Boas
O meu nome é Igor Constantino, sou da Nazaré, e entrei na 3ª fase, sim há uma 3ª fase, para Filosofia, na Faculdade de Letras. Ou seja, vim para cá, fazer a matrícula na quarta feira, passado dia 28 de Novembro, último dia da Latada ao que parece. Grande parte do tormento que é ter entrado na 3ª fase é, para além de matéria por recuperar (isso é o menos

), é, claramente, ter perdido toda esta época festiva de início do ano: praxes, latada, desfiles, jantares, convívios. É assim eu agora ando a conhecer o pessoal à moda antiga, a conversar, a meter conversa, nas aulas e tudo o mais, mas é tudo como podem imaginar, um bocado estranho. A praxe, segundo me dizem (amigos meus do secundário em outras escolas), é essencial. É necessário e quase imprescindível se se pretende ter um "bom 1º ano" em vários aspectos. Para já, não fiquei a conhecer a malta tanto do 1º como dos outros anos como se estivesse cá estado nas praxes, mas quanto a isso, nada a fazer. Mas, como tal, também não tenho muitas das outras vantagens, não tenho "padrinhos" nem nada disso, nem sei como é que isso funciona, e suponho que conhecer pessoal dos outros anos, ou seja esses "padrinhos", "veteranos", como quer que se chamem, faça falta em altura de bem, pedir sei lá apontamentos e livros dos outros anos que estes já não usem, cenas assim. Basicamente, começo este tópico para descaradamente chamar atenção, e ver se alguém opina acerca da minha situação que até presumo que vão aparecer rapidamente muitos e bons conselhos, mas só mesmo para fazer uma pergunta concreta:
-Tenho alguma alternativa, outra do que "deixar-me andar", e para o ano, quando tiver no 2º ano, se quiser, ser praxado, para tudo correr na normalidade, ou existe alguma coisa que posso fazer AGORA? Tipo regime de praxe especial para 2ªs e 3ª fases sei lá. Estou mesmo à procura de algum feedback, sugestões, insultos, comentários, propostas sexuais indecentes, o que quiserem, disso tudo, devo aproveitar alguma cosia com certeza.