Universidade de Coimbra

Para professores, alunos e funcionários do ensino superior
Annne
Estreante
Estreante
Registado: segunda-feira, 13 setembro 2010 18:18

Universidade de Coimbra

Mensagem por Annne »

Boa tarde,
Eu fiquei colocada em Direito na Universidade do Porto, no entanto as minhas ideias em relação à universidade mudaram e existem diversos motivos que me fazem querer estudar direito em Coimbra, não no Porto. No entanto, eu consultei as vagas que ficaram disponíveis para a segunda fase de candidatura e são 0.
Eu não queria desistir de Coimbra, mas depreendo que se trata de um risco enorme candidatar-me à 2º fase para lá, uma vez que as vagas actualmente estão lotadas e se eventualmente abrir algumas, corro um sério risco de os candidatos terem notas extremamente boas e eu não conseguir entrar. Eu consultei os registos dos três últimos anos e verifiquei que as notas para a 2º fase aumentaram sempre ligeiramente, à excepção do ano de 2009.
Confesso que é demasiado, pagar praticamente 300 euros para ficar matriculada no Porto, garantindo assim a vaga, e depois entrar em Coimbra e ser obrigada a fazer uma nova matrícula e cancelar a do Porto.
Basicamente eu gostaria muito de obter uma opinião em relação à minha situação, nomeadamente se é de facto demasiado arriscado candidatar-me para Coimbra e não fazer a matrícula no Porto e se eventualmente me matricular no Porto, a permuta iria implicar o quê?
Agradecia uma resposta o mais breve possível.

Carol
Veterano
Veterano
Registado: sábado, 11 novembro 2006 19:28

Mensagem por Carol »

Quanto ao nº de vagas é relativo não terem sobrado nenhuma para a 2ª fase porque há sempre pessoas que mudam de curso ou que nem sequer se vão matricular.

Se realmente quiseres ir para Coimbra acho que deves tentar, no entanto não sei até que ponto deves arriscar não ficar em sitio nenhum..

Acho que deves informar-te se, candidatando-te só a direito em coimbra na 2ª fase corres o risco de cancelamento automático da matricula no Porto mesmo se não ficares em Coimbra. Caso haja esse risco, não aconselho concorreres na 2ª fase, é melhor esperares e tentares depois pedir transferência para cá.

Se não houver esse risco a decisão é somente tua. Só tu é que sabes o quanto queres vir para coimbra e se essa vontade vale os 300 euros.

Já agora, não queres dizer as razões que te levam a querer vir para cá? Até pode ser que estejas com uma ideia errada da coisa..

Annne
Estreante
Estreante

Mensagem por Annne »

Os motivos que me fazem querer ir para Coimbra é o facto da FDUC ter sido considerada em 2008 a melhor Universidade do país, também Coimbra tem as maiores referências a nível do curso de Direito, presumo assim, que uma pessoa com o curso de Direito em Coimbra tenha melhores e mais saídas profissionais do que em outra universidade pública. Também penso que a estadia (alojamento, etc.) seja mais acessível em Coimbra do que no Porto.
Esta é a minha ideia, mas agradecia que me dissesses a tua, uma vez que presumo que conheças a UC muito melhor do que eu :)

Leia
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 15 abril 2006 14:31

Mensagem por Leia »

O alojamento em Coimbra é mais caro do que no Porto.

Se concorreres à segunda fase a tua vaga da primeira fase não é anulada se não entrares.

O dinheiro pago pela propina é automaticamente transferido se depois entrares em coimbra na segunda fase, não sendo necessário fazeres nada.

A permuta implica que encontres alguem que tenha média igual ou superior à da FDUP e a tua ser superior(ou=) à da FDUC, sendo que depois existem algumas regras relativamente a prazos.

Se tiveres mais dúvidas, coloca-as.

É verdade que Direito no Porto é melhor na Católica e não na UP. Quanto a ser melhor na UC ou na UP confesso não saber.

Annne
Estreante
Estreante

Mensagem por Annne »

Leia Escreveu:O alojamento em Coimbra é mais caro do que no Porto.

Se concorreres à segunda fase a tua vaga da primeira fase não é anulada se não entrares.

