router....

Dúvidas, problemas, novidades... se tem a ver com Informática, é aqui!
Responder
Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

router....

Mensagem por Briooosa »

boas,venho por este meio pedir a vossa hulmilde opiniao sobre routers,meti agora a cabo visao a 4 megas,tenho um router mas esta sempre a cair,de 15 em 15 minutos tenho k reinicia-lo
eu preciso de um k de para ligar 4 ou 5 pcs e se der pra wireless tbem nao é mau mas pode ser dispensavel,qual é k me aconcelham???
um abraço

Avatar do Utilizador
Pedro
Administrador
Administrador
Mensagens: 12066
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Pedro »

Eu tive uma dúvida similar há uns tempos, mas para ADSL. Podes ler o que foi colocado na altura aqui (não tenho é a certeza se todos os modelos aí discutidos têm uma versão para cabo, mas isso podes investigar). Já agora, queres só router ou modem/router?

E vai para wireless... também tive essa dúvida, mas depois de experimentar todas as vantagens de wireless, não há maneira de voltar atrás. A única desvantagem que encontrei até agora é da velocidade quando queres transferir um ficheiro grande por wireless... mas para isso ligas um cabo ao router e resolves o problema à maneira antiga (ou pegas num CD ou DVD).

Briooosa
Banido
Mensagens: 341
Registado: segunda-feira, 22 novembro 2004 18:58

Mensagem por Briooosa »

pois eu nao preciso do modem,é mm só router,ja estou a ver mais ou menos por onde andas-te,apesar de serem quase todos para adsl,ja encontrei 2 ou 3 porreiros.
obg

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Eu acabei de comprar um ASUS WL- 500g e estou bastante satisfeito.

4 portas Ethernet + 1 para ligar ao modem

Uma cena muito porreira é que o router é também printserver de porta paralela (isto é, pode-se partilhar a impressora sem ter que estar ligada a um computador) e tem também uma porta USB que serve para partilhar webcam (o router também tem uma funcionalidade para enviar email com foto sempre que é detectado movimento) ou ligar pen USB ou disco duro externo e montar rapida e facilmente um servidor FTP (não é preciso ter nenhuma computador ligado com servidor FTP).


Quanto a wireless tem um sinal bastante bom (uma escala de 1-80 na força do sinal... com força 29 dá para cobrir um T3 pequeno na boa), MAC filtering (trocando por miudos, só permite usar a rede as placas wireless que autorizarmos), diversos tipos de encriptação de dados, ocultação do SSID da rede wireless (bastante útil para em conjugação com encriptação e MAC filtering tornar dificil e demasiado trabalhoso para 3os usarem a rede sem a tua autorização).


O software de configuração é bastante fácil de usar.

Para quem tem internet por cabo funciona bastante bem... para ADSL é preciso o modem ADSL ter saida RJ45.


Paguei 85 euros mas é possivel que consigas arranjar mais barato.


Se quiseres saber mais sobre o router visita o link que deixei lá em cima.
Imagem

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Existe alguma confusão.. um router normal nem modem tanto serve para adsl e modem não!? Basta encabar a ficha rj45 do modem proprio e escolher no proprio router o metodo de configuração. Não é? Baralhame um bocado o cerebro quando dizem "router para adsl"
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Normalmente os modems ADSL são ligados ao PC por USB... ora maior parte dos routers não têm porta USB para realizar tal tarefa (aquele que referi tem porta USB mas é para outros fins).

Assim sendo quando se fala em router para ADSL normalmente fala-se num router que tem um modem incorporado... isto é... nao precisas do teu modem adsl que o teu ISP deu, é só ligar a linha telefónica ao router (portanto o modem/router vem com uma entrada RJ11).


Eu por exemplo como tenho Netcabo comprei um Router sem modem adsl interno... que é mt mais "genérico" e posso usá-lo parar gateway, router de uma rede maior etc... Caso mude para ADSL terei que comprar um modem ADSL que tenha saida RJ45 (são mais caros)...
Imagem

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Corsario-Negro Escreveu:Caso mude para ADSL terei que comprar um modem ADSL que tenha saida RJ45 (são mais caros)...
tens o modem que vem agora com o clix 16 mb que é usb+ethernet. 25€
Só não tem mais portas de saída, pelo que mais que um pc tens que comprar um switch hub (20€ um de 4 portas)
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

Avatar do Utilizador
Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Mensagens: 1053
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40
Localização: Londres/Coimbra

Mensagem por Corsario-Negro »

Pretender Escreveu: Só não tem mais portas de saída, pelo que mais que um pc tens que comprar um switch hub (20€ um de 4 portas)
Para isso é que serve o router ;). Ligas ao router e partilha a internet para os outros computadores que lá se ligam :D
Imagem

Avatar do Utilizador
Pretender
Experiente
Experiente
Mensagens: 345
Registado: terça-feira, 12 abril 2005 17:18
Localização: Figueira da Foz e Coimbra

Mensagem por Pretender »

Corsario-Negro Escreveu:
Pretender Escreveu: Só não tem mais portas de saída, pelo que mais que um pc tens que comprar um switch hub (20€ um de 4 portas)
Para isso é que serve o router ;). Ligas ao router e partilha a internet para os outros computadores que lá se ligam :D
Sim eu sei, estou só a falar no caso concreto deste modem do clix....

Se for um dos modem de 100€ é obrigatório que já tenha 4+1 portas ;)
In 80's, a Corp. Known As The Centre, Isolated a Young Pretender Named Jarod, And exploited his Genius for Their Research.
Until One Day....Their Pretender ran away.. :)

usaralho
Lendário
Lendário
Mensagens: 1577
Registado: domingo, 21 novembro 2004 1:37
Contacto:

Mensagem por usaralho »

Por acaso o meu router da longshine passouse de vez e acabou aberto à martelada por isso ando na busca de um novo. Preciso também de uma placa pci wireless ou adaptador usb. Que acham desta proposta:
http://www.galileu.com/store/nav.asp?f=24&s=79&p=2382
Ou então não, vi agora que tem modem :roll:
Gostas de bicicletas antigas? Então experimenta o Amigos das Pasteleiras

Responder