Eleições - o poder de um voto

O geral das generalidades... para discutir tudo!
Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Eleições - o poder de um voto

Mensagem por Pedro »

Li sobre isto noutro fórum e fui a seguir verificar no site oficial das contagens, para ver se era verdadeiro. E confirmei (como podem também vocês confirmar aqui).

Os resultados para o concelho de Manteigas, no distrito da Guarda, foram os seguintes:
Imagem

Um voto deu uma maioria absoluta. :shock:

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

Também não se pode dizer que Manteigas seja um concelho particularmente grande :p

gawd
Novato
Novato
Registado: terça-feira, 02 agosto 2005 6:39

Mensagem por gawd »

maioria absoluta não seria eles terem os votos todos? (sinto-me burro a perguntar uma coisa destas)

Ingersoll
Experiente
Experiente
Registado: quinta-feira, 24 março 2005 17:23

Mensagem por Ingersoll »

gawd Escreveu:maioria absoluta não seria eles terem os votos todos? (sinto-me burro a perguntar uma coisa destas)
Maioria absoluta em termos de mandatos. O método de Hondt resulta nestas distorções à proporcionalidade.

Corsario-Negro
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 24 julho 2005 13:40

Mensagem por Corsario-Negro »

Ingersoll Escreveu:
gawd Escreveu:maioria absoluta não seria eles terem os votos todos? (sinto-me burro a perguntar uma coisa destas)
Maioria absoluta em termos de mandatos. O método de Hondt resulta nestas distorções à proporcionalidade.
Verdade... e outra distorção é que a maioria das pessoas pode não querer um dos candidatos e este ser na mesma eleito devido à dispersão de votos da maioria por outros partido.

Por altura das legislativas foram à televisão falar disso e que um dos métodos seria cada pessoa ter direito a 3 votos... mas isso também complicaria um bcd, apesar de poder ser mais justo por outro lado.