
Roubado ao Piolho da Solum








Estátuas de Inês de Castro são inauguradas sábado
Um almoço no tabuleiro inferior da Ponte da Rainha Santa Isabel é uma das iniciativas das comemorações do 152.º aniversário das freguesias de Santa Clara e St.º António dos Olivais.
A inauguração do conjunto escultórico dedicado a Inês de Castro decorre no próximo sábado, no Nó das Lages, dando assim início às comemorações do 152.º aniversário da criação da Junta de Freguesia de Santa Clara, efeméride também assinalada pela Junta de Santo António dos Olivais.
O programa começa às 10H30, junto à Quinta das Lágrimas, com a sessão inaugural das cinco esculturas, da autoria de dois artistas plásticos espanhóis e três portugueses. Inês, memória e futuro; Inês, rainha viva; Inês Pedro e o Mondego; Inês e Pedro, a paixão e Lágrimas de Inês são os “temas” das estátuas que resultaram do Encontro Ibérico de Escultores realizado no âmbito das comemorações dos 650 anos da morte de Inês de Castro, promovido pela câmara municipal. No Nó das Lages será ainda implantada a “Lágrima de Inês”, um “rio de sangue” e o plano da Fonte dos Amores, revestidos a mosaico cerâmico. Durante a inauguração das estátuas haverá um momento de declamação de poesia por Machado Lopes. Segue-se, às 10H45, o descerramento da placa toponímica da Alameda Pedro e Inês junto à Urbanização Quinta das Lágrimas, acto que antecede a inauguração da Rua Dr. Mário Cravinho. Às 11H30, realiza-se a bênção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus no cemitério de Santa Clara. “A igreja foi totalmente remodelada e uma das principais novidades é um painel lindíssimo de Santa Clara”, adiantou ao DIÁRIO AS BEIRAS José Simão, presidente da junta.
As comemorações seguem depois para a sede da junta de freguesia onde será inaugurada uma sala de leitura “cultural e polivalente”. Um dos pontos altos do programa acontece, no entanto, às 12H30, com um almoço oferecido pelas duas juntas de freguesia e que decorre no tabuleiro inferior da Ponte da Rainha Santa Isabel. “É uma forma simbólica de ligar as duas margens que têm andado de costas voltadas”, adiantou José Simão.
Depois do repasto é inaugurado, às 15H00, o Centro de Estudos de Santo António (que acolhe espólio doado por Alfredo Bastos) no antigo edifício da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais. Este espaço funcionará de segunda a sábado, entre as 15H00 e as 19H00, e aos domingos de manhã. Vitrinas com documentos e imagens, um livro datado de 1731 e até um Santo António feito num fósforo são alguns dos objectos que podem ser apreciados.




