Condução em Coimbra

Para conversar e discutir temas relacionados com Coimbra
agnes
Experiente
Experiente
Registado: segunda-feira, 16 março 2009 21:46

Mensagem por agnes »

nomade Escreveu:Quanto à noticia que postei agora, so tenho a dizer que realmente não é o primeiro acidente que la acontece...como também não o primeiro que envolve carrinhas dos CTT!
Eu próprio, por 2 vezes, ia sendo vitima de acidentes por causa deles. Andam com carrinhas grande, mas sempre a dar gás. Ultrapassam em curvas e em tudo o que é continuo. E a base dos CTT é ali a 500m...
Estava eu muito bem a fazer o caminho que faço todos os dias (passando pela rua onde sucedeu o acidente), chego ao pé da marcopolo e está uma fila, coisa que não é nada normal ali, vai andando devagarinho e chego á rotunda, onde está uma policia a ajeitar o seu cabelinho, eu a pensar que já estava tudo normalizado, pois ela deixava passar os carros e não dizia nada, chego ao pé dos armazéns e toca a voltar para trás pois o transito estava cortado. Agora digam-me, o que é que a policia estava ali a fazer? Não era suposto avisar os carros de que era melhor voltarem para trás pois o transito estava cortado? :\
sinceramente não percebo certas coisas...

nomade
Regular
Regular
Registado: quarta-feira, 22 abril 2009 12:07

Mensagem por nomade »

Foi o que me aconteceu...tive de virar para Eiras para ir apanhar a circular externa...

Lopes
Experiente
Experiente
Registado: quarta-feira, 12 dezembro 2007 10:11

Mensagem por Lopes »

Ontem por volta 23.45h estava um carro com a frente toda estragada em frente ao Continente. Bem, pelo aparato dos estragos imagino a velocidade a que circulava.

Lino
Mítico
Mítico
Registado: quinta-feira, 14 abril 2005 3:54

Mensagem por Lino »

A vir da Figueira, na recta das Meãs, vi dois carros, com polícia e bombeiros em torno, espetados na berma, que era bem alta... não sei como sucedeu aquilo, nem imagino... é que estavam os dois com a frente espetada lá em baixo...

izinh4
Regular
Regular
Registado: terça-feira, 17 fevereiro 2009 13:24

Mensagem por izinh4 »

As pessoas não têm cuidado. Eu para ir para a esec, da minha casa até lá, tenho de atravessar pelo menos duas ruas, a 1ª que atravesso é bem perigosa, as pessoas vêm com uma velocidade de Rua Miguel Torga, e aparece de repente ali a passadeira.. muitos nem param. Muitos nem sequer reparam que tem lá uma passadeira. Um amigo meu já foi atropelado devido a essas pessoas que não vêem nada. Eu só atravesso quando tenho mesmo a certeza que o carro parou.
Mas mesmo assim, uma vez, vinha do Dolce Vita, e atravessei a rua que tem o semáforo. Mudou verde para mim, ao pôr o pé na estrada, a senhora que estava parada arrancou. :S Imaginem que eu não me tivesse apercebido? Enfim!

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Construção sem regras agrava sinistralidade

As rotundas em Portugal vão ter de obedecer a normas de construção, para garantir maior segurança, de acordo com um projecto normativo mandado elaborar pelas Estradas de Portugal, que se encontra em consulta pública.

O documento síntese sobre “Dimensionamento de Rotundas” pode ser consultado até final de Agosto e foi realizado por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Dimensão que tenha em conta o nível de tráfego e a tipologia dos veículos e ilhas centrais sem elementos rígidos (como estátuas) e com curvatura suficiente para impedir o atravessamento a direito são algumas das regras propostas.

«As rotundas vão nascendo em Portugal por vezes em locais inadequados. O mais relevante que sentimos na pele é que as soluções não são capazes de dar resposta ao nível de procura», disse à agência Lusa Ana Bastos, a autora principal do manual.

A docente da FCTUC alerta que «até podem estar muito bonitinhas mas gerar enormes filas de trânsito» e não salvaguardar os níveis de visibilidade necessários à segurança rodoviária.

«O traçado de aproximação é um dos aspectos em que se erra em Portugal. Às vezes as velocidades de aproximação são extremamente elevadas, não há tempo para o condutor alterar o comportamento e dá-se a invasão da ilha central», sublinha.

A geometria de saída da rotunda é também um aspecto a valorizar, devendo ter «capacidade muito superior» de circulação relativamente à entrada. «Por vezes, deparamo-nos com estacionamentos ilegais e saídas muito estreitas, que bloqueiam a rotunda», referiu, alertando que rotundas demasiado grandes «influenciam a adopção de velocidades mais elevadas e, consequentemente, a ocorrência de acidentes». Outro dos erros de construção encontrados em Portugal tem a ver com a deflexão, com a curvatura mínima que o condutor deve fazer, de forma a impedir o atravessamento a direito.

«Esta questão tem reflexos muito graves no comportamento rodoviário e na sinistralidade, porque o condutor força (o atravessamento a direito) e gera conflitos com outros», disse Ana Bastos.

O arranjo paisagístico da ilha central da rotunda é outra das questões a ter em conta, devendo ser evitadas estátuas, fontes, árvores, rochas ou qualquer outro tipo de dispositivo rígido ornamental. «Cada vez mais se associa a rotunda a um monumento», criticou a investigadora, sustentando que isso «pode ser contraproducente», porque o «embate frontal com elemento rígido vai agravar o impacto».

