Não estou a ver onde é que vão construír um "módulo" na José Falcão... só se retirarem o campo de futebol dos alunos.Conservatório deverá ser integrado na Escola José Falcão
O Conservatório de Música de Coimbra poderá vir a ser instalado na Escola Secundária José Falcão, abandonando-se a ideia de construção de um novo edifício junto ao quartel dos Bombeiros Sapadores, no Vale das Flores. Esta é a última solução apresentada pelo Ministério da Educação à direcção do Conservatório e à Câmara Municipal, que vem na sequência da anunciada reforma do ensino da Música, explicou ao Diário de Coimbra Manuel Rocha.
A funcionar há alguns anos, provisoriamente, na Escola Secundária D. Dinis, em Eiras, o Conservatório de Música vê assim traçado um novo cenário, quando já existiriam poucas dúvidas quanto à construção de novas instalações no terreno cedido pela autarquia.
A confirmar-se a proposta, será construído um módulo na Escola José Falcão, de maneira a que sejam criadas condições para que o Conservatório continue a oferecer aos seus alunos a «melhor qualidade» de ensino, explica Manuel Rocha.
Ainda que já esteja em fase de ultimação o projecto de arquitectura para a obra que iria nascer no Vale das Flores, Manuel Rocha até confessa que a actual possibilidade apresentada pelo Governo «não desagrada». É que além de oferecer a «grande centralidade» que o professor considera determinante para o funcionamento das aulas, o Liceu José Falcão trata-se de uma instituição de «grande prestígio».
O que se passa actualmente com as aulas a decorrerem na Escola D. Dinis «é muito complicado», exigindo «uma ginástica de articulação» entre as duas estruturas, sublinha. No entanto, esclarece, «nunca houve qualquer conflito».
Contactado pelo Diário de Coimbra, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra revela que continua a aguardar pela posição da Direcção Regional de Educação do Centro e da Escola José Falcão. No entanto, Carlos Encarnação, é claro e continua a defender a construção de um novo edifício de raiz junto ao quartel dos Bombeiros Sapadores. Afinal de contas, «o projecto está avançado e não ficou tão barato como isso», conclui.
Fonte: Diário de Coimbra
Conservatório deverá ser integrado na Escola José Falcão
-
Pedro
- Administrador

- Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07
Conservatório deverá ser integrado na Escola José Falcão
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
mustiness
- Lendário

- Registado: sexta-feira, 25 fevereiro 2005 1:07
-
daniel322
- Lendário

- Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25
que tristeza.. sempre a cortar nos investimentos prometidos para coimbra. nisto estou de acordo com o encarnação:
Carlos Encarnação é claro e continua a defender a construção de um novo edifício de raiz junto ao quartel dos Bombeiros Sapadores. Afinal de contas, «o projecto está avançado e não ficou tão barato como isso»
-
Chong Li
- Lendário

- Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32
-
Anjes
- Estreante

- Registado: quarta-feira, 05 setembro 2007 18:18
Conservatório agora no José Falcão?
Fui aluno em Coimbra. Conheci muitas Casas da Música.
Primeiro na Alexandre Herculano, sob a direcção da Fernanda Rovira, com os professores Tobias, Adelino Martins, João Rodrigues, Joel canhão e o saudoso Mário Sousa Santos.
Depois veio o 25 de Abril e mudámos para o Colégio S. Teotónio.
Ali conheci e fiz muitos dos meus amigos da música. A Ana, o Vergílio, o Mesquita, o Aroso, a Delgado, o César, e muitos outros. Foi aí que dei largas à música coral com o Coral Polifónico do não menos importante maestro José Firmino. Foi também aí que o prof Dr. Manuel Faria me alargou os horizontes musicais.
Depois parti. Porto, Lisboa, Barcelona.
O Conservatório continuou a passear-se pela cidade. sempre muito preciso, muito digno, mas sempre com um projecto adiado.
Os meus filhos conheceram-no já na Sé Velha. Agora ainda é na Pedrulha, e depois?..., fala-se então no José Falcão.
Meus senhores, respeito! BASTA!
A música de Coimbra, desde D. Pedro de Cristo, até ao José Firmino, desde o José Afonso, do Manuel Alegre, do Carlos Paredes, dos Portugal, das centenas de músicos coimbrões, até ao agora muito cantado André Sardet, merecem mais dignidade.
Apetece-me bater com as mãos na mesa e bradar por um CARLOS SEIXAS!
Será que Coimbra não tem vergonha????
Ou será que Coimbra de uma vez por todas anda mesmo sem NOTAS????
Primeiro na Alexandre Herculano, sob a direcção da Fernanda Rovira, com os professores Tobias, Adelino Martins, João Rodrigues, Joel canhão e o saudoso Mário Sousa Santos.
Depois veio o 25 de Abril e mudámos para o Colégio S. Teotónio.
Ali conheci e fiz muitos dos meus amigos da música. A Ana, o Vergílio, o Mesquita, o Aroso, a Delgado, o César, e muitos outros. Foi aí que dei largas à música coral com o Coral Polifónico do não menos importante maestro José Firmino. Foi também aí que o prof Dr. Manuel Faria me alargou os horizontes musicais.
Depois parti. Porto, Lisboa, Barcelona.
O Conservatório continuou a passear-se pela cidade. sempre muito preciso, muito digno, mas sempre com um projecto adiado.
Os meus filhos conheceram-no já na Sé Velha. Agora ainda é na Pedrulha, e depois?..., fala-se então no José Falcão.
Meus senhores, respeito! BASTA!
A música de Coimbra, desde D. Pedro de Cristo, até ao José Firmino, desde o José Afonso, do Manuel Alegre, do Carlos Paredes, dos Portugal, das centenas de músicos coimbrões, até ao agora muito cantado André Sardet, merecem mais dignidade.
Apetece-me bater com as mãos na mesa e bradar por um CARLOS SEIXAS!
Será que Coimbra não tem vergonha????
Ou será que Coimbra de uma vez por todas anda mesmo sem NOTAS????