignos desse nome conheçem?

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Vão sair os novos Powerbooks com processador Intel compativeis com x86 (este mês acho) podendo portanto o utilizador usar o Windows... se fosse a ti esperava um mesito para ver como os preços vão flutuar.

Quanto a programar, o OSX costuma vir com editores de texto com highlight para diversas linguagens e que quanto a mim são bastante porreiros... quanto ao visual studio, não se se existirá para Macs (isto é, os antigos sem processador Intel), mas certamente há algum IDE para programar nas "linguagens da Microsoft".

A Intel acho que vai lançar o sucessor dos Centrinos (se é que já não lançou), por isso quando eles começarem a vir nos portateis os restantes devem baixar de preço (acho eu...).

Quanto à adaptação ao sistem operativo... OSX é do mais intuitivo que existe... podes ter alguma dificuldade inicial pois estás certamente habituado a Windows, mas depois é sempre a andar. (ah... e existe Office para OSX estando ao mesmo nivel que o office para windows, também existe a vasta panóplia de programas da Adobe - Photoshop, Illustrator, etc...)

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Err..
Primeiro.. os mac com intel core duo já sairam a algum tempo
Segundo, não se chamam powerbook mas sim macbook pro (o nome vinhase-lhe do processador powerpc g4, não? acho o novo nome feio)
Terçeiro, custam uma fortuna (2179€ e 2711€)
Quarto, não tem versões de 12"
Quinto, é possivel que se eu tivesse o € sufeciente nem olha-se duas vezes :P

Que queres dizer com sucessor dos centrinos? Se estás a falar nos mesmos centrinos duo, então sim, já sairam (acer e lg, pelo menos)... ainda vou esperar no minimo uma semana.

bluestrattos
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 06 março 2005 22:49

Mensagem por bluestrattos »

De Mac's percebo pouco, mas acho que se fores a MacNoticias podes ficar muito mais esclarecido, além de que eles têm também um fórum.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Querem esclarecer as duvidas e ver a resposta a algumas destas questões? Então acho que é melhor irem aqui:

http://www.hardware.com.pt/forum

À secção de portateis, têm la tudo e mais alguma coisa!

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Foram lançados no mês passado... são portanto bastante recentes.

Custam mais que os outros, é verdade, no entanto se forem como os Powerbooks, a qualidade é proporcional ao preço e para a tecnologia (corresponde aos portateis mais caros das outras marcas... se fores a comparar as specs) para além de vir com um sistema operativo que a meu ver é bem melhor que o Windows (e ainda com a vantagem de haver Office Photoshop/etc para ele, algo que não acontece para Linux).

http://web.apple.com.pt/por/apple/hardw ... nside.html

Como vai abrir uma FNAC cá em Coimbra (o que significa que deveremos ter disponiveis mais produtos Apple) deverá ser ainda mais fácil comprar e ter alguém a quem recorrer se houver algum problema, assim como comprar acessórios.

Quanto aos novos centrinos são capazes de ser esses... eu li a noticia há algum tempo e eles não os chamavam de centrinos, mas devem ser.

Em relação ao SQL... não vejo problemas, há distribuição de MySQL para OSX e Linux e se optares pelos novos até deves poder usar o Windows e o respectivo servidor de SQL, caso contrário podes usar o MySQL para OSX ou instalar Linux e usares o respectivo.

Tudo se resume: até quanto queres, ou melhor, podes gastar.
Eu se fosse agora comprar um se calhar sacrificava um bocado (ou esperava mais outro até ter dinheiro suficiente) e comprava um Macbook Pro (12'' é mt importante para ti? eu compreendo que caso viajes muito pode ser, agora andar na cidade... os macbook pro supostamente ainda são mais finos e o de 15.4'' é só tem mais 400g (ao todo 2,51kg) que os powerbooks de 12'' e não ocupam assim tanto espaço, para além de não teres que franzir o sobrolho para leres caso uses resolução mt grande). Claro que tal investimento requer depois MUITO CUIDADO em não o deixar fora de vista numa biblioteca etc... da maneira que isto anda...

Mas como disse, tudo se resume ao que tu queres e acima de tudo podes.

Tenho ouvido falar bastante bem dos novos modelos da Toshiba (mas não os conheço).

Bem não posso falar mais que só de ir ver os Macbook pro fico a ver estrelinhas ^_^... ai ai... acho que afinal vou quebrar a minha coerencia e começar a jogar no Euromilhões... só peço 3000 euros! :D

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Sim, as 12" são muito importantes para mim, quero nada mais que um Portatil. O macbook pro por muito bom que seja é capaz de mesmo assim estar um cadinho puxado o preço. Tendo em conta o publico alvo a que se destina, ou seja, profissionais, penso que 1gb de meméria e um gravador dupla camada não ficavam mal. De qualquer maneira não tenho orçamento para ele. Vou esperar um bocado para ver se os rumores da substituição dos ibook se confirmam. 13" panoramico e mais fino, isso sim levaria o meu dinheiro :)

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Já me esquecia, comprar algo na fnac? Não, obrigado :?

NiGhT
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 11 novembro 2004 1:48

Mensagem por NiGhT »

Que tens contra a fnac?

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

NiGhT Escreveu:Que tens contra a fnac?
Vou abrir um tópico sobre isso.
Aqui!

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Pessoal, sobre o assunto, que marca aconselham para um portátil, a nível de marca (que seja confiável e que tenha representação em Portugal), de memória, velocidade, etc.? É que o Compaq da minha irmã deu-lhe o badagaio de repente (dentro da garantia) e já ouvi de mais casos de Compaq que lhes aconteceu o mesmo... e a assistência é uma bosta.
Acham que Toshiba é bom? Obrigado!

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Ferrari é bom? Fiat é bom?

Antes de escolher a marca escolhe o que precisas/queres:
- Capacidade de processamento
- Memória, já quase tudo anda com 1gb
- Gráfica, vais jogar, não vás...
- Monitor, se te interessa mobilidade, se é para substituir desktop, se é preciso uma resolução maior que os normais 1280
- Autonomia da bateria, mais uma vez a mobilidade, se vais estar sempre perto de corrente ou nem por isso

Acho que o pessoal pode apoiar ou contrariar as tuas escolhas mas não pode escolher por ti pois não sabe as tuas necessidades. Repara no meu post inicial, antes de pedir opiniões, já sabia mais ou menos o que queria. Ao menos diz-nos para que queres o portátil.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Bem, o pc é para trabalhar e navegar na net, além de ouvir alguma música... jogos só tenho um ou dois. Já ouvi falar dos Centrinos e da maior autonomia da sua bateria. Obrigado e desculpem não ter dado info mto explícita...

usaralho
Lendário
Lendário

Mensagem por usaralho »

Que jogos? Se não for nada por ai além acho que uma coisa barata serve, parece-me que não és muito exigente.. assim derrepente olha este:
Link
Anda por volta dos 955€

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Jogos tipo Fifa, alguns dos velhos tipo Loom, e depois meter uns mp3 e vídeos... creio que um disco de 80G seria bom, mas é uma questão de pensar...
Muito obrigado, vou mostrar este em casa! :)