A colocação de plantas ou arbustos de pequeno porte e ou material granular, que, no seu conjunto, possam contribuir para amortecer a energia cinética do veículo, devem ser a alternativa. A ilha central deve ser delimitada por lancil galgável, em detrimento do recto ou muito alto, para não facilitar o capotamento do veículo, sublinhou ainda a investigadora.

Fonte: Diário de Coimbra
As rotundas de Coimbra que falham estas regras são imensas... desde a rotunda do Lidl até à série de mini-rotundas entre os Olivais e a subida da Fucoli, passando pela pseudo-rotunda desenhada no chão das piscinas da Pedrulha, temos imensos exemplos desastrosos na cidade.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Rotunda do Lidl não, do Minipreço... essa da Pedrulha é o paradigma da idiotice, quase ninguém repara que há ali uma rotunda, mesmo eu já ia metendo por ali a eito... E aquela pseudo-rotunda no Bairro do Brinca...

Pedro
Administrador
Administrador
Registado: quarta-feira, 10 novembro 2004 20:07

Mensagem por Pedro »

Isso, do Minipreço... bem, para todos os efeitos, fica perto do Lidl na mesma. :p Mas é a do Minipreço a que me estava a referir.

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

A rotunda para virar para a escola de hotelaria sempre me pareceu um pouco estranha, não sei se sou só eu. Quando se vem da rotunda da Boavista e se quer ir para o pólo 2, a curva que se tem que fazer na rotunda parece-me exageradamente apertada. Aliás, uma vista de olhos pelo google maps mostra que aquilo é mais oval que redondo. A saída da rotunda que há na Estrada da Beira para a Rua do Brasil também podia estar bem melhor.

duffy
Lendário
Lendário
Registado: domingo, 14 novembro 2004 22:54

Mensagem por duffy »

Yagami Escreveu:A rotunda para virar para a escola de hotelaria sempre me pareceu um pouco estranha, não sei se sou só eu. Quando se vem da rotunda da Boavista e se quer ir para o pólo 2, a curva que se tem que fazer na rotunda parece-me exageradamente apertada. Aliás, uma vista de olhos pelo google maps mostra que aquilo é mais oval que redondo. A saída da rotunda que há na Estrada da Beira para a Rua do Brasil também podia estar bem melhor.
Eu acho que essa rotunda tem é a inclinação ao contrária, se a fizermos um bocado mais depressa e não tivermos cuidado, parece que somos projectados em frente :?

Yagami
Lendário
Lendário
Registado: sábado, 13 novembro 2004 19:41

Mensagem por Yagami »

duffy Escreveu:
Yagami Escreveu:A rotunda para virar para a escola de hotelaria sempre me pareceu um pouco estranha, não sei se sou só eu. Quando se vem da rotunda da Boavista e se quer ir para o pólo 2, a curva que se tem que fazer na rotunda parece-me exageradamente apertada. Aliás, uma vista de olhos pelo google maps mostra que aquilo é mais oval que redondo. A saída da rotunda que há na Estrada da Beira para a Rua do Brasil também podia estar bem melhor.
Eu acho que essa rotunda tem é a inclinação ao contrária, se a fizermos um bocado mais depressa e não tivermos cuidado, parece que somos projectados em frente :?
É isso, quem quer fazer a curva não pode andar à velocidade normal porque de repente tem que virar mais do que estava à espera. Pelo contrário, para quem vem da ponte ou do sentido contrário e quer seguir em frente praticamente nem precisa de virar. É como se de repente se tivessem lembrado que há pessoas que querem virar para a escola de hotelaria e tivessem construído uma rotunda à pressa.

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

No caso da rotunda da escola de hotelaria, a sua existência é absurda... quem quer sair e entrar dali, que o fizesse por vias de desaceleração e aceleração normais como há na via rápida normal.
No 2º caso, a Rua da Casa Branca e a Monsenhor Nunes Pereira, que liga à Carolina Michaëlis, deveriam entroncar-se ali de outra forma... talvez juntarem-se antes de irem ter à R. do Brasil... é que fazer a curva é um exagero... deveriam ter pensado nisso antes de terem feito aquele edifício branco... ou fazer uma rotunda mais pequena...
Na Conchada, por exemplo, juntam-se 6 ruas, algumas das quais muito movimentadas, e nem uma rotunda há... para descer para a R. de Aveiro escolhe-se um lado do separador central um pouco ao calhas e vamos para qualquer lado...

Chong Li
Lendário
Lendário
Registado: terça-feira, 27 setembro 2005 22:32

Mensagem por Chong Li »

Por falar em rotundas.... na Av. Fernando Namora (aquela que depois vai dar ao Continente) numa das rotundas colocaram há pouco tempo um pequeno monumento (?!) que é um escudo com um L.

Alguém sabe o que é aquilo, ou em memória de quem aquilo foi feito...?

T3.coimbra
Regular
Regular
Registado: quinta-feira, 11 dezembro 2008 1:12

Mensagem por T3.coimbra »

Chong Li Escreveu:Por falar em rotundas.... na Av. Fernando Namora (aquela que depois vai dar ao Continente) numa das rotundas colocaram há pouco tempo um pequeno monumento (?!) que é um escudo com um L.

Alguém sabe o que é aquilo, ou em memória de quem aquilo foi feito...?
É um monumento dos Rotários ou Rotary club.

Quando lá passei e olhei de repente pensei "uma bica de finos?" LOL

Lino
Mítico
Mítico

Mensagem por Lino »

Não é aos Rotários, mas ao Lions Clube de Coimbra. :p