O dinheiro pago pela propina é automaticamente transferido se depois entrares em coimbra na segunda fase, não sendo necessário fazeres nada.

A permuta implica que encontres alguem que tenha média igual ou superior à da FDUP e a tua ser superior(ou=) à da FDUC, sendo que depois existem algumas regras relativamente a prazos.
Gostaria de saber mais uma coisa, eu reparei que existem prazos para candidatarmo-nos às repúblicas, bem como a bolsas de estudo. Esses prazos são durante o período da matrícula (de 13 a 17 de Setembro). Mas eu presumo que seja colocado um novo prazo para alunos que entrem apenas na 2º fase, estarei certa?

Annne
Estreante
Estreante

Mensagem por Annne »

Leia Escreveu:O alojamento em Coimbra é mais caro do que no Porto.

Muito obrigada, fiquei bem mais esclarecida :D
Gostaria de saber mais uma coisa, eu reparei que existem prazos para candidatarmo-nos às repúblicas, bem como a bolsas de estudo. Esses prazos são durante o período da matrícula (de 13 a 17 de Setembro). Mas eu presumo que seja colocado um novo prazo para alunos que entrem apenas na 2º fase, estarei certa?

CriCri_BlaBla
Experiente
Experiente
Registado: sexta-feira, 27 abril 2007 20:35

Mensagem por CriCri_BlaBla »

Não, o alojamento é mais caro no Porto. Falo por experiência. O meu irmão estuda na FEUP e eu estudo/trabalho na UC. Tenho ideia que custa lá, em média, mais 50euros do que aqui.

Não arrisco com certeza mas tenho ideia que se te candidatares à UC e não entrares, ficas com a vaga do Porto (tens de fazer a matrícula mas lembra-te que ao fazeres isto - e se entrares na UC -, estás a desperdiçar uma vaga para alguém que a queira.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Não venhas muito na convicção de que o curso de direito na fduc é o melhor porque depois chegas cá e levas um choque de realidade..

A verdade é que há muito bons professores cá, e o ensino nem é mau de todo, mas, e não te querendo assustar ou fazer-te desistir, eles cá são uns cabroezinhos que não querem saber de ninguém. E depois tens de te preparar para as notas baixas já características da fduc..
Quanto às oportunidades de emprego penso que são exactamente as mesmas. Direito em Coimbra ainda tem algum "nome", mas não proporciona grandes oportunidades de emprego..
Mas se realmente quiseres vir para cá, acho que vais gostar, vais sentir algumas frustrações mas é assim em todo o lado. Só não posso fazer a comparação com o porto porque não conheço o ensino da UP em direito..

luisec
Novato
Novato
Registado: segunda-feira, 21 setembro 2009 14:34

Mensagem por luisec »

Em direito, Coimbra reina (e isso é um facto)!
Quanto aos profs têm de ser exigentes quando tendes a fazer os melhores alunos do país. Isso até é um ponto a favor.

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

CriCri_BlaBla Escreveu:Não, o alojamento é mais caro no Porto. Falo por experiência. O meu irmão estuda na FEUP e eu estudo/trabalho na UC. Tenho ideia que custa lá, em média, mais 50euros do que aqui.

Não arrisco com certeza mas tenho ideia que se te candidatares à UC e não entrares, ficas com a vaga do Porto (tens de fazer a matrícula mas lembra-te que ao fazeres isto - e se entrares na UC -, estás a desperdiçar uma vaga para alguém que a queira.
Eu estudei nas duas cidades, e noto que em Coimbra para um bem com as mesmas características de qualidade é necessário mais dinheiro.

Não está a desperdiçar vaga nenhuma, porque se entrar na segunda fase em coimbra a vaga é automaticamente posta a concurso na segunda fase tb. Apenas no caso de não entrar em nenhum local na segunda fase é que a vaga da 1a é conservada. Claro que para isso tudo é necessário efectuar matricula na UP no prazo estabelecido(até dia 17).

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Carol Escreveu:Não venhas muito na convicção de que o curso de direito na fduc é o melhor porque depois chegas cá e levas um choque de realidade..

