Cidade onde as cadeiras de rodas não são bem-vindas - será?

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
TrêsPês
Regular
Regular
Registado: sábado, 22 setembro 2007 2:22

Cidade onde as cadeiras de rodas não são bem-vindas - será?

Mensagem por TrêsPês »

Lanço este tópico porque muitas vezes na minha condição de peão me deparo com aberrações estruturais que felizmente eu posso ultrapassar mas que são completamente inconcebiveis para quem anda de cadeira de rodas...
Por exemplo na principal passadeira da Praça da Républica só um lado é que esta desnivelado ou outro é um lancil que mais parece o muro de berlim :), e mesmo que uma determinada passadeira esteja acessivel dos dois lados a seguinte já não está, isto é, podes ir até ali, mas a seguir ou pedes ajuda ou voltas para trás.

Parece que andamos a brincar ao planeamento urbano sem tomar consciência desta realidade. Será que essas pessoas estão condenadas a não andar na rua pois não conseguem ter independência na sua mobilidade, tanto a nível da estrutura dos passeios como até ao nivel do estacionamento em cima deles...

Mas tb há aspectos positivos, para fazer face ao relevo acentuado da cidade, por exemplo os smtuc têm um serviço porta-a-porta para pessoas com mobilidade reduzida e os novos autocarros já vêm equipados para as cadeiras de rodas. Mas a questão é como é q as pessoas chegam a esses autocarros se não se conseguem movimentar com as barreiras arquitectónicas???

Conhecem mais locais nesta cidade com esse problema :) ?

banjix
Lendário
Lendário
Registado: quinta-feira, 23 fevereiro 2006 17:28

Mensagem por banjix »

Barreiras arquitectónicas é o que mais há por aí! O problema reside no facto de, até há relativamente pouco tempo, não haver uma consciencialização para esse problema e nem sequer se pensava em criar uma rampa para as cadeiras de rodas. Só mais recentemente é que esse problema passou a ter alguma relevância. É claro que corrigir estes erros do passado demoram o seu tempo e não se pode esperar que eles sejam corrigidos de um dia para o outro (devia ser assim, mas não é).

Mas não só estas barreiras arquitectónicas que me inquietam. É também a falta de civismo de algumas pessoas que não têm qualquer problema em estacionar os carros em cima dos passeios. Não consigo tolerar carros estacionados nos passeios. :evil: