Coimbra e Rio de Janeiro

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

loirituh Escreveu:eu nao digo que montemor e provincia... quando digo provincia digo tipo tras os montes, beira alta, alentejo...
Ehem... Viseu é na Beira Alta e está mais avançada que Coimbra em vários aspectos e qualquer dia está maior que isto aqui... depois há a Guarda e outros locais. Trás-os-Montes tem Mirandela, Bragança, Vila Real, Chaves... Alentejo tem Beja, Portalegre, Évora que são bem urbanas... agora por favor redefine o termo província...

loirituh
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

provincias são áreas recônditas do país... viseu daqui a pouco maior que coimbra? nem metade de coimbra é! é verdade que a cidade evoluiu muito nos últimos anos agora dizer que está em melhor que coimbra... e não és tu que não queres que coimbra cresça muito? não sei se conheces um programa da rtp: destinos.pt. Quando estiveram em coimbra disseram que a cidade era uma mini-metrópole, ou seja, uma pequena grande cidade. Quando estiveram em viseu disseram que a cidade apesar de muito moderna ainda tem impregnada uma aura de cidade provinciana... esses centros urbanos que referiste não valem de nada no meio de imensas regiões onde o mundo rural prevalece. em livros turísticos lê-se que coimbra é a única grande cidade da região centro... todas as outras são à escala de provincia... não quer dizer que gosta disto, que as outras cidades sejam pequenas mas gosto que coimbra domine.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

Mas uma cidade não se mede só pelas estatísticas, mas pelo que oferecem... as pessoas podem ser rurais, mas se fores a Lisboa uma boa parte da população é oriunda das Beiras, Trás-os-Montes e Alentejo...

daniel322
Lendário
Lendário
Registado: quarta-feira, 21 junho 2006 18:25

Mensagem por daniel322 »

Coimbra tem 148 443 habitantes e Viseu tem apenas 93 501.. Enquanto que o Município de Coimbra tem uma área de 316,83 km² o de Viseu tem 507,20 km².. Acho que isso diz muito...

loirituh
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 18 outubro 2006 19:03

Mensagem por loirituh »

daniel viseu tem 90 e tal mil habitantes no seu concelho na cidade nem 50 mil tem. coimbra tem 150 mil no concelho mas na cidade pouco mais de 100 mil! e bom que distingas concelho e cidade!
lino em roma sê romano! as pessoas podem ser rurais mas adaptam-se à zona para onde vão viver! não te esqueças que em meados do sec.XX as populações rurais da Beira invadiram coimbra... e o que hoje vês em coimbra é só gente de nariz impinado. tenho muitos colegas que os avós não são de coimbra e passam nas terrinhas as ocasiões festivas...

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

loirituh Escreveu:e bom que distingas concelho e cidade!
eu pus os valores do município :wink: parecem-me os mais acertados pois isso de cidade é discutível e os valores não passam de estimativas

mas convem dizer que nem só de população se faz uma cidade pois se assim fosse teriamos Amadora, Almada, etc a passarem à frente..

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

*movido*
Última edição por daniel322 em terça-feira, 10 julho 2007 23:57, editado 1 vez no total.

Realeza
Lendário
Lendário
Registado: sexta-feira, 28 abril 2006 18:41

Mensagem por Realeza »

Só ainda não percebi qual é o objectivo de opiniar este tópico :!: Comparar Coimbra a Rio de Janeiro :?:

daniel322
Lendário
Lendário

Mensagem por daniel322 »

leste o meu post???

se calhar o melhor é começar um novo :roll:

Viva_a_Historia
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 15 agosto 2006 0:04

Mensagem por Viva_a_Historia »

Com tantos exemplos de urbanismo em cidades europeias que se poderiam seguir vais logo referir-te ao Rio de Janeiro.

Enfim...