A verdade é que há muito bons professores cá, e o ensino nem é mau de todo, mas, e não te querendo assustar ou fazer-te desistir, eles cá são uns cabroezinhos que não querem saber de ninguém. E depois tens de te preparar para as notas baixas já características da fduc..
Quanto às oportunidades de emprego penso que são exactamente as mesmas. Direito em Coimbra ainda tem algum "nome", mas não proporciona grandes oportunidades de emprego..
Mas se realmente quiseres vir para cá, acho que vais gostar, vais sentir algumas frustrações mas é assim em todo o lado. Só não posso fazer a comparação com o porto porque não conheço o ensino da UP em direito..
Penso que como estão as coisas estruturadas agora, o nome da faculdade já não é o requisito mais importante (sendo que existe no entanto diferença entre publica e privada). Tambem já tinha ouvido essa parte de Direito em Coimbra viver mais propriamente da fama que era antigamente do que das qualidades de hoje... mas, já se sabe... o diz que disse é sempre mt relativo.

Annne
Estreante
Estreante

Mensagem por Annne »

Leia Escreveu:
Carol Escreveu:Não venhas muito na convicção de que o curso de direito na fduc é o melhor porque depois chegas cá e levas um choque de realidade..

Penso que como estão as coisas estruturadas agora, o nome da faculdade já não é o requisito mais importante (sendo que existe no entanto diferença entre publica e privada). Tambem já tinha ouvido essa parte de Direito em Coimbra viver mais propriamente da fama que era antigamente do que das qualidades de hoje... mas, já se sabe... o diz que disse é sempre mt relativo.

Já me tinham alertado também para essa possibilidade de Coimbra representar actualmente apenas alguma coisa que já foi no passado.
Está aqui uma situação em que eu tenho que ponderar muito bem os prós e os contras.
Também já me disseram que o nível de exigência na FDUC é superior ao da UP. Por isso imagino que seja bem mais difícil obter boas classificações, consequentemente isso irá ser prejudicial para as eventuais saídas profissionais que estiverem ao dispor, uma vez que acabo o curso com uma média relativamente mais baixa do que aquela que poderia vir a ter na UP, certo?

Gostaria de saber se existe uma grande desvantagem em concorrer a uma residência apenas após a 2º fase e se é possível ainda concorrer.
(Podem-me confirmar por favor se as residências que se situam mais próximas da FDUC são estas: Padre António Vieira e São Salvador ao pé do Pinto?)

Agradeço mais uma vez a atenção.

Carol
Veterano
Veterano

Mensagem por Carol »

Sim, essas são as residências mais próximas, mas as outras também não ficam longe.. há um tópico especificamente sobre residencias, é melhor pesquisares lá porque não estou muito dentro do assunto.

Quanto à exigencia, cá é muita, mas não posso dizer se é mais do que na UP porque não conheço.
Cá as notas são efectivamente baixas. As melhores notas são 16 e acho que apenas 10% (se tanto) as conseguem, de resto a média ronda os 12's. Eles próprios avisam que as notas nos exames escritos só vão até 16 e que em orais muito boas podem dar mais.

Acho que devias procurar alguém da faculdade de direito do porto para te dar alguns esclarecimentos, senão ficas apenas com a perspectiva de um dos lados

Annne
Estreante
Estreante

Mensagem por Annne »

Média de 12 não é de facto uma classificação que "encha os olhos" :?
Estive à procura de fóruns que falassem da Universidade de Direito no Porto, mas não consegui encontrar.

Sem querer abusar, tenho mais uma dúvida :oops: até 17 de Setembro temos que fazer a matrícula e pagamos uma taxa de seguro escolar, etc., que ronda os 5 euros, certo?
Depois a 1º propina será paga apenas no mês de Outubro, o que nos possibilita concorrer à 2º fase de candidatura, ficar a saber os resultados que serão anunciados no dia 29 de Setembro e então, só depois pagar a primeira propina. Podemos assim cancelar a matrícula inicial, realizar uma outra matrícula no novo estabelecimento e só depois pagar as propinas. É assim mesmo ?

Leia
Lendário
Lendário

Mensagem por Leia »

Já te tinha respondido anteriormente acerca do dinheiro da propina.

De qualquer das formas se queres um site com informações sobre a FDUP, diria que o www.exames.org/forum é um bom local.

Se não confiares nas minhas respostas, pesquisa pela Leia lá e verás.